Blog

ENGENHARIA ELÉTRICA E CIVIL PARA OBRAS DE SANEAMENTO? Escolha a empresa certa!

Engenharia elétrica e civil para saneamento: imagem de engenheiros olhando projeto em usina de tratamento de água

A empresas de engenharia elétrica e civil desempenham um papel crucial na execução de projetos e obras de saneamento básico.

Elas planejam, implantam e realizam a manutenção da infraestrutura necessária para o funcionamento adequado de instalações sanitárias.

No Brasil, as obras de saneamento básico mais comuns envolvem ações de engenharia para melhorar a infraestrutura de abastecimento de água e o tratamento de esgoto, buscando atender às necessidades da população e elevar a qualidade de vida dos brasileiros.

Também são comuns obras para drenagem urbana e controle de enchentes.

No setor privado, é cada vez maior a preocupação das indústrias na implantação de medidas para gerenciamento de resíduos e tratamento de efluentes, além de automações que permitem gerenciar sistemas sanitários remotamente com a tomada de decisões em tempo real.

Em todos esses tipos de empreendimentos, uma empresa de engenharia elétrica e civil como a OMS, com expertise em projetos e obras de saneamento, é um parceiro estratégico com responsabilidades essenciais, atuando em etapas como projeto elétrico, dimensionamento e seleção dos equipamentos, além de instalação e integração dos diferentes sistemas. 

Se chegou o momento de definir a empresa de engenharia elétrica e civil para realizar sua obra, você chegou ao lugar certo!

Conheça a atuação da OMS em diferentes tipos de obras de saneamento e realize seu empreendimento no prazo, com qualidade, flexibilidade, durabilidade e tranquilidade em todo o processo. Confira o índice do post e boa leitura!

 

Índice do Post - Clique para abrir ou fechar

Qual é o papel das empresas de engenharia elétrica e civil em obras de saneamento públicas e privadas?

 

Uma empresa de engenharia multisserviços, como a OMS, realiza toda a parte de infraestrutura elétrica e automações, executando também obras civis necessárias à implantação ou modernização de sistemas sanitários.

Para isso, a OMS realiza atividades como:

 

1. Projeto elétrico para saneamento básico e industrial

 

É um aspecto fundamental de qualquer obra de saneamento. Isso porque, ao elaborar o projeto elétrico, a empresa de engenharia elétrica e civil determina os equipamentos que alimentarão a infraestrutura de saneamento.

Isso envolve o planejamento detalhado da distribuição de energia, a seleção e dimensionamento dos equipamentos elétricos, fontes de abastecimento, quadros de distribuição e circuitos, bem como a escolha de sistemas de automação e controle, além de iluminação eficiente e outros.

Clicando na imagem abaixo você pode conhecer mais detalhes sobre os projetos elétricos para obras de saneamento básico!

 

Projetos elétricos para saneamento básico ganham espaço com novo marco regulatório do setor e OMS se destaca na Engenharia para Saneamento.

 

2. Dimensionamento dos equipamentos

 

Em uma obra de saneamento básico ou industrial, a empresa de engenharia elétrica precisa dimensionar e selecionar os equipamentos necessários para acionar e manter as operações sanitárias.

Isso inclui bombas, motores, sistemas de automação, sistemas de controle, quadros elétricos, sistemas de proteção e dispositivos de segurança.

Cada componente deve ser dimensionado de acordo com a capacidade de tratamento exigida pelo projeto.

A seleção das bombas, por exemplo, deve considerar a vazão necessária, a altura de elevação, a eficiência energética e a confiabilidade.

Em locais com instabilidade no fornecimento de energia elétrica da rede, pode ser necessário implantar um gerador, ou mesmo uma subestação de energia  para garantir o abastecimento elétrico ao funcionamento contínuo das instalações de saneamento.

As ETAs e ETEs podem necessitar ainda de sistemas de monitoramento e automações para acompanhar o funcionamento dos equipamentos, identificar falhas e otimizar a operação.

Leia mais sobre isso a seguir!

 

3. Projeto de automação para saneamento básico e industrial

 

Muitas obras de saneamento básico e industrial incluem o projeto e a implantação de automações que garantem o funcionamento eficiente e a gestão remota dos sistemas de saneamento.

As automações de saneamento permitem monitorar, controlar e otimizar as operações, ajudando a detectar problemas e a tomar decisões para ajustes em tempo real.

A OMS Engenharia é especialista em projetos de automação para obras de saneamento básico e industrial.

Veja algumas das automações mais comuns que a administração pública e as indústrias costumam implantar em suas instalações de saneamento!

 

Sistemas de controle de motores

 

Em instalações com motores e bombas, esses sistemas são úteis para proteger, dar partida suave e controlar a velocidade dos equipamentos.

Com isso, geram economia de energia e elevam sua vida útil.

 

Sensores e alarmes

 

Emitem alertas em caso de falhas ou eventos fora dos limites estabelecidos.

Com isso, ajudam a identificar problemas rapidamente e a adotar as medidas corretivas necessárias.

 

Automação de processos

 

Em estações de tratamento, por exemplo, os sistemas de automação podem ser usados para ajustar automaticamente parâmetros de tratamento com base em dados em tempo real.

Além de otimizar processos, esses sistemas ajudam a reduzir o consumo de energia.

 

Engenharia elétrica e civil na automação de saneamento industrial: imagem ilustrativa de técnico no ambiente industrial

 

SCADA

 

É um sistema de supervisão e controle utilizado para monitorar e gerir remotamente processos e equipamentos em tempo real.

Ele integra sensores, controladores e dispositivos de campo com um sistema central, permitindo que os operadores monitorem parâmetros importantes, visualizem dados e façam ajustes, quando necessários.

O SCADA é particularmente útil para o controle de usinas e estações de tratamento de água e esgoto.

 

CLPs

 

Os Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) são dispositivos que controlam processos automatizados.

Eles podem ser programados para bombas, válvulas, motores, sistemas de dosagem de produtos químicos e outros equipamentos industriais.

Para isso, utilizam inteligência artificial (IA) com lógica programada para atender às condições determinadas.

 

Sistemas de medição e monitoramento

 

São baseados em sensores e instrumentos de medição empregados para controlar requisitos das operações de saneamento.

Ente eles a vazão, o nível e a qualidade da água (como pH, turbidez, cloro etc.), assim como a pressão.

Também servem para monitorar as condições da água em processos de tratamento.

 

Sistemas de telemetria

 

A telemetria é utilizada para transmitir dados de sensores e dispositivos de campo para centros de controle remoto, conectando as estações às centrais de operação.

Naturalmente, a seleção dos sistemas de automação e controle dependerá das necessidades específicas de cada projeto de saneamento básico.

A OMS Engenharia tem experiência prévia e especialistas para projetar e implementar sistemas de automação adequados para garantir a eficácia, eficiência e segurança das operações de saneamento básico e industrial.

 

4. Instalação da infraestrutura de saneamento

 

A empresa de engenharia elétrica e civil responsável pela obra de saneamento também executa a implantação de todos os componentes de acordo com as normas e regulamentos.

Assim, ela garante a segurança das instalações e o funcionamento correto dos sistemas elétricos e dos equipamentos que fazem parte da infraestrutura de saneamento.

 

 

5. Integração de sistemas

 

Em muitos casos, as instalações de saneamento básico requerem a integração de diferentes sistemas, como bombas, sistemas de dosagem de produtos químicos e sistemas de controle de processos.

A empresa de engenharia elétrica deve garantir que esses sistemas trabalhem harmoniosamente, permitindo a operação eficiente das instalações.

 

6. Manutenção

 

As ações de manutenção preventiva garantem o funcionamento contínuo e correto dos sistemas elétricos, ajudando a identificar e corrigir problemas antes que eles causem interrupções ou falhas.

Também são essenciais para elevar a vida útil dos equipamentos que compõe a instalação sanitária.

Com tudo o que vimos, fica claro que, em obras de saneamento, a empresa de engenharia elétrica e civil contratada é fundamental para o sucesso das obras, garantindo a eficiência, a segurança e a conformidade das instalações utilizadas nas operações de tratamento de água, esgoto e efluentes.

Veja os tipos de obras de saneamento em que a OMS Engenharia atua!

  

Tipos de obras de saneamento básico mais comuns no setor público

 

No setor público, as obras de saneamento básico são essenciais para ampliar o acesso à água potável e esgotamento sanitário.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), há 33,1 milhões brasileiros sem acesso à água tratada. E 94 milhões não possuem coleta e tratamento de esgoto no Brasil.

Com a adoção do Marco Legal do Saneamento Básico, em 2020, o país assumiu a meta de chegar a 99% da população com acesso ao abastecimento de água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033.

A partir disso, obras de saneamento básico se tornaram muito mais frequentes. Entre elas:

 

Implantação, expansão e modernização de redes de água potável

 

Incluem a instalação de novas tubulações, reservatórios, estações de tratamento de água e a ampliação da cobertura de abastecimento para áreas onde a população não possui acesso adequado à água potável.

 

Ampliação de ETAs (Estações de Tratamento de Água)

 

Engloba obras e investimentos em tecnologias de tratamento, automação de processos, sistemas de controle e monitoramento.

A melhoria das estações de tratamento de água é essencial para garantir que a água fornecida à população atenda aos padrões de qualidade.

 

Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs)

 

Obras em ETEs normalmente envolvem a construção ou atualização das redes de coleta e dos sistemas de tratamento de esgoto.

Servem para aumentar a cobertura da coleta e tratamento, reduzindo a poluição hídrica e ambiental.

 

Drenagem urbana e controle de enchentes

 

O controle de enchentes e a gestão de águas pluviais são essenciais para evitar alagamentos e problemas decorrentes de chuvas intensas, cada vez mais frequentes.

Envolve a construção de sistemas de drenagem, canais, bacias de retenção e outras medidas para o escoamento eficiente das águas pluviais.

 

Implantação de redes de esgotamento sanitário

 

A expansão dessas redes é fundamental para garantir a coleta e o tratamento adequado do esgoto, evitando a contaminação dos corpos de água e prevenindo doenças.

Além da implantação, é comum a realização de projetos e obras de engenharia civil e elétrica para a requalificação de todos esses tipos de sistemas, com melhorias para atender a padrões mais elevados de qualidade, eficiência e sustentabilidade.

 

Engenharia elétrica e civil saneamento: imagem de estação de tratamento de água e esgoto

 

Obras de engenharia elétrica e civil de saneamento no setor privado

 

No setor privado, empresas e indústrias realizam obras de engenharia elétrica e civil para garantir o tratamento adequado de água, esgoto e resíduos em suas instalações sanitárias.

Essas obras são essenciais para cumprir regulamentações, reduzir os impactos ambientais e promover a sustentabilidade.

Alguns exemplos de obras de saneamento industriais em que a OMS Engenharia atua são:

 

Implantação de estações de tratamento de efluentes

 

Empresas e indústrias frequentemente instalam ETEs para tratar os efluentes gerados durante suas operações. Isso as ajuda a remover poluentes e contaminantes antes de descarregar a água tratada no meio ambiente ou reutilizá-la em processos industriais.

 

Engenharia elétrica e civil de saneamento para sistemas de captação de água de chuva

 

Para reduzir o consumo de água potável, muitas empresas implementam sistemas de captação de água de chuva. Essa água pode ser usada para fins não potáveis, como resfriamento industrial, irrigação de jardins e limpeza.

 

Tratamento de água para uso industrial

 

Algumas indústrias necessitam de tratamento específico da água para atender aos requisitos de qualidade necessários aos seus processos industriais. As ações de tratamento podem incluir processos de purificação, dessalinização ou desmineralização da água.

 

Implantação de sistemas de tratamento de efluentes químicos

 

Indústrias que utilizam produtos químicos em seus processos muitas vezes precisam implantar sistemas de tratamento específicos para neutralizar ou remover substâncias químicas perigosas de seus efluentes.

 

Estações de tratamento de água potável

 

Em casos em que a água fornecida pelas autoridades locais não atende aos padrões de qualidade necessários, as empresas podem investir em suas próprias estações de tratamento para garantir o fornecimento de água potável segura para seus funcionários e processos industriais.

 

Engenharia elétrica e civil de saneamento para redes de distribuição de água e esgoto internas

 

Grandes complexos industriais costumam realizar obras de engenharia elétrica e civil para implantar redes internas de distribuição de água e esgoto. Essas obras de saneamento são necessárias para garantir o abastecimento de água potável e a coleta de efluentes de maneira eficaz.

 

Medidas de eficiência energética

 

Para reduzir os custos operacionais e o impacto ambiental, muitas indústrias implementam medidas de eficiência energética em seus sistemas de tratamento de água e esgoto, como a instalação de sistemas de painéis solares.

Em geral, as obras de engenharia elétrica e civil de saneamento no setor privado são essenciais para suprir conformidades regulatórias, proteger o meio ambiente e permitir operações industriais sustentáveis.

Elas também podem contribuir para a redução de custos operacionais e valorizar a imagem das empresas que adotam práticas ambientalmente responsáveis.

 

Solucionando desafios com engenharia elétrica e civil no saneamento básico

 

Tanto as empresas de saneamento do setor público quanto as corporações privadas que necessitam de obras de infraestrutura sanitária enfrentam alguns desafios para materializar seus projetos.

Entre eles, a obtenção de recursos para investimentos em construção, manutenção e modernização.

Outro ponto crítico costuma ser a falta de mão de obra especializada. Isso porque obras de saneamento demandam profissionais altamente qualificados, e são poucas as empresas de engenharia que contam com talentos experientes em saneamento.

Os projetos precisam considerar impactos ambientais e de saúde pública, incluindo a disposição adequada de resíduos e prevendo medidas para minimizá-los.

A necessidade de seguir regulamentações rigorosas e obter licenças ambientais costuma ser demorada.

Além disso, alguns empreendimentos precisam ser realizados em regiões de difícil acesso ou em condições climáticas adversas.

Consequentemente, as obras de grande porte costumam ter longa duração.

Por tudo isso, a gestão eficiente de obras de saneamento requer planejamento detalhado e supervisão em aspectos como cronogramas, orçamentos, contratos com fornecedores e coordenação entre equipes.

A parceria de uma empresa de engenharia com expertise sólida em saneamento e pessoal qualificado é fundamental para que as obras ocorram sem contratempos, no prazo e com a qualidade esperada.

 

Engenharia de saneamento na indústria: foto ilustrativa de medição de qualidade da água

 

Como a OMS Engenharia pode te ajudar nisso?

 

A empresa de engenharia elétrica e civil contratada para realizar sua obra de saneamento básico ou industrial desempenhará um papel crucial na superação dos pontos críticos no projeto e na execução do empreendimento.

Com expertise em engenharia multisserviços e compromisso com a qualidade, a OMS Engenharia poderá contribuir de várias maneiras para solucionar esses desafios e garantir uma execução focada em prazo e qualidade. Conheça alguns de nossos diferenciais!

 

1. Experiência sólida em obras de engenharia elétrica e civil para saneamento

 

Uma das dificuldades que empresas públicas e privadas enfrentam na hora de realizar seus empreendimentos é encontrar fornecedores com experiência prévia, que realmente conheçam as especificidades das obras de saneamento básico.

Isso inclui conhecimento sobre as particularidades das estações de tratamento de água e esgoto, sistemas de bombeamento, tratamento químico, controle de odores e outras atividades relacionadas.

A OMS tem uma equipe com expertise tanto em projetos quanto em obras de expansão e melhoria de redes de distribuição de água e tratamento de esgoto e efluentes.

Possuímos acervo técnico robusto em projetos elétricos, de automação e infraestrutura para obras de saneamento básico.

Estamos preparados tanto para executar a infraestrutura elétrica quanto obras civis, lidando com bombas e motores na instalação de estações de tratamento e distribuição de água e esgoto.

Isso porque tempos profissionais de engenharia civil, além de engenheiros eletricistas, hidráulicos e especialistas em saneamento.

 

2. Portfólio comprovado na engenharia para saneamento

 

Um histórico comprovado de projetos bem-sucedidos em saneamento básico é um forte indicador da capacidade de uma empresa de engenharia em corresponder às expectativas das empresas nas obras de saneamento.

Na OMS, atendemos grandes clientes industriais e empresas de saneamento. Exemplos?

 

Sanepar

 

Realizamos projetos elétricos, de automação e de comunicação para obras de ampliação de estações de tratamento de água e esgoto da Companhia de Saneamento do Paraná, atuando em várias obras em Sengés, Ibaiti, Cianorte e Região de Curitiba.

 

GPC

 

Realizamos o projeto elétrico e de automação e instrumentação para a GPC Química em Araucária, no Paraná.

O projeto de automação contou com mais de 1000 IOs, englobando o acionamento de motores e cargas elétricas, além do dimensionamento de quadros de automação e controle e monitoramento do processo industrial.

 

Pepsico

 

A OMS foi contratada também para realizar o projeto elétrico e de automação na expansão das Estações de Tratamento de Efluentes da Pepsico em Curitiba e na planta de Sete Lagoas, em Minas Gerais.

O projeto na capital paranaense envolve o dimensionamento de cargas motorizadas, como bombas, além do retrofit do Centro de Comando de Motores.

Engloba ainda toda a infraestrutura elétrica e os sistemas de automação e controle.

 

3. Execução conforme o projeto de engenharia elétrica e civil para saneamento

 

Em uma obra de saneamento básico, seja de reforma, construção ou ampliação da planta, é fundamental que a entrega ocorra de acordo com a performance combinada,

atendendo aos parâmetros projetados com qualidade e eficiência. Esse é um dos focos principais da OMS na engenharia de saneamento.

 

4. Comprometimento com prazo

 

O cumprimento de prazos é essencial em obras de saneamento básico, que muitas vezes têm um impacto direto na qualidade de vida da comunidade atendida.

Por isso, a empresa de engenharia que atua no setor precisa entregar projetos dentro do cronograma.

A OMS possui um compromisso sólido com a qualidade do trabalho, respeitando prazos e realizando projetos e obras que atendem às expectativas de

indústrias e empresas de saneamento básico.

 

5. Planejamento e gestão

Engenharia de Saneamento

 

Realizamos um planejamento detalhado das instalações elétricas e civis do projeto de saneamento.

Isso considerando a eficiência energética, as normas técnicas, a confiabilidade dos sistemas e a sustentabilidade.

Um planejamento bem-executado ajudará sua empresa a otimizar os recursos e reduzir custos ao longo do projeto.

Para isso, buscamos manter uma comunicação clara e transparente com os nossos clientes. Isso nos ajuda a identificar rapidamente problemas e a agir proativamente para solucioná-los.

 

6. Soluções para reduzir custos

 

Buscamos sempre as tecnologias mais eficientes em termos de energia e automação de processos que ajudam, por exemplo, a reduzir o consumo de produtos químicos ou elevar a eficiência energética.

Aos projetar sistemas elétricos e soluções de automação eficientes, procuramos sempre minimizar o consumo de energia para reduzir os custos operacionais das instalações de saneamento.

 

7. Qualidade da instalação sanitária

 

As infraestruturas elétricas e civis das estações de tratamento de água e esgoto devem ser duráveis e resistentes, pois são expostas a condições ambientais extremas e a produtos químicos.

Por isso, na OMS, focamos sempre a qualidade dos materiais e a longevidade das soluções.

Uma instalação de alta qualidade reduz a probabilidade de falhas, minimiza a necessidade de manutenção corretiva e aumenta a durabilidade dos equipamentos.

 

8. Segurança e conformidade com normas da engenharia elétrica e civil de saneamento

 

Uma empresa de engenharia elétrica e civil que atua em obras de saneamento deve garantir que todas as instalações estejam em conformidade com as normas técnicas e regulamentações vigentes.

Isso é fundamental para a segurança e eficiência das instalações de saneamento.

Na OMS, temos um compromisso claro com a segurança dos trabalhadores, dos usuários e com a integridade das instalações.

 

9. Manutenção Preventiva

 

Desenvolvemos planos de manutenção preventiva que ajudam a evitar e corrigir problemas, reduzindo custos a longo prazo.

A manutenção ajuda a preservar a funcionalidade e a segurança das instalações civis e elétricas, evitando a deterioração prematura de equipamentos como geradores, subestações de energia, motores e sistemas.

→ Leia aqui sobre a manutenção elétrica. E aproveite para saber mais sobre a manutenção de sistemas hidráulicos clicando no link abaixo!

 

MANUTENÇÃO HIDRÁULICA INDUSTRIAL: como é feita, para que serve e quais são os problemas que ela ajuda a evitar?

 

10. Atuação multifocal e flexibilidade

 

A OMS é uma empresa de engenharia multisserviços que atua em sistema one-stop-shop. Ou seja, você contrata um único fornecedor, que entrega todas as soluções necessárias, seja na parte elétrica, civil ou de sistemas hidráulicos e mecânicos. Veja como funciona!

 

O que é uma empresa de engenharia elétrica e civil multisserviços e como ela pode te ajudar a realizar projetos com maior eficiência?

 

As necessidades de cada projeto de saneamento podem variar. Por isso, o lema da OMS é ser flexível para se adaptar às especificidades e demandas das empresas de saneamento básico e indústrias que necessitam construir usinas e sistemas de tratamento de efluentes.

Estamos prontos para auxiliar organizações privadas ou públicas, ajudando-as a superar desafios e a garantir o sucesso de seus empreendimentos de saneamento básico.

 

Clique aqui para falar com a nossa equipe agora mesmo. E conte com a experiência da engenharia multisserviços para realizar seu projeto com soluções confiáveis, eficientes e seguras!

Aproveite para baixar nosso kit de e-books sobre engenharia multisserviços. É só clicar na imagem!

 

KIT E-BOKS MULTISSERVIÇOS

 

Obrigado pela visita, nos vemos quando o seu projeto começar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *