Blog

CARPORT SOLAR: tudo sobre a instalação de estacionamentos fotovoltaicos que geram energia solar!

O carport solar é um estacionamento coberto para veículos onde o telhado é substituído por módulos fotovoltaicos (painéis solares) que geram eletricidade.

Por ter essa característica, o carport torna-se multifuncional. Enquanto abriga carros, bicicletas, patinetes, motos e pessoas, ele produz energia fotovoltaica que pode ser revertida em economia ou até lucro!

Não é à toa que os carports solares estão sendo amplamente utilizados em grandes empreendimentos. É o caso de hipermercados, shoppings e street malls – centros comerciais de rua comuns em bairros de alta densidade populacional, nova tendência no Brasil.

Como os street malls são shoppings horizontais que distribuem seu mix de lojas em espaço aberto, esse tipo de comércio não costuma ter estacionamento coberto.

Porém, atualmente, muitas dessas empresas instalam carports solares em seu pátio como alternativa para oferecer conforto, protegendo clientes e seus veículos de intempéries.

Em contrapartida, conseguem reduzir a conta de luz utilizando a energia gerada no estacionamento solar para o próprio consumo. Além disso, geram enorme valor agregado às suas marcas, oferecendo uma inovação ao público.

Mas como funciona o carport solar e como é feita a instalação de um estacionamento fotovoltaico?

Continue lendo e confira tudo o que você precisa saber para inovar com um carport fotovoltaico e ainda lucrar em seu empreendimento!

 

O que é um carport solar e como ele funciona?

 

O carport solar é um abrigo para veículos onde a cobertura não possui telhas ou outro tipo de material, e sim módulos fotovoltaicos (painéis solares) para gerar energia solar.

Por meio de um processo físico chamado “efeito fotovoltaico”, as células solares que formam a cobertura do carport transformam os fótons da radiação solar em corrente elétrica contínua (CC).

Essa corrente é conduzida a um aparelho conhecido como “inversor” ou “alternador”, que é instalado junto ou próximo ao carport.

Sua função é transformar a corrente contínua em corrente alternada (CA). É o tipo de eletricidade que utilizamos em nossas residências, comércios ou indústrias para ativar motores e aparelhos eletroeletrônicos.

Saiba mais sobre como ocorre a produção de energia solar em nosso post sobre o efeito fotovoltaico.

 

Como pode ser utilizada a energia fotovoltaica gerada pelo estacionamento solar?

 

A energia fotovoltaica produzida por um carport solar pode ser conduzida, por meio da ligação elétrica, até a entrada de energia que abastece os prédios próximos.

Com isso, é possível reduzir a fatura mensal de luz do condomínio ou da edificação, seja ela residencial ou comercial.

A energia gerada pelo carport também pode ser direcionada a tomadas e fontes de alimentação externas.

Assim pode, por exemplo, ser usada para acender lâmpadas ou abastecer equipamentos e carros elétricos.

 

carport solar: imagem de carport com veículos

Instalação de caport solar: como é feita?

 

A construção de um carport solar fotovoltaico envolve técnicas de engenharia elétrica e civil.

Elas são aplicadas desde o preparo da fundação do estacionamento.

No solo, são feitas sapatas onde são fixados os pilares que sustentam a cobertura.

A estrutura do estacionamento solar costuma ter hastes com aproximadamente dois metros de altura. No topo, uma estrutura metálica horizontal é amarrada aos pilares.

E os painéis fotovoltaicos são fixados diretamente nessa estrutura, sem a necessidade da colocação de telhas.

 

O passo a passo da construção do carport solar

 

Para entender o passo a passo, veja o vídeo que mostra como foi a instalação do estacionamento solar fotovoltaico construído pela OMS Engenharia em um órgão governamental em Curitiba.

Com as imagens, você poderá entender todo o processo de construção de um estacionamento fotovoltaico. Também conhecer os equipamentos que fazem parte do sistema de geração fotovoltaica. Confira!


O carport fotovoltaico mostrado no vídeo possui 15 módulos de 335 watt-pico (Wp) cada. A microgeração neste carport tem potência instalada para produzir 5 kWp (quilowatts-pico).

(O watt-pico é a medida utilizada para determinar a potência máxima de geração em um sistema solar fotovoltaico. Ou seja, os picos máximos de geração de energia.)

Para você entender o tempo médio de construção de um carport solar, o estacionamento do nosso exemplo foi construído em duas semanas, numa parceria com a L8 Energy – que forneceu a estrutura e os módulos solares – e com a ABB, que proporcionou o carregador de veículos elétricos e o inversor.

Durante a elaboração do projeto do carport solar, a instituição solicitou que fosse implantado um carregador de veículos elétricos.

“Eles querem dar essa vitrine para as novas tecnologias de eficiência energética e mobilidade elétrica” – explica o engenheiro eletricista Henrique Costa, responsável da OMS Engenharia pela obra.

 

Um estacionamento que protege enquanto abastece veículos elétricos!

 

Outra grande vantagem do carport solar é que esse tipo de estacionamento fotovoltaico gera energia para carregadores de veículos elétricos.

Portando, pode se transformar em uma estação ou ponto de recarga de veículos elétricos.

“O carport solar já é um abrigo para deixar um carro embaixo. E você pode aproveitar essa energia gerada para alimentar carros elétricos”.

Grandes empresas, como shoppings e supermercados, estão utilizando essa vantagem para oferecer um serviço diferenciado aos clientes.

Com ele, o consumidor vai às compras e pode aproveitar o tempo para abastecer seu carro elétrico no ponto de recarga. Um conforto que gera fidelidade, agregando valor à marca e associando-a a boas práticas ambientais.

A recarga de carros elétricos pode parecer algo para poucos, mas não é! A Bloomberg New Energy Finance estima que a frota mundial de veículos movidos a eletricidade saltará de 2 milhões para 56 milhões até 2040.

Ou seja: em menos de duas décadas, o número de carros elétricos circulando no mundo deve superar o de veículos convencionais.

Enquanto o carro elétrico roda sem produzir ruídos nem gerar poluição, a tecnologia fotovoltaica permite recarregar o veículo sem pagar pela energia utilizada durante o carregamento da bateria.

A eficiência dessa combinação é impressionante. E se você quiser entender mais sobre esse assunto, veja os vídeos sobre o Carro Movido a Sol da OMS, que foram divulgados em TVs e na imprensa escrita do Paraná.

O carregamento pode ser gratuito ou monetizado, como forma de serviço, tornando-se inclusive uma estação de recarga de automóveis elétricos.

 

Como utilizar o carport solar fotovoltaico como ponto de recarga de carros elétricos?

 

Para transformar seu carport solar em um ponto de recarga, é necessário implantar um carregador de veículos elétricos.

O carregador contém o “save” – sistema de alimentação de veículos elétricos, a tecnologia digital utilizada para fornecer a energia ao carro elétrico.

Mas fique atento! A instalação de estações de recarga de veículos elétricos deve respeitar normas brasileiras, como a ABNT / NBR IEC 61851 e as RNs 414 e 819 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As estações precisam respeitar também os padrões de cada concessionária local de energia.

As normas determinam que os pontos de carregamento de carros elétricos tenham quadros próprios de distribuição de energia, disjuntores, dispositivos de segurança contra surtos e transformadores.

Por isso, tanto o projeto quanto a instalação de pontos de recarga e dos próprios carports solares precisam ser feitos por empresas de engenharia especializadas.

→ Aqui você pode saber mais sobre o funcionamento e a implantação de estações de recarga / carregadores de veículos elétricos.

 

Vantagens do carport solar

 

Como vimos, o abastecimento de carros elétricos é uma das vantagens do carport solar fotovoltaico, que pode produzir energia suficiente para alimentar carros elétricos com custo zero!

Mas há ainda outras vantagens que sua empresa pode ter ao instalar um estacionamento solar. Confira!

 

  • Com um carport solar fotovoltaico, empreendimentos que não possuem edifícios-garagem podem oferecer abrigo e ainda produzir energia!
  • A eletricidade gerada pelo estacionamento fotovoltaico pode tanto ser utilizada para reduzir a conta de luz dos condôminos como para abastecer instalações externas comuns.
  • Os clientes de empreendimentos como lojas, shoppings, condomínios, street malls ou supermercados podem abastecer seus carros elétricos enquanto fazem suas compras.
  • Essa comodidade oferecida aos consumidores é uma importante ferramenta de fidelização à marca. É um benefício oferecido gratuitamente e que certamente atrairá (e muito!) a atenção dos clientes!
  • Ter um carport solar gera valor à marca, que mostra ser inovadora, atual, alinhada às tecnologias modernas e preocupada com o meio ambiente.
  • Você também pode transformar seu carport solar em uma estação de recarga de veículos elétricos, cobrando pelo serviço de carregamento.

 

O retorno do investimento em um carport solar?

 

O payback de um carport solar é o mesmo de um sistema fotovoltaico convencional. Ou seja, em média de 4 a 5 anos, o investimento é recuperado.

Os painéis solares duram aproximadamente 25 anos. Ou seja, são mais de suas décadas com energia gratuita para utilizar.

Os requisitos de construção também são os mesmos de um sistema de geração solar comum.

Ou seja, o sistema precisa estar voltado para o norte geográfico, possuir a inclinação correta e posicionamento adequado às condições de sombreamento do ambiente.

Portanto, é preciso elaborar um projeto de engenharia elétrica com o cálculo das diretrizes para o melhor aproveitamento da energia solar. Só assim é possível garantir que o investimento tenha o desempenho e o payback estimados.

Se você quiser saber mais sobre a produção de energia fotovoltaica, não deixe de ver também nosso vídeo sobre geração solar !

E conte com a OMS para construir o carport solar de sua empresa. Será um sucesso com os clientes e uma vitrine para associar sua marca à inovação e à sustentabilidade!

 

Conheça a Engenharia Multisserviços da OMS

 

A OMS é uma empresa de engenharia multisserviços one-stop-shop. Ou seja, ao nos contratar, você conta com todas as engenharias em uma só empresa.

Significa que não trabalhamos apenas com a parte elétrica e de energia solar, mas também com engenharia civil, hidráulica, mecânica e serviços complementares.

Por isso, realizamos tudo que você precisa, da avaliação da infraestrutura à reforma total ou construção do zero, passando por projeto e execução de soluções como:

 

 

Reunir tudo isso em uma empresa só facilita imensamente a vida dos gestores nas indústrias e grandes empresas que atendemos.

Com 31 anos de atuação no mercado nacional em projetos e obras multisserviços, entregamos soluções completas, do piso ao teto, focadas em qualidade e resultados.

E o melhor: nossos clientes têm tudo para o seu empreendimento em um só fornecedor. Quer um exemplo? É só clicar neste vídeo aqui! Leia também nosso post que explica como atua a engenharia multisserviços.

Conte com expertise da OMS Engenharia. Cuidamos da sua obra para você cuidar do seu negócio!

Você pode nos contatar neste link ou passar aqui para conversar conosco sobre o seu projeto. Obrigado pela visita e nos vemos em breve!

 

 

2 thoughts on “CARPORT SOLAR: tudo sobre a instalação de estacionamentos fotovoltaicos que geram energia solar!”

  1. Há algum tempo que procuro exatamente isto, queria detalhes de valores e quantidades possível de energia gerada com o espaço que possuo!

    1. Olá, Alex. Tudo bem? Obrigado por ler o nosso post. Se você puder, envie um e-mail para o nosso setor de orçamentos com detalhes do espaço que você irá instalar o CarPort Solar. Responderemos assim que possível. O e-mail está na página de contatos.Selecione: Comercial e Cotações. Se preferir você poderá nos ligar. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *