Blog

Financiamento para energia solar em Curitiba: parceria BV- OMS Engenharia viabiliza a microgeração do projeto à instalação!

energia solar em Curitiba financiamento: painel solar

A primeira vantagem que vem à mente quando pensamos em painéis solares é a economia. Mas logo depois, entra em cena a realidade…. E surge a palavra de ordem da energia solar em Curitiba: financiamento.

Às vezes, temos certeza de que o investimento em placas solares compensa. Mas falta o capital.

Então, como viabilizar nosso projeto de geração solar?

Como fazer parte do rol de brasileiros que economizam instalando uma geração fotovoltaica no telhado de casa ou da empresa?

Foi pensando nisso que a OMS Engenharia fechou parceria com a BV Financeira, a fim de fomentar a instalação de painéis solares aos clientes.

E isso dentro de uma margem segura para garantir a rentabilidade dessa incrível solução energética que se paga em até seis anos e gera energia por um quarto de século!

Nesse post você verá:

  • Como funciona o financiamento dos projetos de energia solar
  • Quem pode se beneficiar
  • Vantagens da energia solar
  • Por que o setor de geração fotovoltaica não para de crescer no Brasil.

 

O financiamento para energia solar em Curitiba

Com sabemos, toda geração de energia solar fotovoltaica necessita de um projeto que avalia inúmeras condições para garantir que o investimento valerá a pena.

Em Curitiba e na Região Sul, por exemplo, é comum a presença de chuvas e nebulosidade: será que isso inviabiliza a geração solar?  (claro que não! Mas saiba por que nesse post…)

Da inclinação do telhado às sombras geradas por prédios vizinhos, tudo precisa ser estudado em uma avaliação prévia para a elaboração do projeto de geração solar.

Após a confirmação de que sim, a geração de energia fotovoltaica é viável e o payback de 4 a 6 anos será garantido, chega o momento de planejar o financiamento da energia solar.

A parceria da OMS Engenharia com a BV Financeira pode facilitar bastante a vida dos futuros geradores de energia solar! Vejamos agora os detalhes do financiamento.

energia solar em curitiba financiamento: instalador solar

CDC Solar

Esse é o nome da modalidade de fomento que a BV Financeira possui para a instalação de pequenas usinas de geração solar.  Após realizar o projeto com a OMS, a verba para a execução da obra pode ser obtida sem muita burocracia.

  1. A linha de Crédito Direto ao Consumidor disponibilizada pela BV Financeira é voltada à instalação de painéis solares em comércios e residências.
  2. Podem ser financiados até 100% do projeto.
  3. O projeto contempla o equipamento fotovoltaico (painéis e inversor) mais o serviço de instalação/mão-de-obra.
  4. Pessoas físicas podem financiar até 200 mil reais.
  5. Pessoas jurídicas podem financiar até 500 mil reais.

energia solar em curitiba financiamento: instalador painel 3d

Vantagens da geração solar

 A energia elétrica convencional, fornecida pelas distribuidoras no chamado Mercado Cativo, é cada vez mais cara no Brasil.

E com demanda crescente, a tendência é que se torne insuficiente para tantos equipamentos, carros e máquinas cada vez mais dependentes de eletricidade.

Por isso:

  • Quem gera a própria energia solar gasta muito menos com energia (até 90% menos!) e consegue maior conforto elétrico.
  • Ou seja, pode aproveitar vantagens como utilizar sistemas de regulação térmica, piscina e água aquecidas, além de aparelhos eletrônicos que seriam inviáveis se alimentados por energia convencional.
  • E até abastecer o próprio carro elétrico, como fazemos aqui na OMS com o nosso Carro Movido a Sol!
  • Outra vantagem incontestável da geração solar é a questão ambiental. Limpa, infinita e renovável, a energia fotovoltaica não polui, não gera ruídos e, portanto, não agride a natureza.
  • Os painéis solares estão cada vez mais baratos e eficientes. Em espaços cada vez menores, produzem mais energia com menos perdas.
  • Em muitos casos, isso já reduz o payback da geração solar de seis para uma média de quatro anos.

energia solar em curitiba financiamento: boneco 3d carro movido a sol

 

Por que a geração solar cresce sem parar no Brasil?

De acordo com um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a energia solar no Brasil avançou mais de 10 vezes em dois anos.

Entre 2016 e 2018, a capacidade instalada no país pulou de 0,1% para 1,4% da matriz energética nacional.

O número de instalações fotovoltaicas no período saltou de 7,4 mil para 49 mil unidades. Um aumento de mais de 660%!

Para o Ministério da Economia, os números mostram que o Brasil está cumprindo a meta da ONU de investir mais em fontes limpas e renováveis até 2030.

De acordo com o especialista José Mauro Morais, do Ipea, 43% da matriz energética brasileira é composta de fontes renováveis.

“E, comparando com o mundo, é de apenas 18%. Então, o Brasil tranquilamente está cumprindo essa meta de usar bastante energia renovável na sua matriz energética” – explicou Morais.

energia solar em Curitiba financiamento: painel solar

Redução de custos

Como vimos, um fator crucial para esse crescimento é a redução no custo dos equipamentos de geração solar.

Até pouco tempo, instalar uma geração solar no telhado era para uma elite. Isso porque o investimento era muito alto.

Agora, até mesmo residências de programas governamentais de moradia popular estão sento construídas com painéis solares nos telhados.

A instalação solar é um investimento cada vez mais acessível!

Além disso, o surgimento de linhas de financiamento, como o CDC Solar, tem sido um enorme incentivo para fomentar a geração de energia solar em Curitiba e em todo o país.

“Nessa parceria com a BV Financeira, a OMS pretende facilitar a vida dos clientes, ajudando-os não apenas a projetar e instalar corretamente sua geração fotovoltaica. Mas também a viabilizar o investimento de maneira segura.  Não basta oferecer um serviço de qualidade. Hoje é preciso ser parceiro do consumidor, dar consultoria e encurtar o caminho até o financiamento para energia solar em Curitiba” – explica o engenheiro Osmar Nascimento Costa, sócio da OMS.

O importante é que o retorno do investimento nos painéis solares ocorra dentro do esperado, seguindo o projeto feito por engenheiros-eletricistas e técnicos especializados.

Para te ajudar nisso, deixamos aqui este vídeo sobre como  é produzida a energia fotovoltaica  nos painéis de um telhado.

Pronto! E agora que você já sabe bastante sobre o assunto, não esqueça: projeto, instalação e financiamento de energia solar em Curitiba é com a OMS! Da ideia à materialização do sonho de reduzir drasticamente a conta de luz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *