Blog

Manutenção elétrica ajuda a reduzir consumo de energia

Objetivo desse post é mostrar para você como reduzir consumo de energia e economizar no final do mês.

https://youtu.be/AreR76tQ9GQ

Fazer manutenção periódica das instalações elétricas em empresas, indústrias ou residências não significa apenas evitar acidentes com energia. E é mais do que garantir a segurança dos usuários de um edifício. É também evitar desperdícios que encarecem a conta de luz.

Quando há sobrecarga em um sistema, ocorre o sobreaquecimento dos cabos e componentes. Isso gera uma perda de energia que já é estatisticamente contabilizada. A manutenção identifica esses pontos de fuga e o desperdício de energia é sanado.

 

Como reduzir consumo de energia

 

Saiba como reduzir consumo de energia no vídeo a seguir, com o engenheiro eletricista Osmar Nascimento Costa. No depoimento, o engenheiro conta também o caso de um cliente que evitou a explosão de um transformador de energia ao solicitar a manutenção da instalação elétrica de sua indústria gráfica. “Eu estava com um problemão na mão e não sabia. Tinha problemas de elétrica, causado pelo superaquecimento, e isso poderia parar a produção. Só que tudo foi resolvido antes. Eu realmente não tenho preocupações com esse tipo de coisa”, conta Abílio de Oliveira Santana, proprietário da gráfica e editora Hellograf, situada em Curitiba, no Paraná.

Depois do episódio, Santana passou e realizar a manutenção periódica. Nessas manutenções, os quadros de distribuição de energia são avaliados e é feito o reaperto das conexões que “trabalham” com o passar do tempo, mesmo quando as instalações elétricas são corretas e estão em perfeito estado.  Os técnicos também identificam pontos de calor excessivo que, se não solucionados, podem causar curto-circuito e incêndios.

No próximo post vamos mostrar como é feita a manutenção periódica em uma empresa com excelentes instalações e onde, mesmo assim, a equipe da OMS localizou um desses pontos de sobreaquecimento. Abraço forte e até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *