Blog

Reforma elétrica sem interromper a produção? Sim, é possível!

Reforma elétrica

Reforma elétrica sem interromper a produção? Sim, é possível!

Você sabia que é possível realizar a reforma geral das instalações elétricas de uma empresa ou indústria sem parar as atividades?
Foi o que aconteceu na Sorvetes Bapka, na região de Curitiba. Em 2018, a indústria precisou de um “retrofit elétrico”, como também é conhecida a reforma elétrica onde se transformam antigos layouts elétricos em instalações novas.

Por que a Bapka precisou de uma reforma elétrica?

REFORMA ELÉTRICAAs instalações da fábrica de sorvetes estavam sobrecarregadas devido ao crescimento da produção.
É que a demanda de sorvetes aumentou, exigindo a instalação de novas máquinas.
Isso acabou sobrecarregando as instalações elétricas da fábrica, localizada em Almirante Tamandaré, na região da capital paranaense.
Sintomas como a queda de energia e o aumento na conta de luz começaram a ser sentidos. E a marca decidiu encontrar uma empresa de engenharia parceira para elaborar um projeto de reforma elétrica industrial. A OMS foi contratada para realizar o projeto e executar a obra.

Como a reforma elétrica ocorreu sem interromper a produção?

Essa foi a pergunta que norteou o projeto da OMS para a reforma elétrica da Sorvetes Bapka. Marca tradicional na região de Curitiba, a fábrica não poderia parar, sob risco de perder a produção ou prejudicar os clientes.
Com essa preocupação em mente, foi elaborado um projeto de reforma elétrica que contemplou estruturas de geração que possibilitaram realizar o retrofit sem interromper a fabricação e o armazenamento de sorvetes.
Além disso, tudo foi planejado para possibilitar a continuidade do crescimento e a aquisição futura de máquinas.

Uma obra que seguiu quatro passos principais:

1. Realização de laudo das instalações elétricas.
2. Projeto executivo.
3. Realização do projeto. Em cada etapa, instalação de dispositivos de geração temporária para evitar o corte do fornecimento de energia elétrica.
4. As built do projeto final. Ou seja, anotação de todas e qualquer eventual alteração que o projeto tenha sofrido ao longo da execução. A OMS realiza o as built para que os clientes possuam um projeto atualizado de seus layouts elétricos. Isso facilita qualquer espécie de manutenção, reforma, laudo ou alteração futura nas instalações elétricas.
“A gente trabalhou junto com a empresa para que tivéssemos o mínimo possível de transtorno” – disse o presidente da Sorvetes Bapka, Luiz Varela. “A avaliação foi muito boa, atendeu a expectativa, e o trabalho foi muito bem feito”, completou.

Para entender melhor todo o processo de uma reforma elétrica em uma grande empresa, veja este vídeo que preparamos especialmente para você. É leve e agradável de assistir. E você já sabe… conte sempre com a OMS para realizar seus projetos e crescer tranquilo.


Como a reforma elétrica da Sorvetes Bapka foi feita sem derreter um sorvete ou interromper a produção?