Blog

PROJETOS ELÉTRICOS: saiba tudo sobre eles e realize sua obra com eficiência e economia

Projeto elétrico: imagem de projetista segurando projeto elétrico

Sabe por que você não deveria começar sua obra sem antes fazer o projeto elétrico? A resposta é simples e afeta diretamente o seu bolso: reformas e construções realizadas sem a elaboração de projetos elétricos chegam a ser até 20% mais caras!

Mas como e por que isso acontece? Vejamos…

O projeto elétrico é o dimensionamento das instalações elétricas de uma edificação por meio de cálculos e o seu detalhamento com plantas-baixas, desenhos, gráficos e símbolos padronizados pela Engenharia Elétrica.

Nesse planejamento constam todas as informações necessárias para a execução de uma obra elétrica, incluindo as dimensões e a distribuição da infraestrutura nos variados espaços da edificação.

Mas não é só. O projeto da instalação elétrica determina ainda os tipos e quantidades de materiais que serão empregados, bem como a previsão de custos e prazos para a entrega da obra.

Cada etapa desenvolvida nesse processo conta muito para garantir economia, qualidade e o cumprimento dos prazos. Já imaginou começar uma reforma elétrica ou construir um edifício novo na sua indústria sem isso?

Quando a sua obra começar, você fará parte de todas as etapas da elaboração do projeto elétrico, participando de reuniões para definir os requisitos da infraestrutura, acompanhando os relatórios e avaliando a execução.

Por isso, é importante que até lá você tenha uma visão geral sobre o que são, para que servem e como os projetos elétricos são realizados.

E nós estamos aqui para lhe ajudar nisso! A seguir, você saberá tudo o que precisa para planejar a infraestrutura elétrica de sua indústria, empresa ou condomínio com segurança e eficiência.

E o principal: descobrirá como ter um projeto elétrico que reduza os custos do seu empreendimento.

Então, mãos à obra! Confira o índice do post e boa leitura!

 

Vantagens de um projeto elétrico bem planejado

 

Os projetos elétricos são elaborados por um corpo de engenheiros devidamente registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Devem ser calculados levando em conta as normas vigentes e as necessidades da sua empresa.

E precisam ser representados de forma a facilitar o seu entendimento e o de quem irá executar a obra.

Só dessa forma é possível minimizar erros e garantir maior segurança na instalação.

Um projeto elétrico assim, bem executado por profissionais experientes, entregará a você benefícios como:

 

Segurança

 

Com um projeto bem articulado, você reduzirá as chances de curtos-circuitos, excesso de cargas e sobreaquecimento no sistema elétrico da sua empresa agora e no futuro.

Isso porque os circuitos serão organizados com a instalação de quadros elétricos e cabos adequados, que distribuirão a energia de acordo com a necessidade de cada máquina industrial ou ambiente corporativo.

Consequentemente, você evitará acidentes, incêndios e interrupções no fornecimento de energia por excesso de carga nas instalações elétricas da sua empresa.

 

Redução de custos

 

Como dissemos no início deste artigo, os projetos elétricos podem reduzir até 20% dos custos das obras.

Agora vamos explicar por quê!

Ter um projeto elétrico é essencial para que você possa economizar em seu empreendimento porque prevê estratégias para reduzir a necessidade de insumos e materiais.

Por exemplo, os engenheiros projetistas podem aproveitar a iluminação natural da sua empresa para reduzir a quantidade de lâmpadas.

Ou considerar a disposição geográfica da indústria instalando a subestação de energia no local certo para reduzir a metragem de cabos de alta tensão até o ponto de ligação com a rede.

Acredite, tudo isso representa milhares de reais em economia! E o projeto acaba se pagando totalmente ao longo do empreendimento.

Além disso, um projeto elétrico de qualidade é idealizado de acordo com as necessidades de consumo da sua empresa, indústria ou condomínio por vários anos, evitando tanto o sub quanto o superdimensionamento excessivo da infraestrutura elétrica.

Isso elimina gastos desnecessários com materiais que não serão utilizados.

Ao mesmo tempo, evita que você precise realizar obras para ampliar uma infraestrutura que, dentro de pouco tempo, não suportará mais a demanda.

Saiba mais sobre a economia de um projeto elétrico clicando na imagem a seguir!

 

PROJETO ELÉTRICO EM CURITIBA: como ele ajuda você a economizar até 20% na obra e ainda reduz o consumo de energia da sua empresa?

 

Compatibilização dos diversos setores da obra

 

Seguindo a lógica da economia, uma das principais vantagens que você terá ao fazer um projeto antes de iniciar a obra é a compatibilização entre os diversos setores do empreendimento.

Na prática, isso significa que o seu projeto elétrico será comparado com todas as plantas que integram o planejamento civil e arquitetônico, a hidráulica e mesmo HVAC, que engloba os sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado.

Com esse estudo, a equipe de projetistas conseguirá identificar possíveis interferências entre essas diferentes áreas e solucionar os problemas antes da execução.

Se isso não for feito, sua obra poderá parar no meio do caminho por diversas incompatibilidades.

Por exemplo: imagine que a equipe de elétrica chega para instalar o QGBT – quadro geral que distribui a energia para a edificação – e descobre que o único local indicado para isso está ocupado por uma parede. Então, ela precisará ser demolida.

Mas, ao iniciar a demolição, um cano da instalação hidráulica é atingido, já que essa ação não foi planejada,  e toda a obra é paralisada por um alagamento. Imagine a dor de cabeça para solucionar esse problema!

Uma incompatibilidade como essa, entre a hidráulica e a elétrica, certamente ocasionará atrasos e retrabalhos que custam tempo e dinheiro.

Por isso, elaborar o projeto elétrico antes de iniciar a obra é essencial. Com um projeto, nunca haverá uma parede no caminho. Muito menos uma parede hidráulica!

Um projeto elétrico dimensionado corretamente evitará incompatibilidades entre as diversas plantas e entre estas e o canteiro de obras.

Isso mitigará refações que geram perda de material, elevando o custo e o prazo de entrega.

 

Precisão na estimativa de gastos

 

Com o projeto elétrico em mãos e as incompatibilidades eliminadas, será feito um orçamento preciso dos gastos com os materiais que serão utilizados na execução do seu projeto elétrico.

Esse ponto é importante para que os valores pré-estabelecidos não sofram grandes alterações durante a execução.

Além disso, as compras são organizadas para não haver produtos sobrando nem faltando em seu empreendimento.

 

Atendimento às normas

 

Outra vantagem de projetar a infraestrutura elétrica com uma empresa especializada e responsável é a garantia de que o projeto elétrico seguirá todas as normas vigentes.

Isso garantirá a segurança na execução da obra, mitigando acidentes com pessoas e protegendo a própria edificação, além de evitar multas para a sua empresa no futuro.

Um exemplo é o cálculo luminotécnico, que determina a quantidade exata de luz que a indústria necessita para cada atividade.

Sem um projeto elétrico com esse cálculo, seus funcionários poderão adoecer e você certamente sofrerá  multas e indenizações trabalhistas, além de queda na eficiência do seu negócio.

Além disso, ter uma obra planejada e executada de acordo com as normas elevará a segurança energética do seu negócio. Veja como!

 

Menores custos com manutenção

 

Ao longo dos anos, você evitará curtos-circuitos, quedas de energia por sobrecarga, choques e acidentes com descargas elétricas e fuga de energia.

Com isso, sua empresa precisará investir menos em manutenção elétrica para corrigir problemas comuns das instalações mal planejadas, malfeitas ou subdimensionadas.

Entre esses problemas estão o desligamento frequente de disjuntores, a queima de equipamentos industriais e a ineficiência da instalação elétrica.

Em geral, essas situações são causadas pela utilização de cabos, circuitos, quadros e equipamentos que, sem o devido planejamento, não suportam as cargas às quais a instalação elétrica é diariamente submetida.

Por isso, nosso conselho é: faça um projeto elétrico antes da obra e inicie um protocolo de manutenções preventivas logo depois de concluí-la.

Com isso, você terá uma instalação corretamente dimensionada e reduzirá essencialmente os custos com manutenções corretivas, elevando a eficiência do seu negócio por muitos anos!

Clique imagem para saber como a manutenção elétrica preventiva pode lhe ajudar.

 

Manutenção elétrica preventiva: como deve ser feita, para que serve e quando realizar em sua empresa?

 

Eficiência energética

 

O projeto elétrico ajudará sua empresa a crescer com muito mais eficiência energética.

Isso porque, com uma instalação bem dimensionada, sem pontos de fuga ou distúrbios de qualidade da energia, sua empresa não terá desperdícios que elevariam a conta de luz.

Além disso, projetos elétricos podem ser planejados com estratégias para reduzir o consumo e potencializar o aproveitamento da energia.

Essas estratégias podem englobar:

  • Aproveitamento a iluminação natural
  • Instalação de usinas solares no telhado
  • Utilização de lâmpadas eficientes, como a tecnologia LED.
  • Uso de materiais que possibilitam melhor conforto térmico, reduzindo a utilização de aquecedores e de ar-condicionado.
  • Sistemas de ar-condicionado de alta eficiência, já que ares-condicionados representam 40% do consumo de uma edificação.
  • Envoltória externa adequada às condições ambientais locais e à finalidade de uso. A envoltória representa 30% do peso sobre o consumo de energia, e por isso deve ser construída com materiais que favoreçam a economia.

Mas como ter sucesso na gestão do seu projeto elétrico e garantir que todos esses benefícios realmente ocorram?

Um bom começo é conhecer os diferentes tipos de  projetos elétricos que o seu empreendimento poderá necessitar. Confira!

 

projetos elétricos

 

Tipos de projetos elétricos

 

Podemos classificar os projetos elétricos de acordo com as atividades a que as edificações se destinam.

Nesse sentido, os diferentes tipos de projetos elétricos se diferenciam conforme as rotinas de utilização de energia e à finalidade das instalações elétricas, bem como à complexidade da sua estruturação.

Os tipos de projetos elétricos mais comuns são:

 

1. Projeto elétrico industrial

 

Nesse tipo de projeto elétrico, a estruturação é voltada para suprir as necessidades de um ambiente fabril com características bastante específicas para cada ramo de atividade.

Tanto a infraestrutura do imóvel quanto a natureza da atividade desenvolvida no local são levadas em consideração para o planejamento e dimensionamento da instalação elétrica.

Por exemplo, o projeto elétrico pode ser criado para suportar o funcionamento simultâneo e ininterrupto de máquinas e equipamentos de médio e grande porte.

Nesse caso, é preciso prever infraestrutura para uma alta  potência da energia, entrada em alta tensão e maior capacidade para suportar o acionamento do maquinário utilizado.

Alguns empreendimentos podem exigir requisitos especiais, como a instalação de infraestrutura elétrica para salas limpas.

Dessa forma, o detalhamento das especificidades da indústria é essencial para conduzir a instalação dos circuitos elétricos que atenderão o empreendimento.

Aqui, o tipo de proteção amplamente utilizada são os disjuntores, que devem ser instalados conforme as necessidades da indústria.

Outro ponto importante é a apresentação do percurso dos conduítes, que garantem que os eletrodutos sejam distribuídos de maneira eficaz, garantindo uma vasta fonte de energia para todas as áreas da indústria.

instalação de subestações transformadoras e de grupos motores geradores de energia para a planta da indústria também são aspectos comuns a serem dimensionados no projeto elétrico industrial.

Outro tipo de projeto elétrico industrial muito comum é o retrofit, reforma geral das instalações elétricas para modernizar ou ampliar a planta.

Clique no vídeo abaixo para saber como isso pode ser feito sem paralisar a produção da sua indústria!

 

 

2. Projeto elétrico predial para empresas 

 

É o tipo de projeto elétrico idealizado para atender grandes edifícios comerciais.

Aqui a missão é garantir uma boa instalação elétrica para diversos andares, organizando entrada de energia, circuitos e pontos de consumo de acordo com as características do negócio.

O primeiro passo nesse tipo de projeto é reunir todas as informações do imóvel, incluindo a sua planta, para verificação de outros sistemas já instalados ou a instalar.

Os projetos elétricos desenvolvidos para prédios e edifícios envolvem a passagem de cabos e a instalação de tomadas, pontos de iluminação e disjuntores, a reestruturação dos circuitos do sistema elétrico, entre outros.

Tanto para implantar uma instalação nova, a partir do zero, quanto para reestruturar o sistema elétrico de uma infraestrutura predial já existente, é preciso definir quais tipos de cabos e equipamentos são os mais adequados, quais são os locais que necessitam de energia o tempo todo e qual é o uso estimado de potência nesses ambientes.

Os projetos elétricos para empresas devem considerar ainda se a estrutura civil da edificação está em condições adequadas para receber a instalação elétrica.

Caso contrário, obras civis podem ser necessárias para evitar danos ao sistema elétrico que resultariam em curtos-circuitos e riscos aos habitantes do local.

 

3. Projeto elétrico para condomínios residenciais

 

O primeiro passo para idealizar esse tipo de projeto é ter a planta das residências que farão parte do condomínio.

Com esse material, será possível acessar as dimensões exatas dos imóveis. Isso é importante para o cumprimento da NBR 5410, norma que regula as instalações elétricas em baixa tensão.

Assim como nos projetos anteriores, aqui também é preciso suprir às necessidades gerais dos moradores para definir os pontos de luz e as tomadas de uso geral (que ligam aparelhos) e específicos (utilizadas para chuveiros, por exemplo).

Nesse projeto, é preciso calcular a potência total das cargas elétricas (determinada em Watts) de cada cômodo para que seja definido o disjuntor adequado para a instalação.

Segundo o que determina a norma NBR 5410, locais como cozinhas, banheiros, lavanderias que comportam equipamentos de maior potência energética precisam ter um circuito elétrico reservado para cada objeto.

Outro ponto importante é prever o posicionamento dos dutos para proteger o cabeamento elétrico do prédio ou condomínio.

Agora que você conhece os principais tipos de projetos elétricos que a sua corporação pode precisar, veremos quais são as fases do planejamento de uma obra de reforma ou construção. Confira!

 

Etapas de um projeto elétrico para construção ou reforma

 

Geralmente, os projetos elétricos para reforma de instalações elétricas antigas ou construção de edificações novas seguem três passos fundamentais. São eles:

  1. Avaliação das necessidades do cliente, seja ele uma empresa, indústria ou condomínio.
  2. Estudo preliminar do estado geral das instalações já existentes ou do local onde a construção de uma nova edificação será feita.
  3. Dimensionamento do projeto completo, com os desenhos, plantas e croquis que são consolidados no projeto executivo. Vamos ao passo a passo!

 

projetos elétricos

 

Etapa 1 – Avaliação

 

Na avaliação das necessidades, o engenheiro responsável e o cliente definem os pontos essenciais do projeto elétrico.

É neste momento que o você e sua equipe passarão todas as informações importantes sobre as práticas de consumo da empresa ou da indústria e as principais necessidades que precisam ser atendidas com o projeto.

Nessa primeira fase, é feito o levantamento da quantidade de pontos de consumo e da potência nominal que serão incluídos no projeto elétrico. Como, por exemplo, tomadas para máquinas, pontos de iluminação, ar-condicionado, bombas elétrico-motoras, elevadores e outros.

É nesse primeiro momento também que são feitas as reuniões in loco, no caso de empresas em edificações já existentes ou em construção.

Essas reuniões no local da obra são importantes para que o engenheiro, junto com o cliente, defina o tipo de iluminação, os critérios de eficiência energética, usos da eletricidade e a forma de alimentação dos pontos de consumo.

 

Etapa 2 – Estudos preliminares do projeto elétrico

 

Quando todo o levantamento de requisitos está concluído, a equipe projetista já entendeu as necessidades do cliente e pode começar a dimensioná-las.

Com isso, ela pode iniciar o segundo passo: o estudo preliminar ou anteprojeto.  As informações são “colocadas no papel”, ou melhor, no software de computador que permite elaborar as plantas iniciais do projeto.

Nelas constam a localização dos quadros de distribuição de energia, dos circuitos, dos pontos de consumo e de todo o sistema de alimentação ou geração de energia.

Tudo isso é idealizado de acordo com as normas técnicas brasileiras (NBRs), criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Etapa 3 – Elaboração do projeto elétrico

 

Depois que os estudos preliminares são avaliados e aprovados junto ao cliente e à equipe de projetistas, é realizado o projeto elétrico completo.

É nessa fase que se determinam os percursos dos eletrodutos e os terminais de energia.

Além disso, são fixadas a localização dos quadros de distribuição de luz e de força, a divisão das cargas em circuitos terminais, as tubulações de circuitos terminais e de circuitos alimentadores e a posição das caixas de passagem dos pavimentos, medidores e outros.

Nessa etapa, os desenhos são mais detalhados e integram outros projetos da obra que estão em andamento, como, por exemplo, o hidráulico, o civil e o arquitetônico. Esse detalhamento é importante para verificar as possíveis interferências entre os projetos.

Na OMS Engenharia, por exemplo, a equipe de projetistas é treinada para a utilização de softwares que unificam os projetos de todas as áreas do empreendimento, fazendo com eles uma maquete 3D da edificação.

É a chamada “modelagem das informações da construção” (do inglês BIM – building information modeling), que permite corrigir quaisquer erros ou incompatibilidades antes que a execução da obra comece, reduzindo retrabalhos e economizando tempo e dinheiro. Saiba mais sobre projetos BIM aqui!

 

Avaliação de custos

 

Outro aspecto dessa fase, que culmina no projeto elétrico completo, é a realização do orçamento do custo dos materiais. E é nessa hora que se deve avaliar o fator custo-benefício para garantir maior eficiência ao cliente e a qualidade na instalação elétrica.

Vale ressaltar que o projeto elétrico de uma construção a partir do zero, normalmente, tem início após a finalização do projeto arquitetônico.

A conclusão desse primeiro projeto é importante, pois é a partir dele que são apontadas as principais necessidades do cliente com relação à instalação elétrica. Isso faz com que a elaboração do projeto elétrico seja mais eficaz.

Todas as várias plantas e desenhos finalizados nessa etapa são consolidadas no projeto executivo, que é utilizado pelas equipes durante a execução da obra.

 

Quem são os profissionais responsáveis por um projeto elétrico?

 

projetos elétricos

 

Um projeto elétrico envolve muitas informações e elementos que devem ser interpretados por profissionais capacitados.

O desenvolvimento e a responsabilidade técnica dos projetos elétricos são dos técnicos e engenheiros registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Engenheiros civis podem assinar projetos elétricos residenciais e comerciais de baixa tensão. Mas projetos elétricos industriais, comerciais ou residenciais de maior porte, ou que envolvam energia em alta tensão, só podem ser realizados por engenheiros eletricistas.

A OMS Engenharia possui profissionais capacitados e competentes não apenas nessas duas áreas, mas em todos os ramos da engenharia empregados na construção civil.

Esses profissionais são habilitados para atuar em um amplo espectro e aptos a realizar projetos e obras multifocais, modulando conhecimentos da engenharia elétrica, da engenharia civil e das engenharias hidráulica e mecânica.

Isso permite planejar e executar projetos elétricos multisserviços envolvendo, sempre que necessário, obras civis no conceito one stop shop – com todas as engenharias em uma só empresa.

É o caso, por exemplo, de grandes reformas elétricas que exijam a demolição e a reconstrução de paredes ou telhados.

Ou de reformas totais que englobem a reestruturação elétrica e civil da edificação, envolvendo também a parte hidráulica, de ar-condicionado, bombas e motores.

São soluções completas, do piso ao teto!

Conheça um exemplo de reforma multisserviços total em sistema one-stop-shop envolvendo do projeto elétrico à reestruturação total da edificação.  É só clicar no vídeo!

 

 

Conheça agora os serviços que a OMS Engenharia presta no ramo de projetos elétricos para indústrias e empresas em todo o Brasil!

 

Projetos elétricos da OMS Engenharia

 

Além dos projetos elétricos para instalação ou reforma de infraestruturas industriais, comerciais ou de condomínios residenciais que vimos anteriormente, existem vários tipos de projetos elétricos específicos desenvolvidos pela OMS Engenharia. São eles:

 

projetos elétricos

 

1. Projeto de infraestrutura elétrica para saneamento básico

 

São projetos elétricos feitos para dimensionar a quantidade ideal de energia que será utilizada para abastecer obras e ampliações de estações de tratamento de água de esgoto (ETAs).

Os sistemas de saneamento básico precisam de muita energia elétrica para movimentar as grandes bombas elétricas, por exemplo.

Esses equipamentos são responsáveis por acionar as plantas de tratamento, coleta e elevação de esgoto e água.

A OMS Engenharia realiza os projetos elétricos e a instalação da infraestrutura de energia para clientes como a Companhia de Saneamento do Paraná, Sanepar.

Um desses projetos elétricos foi a ampliação da Estação de Tratamento de Água do rio Iraí. A ETA Iraí é a maior do Paraná em termos potência.

Saiba mais em nosso post completo sobre projetos elétricos para saneamento básico. É só clicar na imagem abaixo!

 

Projetos elétricos para saneamento básico ganham espaço com novo marco regulatório do setor e OMS se destaca na Engenharia para Saneamento.

 

2. Projeto elétrico de subestações de energia

 

As subestações são compostas por um conjunto de equipamentos utilizados para transformar a energia de alta tensão, que circula nas linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), em energia com a tensão certa para o consumo industrial, de empresas ou condomínios residenciais.

São vitais às indústrias, grandes empresas e edifícios.

Em nosso post sobre projetos elétricos de subestação de energia você pode entender os tipos de subestações, como são implantadas e que tipo de empresa precisa contar com sistemas rebaixadores ou elevadores de tensão.

Basta clicar no link a seguir!

 

Subestação de energia: tudo sobre projeto, instalação e manutenção de subestações para indústrias e grandes consumidores.

 

3. Projeto de reforma elétrica e retrofit elétrico

 

Aqui a finalidade do projeto elétrico é adequar e renovar as estruturas elétricas das edificações, para que fiquem mais modernas, eficientes e seguras.

Essa modernização é necessária não apenas quando as instalações elétricas se tornam obsoletas, mas sempre que as empresas acrescentam máquinas ou fazem reformas com alterações do layout industrial que elevam cargas.

Nesses casos, a infraestrutura elétrica precisa ser preparada para suportar um consumo maior de energia, evitando assim curtos e paralisações no fornecimento elétrico que prejudicam a produção.

A reforma elétrica industrial ou de grandes empresas exige a realização de um projeto elétrico específico, que determine as mudanças na infraestrutura e aponte os materiais e os custos envolvidos.

Você pode entender melhor como funciona o retrofit elétrico neste vídeo, que mostra o caso da indústria gráfica Efenove, localizada em Pinhais, na Região de Curitiba. Confira!

 

 

4. Projeto as built

 

É uma expressão inglesa que significa “como construído”. Nesse tipo de projeto elétrico, é feita a representação das instalações elétricas após a conclusão da construção ou do processo de reforma de uma edificação.

projeto as built é essencial para indústrias e empresas que estão em constante ampliação da sua estrutura física. Com as anotações do as built é possível ter acesso a informações importantes para a manutenção elétrica dos espaços.

 

→ Leia o post completo sobre projeto as built clicando aqui!

 

5. Projeto de SPDA

 

É o projeto elétrico desenvolvido para instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas das edificações.

O SPDA é implementado para proteger empresas e edifícios dos danos causados por raios.

A sua estrutura é projetada para “captar” e “desviar” as descargas atmosféricas até o solo, evitando que ele danifique as instalações prediais.

O SPDA pode conter o para-raios tradicional (tipo Ponta Franklin) ou moderno (Para-raios Ionizante), que protege até mesmo áreas externas à edificação. Visite a nossa página sobre a tecnologia ionizante Indelec!

E saiba mais sobre a como proteger sua empresa contra descargas atmosféricas clicando abaixo em nosso post sobre projeto de SPDA!

 

Saiba como fazer o projeto de SPDA certo para blindar sua empresa contra descargas atmosféricas

 

6. Projeto elétrico de usinas de geração solar fotovoltaica

 

Cada vez mais indústrias e empresas estão investindo na instalação de “miniusinas” com módulos fotovoltaicos (“placas solares”) capazes de captar a luz sol e transformá-la em fonte limpa e renovável de energia elétrica.

Além de ser uma boa alternativa de consumo consciente, instalando uma usina no telhado ou no pátio da indústria é possível diminuir drasticamente os gastos com energia, recuperando o investimento em 4 a 6 anos!

→ Em nosso post sobre usinas solares você pode ter informações completas sobre esse tema.

 

projetos elétricos

 

7. Projetos elétricos de eficiência energética

 

São projetos elétricos idealizados para potencializar o uso da energia nas edificações. O objetivo é reduzir o consumo, economizar e tornar a empresa alinhada às boas práticas ambientais.

Esse tipo de projeto elétrico prevê ajustes essenciais na instalação elétrica e a adoção de medidas que contam pontos para receber a etiqueta A do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e o selo Procel.

Essas certificações atestam que a edificação está com a parte elétrica operando corretamente.

→ Conheça mais em nosso post sobre projetos de eficiência energética.

Ou assista ao nosso vídeo a seguir, que explica como são elaborados os programas de eficiência para empresas ou indústrias.

 


 

8. Projetos elétricos multisserviços

 

Alguns projetos elétricos para empresas e indústrias envolvem várias especialidades e áreas da engenharia.

São as obras  multisserviços, onde não é feita apenas a parte elétrica, também soluções como o cabeamento estruturado e redes para comunicação de dados, a implantação de salas de crise ou mesmo usinas de geração de energia solar.

Além do projeto elétrico, as obras multifocais podem englobar a infraestrutura civil com paredes, telhados, pisos e revestimentos ou mesmo a hidráulica da edificação.

Um exemplo disso foi a construção do Centro de Operação de Geração e Transmissão de Energia da Copel (COGT), realizada pela OMS Engenharia em Curitiba.

A OMS executou toda a parte de engenharia civil e hidráulica, a instalação elétricacabeamento estruturado para dados e voz, acabamentos de piso, além de impermeabilização nas áreas necessárias.

A edificação recebeu também uma sala de crise, que possui piso elevado e cabeamento estruturado CAT 6A, indicado para ambientes de missão crítica, além de backup de energia com no-breaks, geradores e subestação elétrica própria para garantir que as operações possam continuar mesmo em caso de um apagão.

A OMS também implantou o Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) da edificação com para-raios ionizante Indelec, que protege inclusive as áreas externas ao COGT.

E instalou um  sistema de geração de energia solar, além de todo o sistema de ar-condicionado.

Ou seja, com atuação multisserviços, uma só empresa fornece todas as soluções, da elétrica à infraestrutura civil da edificação.

 

projeto elétrico

 

Conte com a engenharia multisserviços da OMS para realizar seu projeto elétrico!

 

engenharia elétrica com atuação multisserviços permite que empresas, arquitetos e empreendedores realizem projetos elétricos e obras completas contratando um único fornecedor.

Isso traz inúmeras vantagens, como:

  • contar com uma equipe única que possui conhecimento técnico de áreas complementares, possibilitando uma visão global e multidisciplinar de obras e projetos;
  • praticidade na gestão e acompanhamento de obras, já que é preciso lidar com apenas um fornecedor para os mais variados serviços;
  • redução de erros e incompatibilidades, já que os projetos de diferentes áreas são unificados pela mesma equipe;
  • economia de materiais e maior precisão logística;
  • redução do prazo de conclusão da obra.

A atuação em vários segmentos é o foco da OMS Engenharia, que executa todos os tipos de projetos elétricos e civis para empresas, grandes condomínios e indústrias em sistema one stop shop, reunindo tudo o que você precisa tanto na elaboração de projetos quanto na sua execução.

Com mais de 32 anos de atuação no mercado nacional, a OMS atente clientes robustos e possui um rol extenso de serviços já realizados em várias regiões do Brasil.

Clique na imagem abaixo e entenda a diferença entre uma empresa de engenharia multisserviços, como a OMS, e uma construtora comum.

E saiba por que contar com a nossa equipe para realizar seus projetos elétricos e empreendimentos multifocais com segurança e tranquilidade!

 

EMPRESA DE ENGENHARIA CIVIL EM CURITIBA: procurando uma que seja multisserviços e resolva tudo para você?

 

Entre em contato com a gente através deste link, por fone ou WhatsApp.

Estamos esperando por você.

Obrigado pela visita e até mais!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *