Blog

De instalações elétricas à energia solar fotovoltaica: OMS comemora 27 anos de evolução!

PROJETOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA PREDIAL, COMERCIAL E INDUSTRIAL EM CURITIBA

São quase três décadas de transformações acompanhando a evolução, ou melhor, a revolução elétrica que ocorre em todo o mundo. Uma história que começou em 1991, quando os irmãos Osmar e Mauro Nascimento Costa passaram a executar seus projetos de engenharia elétrica predial, comercial e industrial em Curitiba.

“A empresa nasceu, se desenvolveu e se profissionalizou de uma maneira sólida. Isso porque uniu todo o conhecimento da área de projetos com a parte de execução. Ao longo dos anos, agregou também outros profissionais a essa experiência” – diz Mauro Nascimento Costa, diretor da OMS Engenharia.

Ao longo desses 27 anos de vida – muita vida –, a empresa se apaixonou pelas novas tecnologias que foram surgindo no setor de energia. Especialmente a geração solar fotovoltaica, a energia do presente e do futuro.

E assim começaram a se multiplicar os projetos de eficiência energética e a instalação de sistemas fotovoltaicos em empresas, indústrias e residências.

Isso só para dar um exemplo de como a engenharia elétrica evoluiu nesses 27 anos…. e a OMS sempre esteve lá, acompanhando tudo na vanguarda das novas tecnologias.

A eficiência energética, uma questão de sobrevivência no planeta, gerou grandes projetos, bem como a manutenção elétrica programada. Juntos, eles se mostraram os mocinhos da consciência energética no Brasil. E claro, da economia na conta de luz. Mais uma vez a OMS esteve e está presente, divulgando informações úteis para os consumidores, como na campanha “#Energia Elétrica sem Acidentes”.

Grandes clientes nos projetos de engenharia elétrica predial, comercial e industrial em Curitiba

Cuidando de obras do projeto à instalação, a OMS se consolidou prestando serviços com eficiência e rapidez. Por isso executou grandes obras e conquistou clientes importantes como Grifols, Banco do Brasil, Copel, Sumitomo.

Foi o resultado de uma importante aposta em profissionais qualificados: engenheiros-eletricistas e civis, além de técnicos em eletrotécnica e edificações.

Além disso, a OMS participa de feiras e pesquisa constantemente as novidades do mercado. É por isso que consegue oferecer soluções inovadoras e adequadas a cada cliente, utilizando materiais de ponta com fornecedores idôneos.

Como consequência, a lista de serviços oferecidos não para de crescer. Além dos projetos de engenharia elétrica predial, comercial e industrial em Curitiba, nasceu uma lista de serviços especiais, necessidades do mercado:

  • Gerenciamento, consultoria e coordenação de obras, inclusive em regime turn-key;
  • Estudos para eficiência energética;
  • Medição de resistência de aterramento e emissão de laudo;
  • Gerenciamento de manutenções gerais em plantas industriais;
  • Manutenção em subestações;
  • Certificação de redes de cabeamento estruturado;
  • Utilização de equipamentos em serviços que exijam maior especialidade técnica, como, por exemplo: rastreamento de tubulações embutidas;
  • Registro de grandezas elétricas (tensão e correntes instantâneas e ao decorrer do tempo, consumo energético, fator de potência, componentes harmônicos, etc.) para análise de energia;
  • Execução de serviços de engenharia na área de eficiência energética: estudo de viabilidade técnico-econômica, projeto e instalação para sistema de geração fotovoltaico, com aprovação nas concessionárias.

Os valores OMS

Trabalho, Harmonia, Respeito e Qualidade estão em cada um dos projetos de engenharia elétrica predial, comercial e industrial em Curitiba. Estão no relacionamento com clientes e fornecedores.

E também com o meio-ambiente, por meio de ações conscientes como a reciclagem de lâmpadas e dos cabos.  Eles são removidos, por exemplo, nas atividades de manutenção, reforma elétrica ou eficiência energética. E a OMS paga pelo serviço de reciclagem para ter obras limpas. É uma empresa verde, para clientes de todas as cores…

Relacionamento com a comunidade

OMS Engenharia é eleita empresa destaque
OMS Engenharia é eleita empresa destaque

No ano passado, a OMS foi eleita empresa destaque na categoria eletrotécnica, em premiação da Universidade Técnica Federal do Paraná, a UTFPR. Os irmãos Osmar e Mauro  Nascimento Costa, estudaram e se formaram na UTFPR, e acham que as empresas devem se integrar à comunidade.

Palestras para alunos de cursos técnicos no Centro de Treinamento da OMS são muito comuns. “As visitas à empresa significam o retorno à comunidade acadêmica daquilo que a comunidade um dia deu à empresa, por meio da formação de seus engenheiros” – diz o engenheiro Osmar Nascimento Costa, sócio da OMS.

Informação é outra forma de integrar. Por isso o blog da OMS passa sempre informações úteis sobre todos os aspectos práticos da engenharia. E isso se estende a palestras como a que foi realizada no Rotary Clube de Curitiba – Bom Retiro em 2017, ou outros eventos.

No cotidiano da cidade, a OMS também esteve presente em ações como a iluminação da árvore de Natal Fotovoltaica da Copel. Também, o projeto que colocou em circulação (a titulo de experiência) o Hibriplug, o ônibus elétrico da capital paranaense. Ou mesmo em ações sociais como a reforma estrutural e elétrica na residência de um casal de idosos que vivia em situação precária em Curitiba.

E no passar dos anos…

Em 27 anos, são muitas fotos, lembranças, relacionamentos… Muitos projetos de engenharia elétrica predial, comercial e industrial em Curitiba. Muitas empreitadas inovadoras que exigiram cuidado redobrado.

Como a execução da estrutura elétrica da primeira sala limpa para manipulação de medula óssea no Brasil. Isso no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

E trabalhos in loco como na Copel, onde a OMS manteve, durante a vigência do contrato, uma equipe de plantão para realizar manutenção elétrica e predial constante.

Projetos e pessoas que formaram uma rede elétrica de inteligência, inovação e progresso. Uma rede que começa nos impulsos elétricos de mentes criativas e experientes. Passa pelo corpo, pela caneta, pela prancheta, pela obra. E termina nas tomadas… usadas novamente por mentes brilhantes que podem  usufruir de novas energias, limpas e renováveis, em seus computadores, eletrodomésticos e equipamentos de trabalho.

“Nesses 27 anos de empresa, dá um orgulho imenso da equipe que a gente formou. Dá um orgulho imenso de todos os profissionais que estão aqui, que permanecem aqui e que passaram por aqui também. Muitos deles, por ‘n’ motivos, seguiram outras direções, mas a gente ajudou de alguma forma. Orgulho dos clientes que a gente conquistou, da confiança… Tudo isso faz com que a gente se orgulhe bastante desses 27 anos. Fiquei bastante feliz com a missão cumprida. Nós construímos essa empresa para perdurar por várias gerações. Até este momento, até esta etapa, a gente se sente muito feliz, satisfeito, missão cumprida” – diz Mauro Nascimento Costa.

No mês de aniversário da OMS, só temos mais uma coisa a dizer: obrigado a todos que fizeram ou fazem parte desses 27 anos de história!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *