Blog

Megaobras de REFORMA E CONSTRUÇÃO DE INDÚSTRIAS E EMPRESAS? Conte com a engenharia multisserviços!

obras de reforma ou construção em indústrias e empresas

Realizar grandes obras de reforma ou construção em indústrias e empresas é uma tarefa complexa para qualquer gestor.

Afinal, empreendimentos desse tipo envolvem custos, cronogramas, equipes, metas e todo um planejamento de negócios que exerce grande pressão sobre as corporações.

Especialmente porque obras de grande porte envolvem várias engenharias ao mesmo tempo. Por isso precisam de  adaptações na parte hidráulica, civil, elétrica e até em sistemas mecânicos.

Como coordenar todos esses aspectos durante uma reforma completa na indústria, por exemplo, sem afetar a produtividade?

A reposta pode estar na engenharia multisserviços. Ela permite que você, gestor, realize grandes empreendimentos em sua corporação contratando uma única empresa para realizar todas as etapas, do projeto à entrega das chaves na mão.

Uma empresa de engenharia multisserviços realiza absolutamente todo o planejamento, projeto e execução das obras de construção e reforma industrial ou comercial.

Isso inclui do retrofit elétrico à demolição de paredes e telhados, passando pela reestruturação hidráulica, sistemas eletromecânicos, como bombas e motores, até a instalação dos equipamentos de climatização e ar-condicionado.

Em todos esses processos, você terá que lidar com um só fornecedor, que possui uma equipe multidisciplinar de profissionais das diversas engenharias.

Essa equipe é estruturada para projetar e executar grandes obras fornecendo soluções completas. Completas mesmo, do piso ao teto.

Só isso já reduz imensamente a pressão sobre quem precisa coordenar a realização de um grande empreendimento corporativo!

Mas apostar na engenharia multisserviços traz ainda outras vantagens à reforma ou construção em indústrias e empresas, que vão da maior eficiência e qualidade à redução do prazo na execução das obras. Confira!

 

Como a Engenharia Multisserviços beneficia a reforma e construção de indústrias e empresas?

 

Isso é possível graças à expertise de profissionais treinados para viabilizar obras e projetos multidisciplinares, ou seja, envolvendo diversas engenharias ao mesmo tempo.

Realizar obras com equipes que congregam todas as engenharias empregadas na construção civil é uma tendência que ganhou força com o surgimento de ferramentas digitais, como a tecnologia BIM.

A Building Information Modeling – modelagem de dados da construção – unifica os diversos setores da obra na mesma plataforma.

Com isso, fica mais fácil controlar a execução de todas as frentes – civil, elétrica, hidráulica, mecânica e complementares – numa tela de computador.

Essa revolução tecnológica permite que uma empresa multisserviços com tecnologia BIM, como a OMS Engenharia, trabalhe com equipes de diversas engenharias planejando tudo de forma integrada.

Os projetos de todas essas áreas do empreendimento são unidos em uma maquete 3D modelada por software CAD.

Com isso, todas as plantas-baixas são compatibilizadas, e  possíveis erros são corrigidos antes que a construção ou reforma comece.

Por exemplo, o arquiteto da empresa multisserviços pode inserir sua planta da obra, verificando se ela entra em conflito com alguma estrutura projetada pelo engenheiro civil, o mecânico ou com a planta do hidráulico.

Naturalmente, isso evita que interferências entre as diversas áreas ocorram no canteiro de obras.

O resultado não se faz esperar! Obras feitas com engenharia multisserviços e tecnologias de última geração são mais eficientes, com menos retrabalhos, menor tempo de execução e, consequentemente, menor custo. Quer ver?

 

Megaobra de reforma da maior empresa do Paraná: várias engenharias num empreendimento só!

 

Temos um exemplo que vai te ajudar a entender por que a engenharia multisserviçostambém chamada de “engenharia mutifocal” e “engenharia one-stop-shop” (já que reúne todas as soluções em um só lugar)é uma tendência mundial. E como ela pode facilitar a sua vida na coordenação de grandes projetos.

Trata-se da megaobra de reforma realizada pela OMS Engenharia em uma das sedes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) em Curitiba.

A Copel é a maior empresa do Paraná, atendendo mais de 10 milhões de consumidores no estado.

Em 2021, ela aproveitou que os seus funcionários estavam em home office por causa da pandemia de covid-19 e decidiu realizar uma reforma completa de 36,7 mil m² em seus quatro blocos do posto KM3.

Como é uma empresa de engenharia multisserviços, a OMS entregou as soluções completas, do piso ao teto. Organizou suas equipes de engenharia civil, elétrica, hidráulica, mecânica e de serviços complementares em várias frentes de trabalho. E viabilizou a execução de todas as modalidades de engenharia envolvidas, incluindo tarefas como:

 

Equipes multifocais em reformas e construções de indústrias e empresas 

 

Uma equipe com 70 profissionais da OMS diretamente envolvidos na execução da obra trabalhou nas diversas frentes de trabalho das variadas engenharias utilizadas no empreendimento.

“É fundamental ter uma equipe muldisciplinar que tenha vários profissionais dos vários campos da engenharia para poder atender a todas essas frentes” – explica o engenheiro Henrique Costa, da OMS Engenharia.

E ele garante: “Com isso o cliente não tem necessidade de contratar várias empresas”.

Tudo isso faz com que uma obra completa realizada por uma equipe multisserviços seja mais eficiente, rápida, segura e simples de administrar. No caso da Copel, o refrofit foi concluído antes do prazo estimado.

Não deixe de clicar neste vídeo para conhecer a megaobra de reforma da maior empresa do Paraná!

 

 

Vantagens de realizar a reforma ou construção de indústrias e empresas com engenharia multisserviços

 

Como vimos no caso da Copel, uma grande obra de reforma ou construção de indústrias e empresas é sempre multidisciplinar.

Portanto, se você é o gestor que irá coordenar um empreendimento como esse em sua corporação, precisará lidar com arquitetos, engenheiros civis, mecânicos e hidráulicos.

Para isso, você terá que optar entre três caminhos: contratar várias empresas (uma para cada tipo de serviço), contratar uma construtora convencional ou contratar uma empresa de engenharia multisserviços.

Veja as diferenças entre elas e entenda as vantagens de escolher a terceira opção, contando com a engenharia multifocal.

 

1. Equipes próprias

 

Se, no seu projeto, você optar por contratar várias empresas, será muito difícil gerenciar tudo sozinho. Incompatibilidades certamente surgirão entre as várias empresas. E o empreendimento, provavelmente, se tornará caótico. Além disso, você será obrigado e entender um pouco de engenharia, quando sua função, na verdade, é entender de negócios, certo?

E se você decidir contratar uma construtora convencional? Então ela coordenará o empreendimento para você. Mas, normalmente, utilizando profissionais e mão de obra subcontratados para o seu projeto. Isso porque uma construtora não é necessariamente especializada em todas as áreas em que atua.

Essa é a grande diferença de contar com uma empresa de engenharia multisserviços: ela terá uma equipe própria de funcionários especializados nas variadas áreas da construção civil.

Para ser multisserviços, atendendo ao conceito one-stop-shop, a empresa multisserviços precisa ser especialista em cada uma das diversas disciplinas de uma grande obra de reforma ou construção de indústrias e empresas. Como isso pode te ajudar? Entenda a seguir!

 

2. Várias especialidades em uma só empresa

 

É como se a engenharia multisserviços fosse uma empresa com várias empresas menores dentro: uma de engenharia elétrica, outra de civil, outra de mecânica. Todas especializadas e entregando o know how específico de cada área, mas atuando em um mesmo empreendimento.

Por isso, a empresa de engenharia “one-stop-shop” pode realizar tanto um projeto de reforma elétrica quanto uma manutenção predial industrial civil e hidráulica.

Da mesma forma, está preparada para instalar uma grande usina solar ou construir com perfeição a infraestrutura para uma estação de saneamento básico. Assim como realizar o projeto e a construção das instalações de uma indústria ou grande empresa a partir do zero.

 

3. Maior qualidade

 

O grande diferencial em relação a uma construtora convencional é que, numa empresa de engenharia multisserviços, ter equipes próprias e especializadas eleva muito a qualidade dos serviços prestados.

A OMS Engenharia, por exemplo, nasceu especializada em engenharia elétrica e foi incorporando as demais especialidades ao seu portfólio ao longo da experiência. Em 30 anos de mercado, se tornou tanto especializada em elétrica quanto nas demais áreas da engenharia, como civil, mecânica e hidráulica.

Com isso, conhece profundamente os detalhes de cada uma dessas áreas. E quando precisa unir todas elas em uma grande reforma ou construção de indústrias e empresas, consegue entregar o melhor projeto e execução possíveis para cada uma delas.

 

4. Durabilidade em reforma e construção de indústrias e empresas

 

Esta é uma das consequências de obras executadas com qualidade por especialistas.

Uma obra com serviços subcontratados, sem garantia de treinamento nas melhores práticas e no atendimento às normas, pode causar muitas dores de cabeça à frente.

Se a construção não tem qualidade, os problemas não demoram muito a aparecer. Podem começar com acidentes no momento da execução, trazendo possíveis danos às edificações e às pessoas.

Em seguida, começam a surgir infiltrações, rachaduras, problemas de alto consumo de energia ou mesmo apagões causados por infraestruturas elétricas subdimensionadas ou mal projetadas.

Também podem surgir elevadas contas de água e distúrbios elétricos que afetam máquinas e equipamentos, reduzindo a produtividade industrial.

Consertar tudo isso demandará não apenas gastos com reformas, retrofits e manutenções, como contratempos que afetarão o desempenho de empresas e indústrias.

A engenharia multisserviços é capaz de realizar obras de grande porte com qualidade total, seja na parte elétrica e civil como na mecânica ou de água e esgoto.

Com isso, ela evita todas essas dores de cabeça e garante infraestruturas projetadas com o dimensionamento certo para o crescimento futuro da sua empresa.

 

5. Obras mais eficientes, rápidas e seguras

 

A união entre equipes especializadas, engenharias integradas e recursos tecnológicos de última geração traz vantagens como a redução de prazos e de custos operacionais.

Como vimos, a tecnologia BIM permite o controle integrado da obra e evita erros e incompatibilidades entre os projetos das diversas engenharias envolvidas.

Com isso, falhas são evitadas e correções deixam de ser necessárias. Tudo acontece de forma mais organizada, desde a compra dos materiais à logística, passado pela organização do canteiro de obras. Por isso, a execução é mais eficiente, rápida e segura. Naturalmente, mais econômica também.

 

6. Simplicidade na gestão e controle

 

Talvez você não saiba, mas os projetos de engenharia multisserviços realizados com a tecnologia BIM garantem uma comunicação muito mais simples entre os vários especialistas, arquitetos, engenheiros, proprietários e você, gestor.

Isso porque todos podem visualizar o modelo 3D da obra, acrescentando informações durante todo o planejamento.

Com isso, em alguns casos, gestores nem precisam entrar em contato direto com os especialistas de cada área para comentar e acompanhar o andamento do projeto e da obra.

Isso quer dizer que o planejamento e todo o processo são mais transparentes e simples, para que você possa se preocupar apenas com aquilo que é a sua vocação: cuidar da sua empresa.

 

Reforma e construção de indústrias e empresas

 

A OMS cuida da sua obra para você cuidar do seu negócio

 

Esse é o objetivo do conceito one-stop-shop, que transforma a engenharia multisserviços em tendência na reforma e construção de indústrias e empresas.

Ao contratar uma empresa multisserviços, como a OMS Engenharia, você fica tranquilo para cuidar do seu negócio enquanto a gente cuida de tudo para o seu empreendimento ser bem-sucedido.

Afinal, são muitas coisas em jogo envolvendo todos os stakeholders: prestação de contas, prazos, retorno do investimento, fluidez e qualidade na execução.

Tudo isso precisa se reverter em mais negócios no futuro, e não em dores de cabeça.

E o melhor caminho é contar com uma empresa que tenha expertise comprovada para realizar todas as áreas do seu empreendimento com qualidade. E de modo simplificado para você. Por que a OMS Engenharia?

 

Expertise OMS em reformas e construções de indústrias e empresas 

 

A OMS tem em seu portfólio a realização de muitas reformas e construções de empresas e indústrias.

Além do retrofit da Copel, executamos também grandes obras multisserviços para Banco do Brasil, Correios e muitos outros.

Fizemos também projetos e construções de instalações industriais e corporativas. E temos grandes clientes para quem continuamos, após a obra, realizando manutenção civil e hidráulica, manutenção predial e manutenção elétrica.

Só na área de engenharia elétrica, possuímos um extenso rol de atuação, incluindo:

São 30 anos de expertise com grandes clientes atendidos, como  você pode conferir no vídeo a seguir.

 

 

Então, você já sabe: conte com a OMS Engenharia para realizar empreendimentos multisserviços no conceito one-stop-shop, com todas as engenharias numa empresa só.

Você verá como tudo será mais simples e com muita qualidade, para você se preocupar apenas com o seu negócio. Porque do seu empreendimento, pode deixar que a gente cuida!

→ Entre em contato com a OMS para começar a obra de reforma ou construção de sua indústria ou empresa. E não deixe de baixar nosso e-book sobre Engenharia One-Stop-Shop. Ele explica muito sobre a Engenharia Multisserviços.

Obrigado pela visita e um forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *