Blog

Cabeamento estruturado para empresas: como implementar uma rede de comunicação pronta para a “digitalização de tudo”?

cabeamento estruturado para empresas

Quando falamos em cabeamento estruturado para empresas, não nos referimos apenas a cabos, mas às soluções completas de tráfego de dados, voz e imagem entre os vários setores corporativos.

O cabeamento estruturado é uma rede de comunicação composta por cabos, conectores e equipamentos como roteadores, switches e backbones.

Instalada de acordo com um projeto elaborado por profissionais especializados, essa infraestrutura permite unificar, em uma só infraestrutura de cabos, todos os canais de telecomunicação de uma edificação.

Portanto, o cabeamento estruturado para empresas permite o tráfego de sinais de internet e telefonia. Bem como a transmissão de imagens, dados e voz em circuitos internos de computadores ou CFTV, como nos sistemas de monitoramento ambiental e gestão remota de processos corporativos.

Para ajudar a organizar a rede de cabeamento estruturado de sua empresa, vamos explicar a seguir:

  1. Quais são os tipos de cabos mais utilizados?
  2. Como são feitos o projeto e a execução do cabeamento estruturado para empresas?
  3. O que são as topologias de rede e quais podem ser implantadas no ambiente corporativo?
  4. Existem normas para o cabeamento estruturado nas empresas?
  5. Como é a manutenção do cabeamento estruturado?
  6. Quais são as vantagens de adotar uma rede lógica em sua corporação?

Para iniciar o projeto de cabeamento estruturado em uma empresa, é preciso fazer a pergunta mais básica de todas…

 

Que tipo de cabo utilizar numa rede de cabeamento estruturado?

 

Os cabos mais utilizados atualmente em redes de comunicação de dados corporativas são os pares metálicos e as fibras óticas.

O cabeamento metálico é de cobre envolto por proteções contra interferências eletromagnéticas. Ele transmite os dados por impulsos elétricos, enquanto a fibra ótica realiza a comunicação por meio de sinais luminosos.

A fibra é um filete de vidro mais fino que um cabelo, por onde os sinais de dados trafegam pela reflexão de luz. Esse modo de transmissão permite velocidades maiores e elimina as interferências que pode acometer os cabos metálicos. Com isso, eleva a qualidade da comunicação.

Portanto, se uma empresa depende de ultravelocidades, provavelmente escolherá a fibra ótica. No entanto, o custo mais elevado das fibras pode ser um impedimento. E nesse caso os cabos metálicos continuam sendo uma opção mais segura e viável.

Sistemas híbridos também podem ser projetados prevendo a utilização dos dois tipos de cabeamento estruturado em diferentes funções e setores da corporação.

Ambos os tipos de cabeamento estruturado possuem vantagens e desvantagens. A escolha de qual usar depende da elaboração de um estudo que considere as necessidades de comunicação de cada empresa. Veja a comparação entre fibra ótica x par metálico:

→ Clique aqui para conhecer mais detalhes sobre os diferentes tipos de cabos que podem ser utilizado na rede de cabeamento estruturado de sua empresa.

 

A definição do melhor tipo de cabo é feita de acordo com o orçamento e as necessidades de comunicação de dados de cada empresa.

Os principais requisitos considerados nessa escolha são a largura de banda, a velocidade necessária. Além da qualidade almejada para a transmissão de informações pela rede de cabeamento estruturado da empresa.

Para o engenheiro eletricista Osmar Costa, diretor da OMS Engenharia, “é preciso considerar o custo-benefício e o retorno do investimento na hora de projetar a rede e decidir que tipo de cabo utilizar”.

 

O projeto e a instalação do cabeamento estruturado para empresas em 5 passos

 

A instalação de uma rede de cabeamento estruturado para empresas, edifícios residenciais ou indústrias depende da elaboração de um projeto que inclui plantas baixas, planilhas com estimativas de custo e memorial descritivo que prescreve os tipos de cabos e equipamentos a serem utilizados.

De modo simplificado, podemos resumir essas etapas da implantação da rede de comunicação em cinco passos.

 

1. Projeto de cabeamento estruturado

 

Na OMS Engenharia, o projeto começa a ser definido após uma série de reuniões entre engenheiros e o cliente. O planejamento da rede leva em conta o tipo da edificação, dos equipamentos, a quantidade de dados. Assim como a natureza das atividades realizadas no ambiente corporativo.

Com base na coleta de dados é definido o tipo de cabeamento estruturado, bem como o layout da rede de dados, que é dimensionada e representada em várias plantas baixas.

Existem vários layouts, que são as topologias – a forma de organização dos cabos e equipamentos da rede de comunicação corporativa.

As topologias mais comuns em infraestruturas de cabeamento estruturado para empresas são as que mostramos na tabela a seguir.

 

 

Após a definição do layout da rede, são projetadas as plantas:  desenhos técnicos que indicam o trajeto dos cabos, o posicionamento dos backbones, roteadores e demais equipamentos da rede.

As plantas baixas também mostram a localização das estações de trabalho que utilizarão os dados trafegados e todos os detalhes de interferências arquitetônicas envolvendo a rede de comunicação da empresa.

→ Clique aqui para conhecer com mais detalhes o passo a passo de um projeto de cabeamento estruturado para empresas.

 

2. Memorial descritivo da instalação da rede de comunicação corporativa

 

Depois de todas as definições aprovadas no projeto, é preparado o memorial descritivo. É um documento onde os parâmetros da rede de cabeamento estruturado da empresa são descritos, bem como os processos que serão utilizados na sua instalação.

 

3. Planilha de custos

 

Com projeto e memorial aprovados, já é possível elaborar a planilha com os custos estimados dos equipamentos e da obra.

Boa parte do investimento dependerá da escolha dos cabos e da topologia ou “layout” definido para a rede de cabeamento estruturado.

 

4. Instalação do cabeamento estruturado da empresa

 

Agora sim, a implantação da rede de comunicação corporativa é realizada por mão de obra qualificada. E se deverá levar em conta uma série de requisitos. Entre eles:

 

  • A instalação de cabeamento estruturado para empresas é uma operação delicada, pois cabos e fibras óticas podem ser facilmente rompidos.
  • Por isso, os cabos não podem ser “amontoados”, pois isso poderia gerar interferências que prejudicam a qualidade e a velocidade da transmissão de dados.
  • Além disso, a obra deve ser limpa, pois a simples presença de poeira pode, por exemplo, impedir a passagem de luz em uma fibra ótica. Isso porque a fibra é nada mais que um fio de vidro, por onde os dados trafegam na forma de sinais luminosos.
  • Em algumas obras, são necessárias adaptações na infraestrutura arquitetônica da edificação. Uma rede lógica, muitas vezes, exige forro rebaixado ou piso elevado, sob o qual cabos e equipamentos são instalados.
  • Paredes podem ser quebradas, bem como instaladas com dry-wall, por exemplo.
  • Além disso, escavações podem ser necessárias para a ligação dos links de internet.
  • E o cabeamento estruturado, em outros casos, pode ser embutido, exigindo interferências arquitetônicas e obras de acabamento.

 

Por isso é importante contar com uma empresa capacitada para lidar com o cabeamento estruturado, com obras civis e elétricas ao mesmo tempo. Esse é um conceito que podemos chamar de “engenharia multisserviços”, no qual a OMS Engenharia é especializada.

 

→ Para conhecer mais sobre os serviços prestados por uma empresa de engenharia multisserviços, como a OMS, clique aqui!

 

5. As built

 

Após a instalação do cabeamento estruturado, é muito importante a realização do “projeto as built”, uma planta que mostra exatamente como a obra ficou depois de pronta.

O as built é uma “mão da roda” no momento de realizar reformas e alterações de layout no ambiente corporativo. Isso é muito relevante atualmente, por conta da velocidade com que novas tecnologias são desenvolvidas e assimiladas, ocasionando alterações mais frequentes nas redes de comunicação.

Além disso, o as built é essencial para facilitar a manutenção da rede de cabeamento estruturado, que veremos com mais detalhes a seguir.

 

Não esqueça a manutenção do cabeamento estruturado!

 

Atualmente, o cabeamento estruturado em empresas conecta os vários setores corporativos com provedores de telefonia, internet e outras redes de dados.

Muitas vezes, essa conexão é crucial para que funcionários e clientes acessem softwares e sistemas administrativos.

Por isso, se os cabos e equipamentos dessa rede de comunicação apresentarem pontos de falha, podem gerar transtornos como:

 

  • Perda de qualidade do sinal
  • Interferências na comunicação
  • Falhas ou interrupção na transmissão de dados
  • Indisponibilidade de acesso à internet, informações e sistemas administrativos
  • Paralisação de serviços administrativos que dependem do processamento de dados on-line
  • Perda de produtividade, queda nos negócios e nos lucros
  • Interrupção de circuitos internos de TV e voz que afetam o monitoramento, a comunicação interna e a segurança das empresas.
  • Queda de qualidade nos serviços prestados ao consumidor em função de perdas na transmissão de dados.

 

A manutenção preventiva, executada periodicamente, pode identificar esses problemas antes que ocorram. A rotina de um plano de manutenção do cabeamento estruturado para empresas pode ser personalizada, contendo, por exemplo:

 

  1. Diagnóstico de cabos e equipamentos da rede apontando soluções eficazes para distúrbios e problemas encontrados.
  2. Realização de conectorizações necessárias ao funcionamento eficaz da rede.
  3. Realização de testes ou certificação de pontos e cabos, quando necessário.
  4. Apresentação de relatório de certificação dos pontos de utilização de dados.
  5. Alterações ou remanejamento dos pontos.
  6. Suporte técnico e avaliação da instalação elétrica e do cabeamento estruturado.

 

→ Leia aqui nosso post completo que explica tudo sobre a manutenção de cabeamento estruturado para empresas.

 

Atenção às normas de cabeamento estruturado para empresas!

 

A rede lógica de uma empresa deve seguir padrões definidos por normas como a EIA/TIA-568, que estabelece os critérios de instalação e planejamento do cabeamento estruturado.

A norma define, por exemplo:

  • As especificações do cabeamento de telecomunicações para escritórios empresariais.
  • A topologia e as distâncias que devem ser seguidas na hora da instalação do cabeamento estruturado.
  • Parâmetros de desempenho na transmissão de dados.
  • Tipos de conectores e pinos que devem ser utilizados.

 

Esses requisitos normativos são utilizados para garantir que a vida útil do cabeamento estruturado em empresas seja de pelo menos 10 anos.

 

Outras normas de cabeamento estruturado

 

Além da EIA/TIA-568, também são utilizadas normas como a ABNT NBR 14565, que norteia os projetos e a instalação de cabeamento estruturado para empresas em edifícios comerciais e Data Centers, assim como a norma 569, a ISO 11801, a ANSI 606, o IEEE e a TIA-569.

De acordo com a EIA/TIA-569, uma rede de comunicação de dados deve possuir seis subsistemas de cabeamento estruturado, que são:

 

  • Entrada do Edifício: local de conexão entre o cabeamento externo e o cabeamento backbone interno do edifício.
  • Sala de Equipamentos: sala onde se encontram os equipamentos de maior complexidade da rede.
  • Cabeamento Backbone: cabeamento backbone é o responsável pela interligação entre os armários de telecomunicações, salas de equipamento e instalações de entrada.
  • Armário de Telecomunicações: área dentro do edifício que abriga os equipamentos do sistema de cabeamento de telecomunicações, como terminações mecânicas e cross-connects.
  • Cabeamento Horizontal: é a parte do sistema do cabeamento estruturado que vai da saída de telecomunicações da área de trabalho até o armário de telecomunicações.
  • Área de Trabalho: esse subsistema do cabeamento estruturado corresponde à área de trabalho. Vai da saída de telecomunicações aos computadores ou equipamentos das estações de trabalho da empresa.

 

As normas devem ser seguidas na hora de projetar, instalar e realizar a manutenção do cabeamento. Elas especificam parâmetros mínimos de cabos, distâncias, conectores e demais equipamentos em cada subsistema, para garantir a durabilidade, eficiência e qualidade da comunicação de dados nas redes de cabeamento estruturado para empresas.

 

Por que implantar uma rede de cabeamento estruturado em sua empresa?

 

Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, os sistemas de redes de cabeamento estruturado tornaram-se tão complexos quanto essenciais.

O motivo é que vivemos um processo de hiperconectividade que exige processos de comunicação cada vez mais convergentes, velozes e volumosos.

Hoje, as empresas dependem de redes de cabeamento estruturado que comportem uma quantidade descomunal de dados, voz e imagem em circuitos próprios com a infraestrutura necessária para operá-los com facilidade no dia a dia das corporações.

Assim, foram criadas modernas soluções de cabeamento estruturado para empresas. E com isso cabos e equipamentos de rede – como switches, roteadores e backbones – foram aperfeiçoados para o ritmo da “automação de tudo”.

 

Benefícios do cabeamento estruturado

 

O objetivo de instalar uma rede lógica moderna é dar suporte para que os sistemas de internet e telefonia trafeguem informações, imagens e voz com alta qualidade e muita velocidade.

Mais que isso, que sejam conectados de forma organizada e bem distribuída, permitindo que toda a rede lógica da empresa esteja unificada e funcione de forma simples e eficiente.

Para isso acontecer, é preciso ter uma estrutura bem projetada e completa de cabeamento estruturado dentro da corporação.

Essas redes, quando planejadas de acordo com as necessidades de cada negócio, geram economia de dinheiro e tempo.

Isso ocorre porque aumentam a capacidade de gerenciamento das redes corporativas.

Portanto, são vitais para as empresas que buscam aumentar a vida útil. Além da qualidade e a versatilidade de seus sistemas de tráfego de dados.

 

Conexão com o futuro

 

Quem trabalha há muito tempo na área de TI deve se lembrar que, há poucas décadas, as informações das empresas ficavam armazenadas em diversos setores.

Dificilmente elas eram agrupadas em único lugar. Eram várias máquinas e centenas de cabos espalhados pelos escritórios.

Fato é que bastava um cabo ser danificado, um computador apresentar defeito, que todos os dados da empresa entravam em risco de serem perdidos.

O estresse era grande. Uma falha como essa no sistema compromete toda a produtividade da corporação. Isso porque, além do risco de se perder os arquivos, há o fato de que o trabalho pode ser paralisado.

Com esse exemplo simples, é possível entender o quanto um sistema de cabeamento estruturado corporativo é importante.

A solução técnica é a base para uma rede de comunicação e um sistema de cabeamento moderno.

A padronização do cabeamento estruturado para empresas possibilita uma flexibilização na hora da instalação do sistema, independência de protocolos e dos fornecedores, além da facilidade de administrar toda a estrutura instalada.

Desta forma, a implementação de uma rede de cabeamento estruturado dentro da empresa traz uma reestruturação do sistema de redes e um remanejamento do pessoal.

Tudo isso visando melhorar o aproveitamento de todo o processo corporativo. Desta forma deixará a empresa alinhada com a palavra-chave do futuro: hiperautomação ou “digitalização de tudo”. Pronto para começar?

 

OMS Engenharia é especialista em cabeamento estruturado para empresas

 

Ao longo desse post mostramos que o cabeamento estruturado para empresas é uma peça fundamental quando o assunto é segurança. Assim como também é fundamental para velocidade e qualidade no tráfego de dados.

Ter um sistema ágil, seguro e eficiente garante uma maior eficiência no processamento das informações corporativas.

Por isso, é imprescindível contar com uma empresa de engenharia especializada na instalação do cabeamento estruturado para empresas.

E nisso a OMS Engenharia é destaque no mercado. São 30 anos de experiência e aperfeiçoamento técnico para oferecer o que há de melhor no mercado para seus clientes.

Isso se faz com treinamentos frequentes de pessoal no atendimento às normas que regem a instalação de redes de cabeamento estruturado para empresas.

Com isso, o cliente tem a certeza de contratar um serviço de alta qualidade, preparado para dar suporte à parte de dados, elétrica e civil sem gerar problemas de instalação que causam dores de cabeça a médio e longo prazo.

→ Pronto para deixar sua empresa conectada com o futuro? Entre em contato conosco e venha conhecer as soluções para redes lógicas que oferecemos.

→ Aproveite também para assinar nosso newsletter e baixar nossos e-books! Obrigado pela visita e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat