SUMITOMO: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA INDUSTRIAL

Mais pneus com menos energia

Pertencente ao grupo Sumitomo – sexto maior fabricante de pneus do mundo – a fábrica brasileira da Dunlop Pneus é um exemplo de como implantar um programa de eficiência energética ajuda as indústrias a reduzirem a conta de luz

Localizada na região de Curitiba, a Dunlop Brasil gastava muito com lâmpadas de vapor metálico e de sódio.

Em 2016, a OMS entrou em cena: projetou nova infraestrutura elétrica e executou a troca de aproximadamente 300 luminárias convencionais por lâmpadas de LED.

O cálculo luminotécnico determinou a quantidade ideal de iluminação prevista por lei. Com isso, lâmpadas de 400 watts foram substituídas por luminárias de 100 watts, o que proporcionou economia de aproximadamente 60 mil W/h.

É como se 12 chuveiros que funcionavam ininterruptamente fossem desligados.

O projeto teve previsão inicial de 30 dias – prazo que a própria Dunlop achou ser curto demais – e foi concluído em 20 dias.

Dificuldades como o pé-direito alto da fábrica e acessos complexos sobre máquinas que não podiam parar de funcionar foram solucionadas com planejamento e utilização de lifts – plataformas elevatórias que permitiram a acessibilidade a todos os pontos de troca.

É luz correta com economia garantida para a unidade que exporta pneus brasileiros para toda a América.

Faça como a Sumitomo e conte com a OMS engenharia para melhorar a eficiência energética de sua empresa!

Implantamos programas de eficiência energética com medidas de economia que, somadas à geração solar, chegam a reduzir o consumo das empresas em até 90%.

Veja aqui 7 medidas de eficiência energética para reduzir a conta de luz da sua empresa. E fale com a OMS para começar a economizar o quanto antes!