Blog

OMS Engenharia completa 30 anos entregando soluções completas com energia – parte 1

OMS Engenharia 30 anos

Dois irmãos, um escritório no canto da casa, uma máquina de escrever, uma prancheta com régua paralela e muita vontade de fazer os projetos saírem do papel.

Foi assim que nasceu a OMS Engenharia, criada em 4 de fevereiro de 1991 pelas mãos dos irmãos Mauro e Osmar Nascimento Costa.

Foi uma longa jornada até aqui. No início, seria até difícil imaginar que, 30 anos mais tarde, os irmãos estariam à frente de uma empresa consolidada no mercado, com mais de 40 funcionários e grandes clientes caminhando juntos. E crescendo, mesmo em meio à pandemia de covid 19, como você pode ver neste post com o balanço do 2020 e a projeção para 2021!

 

Como a OMS  Engenharia  começou

 

O sonho começou nos projetos de engenharia feitos à mão, bem antes de tecnologias como CAD ou BIM. Eram desenhos com grafite no papel sulfurize, que depois eram passados para um desenhista. E ele os transportava para papel vegetal com tinta nanquim.

“Era uma época diferente. Para quem não viveu naquele tempo, soa até estranho, mas foi assim que iniciamos a OMS Engenharia”, lembra o fundador e diretor técnico da empresa, Osmar Nascimento da Costa.

E como em toda startup, os irmãos precisaram se esforçar para conseguir os primeiros clientes e, aos poucos, crescer como organização. Era puxado e até mesmo a ajuda em casa era fundamental.

“O Mauro ficava na obra e eu administrava os clientes. A minha esposa Irene era secretária e faz-tudo. O depósito de materiais ficava na garagem de casa”, aponta Osmar.

Os irmãos, hoje sócios-diretores da empresa, relembram como tudo começou no primeiro vídeo de uma série que preparamos sobre os 30 anos da OMS Engenharia. O vídeo é um retrato histórico da evolução das engenharias elétrica e civil nas últimas décadas. Vale muito a pena assistir!

 

 

Da prancheta para a obra

 

Logo no início, Mauro e Osmar perceberam que não bastava fazer apenas os projetos elétricos. Foi aí que passaram a aliar o planejamento de obras elétricas à execução.

E logo perceberam que apesar de bem feitos, dentro das normas e desenhados com precisão, os projetos nem sempre correspondiam à realidade no canteiro de obras. Quando chegavam ao local da execução, sempre havia algo a ser adaptado.

“No papel é tudo lindo e maravilhoso, mas quando começamos a botar a mão na massa, verificamos que nem tudo que é projetado você consegue realmente executar”, diz Mauro Nascimento da Costa, fundador e diretor comercial da OMS Engenharia.

“Porém, quando você alia a prática à execução de projetos, você tem algo que realmente acontece em quase 100%”, garante.

A união projeto + obra era algo natural, uma extensão do trabalho que já faziam. É o pacote completo, que vai desde o planejamento e o planejamento inicial até a execução e a entrega. É a garantia de que o cliente vai receber o melhor serviço possível.

 

Projeto + execução = crescimento

 

A partir do momento em que aliaram o projeto à execução, a OMS Engenharia não parou mais. Foi quando, de fato, a empresa cresceu.  Claro, sempre acompanhando a evolução de tudo o que acontecia no mercado e nos avanços da tecnologia.

As obras, aliás, não eram simples de serem executadas. Décadas atrás, em muitas ocasiões, a engenharia elétrica ainda não possuía o ferramental adequado para determinados serviços. Só que a OMS precisava entregar, de qualquer jeito. “Tinha que fazer acontecer”, brinca Mauro.

Tanto que a escassez de ferramentas lá no início fez com que os irmãos prezassem por essa questão, sempre investindo nesse quesito e em novas tecnologias para proporcionar ao colaborador a melhor maneira de executar o trabalho. E, como consequência, algo sentido positivamente pelo cliente.

“O nosso início lá do passado, de ter saído do setor de projetos e ter sofrido todos aqueles percalços para aprender o que pode e não pode na obra, o que é viável ou não na obra, isso ajudou muito na evolução da empresa”, comenta Mauro.

Essa evolução ocorreu exatamente como Mauro Nascimento Costa explica no segundo vídeo da série OMS Engenharia 30 anos. Assista e entenda como a união projeto + execução tem ajudado empresas a economizar tempo e dinheiro em suas obras realizadas pela OMS.

 

 

Não perca o segundo episódio da Série OMS 30 anos! Ele traz depoimentos e informações que mostram como a nossa empresa, após três décadas de evolução tecnológica, saiu da garagem de casa e se tornou referência nacional em engenharia multisserviços com atuação de ponta no Brasil!

Share MKT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *