Blog

Capacitação profissional na construção civil: por que é tão importante escolher uma empresa de engenharia que investe em treinamentos?

capacitação profissional na construção civil

Contar com uma empresa de engenharia que investe constantemente no treinamento de suas equipes é fundamental para garantir a qualidade da mão-de-obra nos projetos e na execução de empreendimentos. Isso ocorre porque a capacitação profissional na construção civil possibilita uma atuação alinhada às técnicas mais recentes, eficazes e modernas do mercado.

Além disso, os treinamentos elevam a segurança do trabalho em obras de construção civil. Portanto, são uma proteção para quem contrata e para quem é contratado.

Como isso pode ajudar você na prática?

  1. Para começar, sua obra é realizada com qualidade e dentro do prazo estimado.
  2. Uma boa execução também reduzirá o desperdício de materiais.
  3. E diminuirá os custos com retrabalhos.
  4. Evitará multas de órgãos reguladores por descumprimento de normas exigidas para a realização de obras.
  5. E poderá ficar tranquila porque não precisará arcar com custos para reparar danos de infraestrutura causados por má qualidade na execução.
  6. Ah, claro: não precisará se preocupar com quedas, choques elétricos e outros acidentes de trabalho que podem gerar pesadas indenizações.

Por todos esses motivos, a OMS Engenharia é uma empresa multisserviços que aposta na capacitação profissional na construção civil, na qualificação profissional e na engenharia de segurança para capacitar frequentemente a sua equipe técnica.

Em 2021, a OMS participou de vários cursos junto a entidades especializadas em promover a  eficiência e a segurança do trabalho na construção civil. Entre elas a Autodesk – líder em software 3D para projetos, Sinduscon, Senai e outras.

Conheça esses treinamentos nas áreas e projeto e execução. E entenda a importância da qualificação técnica para realizar uma obra elétrica, civil ou hidráulica segura e com alta qualidade.

 

Capacitação profissional na construção civil: Curso de instalação de paredes e forros de drywall

 

O drywall é um tipo de sistema construtivo baseado na utilização de placas pré-fabricadas. Esse método de construção a seco é amplamente empregado em paredes e tetos. Isso por sua praticidade, limpeza e rapidez de execução.

A capacitação nesse tipo de solução é vital para empresas multisserviços como a OMS, que cobrem todas as áreas da engenharia.

Seguindo o conceito one-stop-shop, a OMS não soluciona apenas a infraestrutura elétrica dos clientes, mas toda a parte de obras, reformas e manutenções civis e hidráulicas.

Por isso, precisa de equipes multidisciplinares capacitadas para realizar todo tipo de serviço em construção civil com qualidade e segurança.

Em 2021, 13 colaboradores da OMS Engenharia realizaram o curso de instalação de drywall do Sindicado da Indústria da Construção Civil, Sinduscon.

Promovida em parceria com o Senai, a capacitação uniu a teoria e a prática deste sistema construtivo. Incluindo o uso de ferramentas, montagem da estrutura, corte e fixação das chapas.

Os técnicos aperfeiçoaram também as técnicas para realizar a montagem da estrutura de forros, tratamento de juntas e execução de reparos.

 

Capacitação em aplicação de revestimento cerâmico

 

Este é outro treinamento vital para uma empresa de engenharia que atua em várias frentes. Especialmente em grandes reformas que, além da parte elétrica, lidam com a parte civil e hidráulica.

Em 2021, os funcionários da OMS que atuam na execução de obras passaram pelo treinamento do Sinduscon / Senai para aprimorar as capacidades necessárias à aplicação de revestimento cerâmico.

O treinamento preparou a equipe OMS para conhecer os tipos de cerâmica e realizar com precisão o cálculo das quantidades necessárias, bem como o orçamento de uma obra.

Da mesma forma, os técnicos se aperfeiçoaram nos cuidados com a preparação da argamassa e nas boas técnicas de aplicação. Sempre levando em conta a segurança no trabalho.

 

Capacitação profissional na construção civil e a Leitura e interpretação de projetos

 

Compreender projetos é essencial para realizar obras e reformas de construção civil ou elétricas com qualidade e precisão.

Por isso, oito encarregados e líderes do setor de obras da OMS Engenharia realizaram o treinamento para se aperfeiçoar na leitura dos principais elementos que constituem um projeto.

Afinal, na construção civil, cada setor de um empreendimento envolve uma engenharia com simbologia própria, que precisa ser interpretada corretamente por quem executa a obra.

Nos projetos elétricos, por exemplo, círculos, quadrados e linhas retas simbolizam elementos da infraestrutura, como você pode ver  neste post aqui!

As equipes da OMS Engenharia se aperfeiçoaram no conhecimento de geometria, escalas e símbolos para interpretar com precisão os diferentes tipos de plantas e projetos que fazem parte de uma obra. Entre eles:

Com o treinamento, o corpo técnico da OMS Engenharia está capacitado para ir além das obras elétricas, atuando com qualidade e segurança na execução hidráulica e civil dos empreendimentos que realiza.

A qualificação dos profissionais na leitura de projetos também entrega à execução das obras multisserviços maior precisão e confiabilidade, evitando erros que significam atrasos e custos com retrabalhos.

 

 Treinamento em BIM (Building Information Modeling)

 

Os treinamentos realizados pelas equipes da OMS Engenharia não envolvem tanto a execução de obras quanto os projetos.

Em 2021, as lideranças da OMS que trabalham no setor realizaram o treinamento em BIM utilizando a plataforma Revit.

A qualificação foi realizada em uma escola autorizada da Autodesk, desenvolvedora da plataforma.

O BIM é a sigla de Building Information Modeling, que em português significa “modelagem de informações da construção”.

De modo simplificado, uma plataforma BIM permite cruzar dados e visualizar ao mesmo tempo todas as infraestruturas envolvidas em uma obra: elétrica, arquitetônica, hidráulica ou outras que façam parte de um projeto de engenharia civil.

Com o treinamento, projetistas de diferentes áreas da OMS aperfeiçoaram a habilidade de usar a modelagem de informações para construir projetos integrados.

A atuação na plataforma BIM permite que profissionais das áreas de engenharia elétrica, civil, hidráulica, mecânica e arquitetos  projetem e coordenem empreendimentos multisserviços de modo a evitar erros e incompatibilidades entre os diferentes setores de uma obra.

Com isso, o cliente que contrata o serviço obtém inúmeras vantagens. Confira!

 

Vantagens de um projeto BIM

 

Uma das principais vantagens de contratar uma empresa de engenharia que utiliza o BIM é que a ferramenta permite criar um modelo 3D unificando todos os setores do projeto.

A maquete virtual da obra facilita o entendimento, o controle e análise do resultado final do por parte da equipe técnica e do cliente. Além disso:

  1. Como os projetos são integrados, tornam-se mais precisos e podem ser realizados rapidamente.
  2. São reduzidos os custos com retrabalhos.
  3. A gestão unificada permite economizar em materiais e transporte.
  4. O espaço de armazenamento é menor. E a obra torna-se mais organizada e limpa.
  5. Com isso, a eficiência e a qualidade dos serviços aumentam.
  6. O tempo de conclusão é reduzido, diminuindo o custo total do investimento.
  7. O modelo de construção permite a documentação integral do projeto.
  8. Análises e simulações são realizadas no início do processo, permitindo calcular precisamente custos com energia e materiais.
  9. As simulações também permitem fabricar com precisão sistemas mecânicos, elétricos ou hidráulicos de modo coordenado entre projeto e execução da obra.

 

→ Saiba mais em nosso post completo sobre a modelagem de informações da construção BIM.

 

Nos treinamentos para a capacitação profissional na construção civil é importante entender às normas de segurança.

 

A realização de construções ou reformas em acordo às normas técnicas é a garantia de uma execução com qualidade, sem acidentes de trabalho ou danos à infraestrutura das edificações.

Por isso, a OMS Engenharia atualiza sua equipe constantemente em relação às NRs brasileiras que regulam a prática das engenharias elétrica e civil.

Em 2021, técnicos da OMS passaram por cursos de atualização  realizados por escolas especializadas com engenheiros de segurança em diversas normas. Entre elas:

 

NR-10

 

A NR-10 é a norma de segurança que, junto com a NBR 5410, estabelece as medidas de segurança necessárias à proteção dos trabalhadores, pessoas e instalações envolvidas em obras de engenharia elétrica.

A norma determina quais são os equipamentos de proteção individuais (EPIs), as condições de trabalho e os procedimentos necessários para evitar acidentes, como incêndios, choques, quedas e queimaduras.

Os treinamentos incluem aulas teóricas e práticas com equipamentos em situações vividas no dia a dia de uma obra.

 

→ Capacitação profissional na construção civil: veja mais detalhes em nosso post sobre o treinamento NR-10 SEP, que qualifica os trabalhadores para atuar em obras elétricas de média e alta tensão.

 

NR-35

 

A NR-35 é a Norma Regulamentadora para trabalhos em altura.

Ela foi estabelecida porque, no Brasil, 40% dos acidentes de trabalho ocorrem em situações envolvendo quedas de locais elevados, de acordo com o Ministério do Trabalho.

A norma estabelece os critérios de segurança para atividades como transmissão e distribuição de energia elétrica, telefonia, transporte de cargas, montagem e desmontagem de estruturas, plantas industriais, armazenamento de materiais e outros.

Os funcionários da OMS passam por treinamentos periódicos envolvendo a NR-35, para que sejam qualificados a realizar tarefas como a operação de plataformas elevatórias (PTA), utilizadas em ações nas alturas.

 

NR-12

 

É a norma que estabelece os cuidados para garantir a segurança do trabalho em máquinas e equipamentos.

Essa qualificação permite projetar e operar máquinas de todos os tipos, de forma a evitar acidentes e lesões aos trabalhadores em todos os setores da economia no Brasil.

 

NR-6

 

A NR-6 é a norma que trata dos equipamentos de proteção individual – EPIs. Eles são necessários para evitar acidentes, resguardando os trabalhadores da construção civil em diversas situações do dia a dia, de grandes obras a manutenções.

Neste vídeo, você pode ver como são os EPIs utilizados na manutenção elétrica de uma grande empresa em Curitiba atendida pela OMS Engenharia. Confira!

 

Capacitação profissional na construção civil: realize sua obra com quem aposta na qualidade do projeto à execução

 

A OMS Engenharia é uma empresa multisserviços que investe constantemente na engenharia de segurança e nas capacitações  para manter seus profissionais em dia com as melhores técnicas do setor.

Afinal, a engenharia multisserviços atua tanto em instalações elétricas quanto em grandes obras e reformas civis que envolvem demolição e reconstrução de paredes, pisos, forro e teto.

Muitas vezes, essas obras costumam necessitar também de implantações hidráulicas e de esgoto. Por isso, demandam profissionais qualificados nas técnicas das engenharias mecânica / hidráulica e civil.

E, por fim, podem envolver a realização de acabamentos finais, permitindo entregar ao cliente a execução completa, do piso ao teto.

Foi o caso da megarreforma de 36,7 mil m² realizada pela OMS em uma das sedes da Copel, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica.

O obra contemplou o retrofit elétrico para ajustes de layout e redistribuição dos circuitos. E, além da readequação da rede elétrica, também englobou:

Tudo isso foi realizado com qualidade, sem acidentes de trabalho e antes do prazo previsto, graças ao investimento na capacitação profissional das equipes multidisciplinares de construção civil.

→ Veja aqui o vídeo que mostra como a reforma multisserviços da Copel foi realizada em tempo recorde!

 

 

Conheça mais sobre a OMS Engenharia

 

→ Aproveite para conhecer mais sobre as vantagens de contratar uma empresa de engenharia one-stop-shop (que reúne várias engenharias num só lugar) para realizar obras multisserviços. É só clicar na imagem e baixar o nosso e-book sobre o tema!

 

Capacitação profissional na construção civil

 

E agora que você já sabe quem tem a expertise certa para cuidar do seu empreendimento – da elétrica à hidráulica e do piso ao teto – contate a OMS Engenharia para iniciar seu projeto. Obrigado pela visita e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat