Blog

9 dicas para você escolher a empresa de engenharia elétrica certa para o seu projeto

empresa de engenharia elétrica

Seja qual for o ramo de atuação, o seu negócio, com certeza, é movido a eletricidade. E por isso é extremamente importante contar com uma empresa de engenharia elétrica para cuidar das instalações da sua edificação.

Isso porque os sistemas elétricos para uso comercial ou industrial são fundamentais não só para o bom andamento das rotinas da empresa, mas também para garantir a segurança física e das pessoas que transitam pelo local.

Só que a instalação elétrica não pode ser feita de qualquer jeito. O assunto é bastante sério e, nessa hora, não é uma boa estratégia tentar economizar fazendo gambiarras.

As empresas de projeto e instalação elétrica oferecem diversos tipos de serviços, dos mais simples aos mais complexos.

E confiar esses trabalhos a uma empresa de engenharia elétrica especializada é fundamental para realizá-los dentro dos padrões mais elevados do mercado. Além de garantir uma execução mais eficiente, onde a necessidade de retrabalho é praticamente nula.

O problema é que, quando chega o momento de cuidar da instalação elétrica, fica a dúvida: qual empresa especializada escolher?

Neste post, vamos explicar tudo! São 9 passos fundamentais que você deve observar na hora de escolher a melhor empresa de engenharia elétrica para realizar o serviço.

Com eles em mente, você terá enormes chances de optar pelo fornecedor certo para realizar a instalação, manutenção, projeto ou reforma elétrica que a sua organização precisa de modo eficiente e com ótimo custo-benefício. Vamos lá?

 

9 dicas para você escolher uma empresa de engenharia elétrica que sabe o que está fazendo

 

Existem muitas empresas de projeto e instalação elétrica no mercado. Mas na hora de escolher, é importante levar vários aspectos em consideração.

Afinal de contas, uma escolha errada pode significar prejuízo financeiro e mesmo riscos à edificação e às pessoas que trabalham no local.

Mas quais aspectos observar ao contratar uma empresa de engenharia elétrica?

 

1. Verifique se a empresa de engenharia elétrica possui expertise não só em obras, mas também em projetos

 

Uma ótima estratégia que você pode seguir para ter maior custo-benefício em seu empreendimento é contratar uma empresa de engenharia elétrica especializada tanto em projetos quanto na execução das obras.

Quando a empresa atua nesses dois segmentos da Engenharia Elétrica, diminui drasticamente a quantidade de ajustes que precisam ser realizados durante a execução da obra.

Esses ajustes são necessários, por exemplo, quando o projeto é feito por uma empresa que não é especializada em execução e, consequentemente, não possui tanta experiência para prever e evitar determinadas situações inviáveis na prática.

A expertise em projetos, aliada à ampla experiência na execução das obras, reduz incompatibilidades. Por exemplo, entre a parte elétrica e a hidráulica, ou entre o projeto arquitetônico e o elétrico e assim por diante.

Consequentemente, são reduzidos os erros de projeto, os retrabalhos, o tempo de execução e o custo total da obra.

Este vídeo aqui explica, de maneira muito simples, tudo isso que estamos falando. Confira!

 

 

2. Avalie o rol de serviços de uma empresa de engenharia elétrica

 

O segundo ponto que você precisa observar, claro, é o portfólio de serviços e produtos da empresa de engenharia elétrica.

Se ela apresenta uma gama variada de soluções, significa que pode cobrir diversas necessidades da sua organização de uma vez só, sem que seja necessário recorrer a outra empresa para executar determinados serviços.

Ou seja, uma mesma empresa pode, por exemplo, projetar e executar a obra assumindo, em seguida, as manutenções elétricas preventivas.

No fim das contas, contratar uma empresa de engenharia elétrica com essa versatilidade pode reduzir bastante os custos do seu empreendimento. Além de evitar muitas dores de cabeça.

 

Quais serviços uma empresa de engenharia elétrica multitarefas oferece?

 

Para saber se a empresa de engenharia elétrica possui essa versatilidade em seu portfólio de atuação, é necessário conhecer quais são os serviços que ela oferece.

As empresas de engenharia elétrica que atendem à versatilidade exigida pelo mercado atual realizam desde simples manutenções elétricas ou civis a complexos projetos e execuções.

Na OMS Engenharia, por exemplo, os principais serviços e produtos oferecidos abrangem várias áreas das Engenharias Elétrica e Civil. Entre eles:

 

  • Projetos elétricos

 

Nessa área, são desenvolvidos projetos nos segmentos de infraestrutura elétrica, cabeamento estruturado, sistemas de proteção em baixa tensão (como aterramento), sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA e para-raios), geração fotovoltaica e iluminação.

Também infraestrutura elétrica para saneamento básico e instalações industriais em média ou alta tensão que demandam a implantação de geradores, transformadores e subestações de energia.

Isso vale para novos empreendimentos e para edifícios que precisam passar por reformas e correções para se adequarem às normas vigentes.

 

  • Obras de engenharia elétrica

 

O projeto precisa sair do papel e ser colocado em prática. Por isso, como vimos, uma empresa de engenharia elétrica conectada às necessidades do mercado também deve ser capaz de realizar as instalações elétricas e de infraestrutura.

A prática da obra abrange desde a instalação de tomadas, luminárias, eletrocalhas, perfilados e eletrodutos até circuitos elétricos. Também  redes lógicas (cabeamento estruturado) e pontos de dados e voz.

Muitas vezes, é preciso ainda realizar obras civis, envolvendo alteração de layout de um determinado ambiente.

Confira neste vídeo as obras realizadas pela OMS Engenharia que fizeram história no Paraná. É só clicar no vídeo! imagem!

 

  • Manutenções elétricas

 

Toda infraestrutura elétrica precisa passar por manutenções, sejam elas preventivas, corretivas ou emergenciais.

Uma equipe especializada dentro de uma empresa de engenharia elétrica analisa todos os sistemas para que tudo esteja dentro das normas e em pleno funcionamento, sem riscos à operação, ao prédio e às pessoas.

A OMS Engenharia executa todos os tipos de manutenção elétrica, incluindo:

  1. Manutenção elétrica preventiva em empresas e condomínios.
  2. Manutenção elétrica industrial.
  3. Manutenção elétrica predial
  4. Manutenção de painéis elétricos
  5. Manutenção de subestações de energia
  6. Manutenção de cabeamento estruturado
  7. Construção e manutenção de sistemas de geração de geração solar fotovoltaica.

Além de elétrica, a OMS executa ainda a manutenção civil predial e hidráulica, proporcionando a cobertura completa em protocolos de segurança para empresas e indústrias.

→ Saiba mais sobre a manutenção predial e a manutenção  hidráulica para empresas.

 

  • Reformas elétricas

 

Também chamadas de “retrofits”, as reformas das instalações elétricas são fundamentais principalmente:

  1. a) Quando as empresas se mudam para edificações antigas que exigem adaptações de layout. É o caso do retrofit elétrico realizado pela OMS Engenharia na gráfica F9, na região de Curitiba.
  2. b) Quando a atividade industrial cresce muito e novos equipamentos são adicionados à planta, sobrecarregando circuitos e gerando instabilidade no fornecimento de energia.

A OMS é uma empresa de engenharia elétrica que já realizou grandes retrofits industriais, como a reforma elétrica da Sorvetes Bapka, na região da capital paranaense.

Muitas reformas elétricas envolvem também reformas civis e na parte hidráulicas das edificações. É o caso da megarreforma de 15 mil m² que a OMS realizou em uma das unidades da Copel, a Companhia de Energia Elétrica do Paraná.

 

  • Laudos técnicos e comissionamento

 

Em muitas situações, as empresas precisam garantir, por meio de laudos, que estão seguindo as regras vigentes. E quem trabalha com engenharia elétrica sabe como fazer as análises necessárias e emitir laudos que garantam a segurança e a eficiência das instalações elétricas.

Nesta lista de posts aqui você pode conhecer os detalhes sobre os vários tipos de laudos das infraestruturas elétricas que toda empresa, um dia, irá precisar!

  1. Laudo de instalações elétricas
  2. Laudo de SPDA para proteção contra raios
  3. Certificação de cabeamento estruturado
  4. Laudo de ICMS para abatimento do imposto sobre a conta de luz
  5. Laudo com equipamento analisador de energia para evitar distúrbios de qualidade da energia que geram desperdício.

 

  • Eficiência energética e gestão da energia

 

Empresas que apostam em boas práticas para economizar energia e contribuir com o meio ambiente costumam implantar um programa de eficiência energética.

Além de reduzir o consumo e a diminuir a conta de luz, edificações e marcas de empresas com selo de eficiência energética são mais valorizadas.

Conheça as principais medidas que você pode adotar no seu programa de eficiência energética para reduzir o consumo.

→  E clique aqui para saber como financiar seu projeto de eficiência energética.

 

  • Geração de energia solar

 

Com o custo da energia cada vez mais alto, é importante buscar alternativas mais baratas e limpas para garantir as operações de edifícios comerciais, residenciais e indústrias.

Uma empresa de engenharia elétrica compromissada com essa tendência mundial faz estudos de viabilidade técnico-econômica, projeta e instala sistemas de geração fotovoltaica.

Além de ter muita experiência na instalação de usinas de geração solar, a OMS Engenharia é precursora na difusão de informações, abraçando a causa da sustentabilidade energética e a disseminação das novas modalidades de geração de energias limpas.

Não perca a lista de posts que publicamos sobre a geração solar nos últimos anos!

  1. Veja quanto sua empresa pode economizar apostando na geração de energia solar.
  2. Como montar uma usina fotovoltaica para gerar a própria energia solar.
  3. Como é produzida e energia solar fotovoltaica.
  4. Vale a pena investir na geração solar em cidades nubladas como Curitiba?
  5. Carport solar: o estacionamento fotovoltaico que gera energia solar
  6. Cuidados necessários na instalação de painéis solares (módulos fotovoltaicos)
  7. Como aproveitar melhor os painéis solares?
  8. Instalação de estação de recarga para veículos elétricos
  9. Carro Movido a Sol: o projeto de divulgação da energia solar da OMS Engenharia que fez sucesso na imprensa.

E agora, vamos à terceira dica para você escolher a empresa de engenharia elétrica ideal para o seu projeto.

 

3. Priorize empresas que englobam engenharia elétrica e civil no mesmo CNPJ

 

É interessante que a empresa especializada que você está buscando tenha uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas que se complementam na hora de colocar a mão na massa.

Assim são as empresas de engenharia elétrica que seguem o conceito one-stop-shop.

Elas não são apenas empresas de projeto e instalação elétrica. Também são preparadas para executar obras civis e hidráulicas, como demolições e construções de telhados e paredes.

Essa versatilidade é fundamental para alterações completas de layouts em retrofits ou para novos empreendimentos, construídos do zero.

Dessa forma, você pode contar com todos os serviços em uma empresa só, o que torna o projeto mais eficiente, célere e econômico.

No vídeo a seguir, os especialistas da OMS Engenharia explicam como a atuação multisserviços – englobando Engenharia Elétrica e Engenharia Civil – tem ajudado seus clientes ao longo de 30 anos de atuação no mercado curitibano e nacional. Vale muito a pena conferir!

 

4. Exija execução em acordo às normas técnicas

 

O atendimento às normas técnicas garante que as obras sejam realizadas com segurança para quem executa e para quem contrata a empresa de engenharia elétrica responsável.

Nesse sentido, fique atento e verifique se a empresa de projeto e instalação elétrica que você quer contratar segue normas como a NR-10 e a NBR 5410.

Elas estabelecem os EPIs (equipamentos de proteção individual) e os procedimentos corretos para evitar acidentes que podem afetar tanto as pessoas quanto as edificações.

Verifique também se a empresa de engenharia elétrica é habilitada para operar plataformas de trabalho aéreo em obras envolvendo média e alta tensão.

 

5. Qualificação da equipe e treinamentos

 

Como vimos, é essencial que obras elétricas sejam realizadas por equipes frequentemente treinadas para atuar de acordo com as normas técnicas do setor. E atualizadas em relação às novas tecnologias.

Por isso é importante verificar a qualificação dos profissionais que fazem parte do quadro da empresa de engenharia elétrica.

Quanto mais capacitados, com treinamentos e experiência em campo, maior a certeza de um trabalho bem realizado.

A OMS Engenharia promove cursos frequentes para que suas equipes se atualizem em relação a normas como a NR-10 /SEP. Ela capacita e certifica os técnicos para realizar procedimentos de alta e média tensão.

 

6. Preste atenção ao atendimento

 

O primeiro contato e a forma de tratamento você recebe ao entrar em contato já indicam como a empresa de engenharia elétrica lida com os clientes.

E no caso de obras, o bom atendimento é mais do que cordialidade e marketing. É a garantia de que você terá o acompanhamento que necessita durante todo o andamento da obra.

A OMS Engenharia, por exemplo, não vende apenas um serviço, mas uma solução. Portanto, as relações vão além de uma perfeita execução, buscando o sucesso do cliente.

Ou seja: nosso papel é ajudá-lo a identificar o que ele realmente precisa para ter o melhor custo-benefício. E isso do planejamento da obra à gestão das instalações elétricas e do consumo de energia.

 

7. Utilização de novas tecnologias

 

É fundamental, para qualquer empresa de engenharia elétrica, acompanhar de perto o avanço das tecnologias. E quem trabalha no setor elétrico sabe que tudo muda muito rápido.

Por isso, uma empresa desse segmento precisa não apenas pesquisar, mas também oferecer aos clientes as melhores e mais modernas soluções para projeto, construção, laudos e certificações.

Utilizar os melhores equipamentos aumenta a precisão dos projetos, como no caso da tecnologia BIM (Building Information Modeling).

Nela, a obra é visualizada previamente em maquetes virtuais 3D que permitem sobrepor todas as plantas – como hidráulica, arquitetônica, elétrica e de cabeamento estruturado. Isso evita incompatibilidades que, normalmente, só seriam identificadas durante a execução.

O emprego de tecnologias e equipamentos modernos eleva também a qualidade de serviços, aumentando a precisão de laudos e inspeções.

Nas indústrias e empresas em operação, permite a execução de reformas e manutenções sem gerar poeira, sem afetar equipamentos do cliente ou interferir demais em sua rotina.

Isso tudo se traduz em redução de custos e do prazo das obras.

 

8. Realização de obras limpas e preocupação ambiental

 

Hoje, para que uma marca seja respeitada pelo mercado consumidor, ela precisa levar em conta certificações verdes e a preservação do meio ambiente.

Nesse sentido, empresas de engenharia elétrica eficientes realizam obras limpas. Essas obras:

  • utilizam matérias-primas com menor impacto ambiental
  • não deixam resíduos poluentes
  • executam a destinação correta dos materiais inservíveis.

Por isso, a OMS Engenharia promove a reciclagem de cabos e lâmpadas que são descartadas nas obras que executa. Clique e confira como isso acontece no vídeo a seguir!

 

9. Portfólio de obras realizadas

 

Um fator determinante na hora de contratar uma empresa de engenharia elétrica é analisar o histórico e os serviços já realizados. Algumas perguntas devem ser feitas, tais como:

  • Há quantos anos a empresa está no mercado?
  • Qual a experiência da empresa com as soluções que a sua organização procura?
  • Quais segmentos de empresas já contrataram os serviços?
  • Quais organizações já confiaram os serviços a essa empresa de engenharia elétrica?
  • A empresa já recebeu prêmios pelos serviços prestados?

Todas essas perguntas vão evidenciar não apenas o passado, mas também o presente da empresa. Quanto mais cases e indicações ela tiver, melhor tende a ser o serviço prestado.

Nessa hora, é importante contratar uma empresa de engenharia elétrica com experiência e capacidade.

É assim com a OMS Engenharia, que está no mercado há mais de 30 anos. São três décadas acumulando muita experiência. Por isso, a OMS coleciona cases de sucesso, como os que você confere clicando no vídeo a seguir.

 

Se você preferir, leia o resumo de algumas de nossas obras!

 

Copel (Companhia Paranaense de Energia)

 

Quando uma empresa de fornecimento de energia do tamanho da Copel confia à OMS Engenharia os serviços elétricos internos, isso é um ótimo exemplo do que a OMS é capaz de realizar.

A parceria vem desde 2013, E nela, a OMS fornece profissionais para atender desde demandas simples, como reposição de lâmpadas, até as mais complexas, como serviços de engenharia civil e instalação de infraestruturas elétricas.

Em 2021, a OMS realizou uma megaobra com mais de 15 mil m² envolvendo a reforma completa da parte elétrica, civil e hidráulica de uma das sedes da empresa.

 

empresa de engenharia elétrica

 

Correios

 

A OMS Engenharia realizou a remodelagem de 101 agências dos Correios no Paraná. A obra envolveu, além do retrofit elétrico, a reforma civil completa dos postos de atendimento.

 

Grifols

 

A multinacional Grifols, que trabalha com desenvolvimento e produção de tratamentos hemoterapêuticos à base de plasma sanguíneo, inaugurou uma unidade em 2016 em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

E a OMS Engenharia foi a responsável pela instalação das redes estruturada e elétrica do edifício.

Nesse trabalho, foi instalada uma subestação com transformador de 1000 KVA para receber energia de alta tensão da concessionária e distribuir para a fábrica em 380-220V. Além disso, todos os quadros, luminárias, passagens de circuitos, motores e tomadas industriais, foram executados pela OMS.

 

Tribunal de Justiça do Paraná

 

Muitas vezes, os serviços são realizados com o local em pleno funcionamento. E, nesses casos, é muito mais importante a experiência e a presença de profissionais capacitados. Foi assim que a OMS realizou a substituição do transformador do Tribunal de Justiça do Paraná.

O equipamento que estava instalado entrou em curto e precisava ser trocado, só que não possuía rodas. Por isso, uma equipe de dez profissionais, incluindo engenheiros eletricistas, engenheiro civil e técnicos eletricistas, precisou remover o transformador com macacos hidráulicos de duas toneladas cada.

 

Banco do Brasil

 

A OMS Engenharia realizou a manutenção de subestações em mais de 100 agências do Banco do Brasil no Paraná. Também executou a reforma elétrica e predial completa de agência do BB em Blumenau, Santa Catarina. A obra multisserviços envolveu desde a atualização dos dispositivos elétricos à instalação de mobiliário e acabamentos finais.

 

 Prêmio Indelec

 

A OMS Engenharia é especializada na instalação de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Em 2021, recebeu um prêmio pela instalação de SPDA com tecnologia ionizante em um dos prédios da Copel em Curitiba.

O trabalho consistiu não apenas na instalação de um novo SPDA, mas também na remoção do sistema de para-raios antigo.

Quem concedeu o prêmio foi a Indelec Brasil, organização especializada na produção de dispositivos para-raios.

 

Pronto! Agora você já conhece as 9 dicas para escolher a empresa de engenharia elétrica certa para o seu projeto. Com esse passo a passo, você poderá tocar a obra elétrica ou a reforma da sua empresa com  segurança e ótimo custo-benefício.

 

Conte com a OMS: uma empresa de engenharia elétrica e civil com 30 anos de experiência comprovada!

 

Localizada em Curitiba, no Paraná, a OMS Engenharia é uma empresa de engenharia elétrica que atua há três décadas em todo o Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.

Já realizou obras importantes em todas as áreas da Engenharia Elétrica, atuando também na Engenharia Civil com reformas e manutenções prediais e hidráulicas.

Portanto, possui um portfólio multisserviços dentro do conceito one-stop-shop, onde uma única empresa é capaz de executar o projeto, a obra e a manutenção elétrica.

Bem como a parte de Engenharia Civil dos empreendimentos, que muitas vezes envolve desde demolições a construções de paredes e telhados ou adaptações em redes hidráulicas.

Com todas essas informações, ficou mais do que evidente que é necessário contratar uma empresa de engenharia elétrica com muita experiência e com profissionais capacitados para realizar todos os serviços elétricos da sua organização.

Não importa qual o tipo de trabalho que esteja precisando, seja considerado simples ou complexo, a OMS Engenharia com certeza poderá executá-lo com extrema qualidade.

E dentro de rígidos padrões de qualidade e de segurança, com o melhor custo-benefício do mercado.

 

→ Confie em uma empresa de engenharia elétrica consolidada e com um rol de serviços extenso! Entre em contato com a OMS Engenharia e agende uma reunião para nos explicar o que a sua empresa precisa. Estamos prontos para ajudar e discutir o seu projeto apontando rotas e soluções.

→ Aproveite para assinar nosso newsletter e baixar nossos e-books. Obrigado pela visita e até breve!

Open chat