Blog

EMPRESA DE ENGENHARIA MULTISSERVIÇOS: como ela traz eficiência e economia para o seu empreendimento?

Empresa de engenharia multisserviços

Uma empresa de engenharia multisserviços é especializada na realização de empreendimentos multifocais.

Isso significa que ela é preparada para realizar projetos e obras envolvendo, ao mesmo tempo, as engenharias elétrica, civil, hidráulica e mecânica. Além de prestar serviços complementares, como a instalação de sistemas de ar-condicionado ou redes de cabeamento estruturado para comunicação corporativa.

É o que ocorre, por exemplo, na reforma completa de uma empresa ou indústria. Um empreendimento de grande porte, como esse, precisa de planejamentos e ações em várias frentes de trabalho.

Afinal, costuma englobar da instalação elétrica e hidráulica à construção de paredes e cobertura, além de forros, revestimento, pisos e acabamentos.

A empresa de engenharia multisserviços coordena todas essas ações multifocais mantendo em seu quadro uma equipe de especialistas nas diversas disciplinas da engenharia.

É como se ela fosse uma empresa de engenharia com várias outras empresas dentro: uma civil, outra de engenharia elétrica, outra especializada em hidráulica e outra de engenharia mecânica (para lidar com bombas e motores industriais, ou Ar Condicionado).

Essa atuação multifocal é a característica principal de empresas one-stop-shop, que reúnem todas as engenharias em uma só empresa.

O que você ganha com isso? São diversas vantagens, que vão da economia à tranquilidade na gestão do seu empreendimento. Confira e saiba como escolher a empresa certa para você!

 

Vantagens de contar com uma empresa de engenharia multisserviços

 

Empresa de engenharia multisserviços

 

1. Versatilidade

 

Reunir várias especialidades em uma só empresa de engenharia multisserviços traz muita versatilidade, e isso facilita a vida dos gestores.

Em primeiro lugar, as empresas de engenharia one-stop shop concentram todas as soluções que o seu projeto necessita para sair do papel. Em “uma só parada”, você define toda a organização de um empreendimento!

Além disso, quando você realiza seu empreendimento com uma empresa de engenharia multisserviços, você lida com apenas um fornecedor. E pode administrar obras corporativas com maior praticidade e eficiência.

Como o trabalho multidisciplinar é centralizado, a coordenação e o acompanhamento dos trabalhos tornam-se muito mais simples. Você economiza tempo e, literalmente, evita cabelos brancos.

Além disso, a experiência de um fornecedor multisserviços possibilita maior alinhamento entre as diversas engenharias, o que amplia foco e eficiência na realização dos projetos.

Quer ver o que acontece quando a empresa de engenharia é multidisciplinar e oferece soluções completas, do projeto à execução?

Então continue lendo e conheça outras vantagens tão atrativas quanto esta!

 

2. Organização

 

Outro fator crucial numa empresa engenharia multisserviços é que a coordenação centralizada simplifica a organização de todas as etapas da obra.

Ela permite uma visão global e de cada parte ao mesmo tempo, e com isso é possível gerenciar as tarefas, a logística, a compra de materiais e a organização do empreendimento de modo mais eficiente, evitando que um setor da obra acabe atrapalhando e atrasando os outros.

Isso, naturalmente, se reverte em economia de tempo e material. Portanto, em redução de custos.

 

3. Rapidez e cumprimento de prazos em uma empresa de engenharia multisserviços

 

Todo gestor de uma grande empresa almeja que sua obra flua de modo organizado, sem entraves e dentro dos prazos.

Uma empresa de engenharia multisserviços experiente fará isso coordenando as equipes multifocais com cronogramas bem estruturados, sem interferências entre os diversos setores da obra.

Isso torna reformas e construções mais rápidas e eficientes. Em alguns casos, é possível não só cumprir prazos, como entregar a obra antes do tempo previsto.

 

4. Redução de custos: outra grande vantagem das empresas de engenharia multisserviços

 

Realizar todos os serviços contratando uma empresa de engenharia só pode reduzir os custos administrativos do seu empreendimento.

Isso ocorre porque a maior organização das equipes multifocais evita incompatibilidades que geram atrasos e perda de materiais, além de erros e retrabalhos.

Por outro lado, empresas de engenharia multisserviços qualificadas também empregam trabalhadores treinados e bem gerenciados. As equipes atuam dentro das normas, evitando acidentes que geram indenizações ou a perda de materiais.

Tudo isso reduz os custos com insumos, mão de obra e administração, gerando economia na sua obra.

 

5. Excelência em soluções completas, do piso ao teto

 

A empresa de engenharia multifocal é especialista em cada uma das engenharias. E como tem know-how em todas as áreas em que atua, consegue desenvolver todas as partes de uma obra com excelência. Literalmente, a qualidade é elevada do piso ao teto.

É realmente como contar com várias empresas de engenharia especializadas dentro de uma só empresa.

Com isso, a engenharia multisserviços entrega obras projetadas para durar, que não trarão dores de cabeça aos gestores ao longo dos anos.

Nas empresas de engenharia multisserviços de qualidade comprovada, como a OMS Engenharia, isso é garantido com a manutenção de uma equipe de especialistas multidisciplinar, composta por arquitetos e engenheiros eletricistas, civis, mecânicos e hidráulicos.

 

6. Maior nível de confiabilidade

 

Uma empresa de engenharia multisserviços experiente possui visão global dos projetos e expertise na execução em todos os seus aspectos.

A consequência disso é que cada parte da obra – seja a instalação elétrica, a parte civil ou a infraestrutura hidráulica – será realizada por especialistas que, juntos, projetam e executam o melhor.

Isso significa cumprimento dos contratos e dos prazos com organização e eficiência. É alta garantia de qualidade e durabilidade. Com o tempo, a marca que fica no mercado é de credibilidade na realização de empreendimentos para empresas e indústrias.

 

Como escolher uma empresa de engenharia multisserviços com credibilidade?

 

Se você ficou interessado em facilitar a sua vida contratando uma empresa de engenharia multisserviços, pesquise e observe se ela cumpre os pontos básicos do conceito one-stop-shop. Você pode começar fazendo estas seis perguntas.

 

1. A empresa faz projetos completos?

 

Uma empresa de engenharia multisserviços que realiza projetos completos deve entregar os memoriais descritivos, que descrevem como serão as etapas da obra.

Além disso, ela faz a cotação e confecciona a lista de materiais necessários, incluindo os preços dos insumos.

Isso permite que você tenha uma estimativa precisa dos custos do seu empreendimento.

 

2. Além de fazer os projetos, ela executa as obras?

 

Algumas empresas de engenharia são especializadas apenas em projetos, e outras, apenas em obras. Mas as empresas de engenharia multisserviços de qualidade são experientes nessas duas áreas.

Com isso, unem o planejamento conceitual à visão prática do canteiro de obras, o que ajuda a reduzir erros e eleva a eficiência.

É o que explica o diretor comercial da OMS Engenharia, Mauro Nascimento Costa. “Em qualquer projeto, por melhor que esteja, você sempre vai ter adequações na obra. Porém, quando você alia a prática à elaboração de projetos, consegue executar quase que 100% do que foi previsto.”

O engenheiro explica que isso propicia para o cliente a resolução de problemas que, no início de uma orçamentação, podem não estar visíveis.

“É por isso que, quando um cliente da OMS Engenharia já chega com o projeto pronto, fazemos um levantamento em campo, verificamos o que é exequível e o que não é exequível e apontamos os erros e soluções antes da execução da obra”.

Essa expertise em projetos e obras evita inconsistências que trariam problemas no canteiro de obras, elevando custos e atrasando a execução.

 

3. A empresa de engenharia multisserviços usa tecnologias de ponta?

 

A utilização de equipamentos e técnicas de última geração eleva a eficiência e a qualidade das obras.

Numa reforma, por exemplo, você pode precisar do “retrofit a quente”. Isso significa que sua empresa continuará trabalhando enquanto as obras estiverem sendo executadas. Tudo será feito de forma planejada para não interromper as atividades.

Isso só é possível com expertise, bom planejamento e equipamentos modernos.

“Por exemplo, na parte civil, você utiliza uma lixadeira orbital, que lixa e recolhe o pó ao mesmo tempo. Isso proporciona qualidade na obra e tranquilidade para o cliente” – explica Mauro Costa.

Para o engenheiro eletricista Henrique Dariva, a utilização tecnologias de última geração representa não só qualidade como economia.

“Você consegue fazer o mesmo serviço de forma mais rápida e economizando recursos” – diz o especialista.

 

4. E o portfólio de obras em uma empresa de engenharia multisserviços?

 

Ao procurar uma empresa de engenharia multisserviços, verifique se ela possui obras realizadas na parte elétrica (alta e baixa tensão), na parte lógica (dados, voz e imagem) e na parte civil. Bem como em obras envolvendo as engenharias hidráulica e mecânica. São exemplos:

 

5. A empresa segue as Normas Reguladoras (NRs)?

 

É vital para as empresas de engenharia multisserviços contar com corpo técnico respaldado pelas Normas Reguladoras (NR´s)  do setor de construção civil.

As equipes multifocais precisam de treinamentos periódicos que garantam excelente execução, mas sem deixar de lado os cuidados com a parte de segurança da obra e das pessoas envolvidas.

Na OMS Engenharia, por exemplo, as equipes de obras e projetos passaram por cursos de aperfeiçoamento em tarefas como revestimento cerâmico, dry-wall e leitura de projetos.

Os projetistas também receberam treinamento na realização de projetos com a tecnologia BIM. A “Modelagem de Informações da Construção” é baseada em um software que permite elaborar e gerenciar projetos em equipe, consolidando todas as plantas das variadas engenharias numa só maquete 3D.

O objetivo é aumentar a eficiência na gestão da obra reduzindo, já na planta, possíveis incompatibilidades que, de outra forma, só seriam encontradas no canteiro de obras. Saiba mais sobre BIM aqui!

Periodicamente, os profissionais de engenharia multisserviços da OMS também passam por atualizações em normas como NR-10 SEP, para atender obras de alta e média tensão, e o treinamento para operar plataformas elevatórias utilizadas em operações nas alturas.

→ Leia mais sobre a importância e as vantagens da capacitação da mão de obra na construção civil.

 

6. A empresa de engenharia multifocal cumpre seu papel socioambiental?

 

Uma empresa de engenharia multifocal de qualidade não pode deixar de lado o cuidado socioambiental. Na OMS, por exemplo, isso é levado a sério já na limpeza e organização do canteiro de obras.

Além disso, no final em cada empreendimento, a empresa dá a destinação correta para os entulhos de obras.

Faz também a  reciclagem de lâmpadas e a reciclagem de cabos em parceria com a Furukawa.

Se a empresa de engenharia multisserviços que você procura atende todos esses itens com experiência comprovada, ela certamente é a empresa certa para você. Veja como isso acontece na OMS Engenharia.

 

A expertise multisserviços da OMS Engenharia

 

A OMS tem 31 anos de expertise em projetos e obras multisserviços. Ao longo dessas três décadas de atuação no mercado local e nacional, a empresa evoluiu para um leque muito grande de soluções que podem atender os clientes em diversas áreas.

“Estamos preparados para atender empreendimentos arquitetônicos desde a parte de projetos até a instalação da última parede de dry-wall, da última tomada e do último circuito” – explica o engenheiro Henrique Dariva.

Com experiência em grandes obras – realizadas para clientes como Copel, Banco do Brasil, Grifols, Sanepar, Volvo, Sumitomo e outros, públicos e privados –, a OMS reúne vasta experiência em obras multisserviços.

Quer exemplos? Vamos te mostrar duas reformas multisserviços que realizamos para grandes empresas em 2020 e 2021!

 

Megaobra de reforma da Copel em Curitiba

 

Em 2021, a OMS Engenharia realizou a reforma multisserviços completa de uma das sedes da Copel, a Companhia Paranaense de Energia, maior empresa do Paraná.

Foram quatro blocos totalmente reformados com soluções completas, do piso ao teto! Totalizando 36.700 m², a obra envolveu as engenharias civil, hidráulica, elétrica e serviços complementares em atividades como:

 

  • Substituição de forro e iluminação
  • Instalação de paredes de dry-wall
  • Reforma de banheiros
  • Substituição de piso
  • Adequações hidráulicas
  • Reforma de ar-condicionado
  • Reforma de rede com substituição de cabeamento estruturado
  • Adequação da rede elétrica
  • Instalação de SPDA moderno (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosférica com para-raios ionizante).

 

Para realizar essa obra multisserviços, a OMS chegou a ter mais de 70 colaboradores trabalhando ao mesmo tempo.

“Contamos com profissionais de engenharia civil, elétrica, mecânica e hidráulica dentro do nosso quadro de profissionais. Com isso, conseguimos oferecer serviços multidisciplinares e executar todos eles em uma só frente, não havendo necessidade de o cliente contratar várias empresas” – conta Henrique Dariva.

A reforma multisserviços foi concluída pela OMS com alta qualidade e antes do prazo. Ela readequou totalmente o setor administrativo da Copel, possibilitando que os colaboradores da empresa tenham um ambiente de trabalho mais favorável ao seu desempenho.

Veja os resultados dessa grande obra no vídeo a seguir!

 

 

Retrofit do BB em Santa Catarina

 

Outro exemplo de obra multisserviços realizada pela OMS Engenharia foi a reforma do Banco do Brasil,  realizada em 2020 nas agências de Camboriú, Blumenau e São José (Grande Florianópolis), em Santa Catarina.

Além de executar o retrofit elétrico dessas edificações, a OMS viabilizou toda a parte de engenharia civil / mecânica do projeto, com serviços como:

 

  • Demolição e construção de paredes de alvenaria e instalação de drywall de acordo com o projeto.
  • Instalação de forros.
  • Instalação de luminárias.
  • Implantação da rede de cabeamento estruturado (passagem, certificação e identificação dos pontos, instalação de racks).
  • Instalação de ar-condicionado central e distribuição dos dutos de ar e insufladores.
  • Instalação de elevador para PCD.

 

Na agência do Banco do Brasil em Camboriú, a reforma partiu do esqueleto de uma edificação inacabada, cuja construção estava paralisada.

 

Retrofit completo da obra feito por uma empresa de engenharia multisserviços

 

Para realizar o retrofit completo, foi necessário realizar o reforço estrutural de vigas e lajes da edificação, bem como a adequação da supraestrutura do prédio.

“Só havia na edificação os pilares e a laje. E a OMS desenvolveu absolutamente tudo que você imaginar, desde erguer as paredes em alvenaria a fazer o calçamento e a parte de águas pluviais e esgoto na área externa de supraestrutura” – conta Osmar Costa, diretor técnico da OMS.

Na laje da edificação, a OMS instalou a cobertura e implantou o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA, com para-raios atendendo ao projeto.

Até mesmo os serviços de acabamento da agência de Camboriú foram realizados pela OMS.

“Fizemos toda a parte interna, incluindo os retoques finais de acabamento, compra e instalação de móveis e guichês. Tudo que você puder imaginar na parte de engenharia civil e engenharia elétrica nós executamos nessa obra”.

Essa atuação multifocal é possível graças à experiência acumulada frente a grandes projetos realizados com ampla variedade de serviços. Saiba mais sobre eles a seguir.

 

Cuidamos da sua obra para você cuidar do seu negó­cio

 

A OMS Engenharia não apenas projeta e executa. Ela cuida da infraestrutura da sua empresa para que você possa focar na sua vocação, que é cuidar do seu negócio. Para isso, ela sempre busca entregar mais do que serviços: ela entrega expertise em soluções comple­tas, do piso ao teto. Confira algumas delas!

 

O rol multisserviços da OMS Engenharia

 

Obras multisserviços

Inclui demolição e construção de paredes de alvenaria, dry-wall, instalação de forro, telhados e coberturas em lajes, adequação da infraestrutura hidráulica e de esgoto, instalação de luminárias, fachadas decorativas com LED e mobiliário.

 

Retrofits

A OMS tem grande experiência em reformas multisserviços incluindo ajustes na parte civil, hidráulica, elétrica ou mecânica.

Portanto, está preparada para realizar demolições, erguer paredes, mexer em telhados ou fazer outras adequações civis em alterações de layouts, incluindo a readequação elétrica total.

Veja, no vídeo a seguir, o retrofit elétrico realizado pela OMS na Sorvetes Bapka, indústria que fica na região de Curitiba.

 


 

Instalação de sistemas de ar-condicionado

Em empreendimentos de maior porte, que necessitem de sistemas de refrigeração, fazemos a instalação de ar-condicionado central e distribuição dos dutos de ar, insufladores, condensadores e outros equipamentos envolvidos.

 

Infraestrutura elétrica em alta e baixa tensão

Projeto e instalação de toda a infraestrutura elétrica, incluindo dimensionamento de cargas, entrada de energia, subestações de energia, geradores e transformadores, quadros elétricos e infraestrutura de distribuição e passagem dos circuitos elétricos, além dos pontos de consumo (tomadas e pontos de fora para ar-condicionado).

→ Saiba mais sobre nossa gama de projetos de instalações elétricas aqui.

 

Cabeamento estruturado

Atuamos da escolha dos cabos e da topologia da rede à instalação da infraestrutura de dados/voz/imagem, passagem, certificação e instalação de pontos, instalação de racks.

→ Conheça os mais modernos layouts e cabos para redes de cabeamento estruturado utilizados pela OMS Engenharia.

 

 SPDA e aterramento

Dimensionamento e instalação de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas com para-raios comuns ou modernos (ionizantes Indelec). Redes de aterramento e demais proteções contra surtos, choques e acidentes elétricos.

→ Leia mais sobre para-raios ionizantes e instalação de SPDA.

 

Laudos técnicos

Em casos de retrofits e ampliações, assessoramos seu empreendimento com a realização de laudos técnicos das instalações elétricas existentes. Avaliamos a qualidade de energia, SPDA e as condições da infraestrutura elétrica da edificação. Também fazemos laudos de ICMS para as indústrias se apropriarem de créditos do imposto.

→ Conheça mais sobre laudos das instalações elétricas, laudos de qualidade de energia e laudos de SPDA.

→ Se preferir, baixe nosso e-book sobre laudos elétricos.

 

Eficiência energética

Quando você projetar edificações que priorizem a eficiência energética, conte com a OMS Engenharia! Realizamos empreendimentos verdes com projetos de eficiência energética que podem gerar economia de até 70% na conta de luz.

→ Saiba mais sobre nossos programas de eficiência energética.

→ Também sobre as vantagens de projetar  edifícios com selo Procel de eficiência energética.

 

Geração solar fotovoltaica

Somos especialistas em projeto e instalação de sistemas de geração de energia solar para consumo próprio de empresas. Também grandes usinas fotovoltaicas que comercializam energia solar, com projetos aprovados junto à concessionária local e à Aneel.

→ Temos ainda expertise na instalação de carports solares (estacionamentos fotovoltaicos)

→ E implantamos estações de recarga de veículos elétricos para estacionamentos, garagens e empreendimentos como shoppings ou supermercados.

Veja neste vídeo como a geração solar pode ajudar os proprietários dos imóveis que você projeta a consumir até 90% menos energia!

 

Infraestrutura para saneamento básico

A OMS possui experiência em projeto e instalação de infraestruturas para obras de saneamento básico, muito em voga com o novo marco legal do setor. Saiba mais aqui!

Agora você já sabe: para não ter surpresas em suas obras, conte com a nossa expertise em engenharia multisserviços!

 

Contate a OMS Engenharia neste link ou pelo WhatsApp. E aproveite para conhecer nossos cases e visitar nosso blog.

Obrigado por visitar a OMS. Nos vemos quando o seu projeto começar!

One thought on “EMPRESA DE ENGENHARIA MULTISSERVIÇOS: como ela traz eficiência e economia para o seu empreendimento?”

  1. Muito interessante e ao mesmo tempo fascinante esse mundo da construção. Estou 10 anos nessa área de reforma e me formando agora em engenharia, e realmente cada etapa de uma obra é muito complexo, e exige uma administração muito bem executada e conhecimento muito amplo. Estou sempre atento e aprendendo com blogs igual o de vcs. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *