Blog

PROJETO ELÉTRICO EM CURITIBA: como ele ajuda você a economizar até 20% na obra e ainda reduz o consumo de energia da sua empresa?

projeto elétrico em Curitiba

Seja uma reforma elétrica ou uma construção a partir do zero, o pior negócio que sua empresa pode fazer é começar a obra sem antes elaborar um projeto elétrico em Curitiba.

O motivo é contundente: ter um projeto elétrico bem estruturado reduz os custos da instalação elétrica em até 20%.

De acordo com o engenheiro-eletricista Henrique Dariva, da OMS Engenharia, isso ocorre porque executar a instalação elétrica a partir de um projeto eleva a eficiência no canteiro de obras.

“Com a execução de um projeto elétrico você diminui o custo da obra em 10% a 20% só pela questão de não ter retrabalhos” – explica o engenheiro.

Mas não é só! Com o preço da energia elétrica nas alturas, os projetos elétricos em Curitiba precisam ser pensados para economizar.

Nesse sentido, além de ajudarem as empresas a reduzir custos na obra, eles também colaboram para diminuir o consumo de energia no dia a dia das corporações.

Isso ocorre por meio de um planejamento de instalações elétricas focadas em eficiência energética, pensadas para melhorar o aproveitamento da eletricidade nas rotinas industriais e empresariais.

A OMS Engenharia é uma empresa especializada nisso e, como tem 32 anos de expertise no planejamento e execução de projetos elétricos em Curitiba, sabe muito bem o que é preciso para você realizar sua obra com o melhor retorno do investimento.

Por isso, neste post, reunimos as vantagens de fazer um projeto elétrico em Curitiba e as sete principais dicas de como projetar a instalação elétrica da sua empresa economizando tanto no consumo de energia quanto no custo da construção. Confira!

 

Vantagens de investir em um projeto elétrico em Curitiba

 

Projeto elétrico em Curitiba: imagem de planta de projeto elétrico

 

Um projeto bem planejado e executado com eficiência trará à sua empresa, indústria ou condomínio inúmeros benefícios. Entre eles:

 

  • Escalabilidade da infraestrutura elétrica

 

Graças ao correto dimensionamento da infraestrutura elétrica, o projeto evitará que sua empresa tenha gastos futuros com reformas para ampliar a potência da instalação. Sua indústria ficará preparada para crescer no futuro.

 

  • Maior segurança

 

Realizar um projeto elétrico em Curitiba antes de iniciar sua obra elevará a qualidade da execução e reduzirá drasticamente as chances de curtos-circuitos, acidentes e sobrecarga nas instalações elétricas da sua empresa.

 

  • Melhor performance

 

Quando o projeto elétrico em Curitiba é realizado por uma empresa que sabe projetar e tem expertise na execução da obra, retrabalhos são evitados, gerando economia de tempo e dinheiro.

 

  • Coordenação simplificada

 

Projetos planejados por empresas de engenharia  elétrica multisserviços com expertise One-Stop-Shop, como a OMS Engenharia, permitem “tocar a obra” de forma mais simples. Evitam incompatibilidades entre os vários setores e tornam a execução mais eficiente e econômica.

 

  • Maior precisão no orçamento da obra

 

Quando projetos elétricos em Curitiba são pensados para economizar, há um cuidado especial no orçamento com os materiais que serão utilizados. Esse ponto é importante, pois evita que esses valores pré-estabelecidos sofram grandes alterações durante a execução.

 

  • Redução de custos

 

Projeto e obra serão realizados de acordo com as necessidades e o regime de atividades da sua empresa, evitando gastos desnecessários com materiais e mão de obra.

 

  • Economia na conta de luz

 

Projetos elétricos que levam em conta a eficiência energética incluem medidas que ajudam a otimizar o consumo de eletricidade, reduzindo as faturas de energia em até 90%, dependendo das ações e características de cada caso.

 

  • Respeito às normas

 

Outra vantagem de projetar uma estrutura elétrica com uma empresa especializada e responsável é a garantia de que o projeto elétrico seguirá todas as normas vigentes, evitando multas, acidentes e indenizações.

 

Investimento num projeto elétrico em Curitiba tem retorno garantido

 

O mais importante é que o investimento para ter todas essas vantagens retornará para a sua empresa antes mesmo que ela entre em operação!

Essa, sem dúvida, é uma das vantagens mais atraentes para as empresas que não abrem mão de ter um projeto antes de começar qualquer obra.

Para o engenheiro Henrique Dariva, “a vantagem econômica de se fazer um projeto elétrico está no fato de que o custo de um projeto não representa mais de 2% de uma obra, e isso para gerar uma economia de 10 a 20%. Então, é algo que se paga totalmente”.

Veja agora os sete principais fatores que você precisa  observar para garantir que o seu projeto elétrico em Curitiba seja realizado com a maior qualidade, mas garantindo a maior economia possível para a sua obra!

 

7 dicas para economizar no seu projeto elétrico em Curitiba

 

Para planejar um projeto elétrico em Curitiba de modo a reduzir custos, três ações são fundamentais:

  1. Dimensionar uma infraestrutura elétrica escalável, que seja preparada para o crescimento futuro da sua empresa e focada em medidas para reduzir consumo de energia.
  2. Prever a utilização dos materiais certos, mais modernos, eficientes e econômicos.
  3. Contar com profissionais que tenham experiência não só no projeto elétrico em Curitiba como na execução da obra, para evitar incompatibilidades e retrabalhos que tomam tempo e dinheiro.

Esses três eixos devem nortear todo o andamento do projeto elétrico da sua empresa. E se forem colocados em prática, certamente trarão economia e maior qualidade na instalação elétrica.

Para que isso seja possível, confira as dicas!

 

1. Aposte num projeto elétrico em Curitiba focado em eficiência energética

 

Seu projeto elétrico, seja de uma nova instalação ou a reforma de uma infraestrutura antiga, pode (e deve!) conter um planejamento de eficiência energética.

Esse planejamento permitirá que o projeto elétrico seja formulado levando em consideração medidas para o uso eficiente da energia. E isso se reverterá em muita economia na conta de luz da sua empresa ou condomínio.

A adoção de medidas de eficiência tem ótimo retorno do investimento. E se a edificação for projetada para isso, evitará reformas e gastos extras para corrigir problemas de baixa eficiência no futuro.

 

Projeto eficiente

 

O projeto elétrico em Curitiba que é pensado para otimizar o consumo de energia indicará equipamentos que ajudam a economizar. Bem como materiais, processos e medidas que tornam o uso da energia mais eficiente.

Entre as soluções mais comuns estão:

  • Envoltória externa adequada às condições ambientais locais e à finalidade de uso. A envoltória representa 30% do peso sobre o consumo de energia, e por isso deve ser construída com materiais que favoreçam a economia.
  • Melhor aproveitamento da iluminação natural.
  • Utilização de lâmpadas eficientes, como a tecnologia LED. Além de um cálculo luminotécnico que permite estabelecer a quantidade, potência e disposição ideal das luminárias pelo ambiente.
  • Uso de materiais que possibilitam maior conforto térmico, reduzindo a utilização de aquecedores e de ar-condicionado.
  • Sistemas de ar-condicionado de alta eficiência, já que ares-condicionados representam 40% do consumo de uma edificação.
  • Geração própria de energia solar fotovoltaica no telhado.

A adoção dessas medidas de eficiência energética poderá tornar a conta de luz de sua empresa ou indústria 70% a 90% mais barata. Especialmente se combinadas à geração de energia solar fotovoltaica.

 

→ Saiba mais sobre projetos de eficiência energética clicando aqui!

→ E veja porque a geração solar vale a pena mesmo em Curitiba, mesmo com dias nublados.

 

2. Pense na gestão da energia ao realizar o projeto elétrico de sua empresa em Curitiba

 

Seu projeto elétrico em Curitiba pode ser planejado para incluir equipamentos e sistemas elétricos que ajudem sua empresa a otimizar a gestão da energia.

Converse com os projetistas sobre o regime de utilização de energia que você terá, quais serão os horários de pico e as rotinas com maior quantidade de máquinas e equipamentos de alta carga que elevam o consumo.

A partir disso, os especialistas poderão incorporar ao projeto elétrico medidas como a implantação de sensores que desligam automaticamente a luz nos horários de ponta, quando o preço do kW/h de energia é muito maior.

Ou mesmo a utilização de um gerador ou de uma fonte própria de abastecimento energético nos momentos de maior custo elétrico.

Essas medidas ajudarão sua empresa a economizar especialmente se ela aderir à tarifa branca, regime de consumo em que o preço da energia é mais caro nos horários de ponta.

A tarifa branca possui:

  1. Horário fora de ponta – o mais barato.
  2. Intermediário – uma hora antes e uma depois do horário de ponta.
  3. Horário de pico (ou ponta) – o mais caro. Este horário varia de acordo com as concessionárias.

Avaliando todos esses requisitos, um projeto elétrico em Curitiba pode alavancar a boa gestão da energia. Seja prevendo formas de contornar gastos, inserindo mecanismos de economia ou estimulando hábitos de consumo conscientes nas empresas.

 

Retrofits

 

Se o seu projeto elétrico for um retrofit (reforma das instalações elétricas), a avaliação das contas de luz e das rotinas de utilização de energia serão fundamentais para identificar onde estão os gargalos que elevam a conta de luz.

E assim serão projetadas as medidas certas para corrigir problemas, além de estratégias para aproveitar melhor a energia e reduzir o desperdício.

“A OMS Engenharia costuma fazer um estudo in loco das instalações elétricas e dos hábitos de consumo de cada empresa. Com isso podemos projetar alternativas de eficiência energética como a instalação de uma geração própria de energia para que, no horário de ponta, o cliente não utilize energia da concessionária” – explica Osmar Nascimento Costa, engenheiro eletricista da OMS Engenharia.

 

→ Saiba o que observar na gestão de energia para elevar a eficiência energética da sua empresa

→ E não perca nosso guia completo de gestão para economizar energia na indústria!

 

3. Economize usando os materiais certos

 

Usando materiais certos, mais modernos e pensados para economizar energia, você verá o resultado na conta de luz da sua empresa.

Um projeto elétrico eficiente provavelmente apostará em:

 

  • cabos e equipamentos elétricos de última geração, já que eles costumam ser mais eficientes e ajudam a economizar;
  • pesquisa de materiais alternativos que podem baratear o projeto;
  • janelas e telhas que permitam o aproveitamento da luz natural;
  • determinação precisa da quantidade de insumos necessários;
  • compra de todo o material da obra ao mesmo tempo, possibilitando descontos e redução de custos;
  • cotação de preços diretamente dos fornecedores, o que pode baratear a compra;
  • utilização de equipamentos sustentáveis, como ar-condicionado de baixo consumo, na implementação de sistemas de climatização, iluminação ou produção industrial.
  • Aquecimento de água através placa solar.

Todos esses cuidados, somados à eficiência no dimensionamento da infraestrutura, podem representar uma economia considerável na realização de um projeto elétrico em Curitiba.

 

4. Faça seu projeto elétrico em Curitiba pensando no futuro

 

Para ter qualidade, um projeto elétrico em Curitiba ou outra cidade precisa incorporar a expectativa de crescimento das empresas ao dimensionamento da infraestrutura.

A instalação elétrica precisa ser bem dosada. De um lado, deve possuir redundâncias ou folgas de infraestrutura que permitirão acrescentar novas máquinas e equipamentos sem sobrecarregar o sistema ao longo dos anos.

De outro, o projeto elétrico não poderá ser projetado com excessos que poderiam elevar o custo da obra.

Por isso, bons projetos elétricos, pensados para economizar energia, partem do conceito de uma gestão de energia focada em eficiência. E levam em conta desde o projeto ao plano de manutenções preventivas e atualizações da infraestrutura elétrica da empresa no futuro.

Se isso não for bem planejado, você poderá ter sérios problemas a médio e longo prazo. Especialmente com sobrecargas na instalação elétrica, que costumam ocasionar paradas frequentes e perda de produtividade. Além de danos a equipamentos e baixa eficiência energética, elevando a conta de luz.

Muitas vezes, a infraestrutura sobrecarregada precisa passar por uma reforma completa da instalação elétrica para corrigir a sobrecarga gerada pelo crescimento da produção.

Foi o caso da Sorvetes Bakpa, indústria na Região de Curitiba. Veja neste vídeo como isso foi corrigido com um retrofit elétrico realizado pela OMS Engenharia.

 

 

→ Conheça aqui mais detalhes sobre projetos de retrofits para atualizar as instalações elétricas das empresas.

 

5. Unifique o projeto elétrico em Curitiba com a obra

 

Uma ótima dica para economizar no seu projeto elétrico em Curitiba é contar com uma empresa de engenharia especializada tanto em obras quanto em projetos.

Isso porque, durante a execução da obra, é comum que alguns itens previstos no projeto tenham incompatibilidades que inviabilizam a prática.

Nesse sentido, é muito importante contar com engenheiros que tenham tanto a experiência de projetar quando a de coordenar obras.

Empresas com essa expertise muitas vezes podem ajudar a economizar durante a fase da execução. Isso com ações simples como:

  1. Cotar materiais mais eficientes e até mais baratos, buscando os melhores preços no mercado. Consequentemente, economizando.
  2. Planejando a obra com ferramentas como CAD e BIM, que permitem evitar incompatibilidades entre o projeto e a execução.
  3. Isso pode reduzir custos, acelerando a obra e tornando-a mais eficiente para cada tipo de negócio.
  4. Programar a execução para interferir o mínimo possível na rotina de trabalho das empresas, evitando perdas de produtividade.
  5. Realizar o planejamento logístico e das equipes de trabalho de forma a tornar a execução eficiente e limpa, sem deixar resíduos e sobras de materiais.

A OMS Engenharia, por exemplo, sempre realiza obras limpas. Por isso, ela recicla os cabos inservíveis, que são descartados em suas obras. E investe na reciclagem das lâmpadas removidas em seus projetos.

 

6. Aposte na engenharia multisserviços para realizar seu projeto elétrico em Curitiba

 

Quando obras ou reformas amplas são executadas por empresas de engenharia com foco em apenas uma área de atuação, vários fornecedores precisam ser contratados.

E o gestor da reforma – seja ele um arquiteto ou o diretor de uma corporação – precisa lidar com múltiplos canais de custos, insumos, cronogramas de execução e prazos. Além de ter muito trabalho para compatibilizar interferências entre os diversos fornecedores.

Ao invés disso, uma empresa multisserviços, como a OMS Engenharia, possui experiência e equipe para realizar projetos envolvendo todas as áreas da engenharia: elétrica, civil e mecânica.

Com isso, está preparada para executar obras que envolvam tanto a infraestrutura civil da edificação quanto sua parte elétrica e hidráulica.

Em uma grande obra se reforma turnkey, por exemplo, uma empresa multisserviços como a OMS realiza toda a parte de alvenaria (forros, paredes e telhados), inclusive infraestrutura de esgoto, revestimento e acabamentos, climatização e instalação hidráulica. Além da parte elétrica da edificação, incluindo:

 

Vantagens da engenharia multisserviços

 

Para o cliente, isso significa administrar a obra de modo bem mais simples, lidando com uma, e não com várias empresas.

Na prática, realizar um projeto elétrico em Curitiba com uma empresa multisserviços gera tranquilidade e economia de tempo e dinheiro.  Quando uma só empresa realiza várias tarefas, é possível:

  • Prever custos e prazos com maior assertividade.
  • Ter obras mais limpas e organizadas.
  • Compatibilizar todas as ações, de modo que uma área não interfira em outra.
  • Com isso, há menores taxas de retrabalho.
  • E reformas e construções ficam mais rápidas e eficientes.
  • Há redução de custos e no prazo de execução dos projetos.

Clicando na imagem a seguir, você pode baixar nosso e-book sobre a engenharia multisserviços, também chamada de “engenharia one-stop-shop” –  que reúne tudo em uma só empresa.

 

e-book - Serviço Para Arquitetos

 

→ E aqui você pode ler nosso post que explica o que é uma empresa de engenharia multisserviços. E como ela pode lhe ajudar na realização de obras turn key!

 

7. Observe se a empresa de projeto elétrico em Curitiba é focada no sucesso do cliente

 

O planejamento perfeito de uma obra elétrica vai além de bons cálculos e do dimensionamento correto da instalação elétrica.

Ele se baseia, antes de tudo, na ideia de customer success. Ou seja, não apenas em vender um produto ou serviço, mas em entregar uma solução que garanta o sucesso do cliente, atendendo exatamente às necessidades de cada negócio.

Como isso é feito num projeto elétrico? Muitas vezes, é preciso ajudar o cliente a ver possibilidades que ele não conseguiria enxergar.

Para exemplificar, uma indústria pode solicitar um projeto elétrico em Curitiba pensando em instalar um grupo motor gerador que o proteja de apagões.

Durante o planejamento, engenheiros focados no sucesso do cliente podem ir além, fazendo a análise do consumo e propondo a utilização desse gerador em regime prime.

Nesse regime, o equipamento é programado para fornecer a energia no lugar da concessionária nos horários de pico, quando a energia é significativamente mais cara, especialmente para consumidores em média ou alta tensão.

Com essa simples estratégia, é possível reduzir a conta de luz das empresas em até 30%!

A OMS Engenharia trabalha dessa forma, pensando no sucesso do cliente para projetar soluções que vão além do simples produto ou serviço, numa espécie de parceria. Afinal, se as empresas têm energia com menor custo, vão bem e crescem. E a OMS Engenharia cresce junto!

 → Veja dicas do que avaliar na hora de escolher a empresa de engenharia elétrica certa para realizar o seu projeto!

Se você seguir as sete dicas que acabou de ver, terá grandes chances de realizar seu projeto elétrico em Curitiba com segurança e economia na obra e na conta de luz. Mas quem fará tudo isso para você?

 

OMS Engenharia: 32 anos de projetos elétricos em Curitiba e no Brasil!

 

A OMS Engenharia é mais que uma empresa de engenharia elétrica em Curitiba. É uma empresa de engenharia multisserviços especializada na atuação One Stop Shop.

Isso quer dizer que ela realiza obras e reformas completas envolvendo serviços de engenharia elétrica, civil e hidráulica, além das engenharias mecânica e de saneamento básico.

Portanto, tem equipe e expertise para cuidar de tudo o que a sua empresa precisa, entregando soluções completas, do piso ao teto!

Por isso, você pode contar com a OMS para uma ampla variedade de serviços. Alguns deles são:

 

Expertise OMS

 

A experiência da OMS para atuar na elaboração de projetos, construções, reformas e manutenções envolvendo tanto a parte elétrica quanto a civil foi acumulada em 32 anos de grandes obras.

Muitas delas foram realizadas para clientes robustos, como Copel, Siemens, Sanepar, Polícia Federal, Banco do Brasil, Grifols e muitos outros.

Todo esse portfólio é executado sempre em acordo às normas de segurança que regulamentam os projetos elétricos, como a NR-10 e NR-12. Por isso, há treinamentos constantes da equipe técnica para executar as instalações elétricas com precisão e dentro das boas práticas para alta, média ou baixa tensão.

O know how traz segurança e confiabilidade, marcas de uma empresa de engenharia que projeta o sucesso do cliente.

Conte com a OMS: cuidamos de absolutamente tudo na sua obra, para você cuidar do seu negócio!

→ Pronto para começar? Fale com a OMS neste link ou pelo nosso WhatsApp. E aproveite para baixar nossos e-books e assinar nosso newsletter.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado. Obrigado pela visita e até breve!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *