Blog

MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL: o guia completo para você blindar seu negócio contra riscos elétricos.

Manutenção elétrica industrial

Num mundo cada vez mais competitivo, a manutenção elétrica industrial é imprescindível para garantir que o setor produtivo das indústrias opere em segurança e com o máximo de eficiência.

Realizar a inspeção preventiva, preditiva ou corretiva planejada de máquinas, motores e instalações elétricas industriais significa manter bom desempenho e identificar falhas antes que aconteçam, evitando problemas como:

  • paradas não planejadas na produção
  • gastos elevados com consertos emergenciais
  • mau funcionamento de máquinas
  • perda de eficiência e atrasos nas entregas
  • a
  • aumento dos custos operacionais
  • insatisfação de clientes e redução de mercado.

Consequentemente, a manutenção elétrica industrial evita perdas. Também mitiga paralisações e falhas que reduzem a produtividade e elevam o custo dos produtos.

Como garantir todos esses benefícios? É o que vamos explicar neste guia completo de manutenção elétrica industrial! Você verá:

→  Quais são os tipos de manutenção elétrica na indústria.

→ Como cada uma delas é feita e o que precisa ser inspecionado na fábrica.

→ Os problemas que a manutenção elétrica evita.

→ A importância de contar com a manutenção elétrica industrial focada na engenharia multisserviços.

→ O custo-benefício de um plano de manutenções e como ele protege empresas elevando sua performance. Confira!

Índice do Post - Clique para abrir ou fechar

 

O que é manutenção elétrica industrial?

 

A manutenção elétrica industrial é um conjunto de inspeções programadas para identificar e corrigir desgastes e pontos de falha em formação, evitando problemas como acidentes elétricos, apagões, mau-funcionamento de equipamentos industriais e a perda de eficiência na instalação elétrica.

É também a ferramenta que permite gerir gastos e reduzir custos operacionais, monitorando o desempenho em todo o ciclo de vida de máquinas e instalações elétricas industriais.

A finalidade essencial do investimento em um protocolo de manutenção elétrica industrial é manter o bom funcionamento da instalação para garantir que a corporação possa operar com segurança, confiabilidade e continuidade ininterrupta.

Assim, as operações se tornam mais tranquilas, sem que os gestores necessitem enfrentar crises e dores de cabeça para providenciar reparos emergenciais, resolver acidentes elétricos ou solucionar paradas súbitas na linha de produção.

 

Que problemas a manutenção elétrica industrial evita?

 

1. Desgaste

 

A deterioração de componentes da instalação elétrica é  natural e ocorre tanto em antigas quanto em novas instalações.

Quando não são identificados por manutenções elétricas industriais preventivas ou preditivas, esses desgastes costumam causar:

  • desarmamento frequente de disjuntores
  • interrupção no fornecimento de energia
  • curtos-circuitos, incêndios e acidentes elétricos
  • desperdício de energia que aumenta o consumo elétrico e eleva os custos de produção, encarecendo os produtos e representando perda de competitividade.

 

2. Fuga de energia

 

Em uma planta industrial sem manutenção elétrica, o desperdício pode ocorrer tanto pela presença de distúrbios de energia na instalação quanto pelo desgaste dos condutores que distribuem a eletricidade aos variados setores da indústria.

Como os cabos são diariamente expostos ao calor e atrito da corrente elétrica, sofrem danos frequentes e podem apresentar pontos de fuga de energia.

Nas manutenções elétricas industriais preventivas, um multímetro pode ser utilizado para encontrar esse defeito, possibilitando reparos imediatos e economia na conta de luz.

 

3. Superaquecimento

 

Outro problema comum evitado pela manutenção periódica é o superaquecimento em quadros de distribuição de energia. Os QGBTs, onde ficam os disjuntores dos variados setores da produção industrial, podem apresentar afrouxamento de parafusos e pontos de superaquecimento, normalmente causados por sobrecarga.

“Em uma manutenção elétrica industrial preventiva, utilizamos o equipamento termovisor Fluke para encontrar pontos de aquecimento. Também fazemos o reaperto de conexões que trabalham com o tempo. E essas inspeções periódicas evitam curtos, explosões e desligamentos não planejados na planta industrial” – explica o diretor técnico da OMS Engenharia, Mauro Nascimento Costa.

 

4. Sobrecarga

 

As manutenções elétricas industriais ajudam as corporações a identificar pontos de sobrecarga nas instalações elétricas industriais.

Muito comuns, as sobrecargas são frequentemente ocasionadas pela aquisição de equipamentos robustos que necessitam de maior demanda energética.

Essa pressão sobre o sistema elétrico exige a redistribuição de circuitos e cargas para evitar problemas como superaquecimento, desarme frequente de disjuntores, perda de produtividade e mau funcionamento de máquinas e motores.

A equipe de manutenção pode realizar as adequações necessárias ao dia a dia da indústria e, nos casos mais sérios, indicar a urgência de uma reforma elétrica. Veja como o retrofit da alimentação de energia pode ser feito sem paralisar a produção industrial!

 

REFORMA ELÉTRICA industrial e comercial sem interromper a produção? Sim, fazemos!

 

5. Improvisações

 

Quadros de distribuição instalados em ambientes úmidos, como vestiários, “fios puxados” de um circuito a outro sem estudo de cargas, extensões ligando pesados equipamentos a tomadas que não suportam a demanda, disjuntores totalmente enferrujados…

É comum encontrarmos cenários como estes em organizações que não realizam manutenções elétricas industriais.

Essas instalações provisórias geralmente são feitas com materiais de baixa qualidade e sem qualquer critério de segurança, colocando toda a operação industrial em risco.

Além do perigo de incêndios, choques e explosões, costumam gerar grande desperdício de energia, elevando a conta de luz. Também prejudicam a produtividade causando interrupções frequentes no fornecimento de energia elétrica.

A adoção de protocolos periódicos de manutenções elétricas industriais preventivas, preditivas e corretivas programadas é a ferramenta ideal para evitar que esse cenário se instale nas corporações.

 

6. Falta de proteções contra raios e choques

 

Outra realidade comum, especialmente em instalações antigas, é encontrar indústrias sem sistemas de aterramento e outras proteções exigidas por normas.

É o caso do SPDA –  Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas . Sem um SPDA corretamente dimensionado, raios podem queimar equipamentos, causar incêndios e matar pessoas.

No Brasil, país que tem a maior incidência de descargas atmosféricas do mundo, isso é altamente perigoso! E vem piorando ano a ano. De acordo com o Inpe, saltamos de 46 milhões de raios em 2018 para mais de 172 milhões entre janeiro e outubro de 2023.

Atualmente, SPDAs modernos com para-raios ionizantes  são capazes de proteger não apenas os ambientes internos das indústrias, mas também pátios de manobra e áreas externas com circulação de veículos e pessoas.

Além da proteção contra raios, as plantas industriais devem possuir adequados dispositivos de proteção contra choques elétricos. Entre eles o DR (diferencial residual), DPS (dispositivo de proteção contra surtos) e DTM (disjuntor eletromagnético).

Esses dispositivos evitam acidentes fazendo com que, em caso de fuga de corrente, a eletricidade seja direcionada para o solo sem atingir as pessoas e os equipamentos da indústria. Também podem atuar desligando um circuito automaticamente em caso de fuga de corrente.

As equipes de manutenção elétrica industrial garantem a conservação desses dispositivos ou indicam a necessidade de instalá-los, elevando a segurança dos trabalhadores e da própria indústria.

 

Tipos de manutenção elétrica industrial: o que cada uma delas pode fazer por você?

 

Você já sabe que a manutenção elétrica garante o bom funcionamento dos circuitos energéticos de painéis, máquinas e equipamentos no setor industrial.

Porém, a forma como ela é realizada pode afetar diretamente os custos e a produtividade da indústria.

Nesse sentido, podemos dizer que existem dois tipos de manutenção elétrica: aquela que é programada, com ou sem o desligamento da rede, e a que não foi programada.

Geralmente, a manutenção não programada ocorre quando uma máquina para de funcionar por algum defeito elétrico no próprio equipamento ou na infraestrutura energética que o abastece.

É o pior cenário, porque se uma máquina para, toda a linha de produção pode ficar comprometida. A confecção dos produtos atrasa, a entrega demora, o cliente fica frustrado, o custo da mercadoria se eleva e, além de perdas financeiras, o mercado encolhe.

É quando a manutenção corretiva emergencial deve entrar em ação para resolver o problema. Mas temos que adiantar: ela não traz economia quando comparada aos demais tipos de manutenção. Saiba mais sobre eles e escolha o modelo ideal para a sua indústria!

 

1. Manutenção elétrica industrial corretiva

 

Infelizmente, ainda há muitas indústrias que recorrem a este tipo de manutenção apenas quando os problemas ocorrem e os equipamentos começam a apresentar falhas. Ou, o que é pior, quando simplesmente param de funcionar.

Na manutenção elétrica industrial corretiva, um especialista é chamado para inspecionar a indústria visualmente e com equipamentos.

O profissional emite uma ficha ou laudo apontando o que precisa ser feito para corrigir a situação.

São feitos reparos e, eventualmente, a substituição de componentes ou de sistemas elétricos.

Quando é programada, fazendo parte de um programa preventivo, o conserto é realizado com o desligamento planejado da alimentação elétrica.

Mas, quando a indústria não tem um plano de manutenção elétrica, a correção precisa ser realizada em caráter emergencial, necessitando do desligamento de disjuntores ou de toda a alimentação elétrica sem aviso prévio.

Além de afetar a produtividade, manutenções elétricas corretivas não programadas quase sempre são realizadas quando já houve o comprometimento do desempenho e do funcionamento de máquinas e componentes das instalações elétricas da planta industrial.

Isso gera prejuízo financeiro. E mais: indústrias que contam unicamente com manutenções corretivas não programadas convivem com o perigo de acidentes elétricos. Como choques, queimaduras, incêndios e explosões.

Também acabam expondo seus funcionários a um ambiente insalubre e costumam ter longas paradas na planta industrial.

Tudo isso, claro, afeta a produtividade e a lucratividade de indústrias que não adotam um protocolo periódico de manutenções preventivas.

 

2. Manutenção elétrica industrial preventiva

 

Como visa encontrar as falhas antes que elas ocorram efetivamente, a manutenção elétrica industrial preventiva é realizada periodicamente.

Para isso, segue um protocolo de procedimentos planejados para máquinas e componentes do sistema elétrico.

Nesse sentido, a manutenção elétrica industrial preventiva envolve inspeções visuais e termográficas. Isso é feito com equipamentos que permitem encontrar pontos de sobrecarga e superaquecimento elétrico.

Além disso, há paradas programadas para revisões, troca de óleo isolador de motores e substituição de peças em seu prazo natural de desgaste.

“Um plano de manutenção elétrica industrial preventiva para indústrias deve englobar todas as máquinas e equipamentos ligados ao sistema elétrico. Devemos abranger todos os setores, para que um não venha a ter falhas que interfiram nas rotinas dos outros” – explica o diretor da OMS Engenharia, Osmar Costa.

De acordo com o engenheiro, a manutenção elétrica industrial preventiva deve ser sistematizada de modo integral. Isso faz com que as atividades sejam rápidas e com mínima interferência nas rotinas de produção.

 

Como são as inspeções da manutenção elétrica industrial preventiva?

 

Imaginemos que sua indústria decide implantar um plano de manutenção elétrica industrial preventiva.

Na OMS Engenharia, o planejamento começará com o levantamento das cargas elétricas que incidem sobre a instalação elétrica.

“Com isso, avaliamos se o sistema está bem projetado e suporta adequadamente as cargas utilizadas por pesados equipamentos industriais” – explica Costa.

Um laudo das instalações elétricas pode ser necessário para identificar as condições gerais da infraestrutura elétrica.

É feito também o levantamento dos equipamentos e motores utilizados na produção industrial.

O parque motriz consome 70% de toda a energia utilizada pelas indústrias. E se não estiver funcionando corretamente, pode gerar distúrbios de energia que elevam o consumo e prejudicam toda a infraestrutura elétrica da edificação.

Após a avaliação geral da infraestrutura elétrica da indústria e de seus equipamentos, é elaborado um plano de manutenções industriais preventivas periódicas.

Com base nesse planejamento, é definido um protocolo de manutenções programadas. E após executadas, estas são registradas para nortear atividades futuras.

A última etapa é o controle, ou seja, o monitoramento de custos e resultados das manutenções. Isso permitirá mensurar o custo-benefício do investimento.

O protocolo das manutenções programadas segue alguns passos fundamentais que veremos agora. Confira!

 

1. Inspeção visual da indústria

 

As manutenções elétricas preventivas começam com a inspeção visual das instalações elétricas e equipamentos da indústria.

Durante essas inspeções, são verificados o estado geral de conservação e a limpeza dos equipamentos.

Também se há vazamentos de óleo, bem como a situação física da instalação elétrica. Isso ajudará a equipe de manutenção a observar se há ferrugem e corrosão, vibrações e ruídos incomuns no ambiente.

É inspecionado ainda o estado geral de quadros de distribuição, circuitos, calhas e perfilados elétricos.

 

2. Análise termográfica da instalação elétrica industrial

 

Cerca de 30% dos incêndios ocorrem por falhas em sistemas elétricos, como sobrecargas e defeitos que geram pontos de superaquecimento. Estes, por sua vez, podem causar focos de incêndio.

É por esse motivo que circuitos elétricos, disjuntores, quadros de distribuição de energia e painéis de equipamentos elétricos devem ser analisados periodicamente com aparelhos de termografia por infravermelho.

Os termovisores são capazes de encontrar pontos de sobreaquecimento e sobrecarga elétrica, convertendo o calor em imagens coloridas que permitem a visualização dos pontos quentes.

A OMS Engenharia utiliza termovisores e outros equipamentos de inspeção elétrica da marca Fluke, reconhecida internacionalmente na avaliação de instalações elétricas.

Veja neste vídeo como a análise termográfica é feita em quadros elétricos!

 

 

Se problemas ou falhas iminentes forem detectadas durante a termografia, os especialistas tomam providências imediatas, como reapertos de parafusos, troca de peças, cabos ou pequenos reparos.

E quando manutenções industriais corretivas forem necessárias, estas serão programadas da melhor forma possível para a realização de reparos ou substituições sem interferir na rotina da indústria.

 

3. Análise do óleo isolante de transformadores e subestações industriais

 

Equipamentos potentes, como transformadores e subestações de energia, precisam de manutenções periódicas para avaliação das condições de óleo, reatores, disjuntores, capacitores, chaves e linhas de transmissão.

Nas indústrias que possuem transformadores, geradores e subestações de energia, a análise do óleo isolante desses equipamentos é feita de acordo com as especificações de uso do fabricante.

Se forem encontradas alterações físico-químicas na qualidade do óleo, isso pode indicar problemas.

O motivo? Além de garantir o isolamento elétrico entre as partes energizadas, o óleo do transformador e de subestações permite a refrigeração interna por meio da transferência de calor.

Por isso, quando o óleo está deteriorado, com viscosidade alterada, por exemplo, pode se tornar ineficaz.

“O transformador torna-se, então, passível de superaquecimento, explosões, curtos e consequente imobilização de toda a cadeia industrial” – explica o especialista.

→ Saiba mais em nosso post sobre a importância da análise do óleo de transformadores industriais.

E clique no link abaixo para ter mais detalhes sobre a manutenção de subestações de energia, parte muito importante da manutenção elétrica industrial!

 

MANUTENÇÃO DE SUBESTAÇÕES DE ENERGIA: como ela evita prejuízos e garante a segurança energética de sua empresa?

 

4. Avaliação elétrica dos motores da indústria

 

Toda indústria precisa avaliar periodicamente a saúde dos seus motores. Eles são parte fundamental da manutenção elétrica industrial.

Isso porque motores a indução, fornos a arco e outros equipamentos industriais pesados costumam gerar distúrbios de energia que afetam todo o sistema elétrico, gerando desperdício e elevando o consumo de energia nas linhas de produção.

Exemplos são o efeito joule e o baixo fator de potência (que além e elevar a conta de luz, pode gerar pesadas multas na fatura de energia).

Clique no link para saber mais sobre os distúrbios de energia!

 

Qualidade de energia: os prejuízos que distúrbios elétricos causam às empresas

 

A manutenção elétrica industrial atua com o objetivo de identificar esses distúrbios e garantir o bom funcionamento do sistema, aumentando a eficiência energética dos motores.

Por isso, durante as inspeções de manutenção preventiva, são avaliados fatores como:

  • Variações de tensão
  • Controle da temperatura ambiente
  • Lubrificação de mancais
  • Ventilação
  • Equilíbrio de partidas e paradas
  • Degradação de isolantes térmicos
  • Fixação e vibrações.

 

Entenda como a manutenção elétrica industrial preventiva pode ajudar a manter a saúde dos motores elétricos.

→ Veja também como identificar distúrbios na qualidade da eletricidade, muito comuns nas indústrias, por meio de um laudo com equipamento analisador de energia.

→ E aproveite para saber como corrigir o baixo fator de potência usando um banco de capacitores em sua indústria.

Vamos agora a outro tipo de manutenção elétrica que previne problemas antes que eles aconteçam: a preditiva.

 

5. Manutenção elétrica industrial preditiva

 

A manutenção elétrica industrial preditiva é programada e também ocorre antes que os defeitos se manifestem. No entanto, um planejamento é estabelecido para que as intervenções sejam executadas somente no limite de cada equipamento.

“Com base na análise do comportamento dos equipamentos e nas especificações do fabricante, nossos especialistas conseguem prever em que momento exato a manutenção elétrica deverá ser realizada para impedir que o defeito ocorra” – explica o engenheiro Osmar Costa.

Portanto, a manutenção elétrica industrial preditiva monitora as condições de funcionamento das máquinas industriais e componentes elétricos, com base em dados que informam sua degradação.

Muitas indústrias utilizam protocolos preditivos baseados nas tendências de desgaste dos equipamentos para reduzir custos de manutenção sem diminuir a produtividade e a vida útil de motores e instalações elétricas.

Isso ocorre porque a manutenção elétrica industrial preditiva elimina desmontagens desnecessárias para inspeções, reduz operações emergenciais e paralisações não programadas e impede danos, elevando o tempo de disponibilidade da planta industrial.

Atualmente, automações industriais e tecnologias baseadas em sensores IoT permitem avaliar com precisão o desempenho dos equipamentos presentes na instalação elétrica, elevando ainda mais a eficácia da manutenção preditiva.

 

Como é investigado o comportamento dos equipamentos nas indústrias com manutenção elétrica industrial preditiva?

 

Como a manutenção elétrica industrial preditiva se baseia no estudo do comportamento das máquinas e do sistema elétrico, vários métodos podem ser utilizados para monitorar o desgaste dos equipamentos. Entre eles:

 

Estudo das vibrações

 

Toda máquina industrial produz vibrações ao funcionar. Essa energia vibratória, por sua vez, pode alterar sua distribuição, deteriorando as máquinas ao longo do tempo.

Como monitorar esse desgaste? Captadores de vibrações são instalados em pontos específicos das máquinas, identificando que peças estão gerando maior esforço.

Aparelhos analisadores de vibrações portáteis podem ser utilizados periodicamente em vistorias, ou ser definitivamente instalados nas máquinas industriais para monitoramento contínuo.

 

Análise de óleos

 

Equipamentos de ponta permitem realizar a análise físico-química do óleo das máquinas. Isso é muito importante não apenas para definir o momento de trocar lubrificantes, como para identificar e corrigir defeitos de componentes mecânicos e hidráulicos, evitando problemas que vão do mau funcionamento a superaquecimentos e explosões.

 

Estado das superfícies

 

A análise do estado das superfícies das peças é feita com inspeção visual e utilização de lupa, endoscopia, holografia, estroboscopia e molde e impressão.

Também é um recurso importante para monitorar a deterioração de máquinas e, portanto, o momento certo de realizar manutenções elétricas preditivas na indústria.

 

Avaliação estrutural de componentes

 

A análise estrutural das peças que compõem os equipamentos industriais ajuda a detectar deterioração caracterizada por fissuras, trincas e bolhas.

A avaliação é feita utilizando métodos como interferometria holográfica, ultrassonografia, raio-x, ecografia, magnetoscopia e outros.

Quanto mais confiáveis forem as análises, maior será a eficácia da manutenção elétrica preditiva na indústria.

Com bons equipamentos e parâmetros de medição, a manutenção elétrica industrial preditiva ajuda indústrias a elevar a longevidade dos equipamentos, ter maior controle sobre estoques e reposição de peças, diminuir gastos com consertos e garantir boa segurança com aumento na produtividade industrial.

Mas, você pode estar perguntando agora…

 

Preventiva, preditiva ou corretiva: que tipo de manutenção elétrica escolher para a minha indústria?

 

Não há uma resposta pronta, pois as estratégias de manutenção elétrica industrial devem ser otimizadas para os objetivos, formato, nível de automação e desempenho de cada indústria.

Tudo isso deve ser pesado na balança. Para cada caso, um plano de manutenções específico deve ser criado, programado e monitorado em seus custos e resultados.

Em linhas gerais, porém, podemos dizer que, em comparação à manutenção corretiva, a manutenção elétrica industrial preventiva traz vantagens como a diminuição do número de procedimentos corretivos, especialmente em momentos não planejados ou períodos de alta produção.

Com isso, os ambientes produtivo e de distribuição tornam-se mais estáveis. E o tempo de disponibilidade dos sistemas é elevado.

Isso reflete em segurança e eficiência na produtividade industrial, bem como na redução do custo de intervenções para consertos em equipamentos e sistemas elétricos.

De acordo com um relatório da Deloitte – uma das maiores empresa de auditoria do mundo – organizações que adotam protocolos preditivos podem reduzir os custos de manutenção em 40%, enquanto a manutenção preventiva é 8% a 12% mais barata em relação à manutenção corretiva.

Além disso, combinar técnicas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva na dose certa para cada tipo de negócio é o modelo que tem gerado os melhores resultados em termos de custo e produtividade.

 

Retorno do investimento em manutenção elétrica industrial

 

De acordo com a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos, Abraman, cerca de 5% do faturamento bruto da indústria é gasto com manutenção, especialmente de máquinas e equipamentos.

A boa notícia é que as indústrias que investem em estratégias de manutenções programadas reduzem custos, elevam a qualidade de seus produtos e aumentam a produtividade.

De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, adotar a política “run to failure”, ou seja, operar os equipamentos até o ponto de falha, pode custar até 10 vezes mais do que investir em um programa de manutenção elétrica industrial planejada.

Além disso, organizações que adotam a manutenção elétrica industrial estendem a vida útil dos equipamentos, reduzem acidentes de trabalho e conseguem atingir melhores índices de eficiência energética e proteção ambiental.

Veja o impacto de uma boa estratégia de manutenção elétrica industrial!

 

Redução de custos operacionais

 

Manutenções preventivas reduzem o número de intervenções de emergência para corrigir defeitos.

Com isso, a indústria diminui o estoque de peças de reposição e o custo geral com manutenções corretivas.

Como a manutenção elétrica programada evita falhas, suas intervenções costumam ser mais curtas e de menor impacto, o que também permite reduzir o custo total de manutenção elétrica industrial.

 

Aumento de eficiência energética

 

A utilização de estratégias industriais mais focadas em manutenções preditivas e preventivas costuma reduzir o consumo de energia elétrica em 5% a 10%, aumentando a eficiência energética na indústria.

Os protocolos de manutenção elétrica industrial podem ser combinados às melhores técnicas de eficiência energética utilizando produtos de reposição econômicos e eficientes, como as lâmpadas de LED, por exemplo.

→ Em nosso Guia de Eficiência Energética Industrial, separamos 7 grandes dicas que você pode aplicar para reduzir o consumo de eletricidade em sua indústria! Clique no link!

 

Como economizar energia na indústria? Sete grandes dicas de eficiência energética industrial para reduzir custos e aumentar lucros!

 

A revisão periódica do sistema elétrico e dos equipamentos a eles conectados também costuma reduzir a poluição ambiental nas indústrias.

 

Redução de acidentes de trabalho

 

Esse é outro ganho das indústrias que apostam em manutenção elétrica programada.

A conservação das instalações elétricas melhora, pontos de fuga de energia e sobreaquecimento são identificados e consertados.

Além disso, com a manutenção elétrica industrial a segurança da instalação elétrica aumenta, reduzindo ou zerando acidentes com energia elétrica.

 

Aumento do ciclo de vida dos equipamentos e do sistema elétrico

 

Como a manutenção elétrica industrial preventiva detecta falhas na instalação elétrica em fase inicial, isso permite o funcionamento correto de máquinas na maior parte do tempo.

Consequentemente, a manutenção programada eleva consideravelmente a vida útil dos equipamentos da indústria.

 

Redução de paradas não planejadas

 

Um estudo da Thomas Industry Update revelou que, em 2005, o custo médio de paralisações não planejadas na indústria automotiva já chegava US$ 22.000 por minuto!

Esse número mostra que a manutenção elétrica industrial é um investimento essencial com retorno garantido.

Quando paradas não programadas ocorrem por falta de manutenção elétrica, as indústrias perdem não apenas com os gastos dos reparos, mas também na produtividade.

Atrasos podem ocorrem nas entregas, clientes podem ficar insatisfeitos e ocorre uma natural perda de espaço no mercado.

 

Ganho de produtividade e eficiência

 

Em uma indústria, quanto maiores forem os gastos com reparos e reposição de peças ou máquinas estragadas por falhas de energia, maior será o custo final dos produtos, o que também se reverte em queda nas vendas e nos lucros.

Se sua empresa lucra pela qualidade e não pela quantidade de produtos vendidos, precisa ainda mais de um sistema elétrico de confiança, pois defeitos na qualidade de energia comprometem a eficácia de máquinas e motores industriais.

 

Manutenção elétrica industrial facilita o atendimento a normas e conformidades

 

Adotar práticas de manutenção alinhadas às normas que regulam o setor industrial mitiga riscos financeiros  e  eleva a confiança das organizações.

Nesse sentido, protocolos de manutenção elétrica industrial devem ser realizados por profissionais qualificados que passaram pelos treinamentos como o da norma NR-10.

Trata-se da norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que rege a segurança dos trabalhadores que interagem com instalações elétricas.

A NR-10 estabelece padrões de procedimentos para a construção de uma instalação elétrica, sua manutenção e operação.

Indústrias que não operam em conformidade com a NR-10 podem sofrer multas, interdições e responsabilizações civis por acidentes envolvendo colaboradores.

Por isso, as manutenções elétricas industriais devem ser realizadas por empresas de engenharia qualificadas para atender aos requisitos da NR-10.

Além de várias outras normas, como a NR-35, que estabelece os protocolos para trabalhos em altura e a NR-6, que normatiza o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

A OMS Engenharia oferece frequentemente aos seus funcionários cursos de reciclagem para a realização de obras que atendam a NR-10 e demais regulamentações do setor elétrico.

Clique no link e saiba mais sobre a importância de contar com trabalhadores qualificados na manutenção elétrica de sua indústria!

 

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL: por que é tão importante escolher uma empresa de engenharia que investe em treinamentos?

 

→ Você também pode ver aqui como é o treinamento para operações em média e alta tensão no SEP, complementar à NR-10.

→E detalhes sobre o treinamento para operação de plataformas elevatórias, utilizadas para trabalhos em altura e que também complementa as qualificações da NR-10.

 

Pronto para implantar seu protocolo de manutenção elétrica industrial?

 

Conte com a OMS! Somos uma empresa de engenharia multisserviços. Ou seja, especializada em várias engenharias ao mesmo tempo, reunindo as habilidades da área civil, elétrica, hidráulica, mecânica, engenharia de saneamento e automação industrial.

Essa atuação multidisciplinar oferece soluções integradas que vão além da manutenção elétrica em si.

Nossa equipe é preparada para identificar problemas e os corrigir em várias frentes, incluindo, além da elétrica, todas as demais engenharias que a sua indústria precisar, tornando toda a infraestrutura de negócios funcional.

Enquanto realizamos soluções completas, do piso ao teto,  a sua equipe de gestão fica mais tranquila, pois precisa lidar com apenas um fornecedor cuidando de tudo para manter o negócio em ação. Veja mais sobre a engenharia multisserviços no link!

 

O que é uma empresa de engenharia elétrica e civil multisserviços e como ela pode te ajudar a realizar projetos com maior eficiência?

 

Conheça os serviços da OMS

 

Com mais de 32 anos de expertise em projetos e obras multisserviços, realizamos tudo que você precisa, da avaliação da infraestrutura à reforma total ou construção do zero, passando por projeto e execução de soluções como:

 

Ou seja, ao nos contratar, você conta com todas as engenharias e soluções em uma só empresa. Isso facilita imensamente a vida dos gestores nas indústrias e grandes empresas que atendemos.

→ Então, vamos planejar sua manutenção elétrica industrial?

Contate-nos clicando neste link.

Não esqueça também de baixar nossos e-books.

Faça manutenção e mantenha-se em ação!

Obrigado pela visita e até breve.

 

 

 

 

One thought on “MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL: o guia completo para você blindar seu negócio contra riscos elétricos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *