Blog

REFORMA ELÉTRICA EM CURITIBA: Retrofit para novos layouts.

Reforma elétrica em Curitiba

Saiba como a reforma elétrica em Curitiba garante crescimento com segurança às empresas!

 

Retrofit é um termo muito usado na construção civil, na arquitetura e no design para a revitalização de edifícios. É quando você renova e moderniza os espaços sem modificar a essência da arquitetura original da edificação. É o caso de prédios antigos que são tecnologicamente atualizados.

E na engenharia elétrica, o retrofit é sinônimo de reforma elétrica, realizada para adequar instalações antigas ou com materiais e equipamentos obsoletos aos processos de modernização de indústrias, empresas e condomínios residenciais.

A reforma das instalações elétricas pode ser  tanto geral – renovando todos os equipamentos, cabos, quadros de distribuição elétrica, geradores e  subestações de energia – como parcial, atendo-se a determinados componentes ou sistemas da infraestrutura elétrica.

Sua indústria em Curitiba pode, por exemplo, precisar de um retrofit parcial  para elevar a potência da entrada de energia e instalar uma  subestação transformadora  para  abastecer a planta industrial. Ou de uma reforma elétrica no Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).  Isso para atualizar os para-raios tradicionais,  de ponta Franklin, substituindo-os pelos  modernos para-raios ionizantes, que protegem até mesmo as áreas externas das empresas.

Neste post, você verá quais são os principais tipos de reformas elétricas gerais ou parciais em Curitiba. E saberá também em  que situações elas costumam ser realizadas, além de ver vídeos que mostram exemplos de retrofits completos executados em duas indústrias na Região de Curitiba: a F9 e a Sorvetes Bapka. Confira o índice do post e boa leitura!

 

Em que situações a reforma elétrica em Curitiba é necessária?

 

Resumimos aqui as situações mais comuns que levam as empresas a realizem o retrofit de suas instalações elétricas. Confira!

 

Sobrecarga

Uma indústria ou comércio adquire máquinas novas que aumentam o consumo de energia. Isso sobrecarrega o sistema elétrico, que precisa ser readaptado e preparado para suportar o incremento de carga. Nestes casos, a reforma elétrica em Curitiba é um caminho seguro que pode ser planejado em etapas.

 

Alterações de layout na planta industrial

Se a planta é modernizada, alterada ou redistribuída, o mesmo deve acontecer com as instalações elétricas. Os circuitos precisam ser adequados para evitar superaquecimento e instabilidade no fornecimento de energia.

 

Reforma elétrica em Curitiba para atendimento às normas

Cada atividade precisa atender requisitos legais e normas brasileiras. É o caso da quantidade de iluminação determinada por lei para os variados setores da empresa. O cálculo e adequação luminotécnica são fundamentais para que a iluminação seja adequada. Isso a fim de evitar multas e danos à saúde dos usuários da edificação.

 

A empresa quer economizar

Aqui o retrofit segue a linha da eficiência energética. A reforma elétrica em Curitiba acompanha a detecção completa de pontos de aquecimento, sobrecarga e desperdício. E inclui troca da iluminação para LED, mais econômica, além de medidas como a automação e a readequação da distribuição dos circuitos elétricos. Ou mesmo a instalação de microgeração solar para reduzir a conta de luz.

 

Mudança de endereço

Neste caso, o prédio onde a indústria ou empresa se instalou precisará de reforma elétrica, mesmo que o edifício esteja bem conservado. Todos os itens precisam ser replanejados: distribuição de circuitos, iluminação, rede de dados e de telefonia. Isso para adaptá-los à rotina de produção e consumo.

 

Um caso real de reforma elétrica em Curitiba

 

Vamos ao exemplo prático! Preparamos um vídeo que mostra como foi o processo de retrofit elétrico em uma indústria gráfica muito conhecida em Curitiba, a F9.

Ela é especializada em comunicação visual e, quando mudou de endereço, precisou da reforma elétrica em Curitiba para adaptar a linha de produção ao novo espaço.

“Nós temos equipamentos de impressão que exigem uma estabilidade de energia elétrica e já há bastante tempo tempo percebemos a importância estratégica de se fazer um investimento nesse sentido” – diz o sócio-diretor da F9, Emerson de Oliveira.

Então, clique neste vídeo e veja como foi o trabalho que trouxe a estabilidade que a indústria precisava para realizar suas atividades.

 

 

 

Com a reforma elétrica, F9 abraça o futuro

 

Antes do retrofit, a F9 tinha grandes preocupações com suas instalações elétricas.

“Nós temos prazos para cumprir e é por isso que a questão da energia elétrica, assim como telefonia e internet, é fator primordial e essencial para a nossa atividade” – explica Oliveira.

Como você viu no vídeo, após a reforma elétrica em Curitiba, a F9 pode respirar tranquila, segura. E mais do que isso: ficar preparada para o futuro. Pois, no retrofit das instalações elétricas executado pela OMS Engenharia, foram previstas ampliações que venham a ser necessárias na produção da empresa.

“Foi um dos nossos pedidos, desde a fase de planejamento, que também se previsse um projeto de expansão, no caso de a empresa vir a crescer. Então ela precisa ter essa possibilidade sem grandes transtornos e sem perder o trabalho que já foi realizado” – conclui Oliveira.

 

 

Quais são as etapas de uma reforma elétrica em Curitiba?

 

 

A grande dúvida que indústrias e empresas costumam ter é como passar por um retrofit elétrico sem parar máquinas e sem afetar a produtividade.

Isso é totalmente possível com um bom planejamento das etapas,  que podem ser realizadas mediante a instalação de equipamentos provisórios.

São eles que assumem a função enquanto uma máquina é removida ou um circuito precisa ser desligado.

Geradores temporários podem ser instalados para garantir a alimentação de energia quando o fornecimento precisa ser desligado.

Com isso, a reforma elétrica  em Curiitba pode ocorrer de modo tranquilo e ser feita em etapas, de acordo com o planejamento financeiro das empresas.

Um exemplo foi o retrofit elétrico total da Sorvetes Bapka, realizado pela OMS Engenharia na Região de Curitiba. Confira como no vídeo que está em nosso post completo sobre o tema.

É só clicar na imagem!

 

 

REFORMA ELÉTRICA industrial e comercial sem interromper a produção? Sim, fazemos!

 

 

Como você acabou de ver no vídeo, o  planejamento das etapas de uma reforma elétrica segura começa com a avaliação das condições atuais da instalação elétrica. E passa por outras três fases principais. Confira o passo a passo de uma reforma elétrica em Curitiba.

 

1. Laudo elétrico

 

Tudo começa com a avaliação das instalações elétricas. Ela  identifica as condições de componentes, como cabos, quadros, disjuntores, transformadores e geradores.

Por meio de inspeções visuais, testes físico-químicos e análises feitas com aparelhos de medição, são detectados pontos de sobrecarga, sobreaquecimento, deteriorações e distúrbios elétricos que causam desperdício de energia e amentam a conta de luz, como o baixo fator de potência.

O resultado do laudo elétrico aponta problemas e possíveis soluções que podem ser tomadas durante o retrofit para atualizar a instalação elétrica e elevar a eficiência energética da edificação.

→ Informe-se aqui sobre como evitar prejuízos com  laudos elétricos e análise de distúrbios energéticos!

 

2. Projeto da reforma elétrica em Curitiba

 

Toda reforma elétrica, seja total ou parcial (envolvendo um só sistema), precisa de um projeto técnico que considere a avaliação das instalações, o levantamento das cargas utilizadas pela empresa e o estudo das rotinas corporativas.

Com base nesses elementos, engenheiros projetistas dimensionam todos os aspectos da infraestrutura elétrica, prevendo sobras de infraestrutura para o crescimento futuro do consumo.

Na OMS Engenharia, durante essa fase do retrofit elétrico, várias plantas são elaboradas utilizando tecnologias como o software de projetos BIM (Building Information Modeling).

Com esse software, a obra é visualizada previamente em maquetes virtuais 3D. Elas permitem sobrepor todas as plantas – como hidráulica, arquitetônica, elétrica e de cabeamento estruturado.

Isso evita incompatibilidades que, normalmente, só seriam identificadas durante a execução. Isso tudo se traduz em redução de custos e do prazo das obras.

→ Saiba mais sobre a tecnologia BIM clicando aqui!

 

3. Execução da reforma elétrica

 

No terceiro passo de uma reforma elétrica em Curitiba, todas as plantas feitas pelos projetistas são consolidadas em um projeto executivo. Ele norteará a execução da obra.

Tudo é planejado para que a reforma seja realizada com a menor interferência possível nas rotinas de produção industrial ou corporativa.

Nesse sentido, cada atividade que exija desligamento de energia é previamente estudada e, quando necessário, equipamentos provisórios de backup são instalados para fornecer energia enquanto o sistema principal fica fora de operação.

 

4. As built da reforma elétrica em Curitiba

 

O termo “as built” significa “como construído”. É o termo utilizado para designar o projeto pós-reforma.

No projeto as-built são anotadas todas as eventuais alterações que o planejamento tenha sofrido ao longo da execução da reforma elétrica em Curitiba.

Isso é fundamental para que futuras manutenções ou atualizações possam ser realizadas com tranquilidade na infraestrutura elétrica.

 

Projeto as built: os problemas que sua empresa pode enfrentar se não tiver um

 

Os tipos mais comuns de reforma elétrica em Curitiba

São comuns tanto as reformas completas, que envolvem os sistemas elétricos da edificação como um todo, como os retrofits parciais de apenas um sistema. Os principais são:

 

Sistema de iluminação

 

Edifícios comerciais e industriais mais antigos possuem luminárias com lâmpadas de baixa eficiência energética e alto potencial poluidor, como as fluorescentes.

Nas reformas elétricas, esses sistemas são substituídos por tecnologias como a LED, mais eficientes. O cálculo da incidência ideal de luz em cada setor é feito para adequar a quantidades e o tipo de luminárias.

As empresas podem incorporar dimers para controlar iluminação desnecessária, além de sistemas automatizados de desligamento em ambientes desocupados. Podem ser empregados, ainda, reatores com baixas perdas.

Até mesmo as fachadas das empresas podem ser embelezadas com a iluminação LED RGB, que valoriza as características arquitetônicas das edificações com baixo consumo.

 

Reforma elétrica dos sistemas de ar-condicionado

 

Sistemas de ar-condicionado mal projetados, defasados ou sem manutenção elétrica são grandes causadores de curtos e incêndios, especialmente quando não possuem circuitos e disjuntores dedicados.

Basta lembrarmos do incêndio no CT do Ninho do Urubu, onde um curto em um ar-condicionado em condições precárias matou 10 jogadores de base do Flamengo.

Da mesma forma, a destruição do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, começou com um curto numa “gambiarra” feita em um aparelho de ar-condicionado.

Além disso, muitas empresas antigas possuem sistemas de ar-condicionado centrais que são obsoletos. O retrofit elétrico da edificação é um ótimo momento para solucionar todos esses problemas e substituir tecnologias antigas por outras mais econômicas e modernas, que utilizam gases mais limpos e menos poluentes.

 

Reforma elétrica das subestações e geradores em indústrias e condomínios de Curitiba

 

As subestações industriais ou prediais transformam a energia recebida da concessionária para o padrão consumido na indústria, comércio ou edifício residencial. Por exemplo, de alta para média ou baixa tensão.

Durante o retrofit elétrico, essas infraestruturas podem ser instaladas, reformadas para solucionar problemas ou ampliadas para se ajustarem à demanda.

“É muito importante realizar o correto dimensionamento da subestação de transformação, fazendo com que o cliente não gaste mais do que o necessário – explica Mauro Nascimento Costa, diretor comercial da OMS Engenharia.

“Ao mesmo tempo, deve ser prevista infraestrutura capaz de suportar aumentos de carga futuros. Um bom estudo exige empresas com experiência e profissionais capacitados para a elaboração do projeto”.

→ Saiba tudo sobre esse assunto em nosso post sobre projeto, instalação e manutenção de subestações de energia!

 

Geradores

 

Os geradores são equipamentos que convertem um tipo de energia, como o diesel ou o biogás, em eletricidade. Eles são acionados quando há interrupções no fornecimento de energia da concessionária local, assumindo temporariamente a alimentação das instalações elétricas.

Por isso, são fundamentais para as indústrias, hospitais, supermercados e empresas que não podem ficar sem eletricidade nem sequer por um minuto!

Durante o retrofit elétrico, é comum que um ou mais geradores sejam acrescentados à instalação elétrica para modernizá-la e adequá-la ao uso.

Em outros casos, os geradores precisam ser redimensionados ou reformados isoladamente, com a substituição de peças, seja por falta de manutenção elétrica adequada ou pelo aumento do consumo na edificação.

 

Como um grupo gerador de energia em Curitiba livra sua empresa de apagões e ajuda a reduzir a conta de luz

 

Retrofit do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA)

 

O retrofit elétrico não pode deixar de fora o SPDA, sistema composto de captores –  os para-raios – , além de condutores que conduzem as descargas atmosféricas  à malha de aterramento,  onde são distribuídos ao solo sem causar danos à edificação, seus equipamentos e ocupantes.

Para salvar vidas e impedir danos às empresas, esse sistema de proteção precisa estar em boas condições e ser vistoriado periodicamente.

Não teria sentido realizar o retrofit elétrico para modernizar a edificação sem cuidar do SPDA e dos demais componentes que protegem as instalações elétricas contra choques e incêndios (como o sistema de aterramento e os dispositivos de proteção contra surtos (DPS e DR).

→ Saiba mais sobre os Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SDPAs) e conheça os para-raios ionizantescom tecnologia moderna que protege até mesmo as áreas externas da edificação!

 

Conte com a expertise multifocal da OMS para fazer sua reforma elétrica em Curitiba!

 

Com mais de 30 anos de atuação no mercado nacional, a OMS já realizou projetos e obras completas e robustas para clientes de peso em todas as áreas da engenharia.

“A OMS Engenharia é o que chamamos de uma empresa one- stop-shop, porque reúne as engenharias elétrica, civil, mecânica e hidráulica em uma só equipe” – explica Osmar Costa, diretor técnico da OMS.

Fazer sua reforma elétrica em Curitiba com uma empresa multisserviços, como a OMS Engenharia, evitará que você tenha que lidar com múltiplos fornecedores. Isso tornará a gestão do seu projeto muito mais simples, economizando recursos e acelerando a execução das obras.

Veja o exemplo de um retrofit elétrico total realizado durante uma grande reforma multisserviços na Companhia Paranaense de Energia, a Copel.

 

 

Por isso, você pode contar conosco para uma extensa gama de atividades. Confira algumas das soluções que disponibilizamos dentro da engenharia multisserviços!

 

→ Pronto para reformar sua instalação elétrica em Curitiba com qualidade, agilidade e tranquilidade? Contate-nos aqui e solicite seu orçamento agora mesmo.

Obrigado pela visita e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *