Blog

O que é uma empresa de engenharia elétrica e civil multisserviços e como ela pode te ajudar a realizar projetos com maior eficiência?

empresa de engenharia elétrica e civil

Empresas de engenharia elétrica e civil multisserviços abraçam o conceito “one stop shop” para realizar projetos e obras envolvendo tanto a engenharia elétrica quanto a engenharia civil.

Originado nos Estados Unidos um século atrás, o termo “one stop shop” é utilizado para designar serviços ou comércios que reúnem “tudo em um só lugar”.

Portanto, uma empresa de engenharia multisserviços oferece soluções completas – de uma reforma civil nas paredes ou na infraestrutura hidráulica da edificação à sua instalação elétrica, incluindo o sistema de geração solar ou a subestação própria de energia!

Por englobar engenharia civil e elétrica em um só local, a oferta multisserviços reúne praticamente tudo que indústrias, empresas e condomínios residenciais necessitam para realizar seus empreendimentos, sejam eles projetos, reformas, construções totalmente novas ou sua manutenção.

E por que isso é importante? Porque muitas vezes, uma obra elétrica necessita de intervenções na estrutura arquitetônica da edificação, da mesma forma que uma obra civil necessita de atuação na parte elétrica.

“As engenharias elétrica e civil andam lado a lado, mas normalmente são executadas por fornecedores separados. Uma empresa multisserviços, como a OMS Engenharia, junta essas duas áreas, o que facilita muito a vida dos clientes em termos de praticidade e economia” – explica Osmar Costa, diretor da OMS.

Vamos mostra agora como a engenharia multisserviços funciona com exemplos práticos.

 

O que uma empresa de engenharia elétrica e civil multisserviços pode te oferecer?

 

Empresas experientes e consolidadas, como a OMS Engenharia, realizam projetos, obras, reformas e manutenções elétricas. E, ao mesmo tempo, executam toda a parte civil necessária a esses empreendimentos.

Atuando como empresa de engenharia elétrica e civil ao mesmo tempo, o rol de atuação multisserviços contempla três grandes nichos que veremos a seguir.

 

1. Reformas envolvendo engenharia civil e elétrica

 

É muito comum que reformas elétricas, também chamadas de “retrofits elétricos”, envolvam a estrutura civil das edificações.

Um retrofit elétrico pode ser complementado, por exemplo, pelo seguintes serviços:

  • demolição e construção de paredes de alvenaria ou drywall.
  • instalação de forro.
  • telhados e coberturas em lajes.
  • adequação da infraestrutura hidráulica e de esgoto que estejam interferindo no novo layout.
  • instalação de luminárias e acabamentos.
  • Até mesmo a instalação do mobiliário, em alguns casos, é acrescentada ao projeto.

Da mesma forma, reformas de engenharia civil podem necessitar de completa reestruturação elétrica. Quer um exemplo?

 

Como atua uma empresa de engenharia elétrica e civil one stop shop

 

Vamos exemplificar como é a atuação da engenharia multisserviços com a reforma realizada pela OMS Engenharia nas agências do Banco do Brasil em Camboriú e Itajaí, Santa Catarina.

Além de executar o retrofit elétrico dessas edificações, a OMS viabilizou toda a parte de engenharia civil do projeto, realizando serviços como:

  • Reforço estrutural de vigas e lajes.
  • Adequação de supraestrutura predial.
  • Calçamento e adequação da infraestrutura de águas pluviais e esgoto em área externa.
  • Instalação da rede hidráulica.
  • Demolição e construção de paredes de alvenaria.
  • Instalação de drywall.
  • Construção ou reforma de telhados e coberturas em lajes, inclusive com instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA/ para-raios.
  • Instalação de forros.
  • Instalação de luminárias.
  • Implantação da rede de cabeamento estruturado (passagem, certificação e identificação dos pontos, instalação de racks).
  • Instalação de ar-condicionado central e distribuição dos dutos de ar e insufladores.
  • Instalação de móveis de acordo com o layout arquitetônico das agências do Banco do Brasil.

Quando reformas amplas são executadas por empresas de engenharia com foco em apenas uma área de atuação, vários fornecedores precisam ser contratados.

E o gestor da reforma – seja ele um arquiteto ou o diretor de uma corporação – precisa lidar com múltiplos canais de custos, insumos, cronogramas de execução e prazos. Além de ter muito trabalho para compatibilizar interferências entre os diversos fornecedores.

Por outro lado, a contratação de uma só empresa de engenharia elétrica e civil que ofereça soluções multisserviços com qualidade torna a gestão de reformas muito mais ágil e eficiente.

 

empresa de engenharia elétrica e civil

2. Manutenção de infraestruturas elétricas e prediais

 

Empresas e indústrias necessitam de manutenção elétrica preventiva para evitar o desperdício de energia e o risco de acidentes elétricos. Além de perdas com paralisações por falta de energia, mau funcionamento e queima de equipamentos.

Agora, imagine a facilidade de contar com uma empresa multisserviços que, além da manutenção elétrica, também execute toda a parte de manutenção predial?

“Contar com empresas de engenharia elétrica e civil que tenham essa flexibilidade garante agilidade em qualquer tipo de ocorrência. Inclusive, equipes in loco podem ser designadas para atuar 24 horas por dia, garantindo tranquilidade total aos clientes” – salienta o engenheiro.

 

Um case?

 

telhado CopelVamos à Copel, a principal distribuidora de energia elétrica do Paraná. Com sede em Curitiba, as unidades da companhia são atendidas pela OMS Engenharia, que realiza a manutenção contínua da infraestrutura arquitetônica.

A atuação vai desde pequenos reparos, como troca de luminárias e pontos de consumo, a demolições.

Porém, com a mesma expertise com que realiza manutenções de infraestrutura civil, a OMS é especializada em manutenção elétrica de grandes instalações, incluindo subestações de energia com potentes transformadores.

Do mesmo modo, está preparada para realizar serviços emergenciais tanto de natureza elétrica quando predial. Recentemente, uma forte chuva de pedras destruiu um telhado de um edifício de 6mil m² da Copel. E toda a reforma foi executada pela OMS.

Isso significa segurança para grandes empresas que não podem paralisar atividades por falta de manutenção elétrica ou de reparos emergenciais em sua infraestrutura predial.

 

3. Projeto e execução de novas instalações elétricas envolvendo engenharia civil em infraestruturas arquitetônicas

 

As engenharias civil e elétrica atuam em conjunto, pois toda nova edificação precisa de instalações elétricas.

Alguns exemplos simples e claros dessa sinergia?

  • Indústrias precisam de subestações de energia para funcionar. E estas, por sua vez, costumam ter abrigos de concreto ou alvenaria que podem ser, inclusive, subterrâneos, demando obras civis.
  • Para instalar um sistema de geração de energia solar na cobertura de uma indústria, pode ser que a edificação necessite de adequações em telhados.
  • Um simples estacionamento fotovoltaico precisa de infraestrutura arquitetônica para ser instalado.

A vantagem de realizar novos empreendimento com uma empresa de engenharia elétrica e civil one stop shop está na flexibilidade de executar tudo com uma só equipe.

Significa que, além de realizar toda a parte de alvenaria, inclusive infraestrutura de esgoto e instalação hidráulica, a empresa de engenharia multisserviços fará toda a parte elétrica na nova edificação, incluindo:

  • Projeto e instalação de toda a infraestrutura.
  • Dimensionamento de cargas.
  • Entrada de energia.
  • Subestações de energia, geradores e transformadores.
  • Quadros elétricos.
  • Infraestrutura de distribuição e passagem dos circuitos elétricos.
  • Instalação dos pontos de consumo (tomadas e pontos de fora para ar-condicionado).

Quantas empresas de engenharia multisserviços você conhece que estão preparadas para isso?

 

Os benefícios de uma empresa de engenharia elétrica e civil multisserviços

 

Contar com uma empresa de engenharia multisserviços é essencial para que grandes corporações possam realizar obras ou reformas elétricas e civis com maior eficiência.

As vantagens de contratar uma empresa de engenharia elétrica e civil com atuação one stop shop vão além da praticidade.

  1. Quando uma só empresa realiza várias tarefas, é possível prever custos e prazos com maior assertividade.
  2. As obras se tornam mais limpas e organizadas.
  3. E a programação unificada dos projetos hidráulico, civil, arquitetônico e elétrico permite a compatibilização de todas as ações, de modo que uma área não interfira em outra.
  4. Isso tudo significa construções e reformas mais rápidas e eficientes, com menores taxas de retrabalho.
  5. Consequente, é comum haver redução de custos e no prazo de conclusão dos projetos.

Por esses motivos, a contratação de empresas multisserviços é especialmente indicada para arquitetos. E também para empresas que administram empreendimentos comerciais ou residenciais, como incorporadoras imobiliárias ou indústrias.

Para te ajudar, preparamos um e-book sobre a engenharia one stop shop voltada a arquitetos e empresas. Você pode baixar esse material gratuitamente clicando no link a seguir!

 

e-book - Serviço Para Arquitetos

 

O Know how da OMS Engenharia

 

A OMS Engenharia é uma empresa multisserviços especializada em engenharia elétrica e civil, realizando obras e reformas completas em sistema One Stop Shop.

A experiência para atuar na elaboração de projetos e construções  envolvendo tanto a parte elétrica quanto a civil foi acumulada em grandes projetos realizados para clientes como Siemens, Sanepar, Polícia Federal, Copel, Banco do Brasil, Grifols e outros.

São três décadas atuando em uma ampla variedade de serviços de engenharia elétrica e civil, que você pode conhecer em detalhes nos links a seguir.

→ Pronto! Agora você já sabe muita coisa sobre engenharia one stop shop. E quando precisar de uma empresa de engenharia elétrica e civil com atuação multisserviços, pode contar com a experiência da OMS Engenharia! Afinal, já temos 30 anos de muitos projetos realizados!

Fale com a gente neste link ou pelo nosso WhatsApp. E não esqueça de assinar nosso newsletter para receber muita informação exclusiva e relevante sobre engenharia. Obrigado pela visita e até breve!

Open chat