Blog

Incêndios na capital levam à pergunta: como ocorre a deterioração da elétrica numa edificação? Veja as causas e consequências da falta de manutenção elétrica predial em Curitiba!

manutenção elétrica predial em Curitiba

O incêndio que destruiu boa parte da centenária Sociedade Água Verde, no início de novembro, mais uma vez chamou a atenção da comunidade para a importância da manutenção elétrica predial em Curitiba.

O Corpo de Bombeiros ainda não divulgou o laudo oficial. Mas afirmou à imprensa que a causa mais provável do incêndio foi um curto-circuito em um dos salões do clube.

O prédio da Sociedade Água Verde foi construído em 1905 e possui parte de sua instalação em madeira. Veja como foi o combate ao fogo nesta reportagem da RIC TV.

Como disse à reportagem o capitão Mikeil Petrus, do Corpo de Bombeiros: “mais importante que a causa é a gente fazer um trabalho de prevenção nas empresas”.

Para prevenir, não basta ter equipamentos como extintor e hidrante. É preciso também realizar a manutenção elétrica periódica.

“Só quando fazemos a manutenção preventiva em nossos clientes é que podemos identificar problemas normalmente ocultos. Eles vão dos defeitos na construção do prédio ao desgaste dos materiais utilizados no sistema elétrico. Além disso, existe a muito comum sobrecarga, que aquece o sistema e causa centenas de incêndios e muitas mortes, todos os anos, no Brasil” – explica Mauro Nascimento Costa, sócio da OMS Engenharia.

Causas da deterioração que só a manutenção elétrica predial em Curitiba pode evitar

Anomalias não detectadas podem afetar a proteção dos circuitos, gerar sobrecargas, instabilidades, choques e incêndios.

Além de perdas materiais e até de vidas, uma empresa que não faz manutenção preventiva periódica pode sofrer interrupções de fornecimento, queima e ineficiência de equipamentos e perda de produtividade.

Mas o que causa a deterioração de um sistema elétrico? Por que ela pode ocorrer mesmo em edificações bem projetadas e novas?

Aqui temos uma lista com alguns dos fatores que podem danificar as instalações elétricas de uma empresa:

  • Pragas urbanas, como cupins, formigas e roedores, que podem destruir a infraestrutura elétrica e condutores elétricos.manutenção elétrica predial em Curitiba
  • Surtos de tensão e corrente nas redes de distribuição de energia: eles podem provocar a queima de equipamentos e outros danos às instalações elétricas.
  • Modificações das instalações elétricas que alteram o projeto elétrico original. Geralmente, ocorrem pelo acréscimo de cargas ou potências que sobrecarregam o sistema.
  • Uso de proteções com disjuntores ou fusíveis inadequados, não obedecendo à capacidade de corrente dos condutores.
  • Descargas elétricas por raios ou falhas em sistemas de proteção.
  • Interrupção de fornecimento de energia (por fatores como chuvas, tempestades, ventos).

Vemos que há fatores causados pelos usuários da edificação. É o caso das empresas que crescem, vão comprando máquinas e equipamentos e esquecem de redimensionar corretamente o projeto elétrico original.

E que há fatores externos, como os cupins ou as quedas de energia que podem desestabilizar o sistema. “Isso significa que mesmo as empresas localizadas em edificações novas precisam fazer a manutenção elétrica predial periódica, para prevenir a deterioração natural de cabos, conexões, quadros de distribuição de energia” – diz Osmar Nascimento Costa, engenheiro eletricista da OMS.

Primeiro as causas. Agora, as consequências…

Sem manutenção elétrica predial em Curitiba, nossas empresas, indústrias e residências podem sofrer:

A manutenção elétrica predial em Curitiba pode evitar todos esses problemas e ainda ajudar a detectar pontos de desperdício.

A correção de um problema de superaquecimento que “queimava energia”, por exemplo, reverte-se em redução na conta de luz. Outro exemplo é o das máquinas, que passam e funcionar bem e consomem menos. Todo o sistema ganha eficiência e reduz perdas.

A manutenção, portanto, não é gasto, e sim investimento. E um investimento que pode evitar prejuízos enormes, como os de um incêndio, e salvar vidas. Resumindo: sem manutenção, não há solução.