Blog

LAUDO ELÉTRICO EM CURITIBA: avalie suas instalações e reduza custos OPEX

Laudo elétrico em Curitiba: imagem de técnico analisando quadro elétrico com aparelho

Os laudos elétricos em Curitiba – também conhecidos como “laudos de instalações elétricas” (LIE) – trazem diversos benefícios para as corporações, especialmente as que possuem infraestruturas complexas ou que operam com alto consumo de energia.

Esses laudos avaliam as instalações elétricas das edificações em termos de segurança, conformidade a normas, capacidade para suportar a operação, eficiência e funcionalidade.

Com isso, as empresas podem adotar medidas não apenas garantir a segurança de suas instalações, como economizar energia e reduzir custos operacionais.

Neste artigo, você verá:

  • Como um laudo elétrico em Curitiba pode ajudar sua corporação a conquistar esses benefícios?
  • Para que finalidades o laudo elétrico é utilizado?
  • Quais são as vantagens desse investimento?

Vamos responder essas perguntas de forma clara, explicando inclusive como utilizar um laudo elétrico em Curitiba para resgatar créditos de ICMS, reduzindo a conta de luz. Confira!

 

 

O que os laudos elétricos em Curitiba avaliam?

 

Os laudos de instalações elétricas (LIE) são investigações técnicas completas que avaliam as condições da infraestrutura elétrica da corporação, verificando se ela cumpre os requisitos de variadas normas brasileiras.

Entre elas, a NBR 5410, para consumidores de baixa tensão, e a NBR 14039 para instalações elétricas em média e alta tensão.

Para isso, os laudos elétricos em Curitiba incluem inspeções visuais e testes in loco para avaliar diversos aspectos da infraestrutura elétrica da edificação.

Essa investigação gera uma documentação detalhada, assinada por engenheiro eletricista habilitado, contendo os resultados das inspeções e testes realizados. Ela Inclui ainda as recomendações de melhorias e qualquer outra informação relevante para o sistema elétrico da edificação.

Veja alguns dos aspectos que costumam fazer parte das avaliações de um laudo elétrico em Curitiba!

 

 

Estado de conservação das instalações elétricas

 

Geralmente, as inspeções para a elaboração do laudo elétrico em Curitiba costumam incluir a infraestrutura de cabos, conexões, disjuntores, painéis de distribuição dos circuitos elétricos e outros componentes.

As avaliações do laudo podem envolver inspeções visuais, medições com equipamentos, como os analisadores de energia Fluke, e testes de funcionamento da instalação elétrica.

A partir dos resultados, as corporações podem realizar os ajustes necessários para corrigir defeitos ou melhorar a eficiência da infraestrutura elétrica, além de estabelecer protocolos de manutenções elétricas corretivas e  preventivas para garantir a conservação de suas instalações. Veja como a manutenção pode ajudar!

 

 

 

MANUTENÇÃO ELÉTRICA EM CURITIBA: como ela protege sua empresa e evita desperdícios na conta de luz?

 

Capacidade da infraestrutura elétrica

 

O laudo de instalações elétricas em Curitiba também avalia se a capacidade da infraestrutura é adequada para suportar a demanda atual e futura da corporação.

Geralmente, isso envolve o cálculo das cargas da indústria ou empresa, além da análise dos cabos e circuitos para verificar se o dimensionamento dessa infraestrutura é compatível com as cargas.

 

 

Laudos elétricos em Curitiba também avaliam a conformidade regulatória

 

Durante as inspeções de um laudo elétrico em Curitiba, as equipes da OMS Engenharia sempre avaliam se as instalações elétricas dos clientes estão em conformidade com as normas e regulamentos locais, estaduais e nacionais.

As principais conformidades incluem normas de segurança e proteção, além de requisitos de qualidade ambiental, como o índice de luminância.

Entre as principais normas consideras nos laudos elétricos em Curitiba  estão a  NR-10, NBR 14039, NBR 5413, NBR 5410, NBR 5419.

 

 

Segurança

Um dos pontos mais importantes de um laudo elétrico em Curitiba é a análise de riscos de curto-circuito, sobrecarga, aquecimento excessivo, choque elétrico ou incêndio.

Para isso, as inspeções do laudo elétrico analisam as condições dos equipamentos elétricos visualmente e com aparelhos, fazendo medições e identificando potenciais pontos de falha.

O laudo também apontas as melhorias, recomendadas pala elevar a segurança da instalação elétrica de indústrias e ambientes corporativos.

Veja no vídeo abaixo como é feita a medição de pontos de aquecimento por aparelhos em uma instalação elétrica em Curitiba!

 

 

 

 

Eficiência energética

Em muitos casos, as empresas que contratam a OMS Engenharia para realizar um laudo elétrico em Curitiba desejam avaliar o consumo de energia de suas instalações para identificar oportunidades de melhorar sua eficiência energética.

Entre as medidas que o laudo das instalações elétricas costuma sugerir nesse sentido estão a substituição de equipamentos obsoletos por modelos mais eficientes, a implementação de sistemas de gestão de energia e o uso de tecnologias de instrumentação e automação industrial.

 

 

Mecanismos de proteção

Em um laudo de instalações elétricas completo, as equipes técnicas da OMS costumam verificar se as instalações possuem dispositivos de proteção contra choques e surtos adequados para proteger equipamentos sensíveis contra danos causados por picos de tensão.

Além disso, são avaliadas as infraestruturas de aterramento e de proteção contra descargas atmosféricas, identificando as condições de conservação dos componentes desses sistemas, bem como o dimensionamento ideal de para-raios e SPDA.

 

 

Finalidades de um laudo elétrico em Curitiba

 

 

Muitas empresas e indústrias só pensam em laudos de instalações elétricas quando estes são exigidos por entidades como Ministério do Trabalho, Corpo de Bombeiros, prefeituras, certificadoras e seguradoras.

Ou quanto enfrentam problemas, como interrupções na planta industrial por quedas frequentes no fornecimento de energia.

Porém, além de identificar as causas desses gargalos e de garantir a conformidade às normas, o laudo elétrico tem outras finalidades essenciais. Confira!

 

 

Elevar a segurança das instalações elétricas

 

Toda indústria ou empresa deveria passar por uma perícia elétrica para avaliar as condições dos sistemas de eletricidade em uso.

Essa avaliação é capaz de encontrar focos de sobreaquecimento em condutores, transformadores, quadros de distribuição e demais equipamentos.

Ao identificar os pontos fracos do sistema, a corporação pode instalar os dispositivos ou mecanismos de proteção necessários para evitar descargas elétricas, choques e até mortes.

 

 

Reduzir custos

 

Além de sobreaquecimento e pontos de fuga de corrente que podem provocar choques, curtos-circuitos, incêndios e explosões, várias outras alterações podem facilmente ser identificadas com um laudo elétrico em Curitiba.

Entre elas estão os distúrbios de energia. Efeito Joule, presença de harmônicos, variações de corrente e tensão ou calor excessivo são exemplos de distúrbios que fazem uma instalação elétrica industrial, literalmente, queimar energia. São como jogar dinheiro no lixo.

Estima-se que só o chamado “baixo fator de potência” ocasione perdas que giram em torno de 5% em praticamente todos os sistemas elétricos que não passam por análise e correção de problemas.

Além disso, o excesso de energia reativa associado ao baixo fator gera multas da concessionária na conta de luz. Veja por que no vídeo abaixo!

 

 

 

O laudo elétrico aponta esses perigos e sugere as medidas a serem tomadas para a correção dos mesmos. Por exemplo, no caso do baixo fator, costuma ser recomendada a instalação de bancos de capacitores.

Assim, a realização de um laudo elétrico em Curitiba aponta como obter o bom funcionamento dos componentes da  instalação elétrica, o que acaba se traduzindo em muita economia da conta de luz.

 

 

Laudo elétrico em Curitiba também eleva a vida útil das instalações e de equipamentos

 

Se sua empresa fizer o laudo de instalações elétricas, encontrar pontos frágeis do sistema e corrigi-los, as chances de acidentes com energia elétrica cairão enormemente.

“Com isso, a estrutura física do sistema elétrico terá sua integridade preservada ao máximo. Além disso, a estabilidade da qualidade no fornecimento de energia resultará em melhor performance de máquinas e equipamentos. E a vida útil dos bens da empresa será aumentada” – diz Henrique Nascimento Costa, engenheiro-eletricista da OMS Engenharia.

Desta forma, tudo o que se faz preventivamente em engenharia elétrica não é gasto, e sim investimento. Com retorno mensurável e, normalmente, muito preciso.

 

 

Tipos de laudos elétricos em Curitiba

 

 

Como vimos, um laudo elétrico em Curitiba completo inspeciona toda a instalação elétrica para identificar problemas e apontar soluções, visando a elevar a eficiência e a segurança do sistema.

Com isso, além de mitigar riscos, sua empresa consegue ampliar a vida útil das instalações e reduzir custos operacionais.

No entanto, em muitas situações, sua corporação pode precisar de laudos elétricos mais focados em solucionar ou prevenir problemas específicos, ou mesmo em economizar energia e reduzir a conta de luz.

Por isso, podemos dizer que existem diferentes tipos de laudos de sistemas elétricos. Veja os mais comuns!

 

 

1.   Laudo elétrico em Curitiba de qualidade da energia

 

Avalia as condições da energia que está sendo recebida da concessionária para alimentar as máquinas da produção industrial.

É essencial para identificar distúrbios da qualidade da energia, como harmônicas, oscilações de tensão ou frequência, bem como o baixo fator de potência.

Esses distúrbios ocasionam o mau-funcionamento de máquinas, elevam o consumo de energia e reduzem a eficiência industrial.

O laudo elétrico de qualidade da energia é fundamental para identificar esses problemas e apontar as soluções para corrigi-los.

→ Clique no link abaixo e saiba mais sobre o laudo de análise da qualidade da energia para empresas e indústrias.

 

 

Laudo com analisador de energia: como ele ajuda sua empresa a evitar os prejuízos dos distúrbios na qualidade da energia?

 

2.  Laudo elétrico  NR-10 (Prontuário NR-10)

 

Toda empresa “com carga instalada superior a 75 kW deve constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas” – diz a norma NR-10.

Por isso, se você emprega trabalhadores expostos à eletricidade, precisa manter o laudo elétrico NR-10 em dia. Do contrário, pode sofrer multas e indenizações trabalhistas.

A própria empresa de engenharia elétrica que presta o serviço de certificação e emissão de laudos precisa seguir a norma, voltada à proteção dos técnicos que realizam manutenções, vistorias, reparos e instalações elétricas.

Por isso, na OMS Engenharia, os funcionários sempre passam por treinamentos NR-10 e SEP para atender obras em baixa, média e alta tensão.

 

3. Laudo elétrico em Curitiba para recuperar créditos de ICMS

 

 

laudo elétrico em Curitiba

É lei federal (LCs 102/00, 114/02, 122/06 e 138/10): indústrias podem abater créditos do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pago na conta de luz. Mas somente sobre a energia elétrica consumida em processos de industrialização.

Para tanto, é importante elaborar um laudo um técnico sobre o consumo de energia da indústria, seguindo as normas brasileiras (que explicamos aqui).

Realizar o  laudo de ICMS é atribuição de um engenheiro eletricista acompanhado de um eletricista (com NR 10). O objetivo é fazer um levantamento “in loco” na indústria para discriminar quais equipamentos realmente fazem parte do parque “fabril” e quais equipamentos são utilizados na administração.

Com o laudo de ICMS mapeando o consumo elétrico dos processos industriais, o consumidor industrial pode abater os créditos na conta de luz de forma direta, mês a mês.

IMPORTANTE: Nem todas as indústrias podem se beneficiar do ICMS (ex.: microempresas).

 

Como é feito o laudo de ICMS em Curitiba?

 

Para resgatar créditos de ICMS reduzindo a conta de luz, é preciso que a indústria “divida” seu consumo em duas partes. Uma relativa aos processos de industrialização, onde a energia é aderida ao produto. Outra relacionada às demais atividades da indústria (administração,  marketing, compras, vendas etc.).

Isso é chamado de “rateio” da energia consumida.

O rateio irá comprovar quanto de energia é gasta no processo de industrialização e, portanto, quanto ICMS poderá ser abatido.

É possível instalar vários “contadores” para fazer a leitura do consumo em cada setor da indústria. Mas essa é uma solução normalmente mais cara e trabalhosa. Por vezes, demanda a reconstrução de circuitos e linhas de produção.

A responsabilidade sobre a informação de consumo é do próprio consumidor. Por isso a contratação do laudo elétrico em Curitiba acaba sendo mais prática e viável, na maioria dos casos. Isso porque o rateio do consumo de energia é calculado e atestado pela empresa que elabora o documento.

O laudo elétrico de ICMS comprova as informações do consumo industrial, caso haja fiscalização da Receita Tributária.

Pronto! Já é possível resgatar o crédito, ou seja, abater o ICMS em conta mensalmente, na proporção estipulada pela Receita Estadual.

Preferencialmente, os laudos elétricos devem ser atualizados. Sejam para resgate de ICMS, para atender as leis ou para garantir a segurança das instalações e pessoas. Saiba mais em nosso post completo sobre laudos de ICMS!

 

 

Laudo de ICMS em Curitiba: é fundamental a indústria ter o direito de creditar-se dos valores pagos na conta de energia elétrica

 

 

4.Laudo de SPDA

 

É o laudo que avalia o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SDPA) de acordo com a NBR 5419.

Ele aponta como está a situação dos captores (para-raios), dos condutores de descida e da malha de aterramento.

Esses são os sistemas que, em conjunto, protegem a sua empresa contra os efeitos destruidores dos raios.

→ Clique na imagem abaixo para saber tudo sobre laudos de SPDA em Curitiba.

 

 

LAUDO DE SPDA EM CURITIBA: quando, como e por que fazer?

 

E saiba tudo sobre a instalação de para-raios e os tipos de SPDA que sua empresa pode implantar para proteger seu patrimônio.

 

5. Laudo de aterramento (LA)

 

Esse tipo de laudo serve para verificar a existência do sistema de aterramento, avaliando também suas condições de conservação. Ele determinando ainda se o dimensionamento da malha de aterramento é suficiente para garantir a dissipação de energias espúrias da edificação ao solo, garantindo assim a proteção dos ocupantes contra descargas elétricas, choques e incêndios.

Para isso, o laudo de aterramento leva em conta especialmente a NBR 5419, de proteção contra descargas atmosféricas, e a NBR 5410, para instalações de baixa tensão. Além das normas que se aplicam, por exemplo, a indústrias que trabalham em regime de média ou alta tensão.

Saiba mais sobre a importância de contar com um bom sistema de aterramento e o que deve ser avaliado no LA clicando no link abaixo.

LAUDO DE ATERRAMENTO: tudo que você precisa saber sobre ele em 7 perguntas!

 

Como vemos, são muitos requisitos de segurança que a sua empresa precisa cumprir. E muitos deles dependem da realização de laudos elétricos em Curitiba.

Para isso, é importante contar com profissionais de confiança, treinados e habilitados para realizá-los com precisão, confiabilidade e dentro das normas.

 

 

Conte com a OMS para fazer seu laudo das instalações elétricas em Curitiba!

 

Localizada na capital paranaense, a OMS Engenharia tem 33 anos de know how em engenharia elétrica.

Nesse período todo, sempre empregou equipamentos de última geração para realizar laudos elétricos em Curitiba precisos e focados na necessidade de cada empresa ou indústria.

“Utilizamos equipamentos de ponta, certificados e calibrados de acordo com padrões nacionais e internacionais de segurança. Tudo o que fazemos, de laudos à execução de obras ou instalações elétricas, segue os padrões de normas como a NR-10. Isso garante segurança para quem nos contrata e evita muita dor de cabeça” – diz o engenheiro Osmar Costa.

E como unimos expertise e tecnologia, oferecemos soluções para melhorar a eficiência da sua empresa com uma visão global do seu empreendimento.

Isso porque somos uma empresa de engenharia multifocal, que não é especializada apenas em elétrica, mas também nas engenharias civil, mecânica, hidráulica e de saneamento, bem como em projetos de automação e instrumentação industrial.

Com isso, projetamos e executamos soluções completas, do piso ao teto, unindo todas as engenharias que você necessita em uma empresa só.

Por isso, fique tranquilo!

Confie na OMS para avaliar as instalações elétricas da sua empresa e sugerir as melhores soluções.

Como sempre dizemos por aqui: cuidamos da sua obra para você cuidar do seu negócio!

→ Peça seu orçamento aqui ou ligue para conversar com nossa equipe sobre o seu laudo elétrico em Curitiba ou outras cidades do Paraná e Santa Catarina.

Esperamos ter ajudado! Obrigado pela visita e até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *