Blog

MANUTENÇÃO HIDRÁULICA INDUSTRIAL: como é feita, para que serve e quais são os problemas que ela ajuda a evitar?

Manutenção hidráulica industrial

A manutenção hidráulica industrial é um conjunto de ações realizadas periodicamente para identificar, prevenir e corrigir defeitos nas instalações prediais de água e esgoto, assim como nos sistemas hidráulicos utilizados nos processos de fabricação de produtos.

Sem ela, as indústrias não podem garantir o bom funcionamento de equipamentos que dependem de bombas e pressurizadores de água.

Nesse sentido, a manutenção hidráulica é vital para elevar a longevidade das máquinas, garantindo maior confiabilidade e economia para a indústria.

Ela garante que peças, equipamentos e toda a infraestrutura hidráulica industrial entreguem o máximo de sua capacidade.

Com isso, propicia a economia de recursos, o atendimento às normas e maior eficiência dos processos produtivos.

Além disso, a manutenção das instalações hidráulicas do prédio onde a indústria está instalada precisa ser muito bem cuidada para evitar consertos de emergência com paralisações não programadas que podem interromper a produção, ocasionando perdas financeiras.

Empresas e indústrias que não realizam a manutenção hidráulica podem ter uma série de problemas que afetam a disponibilidade, a qualidade e a eficiência da produção. Confira quais são eles e saiba tudo o que você precisa fazer para proteger o seu negócio!

 

Problemas que a manutenção hidráulica industrial ajuda a evitar

 

Tanto o maquinário quanto a infraestrutura hidráulica predial precisam estar em ótimas condições para que os processos industriais funcionem corretamente.

Para isso, são necessárias as inspeções periódicas de um plano de manutenção hidráulica robusto e consistente, que identifique precocemente problemas como: vazamentos em encanamentos gerando infiltrações, sujeiras em filtros, válvulas bloqueadas, perda de vedação, desgastes e defeitos em equipamentos.

A indústria que não realiza manutenção hidráulica periodicamente costuma passar por situações que geram bastante interferência nas rotinas de produção. Entre elas:

 

  • Alterações no nível de pressão que podem afetar o desempenho de sistemas elevatórios ou pressurizadores de água.
  • Falhas no funcionamento de equipamentos industriais.
  • Rupturas de canos aparentes ou embutidos, gerando fuga de água e infiltrações com manchas em paredes, deformações, deterioração e descolamento do revestimento em pisos de refeitórios, banheiros, escritórios e no ambiente fabril.
  • Vazamentos de água e líquidos industriais com desperdício e elevação do consumo.
  • Contaminação da água por produtos químicos ou poluentes que prejudicam as máquinas.
  • Entupimentos de calhas, drenos e dutos, causando a degradação da edificação.
  • Falha no abastecimento de água fria ou quente para a produção industrial e as atividades administrativas.

 

Portanto, a manutenção hidráulica industrial é essencial para reduzir custos de consumo e operação, além de evitar paralisações na planta industrial e manter a produtividade em alta.

Mas como a manutenção deve ser conduzida para garantir esses benefícios a empresas e indústrias?

 

Como a manutenção hidráulica industrial é feita?

 

Um plano de manutenção hidráulica industrial é elaborado prevendo ações periódicas que incluem a inspeção visual e por aparelhos, a limpeza de componentes, a substituição de peças degradadas ou fora do prazo de validade e a correção dos problemas identificados durante esse processo.

Dentro desse rol de atividades, o plano de manutenção hidráulica industrial costuma conter ações preventivas e corretivas, dois tipos de manutenção que você confere a seguir.

 

Manutenção hidráulica industrial

 

Manutenção hidráulica industrial preventiva

 

É realizada periodicamente, em datas programadas, para identificar e prevenir os problemas nos sistemas hidráulicos utilizados nos processos de fabricação e em toda a infraestrutura hidráulica predial da indústria. Nela, são realizadas ações como:

 

  • Inspeção visual da infraestrutura hidráulica predial, incluindo encanamentos, tubos e conexões;
  • Avaliação das condições arquitetônicas quanto a sinais da presença de vazamentos e infiltrações;
  • Verificação de cilindros, mangueiras de hidrojateamento, vedações e demais componentes;
  • Limpeza e inspeção de filtros de respiro, medidores e registros;
  • Inspeção de bombas, fluidos hidráulicos e reservatórios de água.

 

Além da limpeza e da avaliação dos equipamentos, pequenos reparos são realizados no momento da inspeção preventiva.

Mas quando problemas maiores são detectados, ações de manutenção corretiva são necessárias.

 

Manutenção hidráulica industrial corretiva

 

São ações para solucionar defeitos ou falhas que exigem consertos mais delicados, às vezes com o desligamento da água ou a paralisação de atividades.

Justamente por isso, o ideal é que as manutenções corretivas ocorram após a avaliação preventiva. Assim podem ser programadas e planejadas para causar a menor interferência possível na rotina da indústria, colaborando para manter o ritmo da produção.

Quanto mais cedo o problema for descoberto e melhor for projetada a ação, menores serão os custos e o impacto na produtividade industrial.

No entanto, quando a indústria negligencia a manutenção hidráulica preventiva, pode necessitar de consertos de emergência para solucionar vazamentos, mau funcionamento de bombas ou a interrupção de máquinas, sistemas de pressão ou até mesmo do abastecimento de água.

Nesses casos, as manutenções corretivas ocorrem em caráter de urgência, podendo gerar altos custos e interferindo diretamente na produção da fábrica.

 

Vantagens da manutenção hidráulica programada para indústrias e empresas

 

De acordo com pesquisas realizadas a respeito da manutenção hidráulica, a adoção de um plano preventivo traz inúmeras vantagens em comparação à manutenção corretiva. Entre elas:

 

  • A ação corretiva custa 3 a 4 vezes mais do que a planejada.
  • A manutenção preventiva reduz a indisponibilidade e eleva a performance dos equipamentos.
  • Equipamentos com manutenção possuem durabilidade 30 a 40% maior que as máquinas malcuidadas.

(Fonte:  Manual de intervenção preventiva | Helder Ramos – Academia.edu)

 

 

Que componentes são inspecionados na manutenção hidráulica industrial?

 

Dois aspectos precisam ser considerados na manutenção hidráulica de indústrias. Um deles engloba os sistemas hídricos envolvidos na fabricação de produtos, assim como os componentes de equipamentos industriais que dependem de água para o seu funcionamento.

São exemplos os sistemas de pressão de fluidos empregados por indústrias automobilísticas, petroquímicas, metalúrgicas, sucroalcooleiras, indústrias de óleo e gás, papel e celulose, têxteis, siderúrgicas e muitas outras.

Sem sistemas hidráulicos funcionais, todos esses ramos de fabricação sofrem queda de desempenho em seu maquinário, com redução da produtividade e perdas financeiras.

O outro ponto a considerar é a manutenção hidráulica predial da edificação onde a indústria está instalada.

Ela envolve o funcionamento geral de todo o ambiente produtivo e, sem dúvida, é essencial para evitar desperdícios, manter as condições de trabalho e fornecer a infraestrutura civil ideal para a produção industrial.

Vejamos os principais componentes desses dois aspectos que dependem da manutenção hidráulica para o bom funcionamento de uma indústria.

 

1. Manutenção de sistemas hidráulicos utilizados na produção industrial

 

Inúmeros motores industriais são acionados por máquinas hidráulicas que utilizam sistemas de fluidos sob pressão envolvendo componentes como válvulas e bombas.

Todos eles dependem da manutenção hidráulica para funcionar corretamente, garantindo boa longevidade aos equipamentos da planta fabril e reduzindo paralisações não programadas e custos com reparos. Conheça os principais!

 

  • Manutenção de bombas hidráulicas industriais

 

As bombas hidráulicas são utilizadas tanto na produção industrial quanto em atividades rurais, estações de saneamento básico e empresas de vários segmentos.

Acionadas por motores elétricos, elas enchem os reservatórios, transportam, distribuem e elevam a pressão da água.

Portanto, são o coração dos sistemas hidráulicos industriais e dependem de inspeções periódicas para funcionarem corretamente.

Sem a manutenção hidráulica industrial, as bombas podem ter problemas no óleo, vedações, válvulas e conexões.

Com isso, pode apresentar falhas como a cavitação e a aeração, que causam superaquecimento, degradação e perda de potência. Saiba mais sobre eles a seguir.

 

  • Fluidos hidráulicos

 

São fluidos sintéticos ou óleos derivados de petróleo utilizados nos sistemas hidráulicos industriais para reduzir atrito de peças, vedá-las contra vazamentos, remover o calor e transmitir pressão e energia.

Quando a manutenção do sistema hidráulico industrial é negligenciada, os fluidos podem ter problemas como a cavitação. São bolhas de ar geradas por redução na pressão ou defeitos em filtros, linhas de sucção e respiros.

Quando elas implodem, geram choques que levam bombas e outros equipamentos hidráulicos a sofrer queda de rendimento, vibrações e ruídos.

Bombas com cavitação também trabalham em ritmo irregular, afetando o fornecimento de água para as atividades industriais.

Além disso, a cavitação provoca desgaste, corrosão e degradação de tubulações, carcaças e rotores.

Por isso, os fluidos precisam ser periodicamente avaliados nas manutenções hidráulicas industriais.

 

  • Filtros

 

A contaminação da água por partículas de sujeira pode afetar os fluidos hidráulicos e gerar falhas em máquinas industriais.

Consequentemente, os sistemas hidráulicos necessitam de filtros que protegem bombas e reservatórios de elementos contaminantes.

Eles devem ser inspecionados e limpos periodicamente durante as manutenções hidráulicas industriais.

 

  • Mangueiras, canos, tubos e conexões

 

Devem ser avaliados para identificar furos, rompimentos e desgastes de vedações que causam vazamentos de água e fluidos.

Bastante comum, o vazamento de fluido hidráulico traz riscos ambientais, eleva o consumo de óleo, reduz a eficiência e sobreaquece os sistemas hidráulicos industriais.

Portanto, os canos e mangueiras devem fazer parte das inspeções do plano de manutenção hidráulica da indústria.

 

  • Reservatórios de água

 

Durante as manutenções de sistemas hidráulicos industriais, os reservatórios de água são cuidadosamente inspecionados, pois sintomas como espuma podem revelar aeração, ou seja, a presença de ar que pode causar a cavitação, prejudicando bombas e demais equipamentos.

Além de todos esses componentes, a manutenção dos sistemas hidráulicos industriais deve avaliar ainda as linhas de sucção, válvulas de pressão, pistões e cilindros.

A temperatura do sistema hidráulico também é inspecionada com termômetros infravermelhos, e são identificados e corrigidos possíveis pontos de vazamentos de ar e contaminação, bem como distúrbios de pressão e mau funcionamento em válvulas, pistões e cilindros.

Agora que você já conhece os principais componentes avaliados na manutenção dos sistemas hídricos industriais, saiba como cuidar da infraestrutura hidráulica da edificação onde a sua indústria está instalada!

 

2. Manutenção da hidráulica predial em indústrias

 

Nem só de máquinas vive uma indústria! Defeitos nos sistemas prediais de distribuição e drenagem de água estão entre as principais causas de problemas nas edificações industriais, sejam elas antigas ou novas.

Por isso, a avaliação de toda a instalação hidráulica predial também é uma parte muito importante da manutenção industrial.

Sem a inspeção periódica da parte hidráulica, as edificações onde as indústrias estão instaladas podem ter problemas sérios que comprometem as rotinas de produção.

Nesse sentido, as manutenções hidráulicas preventivas são essenciais para identificar e solucionar danos em tubulações, registros, válvulas, bombas, equipamentos e reservatórios que captam, armazenam e distribuem a água para utilização diária e, em seguida, para a rede de esgoto.

A manutenção hidráulica predial de indústrias também envolve o cuidado com caixas d´água elevadas e cisternas, além de válvulas de pressão, bombas de recalque e reservatórios de água para a contenção de incêndios.

O plano de manutenção hidráulica industrial deve considerar ainda as tubulações de distribuição de líquidos, as caixas no solo e os reservatórios que auxiliam o sistema de esgotamento sanitário. Saiba mais sobre os sistemas e componentes da infraestrutura hidráulica predial que precisam de avaliações periódicas!

 

  • Bombas hidráulicas da edificação industrial

 

Durante a manutenção hidráulica predial, os trabalhos de inspeção e correção de problemas devem ser feitos com cuidado para que não haja interrupção no fornecimento de água, o que comprometeria as rotinas da indústria.

As manutenções de bombas hidráulicas industriais devem ser realizadas preferencialmente a cada 6 meses pela empresa de engenharia especializada.

E devem seguir sempre as recomendações dos fabricantes para a reposição de peças, além de atender às normas do sistema elétrico, já que possuem acionamento elétrico.

A manutenção hidráulica predial de indústrias engloba:

 

– Bombas de recalque, que “puxam” a água de cisternas inferiores para reservatórios superiores.

– Bombas de caixas coletoras que ficam sob edificação.

– Bombas pressurizadoras que elevam a pressão para distribuir a água.

– Também são avaliadas as bombas que puxam a água para o sistema de incêndio.

→ Leia mais em nosso post completo sobre a manutenção civil hidráulica para indústrias e empresas!

 

  • Tubulações da infraestrutura hidráulica predial

 

Podem ser de ferro, cobre ou PVC e necessitam de manutenção e cuidados de acordo com cada tipo de material para evitar infiltrações, vazamentos e degradação.

O cuidado com a tubulação predial também é importante para manter a qualidade da água utilizada na produção industrial ou consumo humano.

As inspeções de manutenção incluem barriletes, registros e hidrômetros, avaliação dos ramais condutores para as áreas de consumo, tubulações de incêndio, esgoto e águas pluviais.

Na indústria, é importante também que as manutenções hidráulicas prediais avaliem calhas, ralos e grelhas que atuam na captação de líquidos, direcionando-os à tubulação que os conduz ao despejo na rede pública de esgotamento sanitário.

 

  • Manutenção do sistema de abastecimento e distribuição de água da edificação industrial

 

No sistema de alimentação da indústria, devem ser inspecionados componentes como:

 

  • Ramais de ligação: sem manutenção, eles podem apresentar problemas como fissuras e vazamento de água, além de ferrugem e aumento de pressão no sistema.
  • Pontos de conexão com equipamentos e aparelhos: podem ter vazamentos, ruptura e ferrugem.
  • Equipamentos de uso diário, como lavatórios, bidês e pias em cozinhas e banheiros. Sem manutenção hidráulica, eles podem sofrer rompimentos das juntas, entupimentos e mau-odor.
  • Válvulas e torneiras: com o tempo, costumam apresentar vazamentos, queda ou elevação de pressão, desgastes em anéis e roscas, ferrugem.
  • Aquecedores e acumuladores de calor: sem manutenção, podem funcionar mal com avarias, perda da pressão e isolamento térmico.

 

Em conjunto, todos esses problemas causam a deterioração da edificação, além do mau funcionamento de toda a operação industrial, já que a água está presente em inúmeros processos.

Consequentemente, as fábricas sem manutenção hidráulica sofrem perda de qualidade e queda na produtividade.

Isso sem contar o consumo de água, que se torna muito maior quando há vazamentos, fissuras e outros problemas não identificados na infraestrutura hidráulica predial.

 

  • Manutenção hidráulica do sistema de esgotamento e drenagem industrial

 

Esse sistema coleta a água da chuva e realiza o esgotamento sanitário, enviando os resíduos à rede de esgoto ou a sistemas de tratamento.

Possui componentes como sifões, caixas de armazenagem no solo, ralos, rufos e calhas que, como o desgaste do tempo e sem manutenção hidráulica, podem gerar uma série de transtornos ao ambiente industrial.

Entre eles: dificuldade de escoamento, entupimentos, odores, fissuras e perda da capacidade de isolamento (estanqueidade).

 

  • Sistema de combate a incêndios

 

Toda edificação industrial precisa contar com um sistema de combate a incêndios, que pode ter os mais diversos mecanismos de detecção e controle de chamas.

Nos sistemas de supressão à base de água, sprinklers, válvulas, carreteis e bocas de incêndio devem passar pelas inspeções periódicas da manutenção hidráulica industrial.

Com isso, podem ser evitados problemas que tornam a proteção contra incêndios ineficiente.

Entre eles estão a perda da estanqueidade das válvulas, vazamentos em mangueiras, deterioração das roscas das bocas de incêndio e mau funcionamento de carretéis.

 

O que fazer quando a manutenção hidráulica industrial exige reformas?

 

Como vimos, a manutenção preventiva evita desperdícios, mau funcionamento dos equipamentos, paralisações inesperadas e perda de produtividade nas indústrias.

No entanto, infelizmente, não é incomum encontrarmos empresas e indústrias que negligenciam as manutenções hidráulicas pensando que assim irão economizar.

O problema é que, além de ocorrer justamente o contrário, os danos causados por falhas nos sistemas e componentes hidráulicos podem degradar as instalações hidráulicas prediais a tal ponto que são necessárias reformas civis para repará-los.

Essas reformas podem envolver variados setores da edificação, como as instalações elétricas e a infraestrutura arquitetônica.

Por isso, podem exigir a demolição de paredes, reformas na rede de esgoto ou mesmo telhados, forros, pisos e revestimentos que sofrem sérias degradações após anos de infiltrações, vazamentos e outras alterações.

Por isso, uma dica importante é realizar uma avaliação precisa das condições da indústria por meio de laudos técnicos. E, na hora de resolver os problemas detectados, contar com a engenharia multisserviços.

 

Vantagens de engenharia multisserviços em manutenções e reformas hidráulicas industriais

 

Uma empresa de engenharia multisserviços realiza projetos e obras multifocais envolvendo todas as engenharias e soluções necessárias a uma obra completa.

Significa que ela tem em sua equipe profissionais de engenharia civil, elétrica, mecânica e hidráulica. Além de arquitetos que podem realizar projetos de mobiliário e decoração.

Ela planeja e realiza também serviços complementares, como a instalação de ar-condicionado e cabeamento estruturado.

Ou, seja, uma empresa de engenharia multisserviços, como a OMS Engenharia, possui expertise em soluções completas, do piso ao teto.

Isso significa que, ao contratá-la, você tem todos os detalhes da manutenção ou reforma da sua indústria resolvidos por um só fornecedor, que poderá olhar para a sua edificação como um todo.  Dessa forma, se o problema hidráulico gerou uma infiltração que degradou lajes, paredes ou afetou a elétrica, tudo poderá ser consertado ou reformado pela mesma equipe.

O resultado será:

 

  • Mais tranquilidade para você, gestor ou proprietário, que só precisará lidar com um fornecedor para todas as áreas da engenharia.
  • Aumento da segurança e da qualidade dos serviços, já que equipes com expertise multifocal entendem os problemas de forma global e atuam em todos os setores da edificação.
  • Maior agilidade nas tarefas e, em muitos casos, redução de prazo para a conclusão de manutenções, obras e reformas.

→ Saiba mais sobre grandes obras de reforma com engenharia multisserviços clicando aqui! 

 

Faça sua manutenção hidráulica com a OMS Engenharia

 

A OMS tem 31 anos de expertise em projetos e obras multisserviços.

Nessas três décadas de atuação no mercado local e nacional, reuniu um extenso portfólio de obras e reformas turn-key envolvendo diversas engenharias, como elétricaengenharia de saneamento, civil e hidráulica.

Realizou grandes empreendimentos multifocais para clientes como Copel, Banco do Brasil, Grifols, Sanepar, Volvo, Sumitomo e outros, públicos e privados.

Um exemplo foi esta megarreforma da Copel, a maior empresa do Paraná.

 

 

Para realizar obras como essa, a OMS Engenharia possui uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuam em sistema one-stop-shop, reunindo todas as soluções em uma só empresa.

“Estamos preparados para atender empreendimentos arquitetônicos desde a parte de projetos até a instalação da última parede de dry-wall, da última tomada e do último circuito” – explica o engenheiro Henrique Dariva.

Em outras palavras, temos vasta experiência em engenharia multisserviços, entregando soluções comple­tas, do piso ao teto.

Por isso, pode confiar sua manutenção hidráulica industrial, reforma ou construção turn-key à OMS.

Nós cuidamos da sua obra, para você cuidar do seu negócio!

 

→ Entre em contato conosco por aqui para orçar sua manutenção ou reforma hidráulica industrial!

E não esqueça de assinar nosso newsletter para se manter bem-informado, e de baixar nossos e-books.

Esperamos ter sido úteis. Obrigado pela visita e até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *