Blog

Green IT, da Furukawa, recicla 96 mil kg de cabos em menos de um ano. OMS Engenharia é parceira deste programa!

cabeamento estruturado progetos 2

O programa de reciclagem Green IT, da Furukawa, coletou 95.960 quilos (95,9 t) de sucata de cabos eletrônicos e de energia entre abril de 2019 e março de 2020.

“Os 95.960 quilos de cabos recebidos pelo Programa Green IT, em um ano, representam 47.980 quilos de materiais que deixaram de ser lançados no meio ambiente, onde demoram a se decompor. No caso do PVC contido nos cabos, o processo pode levar de 200 a 600 anos” – diz a Furukawa.

A OMS Engenharia é parceira do Green IT, enviando ao programa da Furukawa todos os cabos inservíveis que remove em suas obras de elétrica e redes estruturadas.

O Green IT foi criado em 2017. Trata-se de uma permuta de sobras de cabos de comunicação e de energia por cabos novos da Furukawa.

As empresas parceiras, como a OMS Engenharia, enviam os cabos para tratamento e reciclagem na usina da Furukawa. Lá, esse material é transformado em diversas matérias-primas para outras indústrias.

Por exemplo: plástico, vidro e minério de cobre.  Por isso a quantidade de cabos removidos pelo Green IT no período representa uma redução de 9 mil toneladas na extração de minério de cobre.

De acordo com a Furukawa, a reciclagem de cabos também promoveu a redução do consumo de 917.378 kWh de energia. É eletricidade suficiente para abastecer 6.116 residências durante um mês!

 

Parceria revertida em obras de qualidade

 

A empresas filiadas ao Green IT recebem um cheque verde no valor do peso dos cabos enviados. E esse cheque pode ser trocado por produtos Furukawa.

A OMS utiliza cabos da Furukawa em seus projetos elétricos, de cabeamento estruturado e de engenharia civil multisserviços.

“Nós somos instaladores credenciados pela Furukawa, e sempre recomendamos os produtos e soluções da marca. Isso porque a fabricante é líder no mercado brasileiro e possui qualidade ímpar” – salienta o engenheiro eletricista Henrique Dariva, da OMS Engenharia.

Além disso, os parceiros do Green IT recebem um certificado que reitera seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.

“A preservação do meio ambiente é uma preocupação constante entre as empresas, de vários segmentos e portes”, diz o gerente- geral comercial da Furukawa, Roberto Kihara.

Segundo ele: “Isso justifica a boa aceitação de iniciativas como o Programa Green IT e, também, de soluções inovadoras como as desenvolvidas pela Furukawa com base em materiais green, que contribuem para a redução do efeito estufa”.

Entenda melhor como funciona a parceria OMS – Green IT em nosso vídeo sobre a reciclagem de cabos, onde mostramos como é feito o processamento na usina de reciclagem da Furukawa, em Curitiba.

 

 

→ Aproveite também para saber como é feita a reciclagem de lâmpadas removidas nas obras da OMS Engenharia! E conte com OMS para fazer obras verdes, limpas e de alta eficiência energética para proteger a sua marca e o meio ambiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.