Blog

Manutenção elétrica predial em Curitiba: entenda como ocorre a deterioração da elétrica e proteja sua edificação!

manutenção elétrica predial em Curitiba

O incêndio que destruiu boa parte da centenária Sociedade Água Verde, no início de novembro de 2017, mais uma vez chamou a atenção da comunidade para a importância da manutenção elétrica predial em Curitiba.

O Corpo de Bombeiros ainda não divulgou o laudo oficial. Mas afirmou à imprensa que a causa mais provável do incêndio foi um curto-circuito em um dos salões do clube.

manutenção elétrica predial em CuritibaO prédio da Sociedade Água Verde foi construído em 1905 e possui parte de sua instalação em madeira. Veja como foi o combate ao fogo nesta reportagem da RIC TV.

Como disse à reportagem o capitão Mikeil Petrus, do Corpo de Bombeiros: “mais importante que a causa é a gente fazer um trabalho de prevenção nas empresas”.

Para prevenir, não basta ter equipamentos como extintor e hidrante. É preciso também realizar a manutenção elétrica periódica.

“Só quando fazemos a manutenção elétrica preventiva em nossos clientes é que podemos identificar problemas normalmente ocultos. Eles vão dos defeitos na construção do prédio ao desgaste dos materiais utilizados no sistema elétrico. Além disso, existe a muito comum sobrecarga, que aquece o sistema e causa centenas de incêndios e muitas mortes, todos os anos, no Brasil” – explica Mauro Nascimento Costa, sócio da OMS Engenharia.

 

Causas da deterioração que só a manutenção elétrica predial em Curitiba pode evitar

 

Anomalias e distúrbios no sistema elétrico não detectados podem afetar a proteção dos circuitos, gerar sobrecargas, instabilidades, choques e incêndios.

Além de perdas materiais e até de vidas, uma empresa que não faz manutenção preventiva periódica pode sofrer interrupções de fornecimento, queima e ineficiência de equipamentos e perda de produtividade.

Mas o que causa a deterioração de um sistema elétrico? Por que ela pode ocorrer mesmo em edificações bem projetadas e novas?

Aqui temos uma lista com alguns dos fatores que podem danificar as instalações elétricas de uma empresa:

  • Pragas urbanas, como cupins, formigas e roedores, que podem destruir a infraestrutura elétrica e condutores elétricos.manutenção elétrica predial em Curitiba
  • Surtos de tensão e corrente nas redes de distribuição de energia: eles podem provocar a queima de equipamentos e outros danos às instalações elétricas.
  • Distúrbios na qualidade da energia utilizada pela empresa.
  • Modificações das instalações elétricas que alteram o projeto elétrico original. Geralmente, ocorrem pelo acréscimo de cargas ou potências que sobrecarregam o sistema.
  • Uso de proteções com disjuntores ou fusíveis inadequados, não obedecendo à capacidade de corrente dos condutores.
  • Descargas elétricas por raios ou falhas em sistemas de proteção.
  • Interrupção de fornecimento de energia (por fatores como chuvas, tempestades, ventos).

Vemos que há fatores causados pelos usuários da edificação. É o caso das empresas que crescem, vão comprando máquinas e equipamentos e esquecem de redimensionar corretamente o projeto elétrico original.

E que há fatores externos, como os cupins ou as quedas de energia que podem desestabilizar o sistema.

“Isso significa que mesmo as empresas localizadas em edificações novas precisam fazer a manutenção elétrica predial periódica, para prevenir a deterioração natural de cabos, conexões, quadros de distribuição de energia” – diz Osmar Nascimento Costa, engenheiro eletricista da OMS.

 

Consequências da falta de manutenção elétrica predial 

 

Anomalias no sistema elétrico não detectadas podem afetar a proteção dos circuitos, gerar sobrecargas, instabilidades, choques e incêndios.

Sem manutenção elétrica preventiva, empresas e indústrias podem sofrer:

A manutenção elétrica predial pode evitar todos esses problemas e ainda ajudar a detectar pontos de desperdício.

A correção de um problema de superaquecimento que “queimava energia”, por exemplo, reverte-se em redução na conta de luz. Outro exemplo é o das máquinas, que passam e funcionar bem e consomem menos. Todo o sistema ganha eficiência e reduz perdas.

Veja o exemplo real de uma indústria que tinha sérios problemas por falta de manutenção elétrica em Curitiba neste link.

E neste outro link, veja como o problema foi solucionado com uma reforma elétrica.

 

Falta de manutenção elétrica gera acidentes graves!

 

A falta de manutenção elétrica em Curitiba ou outras cidades coloca o Brasil no centro de uma série de estatísticas negativas com acidentes elétricos.

De acordo com o Anuário Estatístico 2019 da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade):

  • De 2013 a 2018, 3.657 pessoas morreram por choque elétrico no Brasil.
  • Isso significa que o país tem 1,67 morte por choque a cada dia!
  • Quando falamos em incêndios por sobrecarga e curto-circuito, eles mais que dobraram, passando de 200 em 2013 para 537 em 2018, totalizando 61 mortes. Um crescimento de mais de 20% em relação ao ano de 2017!

Exemplo? Dois graves acidentes elétricos gerados por gambiarras e falta de manutenção tornaram-se mundialmente conhecidos recentemente.

  1. O Incêndio do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, destruiu o maior acervo científico do Brasil.
  2. O incêndio no Centro de Treinamentos do Flamengo, o Ninho do Urubu, matou 10 jogadores das categorias de base do clube. Ambos ocorreram em 2018.

“As causas dos incêndios gerados por eletricidade são, em quase 100% dos casos, devido às instalações elétricas antigas, excesso de equipamentos plugados em uma mesma saída de energia (tomada), gambiarras e falta de manutenção” – diz a Abracopel.

 

Como é feita a manutenção elétrica predial em Curitiba?

 

Veja neste vídeo como é feita a manutenção elétrica preventiva: a única forma de escapar das estatísticas e proteger sua empresa!

 


 

Conclusão

 

Além de perdas materiais e até de vidas, uma empresa que não faz manutenção elétrica predial em Curitiba pode sofrer interrupções de fornecimento, queima e ineficiência de equipamentos, além da perda de produtividade.

A manutenção elétrica predial pode evitar todos esses problemas e ainda ajudar a detectar pontos de desperdício.

Desta forma, a correção de um problema de superaquecimento que “queimava energia”, por exemplo, reverte-se em redução na conta de luz. Outro exemplo é o das máquinas, que passam e funcionar bem e consomem menos. Todo o sistema ganha eficiência e reduz perdas.

Realizar manutenção elétrica preventiva, portanto, não é gasto, e sim investimento. E um investimento que pode evitar prejuízos enormes, como os de um incêndio, e salvar vidas. Resumindo: sem manutenção, não há solução.

One thought on “Manutenção elétrica predial em Curitiba: entenda como ocorre a deterioração da elétrica e proteja sua edificação!”

  1. Agende, por obséquio, dia e horario para uma visita de orcamento sem compromusso. Ok? 

    Faça um estudo dentro do apartamento porque não se pode alterar disjuntores nem outros componentes sem a apresentação de uma ART para o condomínio.

    Existe também o manual do proprietário aonde a construtora aponta a periodicidade de manutenções dentro das unidades e estas são obrigação dos proprietários. 

    Insira no orçamento o valor da mão de obra e o preço do material. 

    Edifício Canmore 

    Apartamento 408

    Bloco A

    Rua Carlos Dietzsch 475

    Bairro Portão 

    Renato / E-mail klossrm@gmail.com

    Telefone 55 41 997263034 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *