Blog

LAUDO DE SPDA EM CURITIBA: quando, como e por que fazer?

laudo de SPDA em Curitiba

Saiba o que é o laudo de SPDA em Curitiba, para que ele serve, como é feito e os cuidados que você precisa ter na hora de realizá-lo.

 

Realizar o laudo de SPDA em Curitiba é fundamental para empresas, indústrias e condomínios residenciais que tenham a vida de pessoas sob sua responsabilidade, além de edificações e equipamentos que precisam ser protegidos dos efeitos de descargas atmosféricas – os raios.

O laudo de SPDA é um documento que descreve as condições de funcionamento do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, apontando as melhorias e soluções necessárias.

É emitido após a realização de inspeções técnicas feitas por engenheiros eletricistas e profissionais especializados, que investigam se os componentes do SPDA – como para-raios, condutores e malha de aterramento – estão em acordo aos requisitos estabelecidos pela norma ABNT NBR 5419.

O objetivo do laudo de SPDA em Curitiba é garantir que, ao seguir a norma, sua empresa tenha um sistema de proteção contra raios funcional.  E, mais que isso, adequado ao perfil de sua edificação e às atividades que nela são realizadas.

Além de avaliar se a proteção que a sua empresa adota é adequada, reduzindo de forma significativa os riscos de danos devidos a descargas atmosféricas, o laudo técnico de SPDA em Curitiba é obrigatório a toda edificação que possua o Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, evitando multas e indenizações.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o laudo de SPDA, veja para que ele serve, como é feito e os cuidados que você precisa ter na hora de contratar uma empresa de engenharia para realizá-lo.

Confira o índice do post e boa leitura!

 

Para que serve o laudo de SPDA em Curitiba

 

O laudo de SPDA avalia o funcionamento e ajuda a definir as características ideais do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas em empresas, indústrias, condomínios residenciais, shopping centers e todos os tipos de estabelecimentos comerciais.

O objetivo principal que leva essas empresas a realizarem o laudo de SPDA em Curitiba é avaliar se os requisitos do sistema de proteção contra raios estão sendo cumpridos, qual é o nível de risco de descargas atmosféricas atingirem a edificação, bem como o potencial de danos físicos à estrutura do prédio e à vida de seus usuários.

Além disso, o laudo de SPDA tem o objetivo de fazer um  levantamento das medidas e equipamentos necessários para proteger áreas internas contra danos causados por impulsos eletromagnéticos de descargas atmosféricas (LEMP).

Os impulsos LEMP, que acompanham as descargas atmosféricas, podem atingir as instalações elétricas de uma edificação ainda que o raio caia em um ponto dois quilômetros distante.

Isso porque percorrem as redes elétricas, afetando a instalação elétrica e podendo danificar permanentemente os equipamentos eletrônicos a ela conectados.

 

Benefícios do laudo de SPDA

 

Ao analisar os componentes do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, o laudo de SPDA em Curitiba aponta as soluções e medidas ideais para tornar o sistema mais eficiente e econômico.

Com isso, o laudo técnico de SPDA acaba se tornando um aliado essencial para as empresas evitarem uma série de problemas.

De acordo com a NBR 5419-1, as descargas atmosféricas podem causar vários tipos de danos em uma estrutura:

  • Danos tipo 1 (D1): causados aos seres vivos por choques elétricos.
  • D2: danos físicos como incêndios, destruição mecânica e civil, explosão e vazamento de produtos tóxicos, gerados por centelhamentos oriundos da corrente elétrica do raio.
  • D3: falhas em sistemas internos e equipamentos ocasionadas por impulsos eletromagnéticos LEMP.

Consequentemente, realizar o laudo de SPDA em Curitiba e adotar as medidas por ele propostas significa proteger seu patrimônio contra danos às edificações, curtos-circuitos e incêndios gerados por descargas atmosféricas.

O laudo também ajudará sua empresa a evitar prejuízos financeiros com equipamentos eletrônicos e máquinas que podem “queimar” e ser totalmente perdidos.

 

Multas e indenizações

 

Além disso, ter um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas com um laudo de SPDA em dia significa evitar indenizações e a perda de vidas sob a responsabilidade da sua empresa.

Nesse sentido, o laudo garante maior segurança aos ocupantes da edificação, bem como ao próprio imóvel.

Se sua empresa não tiver um laudo de SPDA, poderá enfrentar:

  • problemas para obter certificações ISO
  • empecilhos para renovar o alvará de funcionamento junto ao Corpo de Bombeiros
  • dificuldades para obter seguros, pois várias seguradoras não cobrem sinistros quando o laudo de SPDA não está em dia e atualizado.

Mas não é só. O laudo de SPDA em Curitiba também será essencial para que você mantenha seu sistema de proteção contra raios em conformidade às normas e às características do imóvel.

Isso é uma exigência legal. O descumprimento de normas como a NBR 5419 e a NR-10 pode gerar multas às empresas, além de responsabilização civil e criminal por acidentes.

→ Veja aqui como um SPDA pode salvar sua empresa!

 

Como é feito um laudo de SPDA em Curitiba?

 

Durante as inspeções para a elaboração de um laudo de SPDA em Curitiba, os componentes do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas são avaliados individualmente.

O SPDA é um sistema de proteção composto por captores, que são os para-raios, responsáveis por receber a descarga atmosférica e direcioná-la, por meio de uma rede de condutores de descida, até a malha de aterramento.

Esta malha fica ao redor da edificação e distribui a energia ao solo sem que ela possa atingir e danificar o imóvel.

Em sistemas modernos, com para-raios ionizantes, até mesmo as áreas externas em torno da edificação podem ser protegidas.

Isso é uma vantagem enorme para empresas e indústrias como pátios de manobras e atividades com circulação externa de pessoas.

Ou mesmo para condomínios residenciais com áreas de lazer outdoor que podem ficar protegidas dentro do raio de cobertura do para-raios ionizante.

Entenda mais sobre o funcionamento do SPDA em nosso post completo sobre o tema. É só clicar na imagem!

 

O QUE É SPDA e como escolher o melhor tipo de proteção contra raios para a sua empresa?

Avaliação do SPDA

 

Para que a avaliação de todos os elementos do SPDA seja correta, a realização do laudo de SPDA em Curitiba deve seguir as diretrizes da NBR ABNT 5419.

De acordo com a norma, as inspeções técnicas devem investigar a instalação elétrica da edificação, apontando se há pontos de deterioração, falhas ou insuficiência do para-raios e demais componentes do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

O laudo deve indicar se eles estão funcionando adequadamente, sendo capazes de direcionar as descargas atmosféricas para a malha de aterramento da edificação sem que o raio cause danos a pessoas, animais, equipamentos e à própria infraestrutura predial.

A investigação do sistema é feita por engenheiros eletricistas e técnicos credenciados pelo Crea. Na prática, a empresa de engenharia elétrica que você contratar para avaliar o SPDA de sua empresa apontará:

 

  1. Se o projeto da sua edificação equivale ao que foi construído.
  2. Se o SPDA foi instalado conforme o planejamento original.
  3. Qual é o estado de conservação dos componentes do SPDA, bem como de suas conexões e fixações, avaliando se houve oxidação, defeitos ou degradação.
  4. Se a resistividade do solo e a resistência de aterramento são compatíveis com toda a estrutura do SPDA.
  5. Se já ocorreu descarga atmosférica no sistema.
  6. Se o sistema é capaz de proteger todas as infraestruturas que foram conectadas ao SPDA após a sua instalação. Cada vez que modificações na construção original são feitas, você precisará de nova vistoria para renovar o laudo de SPDA em Curitiba.
  7. O laudo apontará ainda as conclusões da investigação e as recomendações de ações necessárias para solucionar problemas e adequar o SPDA ao grau de proteção contra raios necessária.

 

Veja no gráfico a seguir quais são as etapas da investigação de um laudo de SPDA em Curitiba. É só clicar na imagem!

 

laudo de SPDA em Curitiba Infográfico

 

O que o laudo de SPDA em Curitiba deve conter?

 

Após as análises, o laudo de SPDA deve ser emitido pelos profissionais contratados contendo um parecer sobre o estado de conservação e as condições dos para-raios, condutores de descida e conexões, informando se há pontos de deterioração e corrosão.

O laudo de SPDA em Curitiba deve conter ainda um resumo das condições de equipotencialização – a ligação entre as diversas partes do sistema. E informar se há corrosão nos eletrodos do subsistema de aterramento e seus condutores.

O relatório apontará ainda o resultado das medições ôhmicas, feitas com aparelhos que atestam se a malha de aterramento está funcionando corretamente. E deverá conter os dados de resistividade e características do solo.

Registros fotográficos e o projeto “as built” do SPDA completam o registro da atual condição, infraestrutura, dimensões e disposição do sistema na edificação, facilitando manutenções e inspeções futuras.

Como resultado essencial, o laudo apontará ainda se há inconsistências e quais são os pontos em que o SPDA está fora dos padrões estabelecidos pela NBR 5419.

Além de todas essas especificações, o laudo de SPDA em Curitiba deve conter a ART, anotação técnica que comprova o credenciamento, junto ao Conselho Regional de Engenharia (Crea), dos profissionais que executaram o laudo.

 

Quem é o profissional autorizado a fazer o laudo de SPDA?

 

As atividades de projeto, instalação e manutenção, vistoria, laudo, perícia e parecer de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas são executadas por empresas ou profissionais devidamente registrados no Crea.

Em geral, os laudos de SPDA em Curitiba são realizados por engenheiros eletricistas e civis ou técnicos especializados em elétrica.  Todos eles devem possuir uma ART- Anotação de Responsabilidade Técnica – emitida pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia).

A ART comprova que o profissional é habilitado e possui a experiência prévia na avaliação de SPDA.

Além de possuir a ART para laudo, o profissional responsável precisa ter ainda uma ART específica para o tipo para-raios que você utiliza.

Isso porque, por exemplo, quem conhece o funcionamento de para-raios tradicionais (Ponta Franklin) pode não ter capacidade técnica para instalar e avaliar um para-raios ionizante, que possui uma tecnologia distinta.

Por isso, o profissional deve possuir uma ART diferente para cada tipo de para-raios.
Fique atendo à expertise dos profissionais na hora de contratar a empresa de engenharia que fará seu laudo de SPDA em Curitiba!

 

Quem precisa ter o laudo de SPDA em Curitiba?

 

O laudo de SPDA é obrigatório a toda empresa, indústria ou imóvel que possua um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas.

Mas quem precisa instalar um SPDA?

Vamos explicar! Toda edificação precisa de algum tipo de proteção contra descargas atmosféricas. No entanto, o nível de proteção ideal pode variar para cada construção.

É o engenheiro projetista do sistema elétrico quem define a proteção ideal para cada caso.

Numa residência, por exemplo, o engenheiro eletricista pode atestar que um sistema de aterramento seja suficiente, recomendando ainda que um dispositivo de proteção contra surtos (DPS) seja instalado.

Em caso de empresas e indústrias com muitos equipamentos eletrônicos, certamente será recomendada a instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas completo.

Se o SPDA for necessário, o laudo deverá ser realizado e atualizado periodicamente.

 

Periodicidade dos laudos de SPDA em Curitiba

 

A NBR 5419 atualizada em 2015 determina que inspeções do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas sejam realizadas:

  1. Durante a construção da infraestrutura, para avaliar as condições da instalação elétrica e os riscos a que o imóvel está exposto, determinando o nível ideal de proteção.
  2. Após a instalação do SPDA, no momento da emissão do projeto as built, que representa como a edificação foi efetivamente construída em relação ao projeto elétrico
  3. Após suspeitas ou episódios efetivos de descarga atmosférica na edificação.
  4. Após alterações ou reparos que modifiquem a edificação.
  5. A cada 6 meses, uma inspeção visual deverá ser feita para identificar se há pontos de falha e degradação no SPDA.

Além dessas inspeções, a norma determina que o laudo completo de SPDA, com a emissão do documento por um profissional habilitado pelo Crea, deve ser realizado periodicamente.

A periodicidade da realização do laudo completo de SPDA em Curitiba e outras regiões do Brasil deve ser:

  • Anual em edificações expostas a corrosão atmosférica severa (regiões litorâneas ou indústrias com ambientes agressivos, por exemplo) ou que contenham munição ou explosivos, além de fornecedoras de serviços essenciais, como energia elétrica e água.
  • A cada três anos nas demais empresas, indústrias ou condomínios residenciais. Todos precisam realizar a avalição programada das condições do SPDA.

 

Quanto custa um laudo de SPDA em Curitiba?

 

O valor da realização do laudo de SPDA em Curitiba dependerá da complexidade do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas e do nível de criticidade da edificação.

Quanto mais completo for o sistema, mais detalhada e complexa será a avaliação de toda a infraestrutura elétrica.

Vimos que, durante a realização do laudo, são realizadas inspeções de todos os componentes do SPDA,  incluindo o estado de conservação das conexões, malhas, captores e descidas, bem como a conformidade  com o projeto original  e com normas como a ABNT 5419 e NR-10.

Portanto, a determinação do valor do laudo de SPDA dependerá do número de captores (para-raios), conexões e pontos que precisarão ser inspecionados.

É essencial que você foque na qualidade e na expertise da empresa de engenharia contratada para realizar seu laudo de SPDA, pois esse serviço pode salvar seu negócio e evitar enormes prejuízos financeiros à sua corporação.

Faça seu orçamento com quem entende realmente de SPDA!

 

Por que fazer seu laudo de SPDA com a OMS Engenharia?

 

Em primeiro lugar porque, a cada hora, 21,6 mil descargas atmosféricas atingem o Brasil. E uma delas pode danificar sua empresa!

De acordo com o Inpe, tivemos uma média de 520 mil raios por dia em 2022. E esse número aumenta ano a ano.

Então, não perca tempo!

Segundo, porque a OMS Engenharia tem a expertise comprovada para realizar laudos, projetar e instalar o SPDA certo para proteger o seu patrimônio.

Com sede em Curitiba, a OMS Engenharia é uma empresa multisserviços especializada em todas as áreas das engenharias civil, elétrica mecânica e hidráulica.

Atuando no mercado nacional há mais de 32 anos, ela oferece soluções completas, do projeto a grandes obras e reformas para empresas, indústrias e condomínios residenciais.

Entre os serviços que realiza na parte de engenharia elétrica, a OMS é especializada em:

 

Somos premiados na instalação de para-raios ionizantes, que cobrem até mesmo áreas externa da sua indústria, empresa ou condomínio, como você pode ver no vídeo a seguir.

 

 

A experiência multifocal da OMS ajudará sua empresa a ficar tranquila na gestão de seu patrimônio, pois oferece uma visão global da edificação, cuidando de todas as áreas, da elétrica à civil, com uma só equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *