Que tal manter o seu carro limpinho e brilhante e, de quebra, ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade a conquistarem um espaço no mercado de trabalho?
Funciona assim: você leva seu carro para lavar no bairro Hauer, em Curitiba, e o valor do serviço é revertido para o Projeto Cores, que promove a capacitação e a empregabilidade feminina no setor de reparação automotiva.
Na quarta edição, o Projeto Cores ensina técnicas como lavagem com cera, limpeza, hidratação de bancos de couro e polimento para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Neste sábado (12/04/25), as alunas iniciaram o curso de estética automotiva e já puderam praticar a lavagem de carros e o polimento de peças repintadas.
Quem participou do evento cuidou bem do seu veículo e ajudou a fomentar o mercado de trabalho para alunas sem acesso a oportunidades.
Mas você deve estar perguntando: o que a OMS Engenharia tem a ver com isso?
Apoiamos o Projeto Cores!
O projeto Cores foi idealizado pela empresária do setor automotivo e ativista social Guerda Tiziane Adão.
Mulher negra, mãe solo, moradora da periferia curitibana, Guerda viveu a experiência da dificuldade de capacitação e da pouca representatividade.
Venceu a escassez de oportunidades tornando-se empreendedora do mercado automotivo, dentro do segmento de funilaria e pintura.
Agora, por meio do Projeto Cores, ensina a outras mulheres em risco social o que aprendeu por experiência própria.
“A ideia é impactar positivamente a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo autoestima por meio de conhecimento, formação profissional e empregabilidade” – explica Guerda.
A seleção das alunas do projeto é feita junto a instituições como o CRAS e a casa de recuperação de dependência química Nazareno.
Nas primeiras edições, as alunas dominaram a preparação para pintura automotiva. E agora, na quarta, aprendem as técnicas de estética automotiva.
Ao final das aulas teóricas e práticas, as mulheres passarão por uma prova final e terão formatura especial na conclusão do curso.
Parceria colorida
O Projeto Cores é realizado com o apoio do Rotary Club, ONGs, instituições filantrópicas e empresas parceiras. As aulas são ministradas pela Lion Queen’s, empresa sede responsável pela capacitação.
Parceira de corpo e alma, a OMS Engenharia participa desta edição fornecendo as camisetas utilizadas pelas alunas, além de EPIs (equipamentos de proteção individual) necessários na lavagem e polimento de carros.
“Queremos colaborar para gerar transformações a longo prazo no segmento de reparação automotiva ou onde for possível gerar oportunidades para ampliar o número de mulheres no mercado de trabalho. Isso faz parte do DNA da OMS” – explica o fundador da empresa, Osmar Nascimento Costa.
Que tal se juntar a nós nessa ação social?
Como lavar seu carro no Projeto Cores
A lavagem de carros acontece todos os sábados até o dia 03 de maio (2025) na rua Carlos de Laet n° 1235, no Bairro Hauer, em Curitiba.
A lavagem é feita com horário agendado diretamente com a Guerda. Carros pequenos custam 100 reais e os grandes, 150.
As alunas realizam os serviços com a supervisão de profissionais experientes e você colabora na manutenção do Projeto Cores.
Bora deixar seu carro limpinho e transformar o mundo?