Blog

Troque as cores de seu edifício quando quiser com a iluminação de fachadas LED RGB!

Iluminação de fachadas: imagem de fachada com iluminação LED RGB

Outubro Rosa, Novembro Azul ou Dezembro Vermelho? Seu edifício pode ter todas essas cores! E  aderir às campanhas nacionais de conscientização apostando na iluminação de fachadas com LED RGB!

Além  disso, a iluminação de fachadas decorativas  é uma excelente estratégia para destacar edifícios e dar enorme visibilidade a marcas e empresas.

Como? Simples: marcas bem iluminadas e socialmente engajadas fixam na mente e no coração dos consumidores.

Nesse sentido, a iluminação de fachadas com o sistema LED RGB tem seis funções muito importantes:

  • Embelezar edifícios e marcos históricos/arquitetônicos
  • promover a segurança na entrada de prédios comerciais / institucionais  ou residenciais
  • compor projetos de paisagismo e estética
  • destacar edificações, diferenciando-as totalmente dos prédios vizinhos
  • atrair enorme visibilidade e marketing positivo para empresas
  • promover ações de branding e engajamento social de marcas em campanhas como o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Veremos a seguir como funciona a iluminação RGB e por que ela permite que empresas tenham fachadas incríveis o ano todo.

 

A flexibilidade da iluminação LED RGB

Iluminação de fachadas: imagem de iluminação de fachada com LED RGB

 

A iluminação de fachadas RGB permite colorir fachadas de pequenos ou grandes edifícios com uma ampla gama de cores.

E o melhor: novas tecnologias de iluminação LED RGB possibilitam trocar a cor da iluminação de um edifício sempre que for necessário!

Assim é possível, por exemplo, que uma marca conquiste enorme engajamento social aderindo às campanhas de conscientização e saúde promovidas todos os meses no Brasil.

É o caso da iluminação do edifício administrativo da Companhia Paranaense de Eletricidade, a Copel. Com projeto realizado pela OMS Engenharia, a iluminação externa de fachada da Copel recebeu a cor rosa em outubro de 2019, em adesão à campanha Outubro Rosa.

“Além de embelezar e tornar edifícios muito mais atrativos, a iluminação LED RGB transforma empresas como a Copel em  agentes sociais de conscientização permanente. As marcas interagem com a comunidade e demonstram preocupação e engajamento social” – explica Mauro Nascimento Costa, sócio da OMS Engenharia.

 

 

Uma cor para cada mês com iluminação de fachadas LED RGB

 

Os sistemas de iluminação de fachadas LED RGB permitem que empresas troquem as cores de seus edifícios com um simples ajuste. Essa facilidade permite engajar marcas a todas as campanhas nacionais de conscientização e saúde, que possuem grande repercussão na imprensa e mídias sociais. Com isso, um edifício engajado pode ficar:

 

Branco na iluminação de fachada em janeiro

O “Janeiro Branco” é uma campanha de conscientização sobre saúde mental.

Roxo e laranja em fevereiro

O “Fevereiro Roxo” divulga informações sobre lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer. O “Fevereiro Laranja”, por sua vez, promove a conscientização sobre leucemia.

Azul na iluminação para edifícios em março

Aderir ao “Março Azul” é atuar na campanha de prevenção ao câncer colorretal.

Verde e azul em abril

O “Abril Verde” debate a segurança no trabalho. Já o “Abril Azul” promove a conscientização sobre o autismo.

Amarelo e vermelho na iluminação de fachadas em maio

O “Maio Amarelo” debate a prevenção de acidentes de trânsito. O “Maio Vermelho” promove informações sobre a hepatite.

Vermelho e laranja em junho

O “Junho Vermelho” é uma campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Já o “Junho Laranja” trata de informar sobre leucemia e anemia.

Amarelo em julho

O “Julho Amarelo” debate a prevenção de hepatites virais e câncer ósseo.

Dourado em agosto

O “Agosto Dourado” é o mês do aleitamento materno.

Verde, amarelo ou vermelho em setembro

O “Setembro Amarelo” atua na prevenção do suicídio, o “setembro Vermelho”, de doenças cardiovasculares, e o “Setembro Verde”, na conscientização sobre a doação de órgãos e o câncer intestinal.

Rosa em outubro

O “Outubro Rosa” é uma campanha mundial de prevenção ao câncer de mama.

Azul em novembro

O  “Novembro Azul”, amplamente conhecido,  atua no combate ao câncer de próstata de diabetes.

Vermelho e laranja em dezembro

O “Dezembro Vermelho” abraça a causa da prevenção da AIDS. Já o “Dezembro Laranja” atua na prevenção do câncer de pele. A cor vermelha também faz alusão ao Natal e às festas de fim de ano.

Veremos agora o que é e como funciona o sistema de iluminação RGB, a fim de que sua empresa possa investir no sistema ideal de iluminação para fachadas de prédios.

 

Iluminação de fachadas: imagem de fachada decorativa iluminada com LED RGB

 

O que é a iluminação de fachadas com LED RGB?

 

O LED RGB recebe este nome porque combina LEDs (diodos emissores de luz, a tecnologia mais econômica e durável existente hoje no mercado) com o sistema de cores RGB.

A sigla RGB vem do inglês R (Red – vermelho), G (green – verde) e B (blue – azul). A mescla de variadas intensidades dessas três cores primárias permite a criação de um espectro de 16 milhões de cores.

Por isso é possível combinar as cores primárias obtendo diferentes e variadas modalidades de cor na iluminação de edifícios, fachadas de prédios e lojas.

 

Como funciona a iluminação de fachadas RGB?

 

Na iluminação de fachadas com LED, utiliza-se um projetor que colore a superfície da edificação emitindo as cores programadas. Essas cores são obtidas pela combinação da luz RGB emitida por três minúsculos LEDs presentes em cada unidade de iluminação de uma luminária: uma azul, outra vermelha e a terceira verde.

Modulando-se a intensidade das três cores primárias do projetor é possível criar praticamente qualquer tonalidade de cor.

Também podem-se alterar as cores da fachada com uma simples programação do equipamento.

“Até pouco tempo, só era possível instalar a iluminação RGB com uma cor fixa. Para trocar a cor da fachada, era preciso instalar um novo equipamento, o que tornava a troca de cores inviável para muitas empresas. Hoje é possível alterar a cor da fachada com um simples ajuste” – explica Costa.

 

Controlador RGB: cores e efeitos para iluminar grandes fachadas

 

A troca de cores é feita por meio de um controlador RGB, dispositivo que permite modular cores, intensidade e efeitos do projetor LED RGB.

Alguns controladores com modernas tecnologias permitem misturar cores e movimentos criando efeitos dinâmicos como flash e fade, que aumentam ou diminuem a intensidade das luzes.

Isso é possível mesmo em grandes obras arquitetônicas. Portanto, até mesmo fachadas de edifícios altos podem ser iluminadas e coloridas.

Alguns equipamentos lançam fluxos de luz tão intensos que conseguem iluminar e colorir edifícios de até 150 metros de altura.

Na iluminação realizada pela OMS Engenharia na fachada da Copel, foi desenvolvido um “braço” articulado para suportar os projetores RGB. O equipamento permite o recolhimento dos projetores de maneira prática e fácil. Com isso, no futuro as equipes de manutenção não encontrarão dificuldades para executar as manutenções necessárias nos projetores RGB.

 

A força da iluminação de fachadas para edifícios

 

A tecnologia de iluminação LED RGB pode ser empregada para projetos que aliam estética e embelezamento de edifícios a ações de marketing, aumentando a expressão e visibilidade de marcas e empresas.

A iluminação LED para prédios, edifícios, fachadas de lojas e ponto comerciais destacar pontos fortes do paisagismo e da arquitetura dos imóveis.  A iluminação de fachadas com sistemas LED RGB também torna os edifícios mais atraentes, seguros e convidativos, destacando-os no cenário urbano.

E além disso, pode ser uma incrível ferramenta para engajar empresas em campanhas de forte cunho social, aumentando a fidelização do público e o carisma das marcas.

 

Iluminação de fachadas: fachada da Copel com LED RGB

 

E então? Pronto para o Outubro Rosa, o Novembro Azul, o Dezembro Vermelho e todas as cores do ano? Entre em contato nesse link para solicitar um orçamento ou passe aqui na OMS para conversar sobre seu projeto!

3 thoughts on “Troque as cores de seu edifício quando quiser com a iluminação de fachadas LED RGB!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *