Blog

OMS Engenharia reforma casa de idosos que viviam em situação precária

reforma total na casa

Na década de 80, Luiz e Aparecida se casaram no interior do Paraná e vieram morar na capital paranaense. Ela foi trabalhar como diarista e ele, como cobrador de ônibus. Há mais de 30 anos, compraram a casa onde moram no bairro do Santa Cândida. Ele, hoje com 63, e ela, com 61, viam a casa deteriorada sem poder fazer uma reforma total na casa. A única fonte de renda do casal é o auxílio-doença de Aparecida, pago pelo SUS. Ela tem câncer, e ele sofreu um AVC. Luiz não pode trabalhar e nem tem direito a aposentadoria.

A casa tinha frestas enormes nas paredes e assoalho. O telhado era repleto de buracos e janelas quebradas, por onde passava o vento frio de zero grau do inverno de Curitiba. O imóvel não oferecia as mínimas condições de habitação a seus moradores. Mas era ali que o casal (sobre) vivia. Digo vivia porque nessa sexta (01/09), a OMS Engenharia irá completar a reforma total na casa que fez gratuitamente para Luiz e Aparecida.

“Quem trouxe a informação sobre a situação precária desse casal de idosos foi a nossa funcionária do RH. Ela contou a história deles, que não tinham ganho nenhum e que chovia dentro de casa. Que as janelas estavam todas faltando vidros e que a residência não tem forro. Imagine você em Curitiba, onde chega a um frio de zero grau, como eles podem sobreviver ali? Não é nem viver, é sobreviver, né?” ­ — ­ questiona Osmar Nascimento Costa, engenheiro-eletricista e diretor da OMS Engenharia.

Quando os diretores da OMS viram a situação de Luiz e Aparecida, conversaram internamente e, apesar da dificuldade que todas as empresas e pessoas estão passando nesse momento de crise econômica e política, perguntaram-se: por que não ajudar? “A situação deles nos tocou. Tocou no coração de todo mundo aqui da OMS. Decidimos que íamos ajudar aquelas pessoas. Fazer alguma coisa por aqueles seres humanos”, conta Mauro Nascimento Costa, diretor da OMS Engenharia.

A reforma total na Casa de Luiz e Aparecida

A OMS Engenharia é especializada em projetos e obras de engenharia elétrica (como sistemas e redes elétricas, geração de energia fotovoltaica, manutenção elétrica e eficiência energética), mas realiza também reformas e trabalhos de engenharia civil, já que eles, muitas vezes, são concomitantes —­ ou mesmo fundamentais — à execução de instalações elétricas ou de dados. Por isso a empresa teve todas as condições técnicas de transformar a casa de seu Luiz e dona Aparecida. “Trocamos o telhado. Forramos as paredes, trocamos o piso do banheiro, trocamos as instalações elétricas, fizemos uma reforma completa. Tivemos ajuda de alguns fornecedores amigos e agora vamos entregar uma casa decente para esse casal”, afirma Elza Maria da Silva, analista de RH da OMS Engenharia.

Além dessa reforma, a OMS está acionando o Jurídico da empresa — que também se prontificou a ajudar — para ver se há possibilidades de conseguir a aposentadoria para Luiz e Aparecida.

Gostaríamos de solicitar a todas as pessoas que se sentirem tocadas por essa história real e quiserem colaborar de alguma forma que contatem a OMS para doar mantimentos não perecíveis, roupas, produtos domésticos e tantas outras coisas que ainda são necessárias para o casal. “Pensem que se todos nós agirmos e fizermos a nossa parte, o mundo será cada vez melhor e mais humano. Lute por um mundo melhor, mas lute com ações”, afirma Osmar Costa. Agora que a casa está nova em folha, quem sabe se, juntos, não possamos enchê-la cada vez mais de solidariedade, compaixão e amor?

Produzido por Share mkt

 

Open chat