Blog

Reforma geral para ALTERAÇÃO DE LAYOUT em indústrias e empresas

Reforma para ALTERAÇÃO DE LAYOUT em indústrias

A reforma para alteração de layout em indústrias ou corporações é fundamental se a sua empresa deseja remodelar sua organização para tornar o processo produtivo mais eficiente, seguro e econômico.

Um rearranjo de layout envolve a forma como as máquinas, o estoque de produtos, a logística e os diversos setores de empresas e indústrias estão organizados.

O objetivo principal é otimizar as linhas de produção encurtando distâncias entre o estoque e as máquinas, reduzindo o tempo de execução das tarefas e facilitando a vida dos trabalhadores em termos de ergonomia e conforto.

Para isso, você precisará reposicionar ou substituir máquinas, reorganizar processos e executar reformas prediais envolvendo as engenharias elétrica, civil, hidráulica e mecânica para viabilizar essas mudanças.

Um exemplo é a redistribuição dos circuitos elétricos para a nova disposição dos equipamentos, computadores ou mobiliário. Ou o reforço de lajes para equipamentos pesados, a implantação de geradores ou mesmo a atualização de mobiliário e iluminação em grandes escritórios.

A mudança de layout se reverte em aumento da produtividade e economia tanto nas linhas de produção das fábricas quanto em empresas de serviços, supermercados, bancos, hospitais ou armazéns comerciais.

Você verá agora em que cenários ela costuma ser realizada, como o processo acontece, quais são as reformas necessárias para reconfigurar os ambientes corporativos e quais são os benefícios que a alteração de layout traz para fábricas ou empresas dos mais variados setores. Confira!

 

Objetivos e vantagens da reforma para alteração de layout na indústria ou na empresa

 

Na maioria das vezes, o objetivo principal da reforma para alterar o layout de uma fábrica ou empresa é reduzir os custos operacionais.

O rearranjo físico na disposição de máquinas e na organização da logística de transporte ou armazenagem de produtos encurta distâncias e reduz o tempo de execução das atividades, melhorando a produtividade.

A simples reformulação da organização física e dos processos de uma empresa pode diminuir o custo dos produtos e economizar insumos como água e energia elétrica.

Com isso, as reformas de atualização de layout proporcionam uma série de vantagens. Entre elas:

  • Melhor desempenho nos processos da indústria ou empresa
  • Redução de custos com equipamentos desnecessários
  • Economia de tempo e dinheiro com readequação dos espaços e redução do deslocamento de produtos, pessoas e materiais
  • Maior conforto e ergonomia para os trabalhadores, elevando a produtividade
  • Menos acidentes de trabalho com maior segurança e organização do local
  • Melhor organização dos espaços no almoxarifado ou galpão de estoque
  • Redução de perdas e acidentes na logística de armazenagem e transporte de mercadorias
  • Elevação da produtividade com a melhor organização e facilitação das tarefas em cada etapa da linha de produção.

 

Mais conforto no ambiente corporativo

 

Outro motivo que leva muitas empresas a realizarem reformas para alteração de seus layouts é proporcionar maior conforto e ergonomia para suas equipes.

Adaptações na infraestrutura elétrica e arquitetônica do chão de fábrica ou do ambiente de escritórios de uma empresa favorecem o desempenho dos trabalhadores. Com isso, a eficiência geral é elevada.

Além disso, com um ambiente mais seguro, é possível evitar acidentes de trabalho que geram afastamentos e indenizações.

 

Modernização do layout industrial

 

Muitas vezes, fábricas, supermercados, hospitais e centros atacadistas precisam atualizar sua infraestrutura predial e de maquinário.

Isso para se adequar às Normas Regulamentadoras (NRs) de cada setor ou para elevar a eficiência quando equipamentos e componentes dos variados sistemas corporativos estão obsoletos.

Máquinas antigas consomem muita energia e elevam os custos de produção. De tempos em tempos, precisam ser substituídas por equipamentos mais modernos, com maior eficiência energética, qualidade e velocidade.

Além disso, os próprios componentes da edificação podem estar fora das normas que garantem a segurança e a saúde dos trabalhadores, afetando a produtividade.

Um exemplo é a NR 12, que determina regras para a utilização de equipamentos e instalações industriais.

Outro é a NBR 5413, que estabelece o índice de iluminação correto para os diversos ambientes corporativos e fabris.

Se a quantidade de luz não estiver adequada, a eficiência dos trabalhadores é diretamente afetada. O rendimento das equipes cai e multas podem ser aplicadas.

Por isso, o cálculo luminotécnico e o ajuste da iluminação no ambiente produtivo precisam ser revisados.

O ajuste de componentes da estrutura predial e das próprias máquinas é necessário para atualizar a empresa a novas tecnologias, mais eficientes, com menor consumo de energia e água, manutenção simplificada e redução de custos operacionais.

→ Aproveite para saber mais sobre a importância da manutenção predial para empresas e indústrias!

 

Remodelagem de layouts para o crescimento industrial

 

Outro cenário muito comum que motiva reformas para alteração de layout de indústrias e empresas é o crescimento da produção.

Muitas vezes, ele exige que novas máquinas sejam adicionadas à planta industrial ou que antigas sejam substituídas por outras com tecnologias mais eficientes.

Da mesma forma, uma empresa pode inserir novas frentes de trabalho para novas linhas de produtos ou serviços.

Com isso, pode ser necessário, por exemplo, ampliar a capacidade de alimentação de energia, reforçar lajes, quebrar e reconstruir paredes ou mover tubulações da rede hidráulica.

Também remodelar o espaço físico do mobiliário de escritórios, ampliando a potência e os pontos de acesso do cabeamento estruturado de comunicação.

Provavelmente sistemas elétricos e mecânicos, como o ar-condicionado, também precisarão de reformas.

Por isso, a alteração de layout quase sempre vem acompanhada de um planejamento que inclui reformas elétricas, civis, hidráulicas ou mecânicas.

 

O que mudar para remodelar o layout de fábricas e empresas?

 

O planejamento da remodelação de layout passa pela análise dos espaços da empresa e o levantamento dos equipamentos e mobiliários presentes em cada setor.

O processo produtivo terá ganhos consideráveis com a reorganização e redistribuição desses setores dentro da planta industrial ou corporativa. Para isso, são considerados fatores como:

  • A organização da armazenagem dos insumos no estoque ou almoxarifado, de forma a facilitar o acesso das equipes em ordem de utilização.
  • O ajuste das máquinas industriais e equipamentos da empresa para que uma tarefa não precise ficar parada esperando que outra termine.
  • A redução das distâncias na movimentação dos trabalhadores e dos insumos dentro das linhas de produção. O tempo economizado será dinheiro!
  • Investimento em automação na logística de movimentação para facilitar as tarefas, gerando maior agilidade e menos acidentes.
  • Incorporação de soluções ergométricas para reduzir esforços das equipes, elevando o grau de conforto e a produtividade.
  • Considerar sempre a segurança com as sinalizações corretas do ambiente e as proteções em acordo às normas.

Todos esses aspectos da reorganização dos processos de produção dependem de atividades como a desmontagem, remontagem e transporte dos ativos da empresa.

Além de reformas e ajustes que podem envolver desde as instalações elétricas à infraestrutura predial, passando pela rede hidráulica, tubulações industriais e sistemas eletromecânicos da edificação. Confira!

 

Como é a reforma para alteração de layouts em empresas e indústrias?

 

A alteração de layout em uma indústria ou grande empresa muitas vezes exige reformas para corrigir sistemas obsoletos e atualizar a infraestrutura predial.

Para isso, é comum a realização de atividades multidisciplinares em diversas frentes da engenharia, como civil, elétrica ou hidráulica. Vejamos quais as mais comuns!

 

Reforma das instalações elétricas para alteração de layout em indústrias e empresas

 

Com a adição de novos equipamentos e o reposicionamento de máquina e dos setores produtivos, será preciso readequar a infraestrutura elétrica e a redistribuir os circuitos ao novo layout.

Será preciso redimensionar as cargas do sistema e instalar componentes elétricos desde a entrada de energia até as máquinas e pontos de utilização.

É o caso de subestações de energia, geradores e transformadores, quadros elétricos e infraestrutura de distribuição e passagem dos circuitos, além de alterações nos pontos de consumo, como tomadas e acessos para ar-condicionado.

→ Veja aqui como o retrofit elétrico pode modernizar sua edificação!

→ E saiba também como a reforma elétrica industrial é feita sem parar a produção da sua empresa!

 

Reforma para ALTERAÇÃO DE LAYOUT em indústrias 

 

Reformas da infraestrutura predial

 

Para ajustar a edificação ao novo layout da empresa ou indústria, são comuns a demolição e a construção de paredes de alvenaria e divisórias em drywall.

Na parte de engenharia hidráulica e mecânica, é feita a adequação da infraestrutura de água e esgoto, banheiros, tubulações de água e bombas.

Além disso, a reforma geral para atualização de layout em indústrias e empresas pode contar com a instalação de forro, telhados e coberturas em lajes.

Portanto, além da readequação elétrica, a empresa de engenharia contratada precisa estar preparada para realizar demolições, erguer paredes, mexer em telhados ou fazer outras adequações civis que viabilizam as alterações de layouts corporativos e industriais.

Uma empresa completa, com expertise em reformas gerais, como OMS Engenharia, irá atuar até mesmo na parte de acabamentos, revestimentos cerâmicos, instalação de luminárias, fachadas decorativas com LED e do novo mobiliário da empresa.

→ Saiba  mais detalhes sobre como são executadas as reformas prediais completas clicando aqui!

 

SPDA e aterramento

 

Estamos no Brasil, país líder mundial na incidência de raios. Por isso, de nada adianta realizar todo um projeto de reforma para alteração de layout e descuidar do sistema de proteção da empresa ou indústria.

É fundamental que sua empresa tenha o correto dimensionamento e a instalação de um SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

O SPDA pode ter para-raios comum – Ponta Franklin – ou moderno, o chamado PDI (Para-Raios com Dispositivo de Ionização), que cobre até mesmo as áreas externas.

Além disso, é preciso verificar a situação de redes de aterramento e demais proteções contra surtos, choques e acidentes elétricos.

→ Leia mais sobre para-raios ionizantes e instalação de SPDA.

 

Cabeamento estruturado

 

Tanto a alteração das linhas de produção de uma indústria como a remodelagem do layout de empresas costuma ser acompanhada da modernização da infraestrutura de comunicação de dados.

Na era da indústria 4.0 – alinhada às novas tecnologias digitais baseadas em redes móveis 5G, IoT e automação de processos – é fundamental para qualquer ramo de negócio ter uma rede de comunicação de dados robusta, rápida, com baixa latência e alta qualidade.

Por isso, a OMS Engenharia atua da escolha dos cabos e da topografia da rede à instalação da infraestrutura de dados/voz/imagem. Isso inclui passagens, certificação e instalação de pontos e racks.

→ Conheça os mais sobre a instalação de cabeamento estruturado para a comunicação de empresas indústrias!

 

Instalação de sistemas de ar-condicionado

 

Em empreendimentos de maior porte, que necessitem de sistemas de refrigeração, será necessária a instalação de ar-condicionado central e distribuição dos dutos de ar, insufladores, condensadores e outros equipamentos envolvidos.

Contar com uma empresa multisserviços, como a OMS Engenharia, simplifica tudo porque você precisará contratar apenas uma empresa que cuida de tudo – da elétrica à mecânica, passando pelas reformas prediais, redes de comunicação e sistemas de ar-condicionado.

 

Eficiência energética e geração solar

 

Quando você projetar uma reforma para alteração do layout industrial ou corporativo que priorize a eficiência energética, conte com a OMS Engenharia!

Realizamos empreendimentos verdes com projetos de eficiência energética que podem gerar economia de até 90% na conta de luz.

→ Saiba mais sobre nossos programas de eficiência energética.

→ Também sobre as vantagens de projetar  edifícios com selo Procel de eficiência energética.

Somos especialistas em projeto e instalação de sistemas de geração de energia solar para consumo próprio de empresas. Também usinas fotovoltaicas com projetos aprovados junto à concessionária local e à Aneel.

→ Temos ainda expertise na instalação de carports solares (estacionamentos fotovoltaicos)

→ E implantamos estações de recarga de veículos elétricos para estacionamentos, garagens e empreendimentos como shoppings ou supermercados.

 

Antes de iniciar a mudança de layout, avalie as instalações da sua empresa ou indústria!

 

Se a alteração do layout industrial ou corporativo necessita de reformas e ampliações, o melhor caminho para o seu empreendimento é realizar laudos técnicos das instalações existentes.

É importante avaliar a qualidade de energia, SPDA e as condições da infraestrutura elétrica da edificação.

Sua indústria também pode fazer o laudo de ICMS para se apropriar de créditos do imposto.

→ Conheça mais sobre laudos das instalações elétricaslaudos de qualidade de energia e laudos de SPDA.

→ Se preferir, baixe nosso e-book sobre laudos elétricos.

 

Como a engenharia multisserviços pode ajudar a remodelar o layout da sua indústria ou empresa?

 

Empresas multisserviços, como a OMS Engenharia, possuem equipes multidisciplinares que atuam nos diferentes campos da engenharia: elétrica, civil, hidráulica e mecânica.

Por isso, elas não cuidam apenas da instalação elétrica ou das reformas e manutenções prediais. Estão preparadas também para projetar e executar as alterações hidráulicas e mecânicas que sejam necessárias para reformar e atualizar o layout da sua corporação.

Com isso, você não precisa contratar vários fornecedores para diferentes serviços: você tem tudo em uma empresa só.

“Por isso dizemos que a OMS é uma empresa de engenharia one-stop-shop: em ´uma só parada´ aqui conosco, você contrata tudo o que precisa para realizar seu projeto” – explica o diretor técnico da OMS, Osmar Costa.

Contar com uma empresa multisserviços assim, que fornece soluções completas, do piso ao teto, facilita a vida dos gestores e torna as reformas para alteração de layout industrial ou corporativo mais simples, econômicas, rápidas e seguras.

Um exemplo prático é a megarreforma de 36,7 mil m² que a OMS realizou em uma das unidades da Copel, a Companhia de Energia Elétrica do Paraná, maior empresa do estado.

Nessa reforma geral para alteração de layout, foram realizadas atividades como:

  1. Retrofit elétrico para redistribuição dos circuitos ajustes ao novo layout.
  2. Readequação da rede elétrica.
  3. Substituição de forro e iluminação.
  4. Instalação de paredes de Drywall.
  5. Reforma de banheiros.
  6. Adequações hidráulicas.
  7. Substituição de pisos.
  8. Reforma de ar-condicionado.
  9. Reforma de rede lógica com substituição de cabeamento estruturado
  10. Instalação de SPDA com para-raios ionizante
  11. Pintura e acabamentos.

Tudo foi executado com qualidade, sem acidentes de trabalho e antes do prazo previsto. Graças à atuação multisserviços da OMS Engenharia.

Confira no vídeo!

 

 

→ Veja outros exemplos de retrofits multisserviços e entenda mais sobre as obras turn-key para empresas!

 

Conte com a expertise multifocal da OMS para realizar sua reforma para alteração de layout da sua indústria ou empresa!

 

Com 31 de atuação no mercado nacional, a OMS já realizou projetos e obras completas e robustas para clientes de peso em todas as áreas da engenharia: civil, elétrica, hidráulica e mecânica.

Conheça nossa história nessa série de vídeos aqui! E fique tranquilo para projetar e executar conosco as reformas para alteração de layout da sua empresa. A OMS é especialista nisso.

Nós cuidamos da sua obra para você cuidar do seu negócio!

→ Contate a OMS Engenharia neste link ou pelo WhatsApp. E aproveite para conhecer nossos cases e navegar no nosso blog.

Obrigado por visitar a OMS.

Nos vemos quando o seu projeto começar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *