Blog

Como a engenharia pode criar soluções para cidades inteligentes?

Soluções inteligentes são fundamentais para elevar a qualidade de vida das pessoas. E as empresas de engenharia com expertise sólida, como a nossa, são essenciais para viabilizá-las.

Por isso, participamos de todas as edições do Smart City Expo Curitiba, e neste ano não foi diferente.

Estivemos lá conferindo as novas tecnologias e trocando ideias com especialistas sobre os desafios de planejamento urbano, mobilidade e sustentabilidade para as próximas décadas.

“Nossa relação com soluções inteligentes, como as que são discutidas no Smart City, já é antiga. Em 2016, por exemplo, ajudamos a rodar o projeto-piloto do Hibriplug, o primeiro ônibus elétrico em Curitiba” – conta o nosso gerente comercial, o engenheiro eletricista Henrique Costa.

O ônibus elétrico emite até 100% menos poluentes e é totalmente silencioso.

 

 

Como colaboramos nesta solução smart de mobilidade urbana

 

A OMS forneceu a solução para transformar a energia de alta tensão da Copel no padrão adequado ao abastecimento do veículo.

O fornecimento é feito por um carregador armazenado dentro de um container instalado na rua. Quando as baterias do ônibus precisam ser recarregadas, um braço mecânico fixado no teto do container se conecta à parte superior do veículo para fornecer a energia elétrica por meio de um plug — daí o nome Hibriplug.

“A necessidade era transformar a energia fornecida pela Copel (13800 V) para os padrões adequados à recarga das baterias que abastecem o Hibriplug. O transformador é de 225 KVA e o carregador só funcionaria com 220 ou 380 volts. Então, nós efetuamos esse trabalho. Para implantar o sistema, foi feita uma travessia não destrutiva, que é uma escavação por baixo do asfalto sem prejudicá-lo. Precisávamos levar os cabos do transformador ao carregador”.

Este é apenas um exemplo de como empresas de engenharia multifocais como a OMS, que oferecem soluções englobando diversas engenharias ao mesmo tempo, podem colaborar para o desenvolvimento de cidades cada vez mais inteligentes, sustentáveis e focadas no bem-estar da população.

“Aqui na OMS Engenharia, sempre utilizamos técnicas ambientalmente corretas em nossas obras de construção civil, como a reciclagem de cabos e o reaproveitamento de lâmpadas. Mas nosso papel vai além de cuidar do meio ambiente: precisamos ser parceiros do governo, empresas e especialistas no desenvolvimento de soluções inteligentes.”

Por isso, estamos sempre acompanhando eventos como o Smart City para aprender e levar a inovação aos nossos empreendimentos e parcerias. Veja, por exemplo, como reciclamos cabos inservíveis no programa Green IT da Furukawa e conte conosco para realizar projetos smart!

 

 

Sobre o Smart City

 

Na sexta edição, o  Smart City Expo Curitiba é o maior evento de cidades inteligentes das Américas e o segundo mais importante do mundo, atrás apenas do Smart City Expo Congress de Barcelona, na Espanha.

De acordo com a Tribuna do Paraná, a edição 2025 bateu  recorde de público. “Durante os três dias, o fórum internacional realizado na Ligga Arena recebeu 21.712 visitantes de 600 cidades brasileiras e 25 países, superando a expectativa inicial de 20 mil pessoas. Em 2024, o público foi de 16,8 mil participantes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *