Blog

MANUTENÇÃO ELÉTRICA EM CURITIBA: como ela protege sua empresa e evita desperdícios na conta de luz?

manutenção elétrica em Curitiba

Você sabe por que a manutenção elétrica em Curitiba é tão importante?

Se você pensou em proteger seu patrimônio evitando curtos-circuitos, incêndios e choques, acertou, é claro.

Só que há muito mais do que isso em jogo! Incluindo questões financeiras e de produtividade industrial ou corporativa.

Indústrias e empresas que não fazem a manutenção dos seus equipamentos e de sua instalação elétrica costumam perder eficiência na linha da produção, além de terem uma conta de luz muito elevada. Com isso, perdem dinheiro.

Esse problema ocorre por diversos fatores associados à falta de manutenção que geram desperdício de energia elétrica. Entre eles:

  • Superaquecimentos em componentes da infraestrutura elétrica.
  • Distúrbios na qualidade da energia utilizada.
  • Defeitos em transformadores e subestações de energia.
  • Problemas nos motores, máquinas e equipamentos industriais e corporativos.

Neste post, você  saberá porque a manutenção elétrica preventiva é o caminho mais curto, seguro e barato para evitar que sua empresa enfrente esses problemas.

Verá também quais são  os principais fatores que geram desperdício e alto consumo de energia, entendendo como a manutenção pode evitá-los.

E  entenderá como a manutenção elétrica em Curitiba deve ser feita, conhecendo os tipos de protocolos  preventivos que você pode adotar em sua corporação.

Confira o índice do post e boa leitura!

 

O que é a manutenção elétrica em Curitiba e para que ela serve?

 

A manutenção elétrica em Curitiba é um conjunto de procedimentos realizados periodicamente para avaliar as condições das instalações elétricas das edificações,  bem como identificar e corrigir falhas, evitando a formação de defeitos sérios que possam prejudicar as atividades industriais e corporativas.

Para atender a essa finalidade, as ações programadas de manutenção elétrica costumam incluir:

  • Vistorias in loco, com inspeção visual e por equipamentos.
  • Ações corretivas – como reaperto de parafusos,  limpeza e  lubrificação ou substituição de peças vencidas ou danificadas.
  • Avaliações termográficas para identificar pontos de sobreaquecimento em condutores e quadros elétricos.
  • Análises físico-químicas de componentes da instalação elétrica, como o óleo de transformadores, por exemplo, para evitar o risco de graves explosões e interrupções no fornecimento de energia.

Geralmente, a manutenção elétrica em Curitiba tem caráter preventivo. Ou seja, é realizada para solucionar problemas ainda  em formação, impedindo que eles se manifestem e prejudiquem as instalações elétricas.

Isso garante a longevidade e o bom funcionamento da infraestrutura elétrica, bem como das máquinas e equipamentos a ela conectados.

Essa prevenção de defeitos e falhas elétricas pode ser feita de três diferentes formas, como  veremos a seguir.

 

 

Tipos de manutenção elétrica em Curitiba

 

Há três estratégias principais que sua empresa pode adotar: manutenção elétrica preventiva, preditiva e corretiva.

Elas podem ser combinadas em um Plano de Manutenção específico para o seu negócio.  Entenda  melhor a diferença entre elas!

 

 

Manutenção Elétrica Preventiva

 

Manutenção elétrica em Curitiba

Este tipo de manutenção elétrica em Curitiba segue um protocolo de inspeções visuais e com aparelhos como os medidores FLuke.

O foco dessas inspe

ções é detectar pontos de superaquecimento, sobrecarga, distúrbios ou desgaste de componentes.

Com isso, as ações de manutenção preventiva realizadas periodicamente evitam a ocorrência de falhas.

Quando defeitos são encontrados, alguns consertos podem ser realizados no momento da vistoria.

E se a reparação exige o desligamento da energia, uma ação corretiva é programada para os horários que não prejudiquem as rotinas corporativas.

Nas indústrias, o Plano de Manutenção Elétrica deve englobar também a avaliação de máquinas, pois elas interagem intensamente com a instalação elétrica, como veremos adiante.

 

 

Manutenção Preditiva

 

Também é uma manutenção elétrica em Curitiba programada para prevenir falhas.

Mas sua periodicidade segue um critério diferente: a manutenção só é realizada no último momento antes que o componente elétrico apresente problemas.

“Com base na análise do comportamento dos equipamentos e nas especificações do fabricante, nossos especialistas conseguem prever em que momento exato a manutenção elétrica deverá ser realizada para impedir que o defeito ocorra” – explica o engenheiro eletricista Osmar Costa, diretor da OMS Engenharia.

Portanto, a manutenção elétrica preditiva é baseada em estudos sobre as tendências de desgaste dos equipamentos.

Isso pode envolver

ferramentas de automação industrial e tecnologias de informação, como IA e IoT.

Em indústrias que não possuem esses recursos, a predição de falhas é feita por meio de testes, como:

  • análise de vibrações
  • análise da qualidade do óleo dos motores
  • avaliação das condições das superfícies
  • inspeção da estrutura dos equipamentos da indústria.

Geralmente, esse tipo de manutenção elétrica em Curitiba é empregado com o objetivo de reduzir o número de intervenções,  diminuindo custos.

E isso deve ocorrer sem afetar a produtividade e a vida útil de motores e das instalações elétricas.

 

 

Manutenção Elétrica Corretiva

 

A manutenção elétrica corretiva pode ser programada ou não programada.

Quando programada, é executada como um complemento, em conjunto com os protocolos preditivos ou preventivos.

Portanto, é planejada

para efetuar a substituição de componentes desgastados, óleo de motores ou peças com defeito que tenham sido descobertos durante as manutenções preventivas.

Ao contrário, quando a intervenção corretiva não é programada, isso geralmente significa que não houve manutenção preventiva e uma falha elétrica já ocorreu.

A manutenção corretiva, nesse caso, serve para consertar o problema e envolve prejuízos como a paralisação de empresas e indústrias por desligamento emergencial da alimentação.

Por este motivo, apostar totalmente no conserto após a falha torna-se a prática mais cara de manutenção elétrica em Curitiba.

O baixo custo-benefício ocorre porque a manutenção corretiva não programada leva as empresas a perderem com:

  • Desgaste de componentes e redução da vida útil de equipamentos e máquinas, bem como da própria instalação elétrica.
  • Paradas não programadas que geram queda de produtividade.
  • Consequentemente, redução do aproveitamento anual de sistemas corporativos de produção e distribuição de produtos.

Portanto, corporações que realizam apenas manutenções elétricas corretivas emergenciais estão mais abertas a acidentes e perdas financeiras.

Desta forma, elas expõem

seus colaboradores a condições inseguras de trabalho.

Por isso, recomendamos que um protocolo de manutenção elétrica em Curitiba seja implantado pelas empresas e indústrias logo que sua operação comece, pois mesmo as edificações novas podem apresentar falhas elétricas que surgem naturalmente, devido ao desgaste de peças e componentes.

É mais barato prevenir defeitos do que corrigi-los.

 

 

Desperdícios que a manutenção elétrica em Curitiba evita

 

 

A manutenção elétrica preventiva identifica os problemas que geram desperdício antes que eles ocorram efetivamente.

Com isso, sua empresa deixa de gastar com a correção de falhas que podem afetar tanto a infraestrutura elétrica quanto o funcionamento de máquinas e motores industriais. E evita distúrbios que elevam naturalmente a conta de luz, como o “efeito Joule”.

Causado pelo aquecimento que a movimentação da energia provoca nos condutores, este efeito “queima” 5% da energia que a sua empresa utiliza!

Ou seja, é um gasto invisível, desnecessário e constante na sua conta de luz.

E não é só. Há vários out

ros fatores que provocam desperdício, mas  podem ser evitados com a manutenção elétrica preventiva.

Convidamos o engenheiro eletricista Osmar Nascimento Costa para explicar como ocorrem esses desperdícios em indústrias e empresas que não fazem a manutenção elétrica em Curitiba ou outras cidades. Vale muito a pena conferir!

 

 

 

 

Como vimos no vídeo, adotando um protocolo periódico de manutenções preventivas você pode evitar gastos com a correção de problemas que vão de curtos e explosões à queima de equipamentos.  Afinal, o custo da correção é quase sempre muito maior que o da manutenção.

Além disso, a m

anutenção elétrica em Curitiba também evita distúrbios que podem estar elevando a sua conta de luz agora mesmo, sem você perceber.

Vejamos quais são os quatro principais fatores de desperdício que fazem sua empresa ou indústria jogar dinheiro no lixo, mas podem ser evitados com manutenção preventiva. Confira!

 

 

1. Superaquecimento: só a manutenção elétrica em Curitiba pode evitá-lo!

 

Ter pontos de superaquecimento na infraestrutura elétrica é como “queimar” energia.

E o pior: além do desperdício, que eleva a conta de luz, o superaquecimento pode causar curtos-circuitos, incêndios, queima de equipamentos, ferimentos e mortes.

Muitas vezes,

o aquecimento elétrico é provocado por subdimensionamento da estrutura de distribuição da energia, incluindo cabos e quadros de distribuição.

Isso ocorre quando muitas máquinas, motores e equipamentos eletrônicos são adquiridos sem a devida ampliação da instalação elétrica. Ou seja, quando há aumento de carga para os mesmos cabos, disjuntores, quadros de distribuição ou outros componentes elétricos.

Para exemplificar esse caso – muito comum em indústrias – fizemos um vídeo que mostra o superaquecimento em um quadro de distribuição elétrica.

O problema foi detectado durante a manutenção programada feita pela OMS Engenharia em um de seus clientes. Portanto, é um caso real muito comum na rotina de manutenção elétrica em Curitiba. E evidencia que o perigo não está só nas instalações antigas.

Isso porque mesmo edificações novas podem ter sobrecarga de muitos equipamentos ligados ao sistema, o que superaquece componentes das instalações elétricas.

Além disso, o afrouxamento de parafusos e conexões é um processo que ocorre naturalmente pela utilização diária, mesmo em sistemas elétricos novos. Portanto, o aquecimento só pode ser corrigido/ evitado por meio de um protocolo permanente de manutenção elétrica.

Veja o vídeo!

 

 

2. Problemas em transformadores e subestações de energia

 

Transformadores e subestações de energia são vitais para indústrias. Eles convertem a eletricidade recebida das concessionárias em alta tensão para média ou baixa tensão. Só assim a energia se torna adequada e pode ser utilizada para mover máquinas e motores.

Por isso mesmo, são o coração das grandes empresas. Se eles param por uma falha de funcionamento, toda a produção industrial ou administrativa é paralisada. E quantos negócios podem ser perdidos com isso!

O problema é que, como vimos no depoimento do engenheiro eletricista Osmar Costa, a falta de manutenção em transformadores elétricos pode provocar incêndios, explosões e paralisar atividades.

Esses equipamentos dependem, portanto, de manutenções periódicas, que devem fazer parte do protocolo geral de manutenção elétrica preventiva em Curitiba.

A manutenção de transformadores deve incluir ações específicas como a análise do óleo do motor, que identifica o “prazo de validade” do equipamento.  Clique aqui para saber como essa análise é feita.

O protocolo preventivo deve contar ainda com inspeções visuais e avaliação termográfica por aparelhos que medem a temperatura e identificam pontos de aquecimento.

 

→  Saiba mais sobre a manutenção de subestações de energia clicando na imagem abaixo!

 

 

MANUTENÇÃO DE SUBESTAÇÕES DE ENERGIA: como ela evita prejuízos e garante a segurança energética de sua empresa?

 

3. Distúrbios na qualidade da energia

 

São alterações na qualidade da energia elétrica que causam superaquecimento e desperdício de energia, aumentando o consumo e a conta de luz.

“O ideal seria uma energia em 60Hz (Hertz), em corrente alternada – que é o padrão de energia que vem para as nossas casas e empresas. As distorções elétricas fazem com que essa energia acabe adquirindo outras características, que não são desejadas” – explica Costa.

São exemplos de distorções elétricas:

  • “Efeito Joule”
  • Desequilíbrios e flutuações de tensão (“Flicker”)
  • Distúrbios de corrente
  • Baixo fator de potência
  • Distorção harmônica
  • Transitórios rápidos

Esses distúrbios podem ser ocasionados por interferências geradas por componentes eletrônicos dos próprios equipamentos industriais. Ou são provenientes de má qualidade da energia fornecida pela concessionária local.

Além de elevar o consumo e gerar desperdício, eles prejudicam o funcionamento de equipamentos e ocasionam queda de produtividade. Ou mesmo a queima de máquinas com componentes eletrônicos.

analisador de energia

É por isso que não apenas a estrutura elétrica como as próprias máquinas e equipamentos eletrônicos precisam de manutenção preventiva periódica.

A OMS  Engenharia, por exemplo, utiliza a tecnologia dos medidores Fluke nas manutenções para identificar distúrbios elétricos que afetam a qualidade de energia e geram sérias perdas nas empresas.

A partir da identificação dos distúrbios por aparelhos medidores e técnicas apropriadas, é possível corrigir problemas na qualidade de energia. É o caso da aplicação de filtros, uma das formas de evitar distorções.

→ Veja como é feita a análise da qualidade de energia e saiba mais sobre os tipos de distúrbios que podem prejudicar sua empresa. 

Até aqui, resumimos os principais fatores de desperdício que podem ser identificados e solucionados a partir da manutenção das instalações elétricas de sua empresa ou indústria em Curitiba. Agora, vamos nos ater aos equipamentos e motores de sua corporação.

 

 

4. Problemas em motores

Eles também precisam de manutenção em sua parte elétrica. Isso porque, se tiverem mau funcionamento ou forem utilizados de modo inadequado, podem elevar o desperdício e o consumo energético. Veja só!

 

 

 

 

Aqui no Brasil, os motores são responsáveis pela maior parte do consumo energético na indústria.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia:

  • O setor industrial consome 43,7% de toda energia elétrica no país.
  • O parque motriz gasta 68% dessa energia elétrica.
  • 30% da eletricidade utilizada são consumidos por motores elétricos.

Boa parte desse consumo ocorre pela falta de manutenção elétrica industrial: ou seja, por desperdício.

Também pelo recondicionamento dos motores, o que os torna pouco eficientes.

“É muito comum, em uma empresa, máquinas serem acionadas por motores elétricos em condições precárias de funcionamento. O pretexto para isso é não se prejudicar a produção ou por simples descaso” – diz a Companhia Paranaense de Energia Elétrica, a Copel.

Em seu manual de eficiência energética, a Copel salienta: “A manutenção ou o reparo da máquina é, geralmente, feito somente quando a produção permite, ou quando as condições de funcionamento se tornam tão precárias que impedem a sua operação. Tal procedimento, além de poder danificar a máquina, reduz sua vida útil. Essa atitude geralmente provoca grandes desperdícios de energia”.

Veja a seguir os problemas que podem ser evitados nas indústrias com protocolos periódicos de manutenção elétrica!

 

 

Manutenção Elétrica Industrial em Curitiba

 

Quando o assunto são os motores e equipamentos elétricos por eles acionados, há vários requisitos que precisam ser verificados na manutenção elétrica de fábricas, indústrias e grandes empresas em Curitiba.

As intervenções preventivas de manutenção elétrica apontam esses problemas por meio de inspeções visuais, testes físico-químicos e análises com equipamentos de medição elétrica.

A partir daí, distúrbios e defeitos podem ser corrigidos com as medidas certas, solucionando o desperdício e reduzindo o consumo de energia elétrica.

Confira o checklist!

 

 

1. Baixo fator de potência

 

Equipamentos como motores e transformadores que funcionam com corrente alternada e possuem um circuito magnético absorvem energia ativa e energia reativa.

A energia ativa produz trabalho, como ocorre na rotação do eixo de um motor.

A energia reativa não movimenta as máquinas, mas mantém um fluxo magnético indispensável ao funcionamento dos motores.

Temos, então, uma corrente ativa e uma reativa. Além delas, uma terceira: a corrente aparente (ou corrente de carga), que circula pelo circuito e causa o aquecimento dos condutores. Isso gera perdas de energia por “efeito Joule”.

Quando a relação entre a corrente ativa e a corrente de carga é baixa, temos baixo fator de potência.

Quanto menor for o fator de potência, maior será a corrente aparente (de carga) que circula pelos condutores e, portanto, maior será o aquecimento e a perda de energia.

Além de gerarem desperdício, as empresas e indústrias com baixo fator de potência são multadas pelas concessionárias de energia por terem pouca eficiência energética.

A manutenção elétrica dos motores avalia esses e outros casos de consumo desnecessário por baixo fator de potência.

Veja, no post a seguir, como esse problema pode ser corrigido utilizando-se um banco de capacitores.

 

BANCO DE CAPACITORES: como corrigir o baixo fator de potência e dar adeus às altas contas de luz?

 

2. Motores operando no vazio

 

Quando um motor elétrico opera no vazio, com baixa carga, ele continua consumido a mesma quantidade de energia reativa de uma carga cheia.

Ou seja, motores superdimensionados ou funcionando com baixa carga desperdiçam energia.

Este é um fator muito comum que faz indústrias, literalmente, jogarem dinheiro no lixo.

Durante as inspeções periódicas, a manutenção elétrica industrial em Curitiba investiga a origem do desperdício, a apontando possíveis soluções.

 

3. Perda de desempenho dos motores

 

Além do desperdício, uma instalação com baixo fator de potência sofre oscilações de tensão que podem queimar motores.

Essas oscilações também causam perda de potência.

E podem provocar ainda sobrecargas que levam a danos e desgastes prematuros e a dificuldades de ajuste do sistema, reduzindo a eficiência e afetando a produtividade industrial.

 

 

4. Perda ôhmica ou “efeito Joule”

 

É causado pela resistência à passagem da corrente elétrica nos componentes de um sistema de distribuição (transformadores, disjuntores, cabos condutores e conectores, entre outros).

Essa resistência dissipa a potência elétrica na forma de calor. É como queimar energia.

“Essas perdas aquecem o ambiente, tornando, em muitos casos, necessária a renovação do ar, que se processa através de ventiladores e exaustores, elevando ainda mais o consumo de energia e a demanda de potência solicitada” – explica a Copel.

Ao identificar o problema, a manutenção elétrica industrial em Curitiba permitirá a sua correção. Para isso, podem ser adotadas medidas como:

  • utilizar condutores e materiais com menor resistência à corrente;
  • substituição dos condutores antigos por outros com maior ampacidade (capacidade máxima de corrente elétrica), de acordo com normas técnicas;
  • reduzir o comprimento dos condutores. Toda a disposição da planta industrial ou empresarial pode ser redimensionada. Uma readequação física dos equipamentos pode ser adotada para reduzir os comprimentos dos circuitos, gerando menos pontos de contato e, portanto, menor resistência.

 

 

5. Nível de tensão nominal

 

A tensão necessária para o máximo rendimento de um equipamento ou sistema elétrico é chamada nominal. Cada aparelho possui uma tensão nominal recomendada. A manutenção elétrica industrial avalia se a tensão está adequada.

Uma tensão elétrica abaixo da nominal causa esforço exagerado das máquinas, provocando seu aquecimento e também elevando seu consumo.

Por isso, é sempre melhor apostar na manutenção elétrica em Curitiba para evitar o desperdício e reduzir custos.

→  Saiba mais em nosso post completo sobre manutenção elétrica industrial. É só clicar na imagem abaixo!

 

MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL: o guia completo para você blindar seu negócio contra riscos elétricos.

 

 

Benefícios da Manutenção Elétrica Industrial em Curitiba

 

Ao detectar problemas, a manutenção elétrica dos sistemas e suas máquinas – as principais consumidoras de energia no setor industrial – proporciona:

  • Melhor aproveitamento das instalações e equipamentos elétricos.
  • Isso permite a melhoria na qualidade dos produtos fabricados ou serviços oferecidos.
  • Queda do consumo de energia por otimização dos sistemas ou redução de perdas.
  • Aumento da produtividade.
  • Redução da conta de luz.
  • Conservação da vida útil dos equipamentos.

Todas essas vantagens tornam-se mensuráveis com uma simples comparação do consumo antes e depois da manutenção elétrica em Curitiba e da realização dos reparos e ajustes necessários.

Somada a um programa de eficiência energética, a manutenção preventiva e corretiva é, sem dúvida, indispensável a toda empresa eficiente.

“Numa instalação que não tem manutenção, que não teve o dimensionamento adequado, você está jogando energia fora. Se você não faz manutenção, no dia em que acontece um problema ou estrago, você acaba gastando muito mais” – conclui Osmar Nascimento Costa, sócio da OMS Engenharia.

Vimos que a manutenção elétrica nas indústrias é bastante focada em máquinas e equipamentos com motores elétricos.

Basicamente, essa é a diferença entre a manutenção elétrica industrial e a manutenção elétrica predial, que vamos conferir agora.

 

 

Manutenção Elétrica Predial em Curitiba

 

A manutenção elétrica predial é um conjunto de ações envolvendo a avaliação das instalações elétricas de edifícios  comerciais e residenciais, sendo parte importante também das manutenções industriais.

Assim como na indústria, a manutenção elétrica predial em Curitiba também costuma envolver estratégias que podem ser preventivas, corretivas ou preditivas.

E costuma seguir um protocolo de ações periódicas elaborado por especialistas.

As rotinas deste plano de ação são traçadas de acordo com as características da edificação e o tipo de atividade realizado pela empresa ou indústria.

Preferencialmente, o ponto de partida deve ser a avaliação geral das condições da edificação com a emissão de um laudo das instalações elétricas.

Na maioria dos ambientes, sejam comerciais ou industriais, o plano de manutenção elétrica predial inclui:

 

 

Gestão do consumo de energia

 

Envolve a análise de elevações e oscilações no consumo de energia que podem ser causadas por desequilíbrios de fases ou falhas no sistema de alimentação. Também podem indicar queima de componentes, sobrecarga ou distúrbios na instalação elétrica.

 

 

Inspeção visual das instalações elétricas

 

 Geralmente, as inspeções visuais preventivas da manutenção elétrica predial englobam:

  • Avaliação das condições de conservação do estado físico geral da instalação elétrica. Deterioração de componentes, ferrugem e corrosão.
  • Limpeza e conservação de quadros de distribuição de energia, perfilados e eletrocalhas.
  • Identificação de vazamentos de lubrificantes ou outros componentes de transformadores ou motores industriais.
  • Verificação de ruídos e vibrações incomuns no ambiente, pois elas podem gerar distúrbios elétricos.
  • Avaliação de possível queda de tensão, falta ou desequilíbrio de fase.
  • Exame de provável desarme, aquecimento, queima ou sobrecorrente.
  • Indícios de fumaça, queima de cabos e sinais de incêndios.

Dessa forma, é possível fazer o controle rigoroso das ações e monitorar o comportamento do sistema elétrico, máquinas e motores.

 

 

Análises termográficas

 

Servem para verificar se há elevação na temperatura de componentes da instalação elétrica. São um dos pontos mais importantes para a saúde das edificações.

Por isso, na OMS Engenharia, os protocolos de manutenção elétrica predial em Curitiba  incluem a análise termográfica de:

A análise é feita com equipamentos especiais, conhecidos como “termovisores”.

Quando ela constata a presença de pontos de aquecimento acima da temperatura ambiente, ações de avaliação e correção do problema são realizadas.

Se não forem corrigidos, pontos quentes podem ocasionar curtos-circuitos, incêndios e explosões.

Você conseguirá entender exatamente como isso acontece assistindo ao vídeo a seguir. Ele mostra como é realizada a manutenção elétrica preventiva dos quadros de distribuição de energia em uma grande empresa atendida pela OMS Engenharia em Curitiba.

 

 

Análises físico-químicas

 

Muitas edificações comerciais, industriais e residenciais possuem geradores, transformadores ou mesmo subestações de energia.

Esses equipamentos contêm óleos isolantes que precisam ser avaliados periodicamente por meio de ensaios laboratoriais realizados durante a manutenção elétrica  predial em Curitiba.

Se esses óleos apresentarem sinais de degradação, isso indica perigo de superaquecimento, explosões, curtos-circuitos e, consequentemente, paralisação da produção industrial.

Além disso, há diversos componentes elétricos – como reatores, disjuntores, capacitores, chaves e linhas de distribuição – que necessitam de análises físico-químicas periódicas.

Por isso, nas manutenções elétricas em indústrias são feitos testes que avaliam vibrações, qualidade do óleo dos motores, condições das superfícies e inspeções estruturais dos equipamentos.

Saiba mais sobre a manutenção de subestações de energia clicando na imagem abaixo!

 

 

Manutenção elétrica predial em Curitiba corretiva

 

As manutenções elétricas prediais corretivas são realizadas para efetuar reparos na instalação elétrica.

No cenário ideal, elas devem acontecer de modo planejado para efetuar a substituição de componentes desgastados, óleo de motores ou peças com defeito que tenham sido descobertos durante as manutenções preventivas.

Isso significa quem quando necessário, o desligamento da energia será amparado por grupos motores geradores nas empresas onde a produção não pode parar.

Infelizmente, nas empresas que não realizam manutenções preventivas, as ações corretivas costumam ocorrer de forma emergencial e não programada.

Consequentemente, podem gerar paralisações inesperadas. Isso eleva custos financeiros e riscos à segurança, gerando impactos à produtividade das empresas.

 

Falhas que a manutenção elétrica predial em Curitiba pode evitar

 

Os protocolos de manutenção elétrica predial permitem identificar falhas elétricas ocultas. Com isso, elas podem ser corrigidas logo no início de sua formação.

Estas falhas vão de defeitos na construção do edifício ao desgaste dos materiais utilizados no sistema elétrico.

Entre os problemas mais  comuns detectados pelas manutenções elétricas prediais em Curitiba estão:

 

  1. Anomalias no sistema elétrico que podem afetar a proteção dos circuitos gerando sobrecargas, instabilidades, choques e incêndios.
  2. Superaquecimento causado por sobrecarga que afeta cabos e quadros de distribuição de energia elétrica, gerando centenas de incêndios e mortes, todos os anos, no Brasil.
  3. Deterioração da instalação elétrica que eleva gastos com consertos e reformas elétricas.
  4. Desperdício de energia por sobreaquecimento (“efeito Joule”), elevando a conta de luz.
  5. Explosões e queima de transformadores por problemas como umidade ou deterioração de componentes, inclusive em subestações de energia industriais.
  6. Queima de equipamentos por instabilidades do sistema elétrico, com enormes prejuízos às rotinas corporativas.
  7. Interrupções frequentes do fornecimento de energia com perda de produtividade.
  8. Choques e acidentes elétricos que podem ser fatais.
  9. Curtos-circuitos e incêndios que podem destruir sua empresa!

 

Veja como esses problemas surgem nas edificações em nosso post completo sobre a manutenção elétrica predial em Curitiba!

 

Manutenção elétrica predial em Curitiba: entenda como ocorre a deterioração da elétrica e proteja sua edificação!

 

 

Por que confiar a sua manutenção elétrica em Curitiba a uma empresa multisserviços? 

 

Digamos que você tem uma indústria e ela precisa de manutenção elétrica em Curitiba. Mas isso envolverá mudanças no layout da fábrica, incluindo obras civis, reformas de telhados e demolições de paredes para alteração do posicionamento de máquinas.

A OMS tem equipe própria para realizar tudo isso e consertar também a rede hidráulica. Absolutamente tudo que você precisar, ela tem em uma empresa só!

Isso porque somos uma empresa de engenharia multisserviços especializada em entregar soluções completas, do piso ao teto, para grandes empresas e indústrias.

Significa que não trabalhamos só com instalações elétricas, mas também com engenharia civil, hidráulica, mecânica e serviços complementares.

Por isso, realizamos tudo que você precisa, da avaliação da infraestrutura à reforma total ou construção do zero, passando por projeto e execução de múltiplas  soluções.

 

Soluções  multisserviços

 

O portfólio multifocal da OMS Engenharia engloba soluções como:

 

 

Reunir todas essas soluções em uma empresa só é o que chamamos de “engenharia one-stop-shop”, que traz vantagens como maior agilidade na execução e ampla capacidade para atuar em obras multifocais. Além, é claro, da tranquilidade de alguém que cuide de tudo, para você poder cuidar do seu negócio.

→ Veja como a engenharia multisserviços  pode elevar a eficiência de sua obra ou manutenção clicando na imagem a seguir!

 

Como uma EMPRESA DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA com atuação multisserviços pode elevar a eficiência da sua obra?

 

Conte com a OMS para realizar sua manutenção elétrica em Curitiba!

 

Você terá a tranquilidade de contar com a cobertura total da engenharia multisserviços.

→ Contate a OMS aqui para solicitar seu orçamento!

E não esqueça de assinar nosso newsletter para receber informações como esta.

Esperamos ter ajudado. Obrigado pela visita e até breve!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *