Blog

OBRAS E REFORMAS TURN KEY: a maneira mais simples de construir ou reformar sua empresa com um só fornecedor!

obras e reformas turn key

Obras e reformas turn-key, como construções e alterações de layout, são executadas por uma só empresa, desde o projeto até tudo ficar pronto e você receber as chaves da edificação. Por isso o nome “turn-key”, que quer dizer “chaves na mão”.

Significa que ao realizar obras ou reformas turn-key, sua corporação contratará apenas um fornecedor, uma só empresa de engenharia que coordenará absolutamente todas as etapas e áreas do empreendimento.

Ela fará o projeto, as compras e executará todos os segmentos da obra, cuidando da parte de engenharia civil, hidráulica e de saneamento, assim como elétrica e mecânica (quando houver bombas e motores envolvidos).

A grande vantagem de realizar uma obra em sistema turn-key é a praticidade de lidar com uma só empresa de engenharia para realizar tudo, e não com vários fornecedores que fazem uma parte cada um.

Isso torna a administração de empreendimentos corporativos muito mais simples, além de permitir uma execução mais eficaz, rápida e econômica.

A seguir, vamos explicar por que isso acontece. E mostrar também os tipos de obras e reformas turn key, como elas funcionam e quais são as vantagens que esse sistema traz para os projetos da sua empresa. Confira!

 

Como funcionam as obras e reformas turn-key?

 

Digamos que a sua empresa necessite realizar a reforma completa de sua sede administrativa.

Numa obra comum, você terá que contratar uma empresa de engenharia civil para executar as alterações na infraestrutura predial, outra para cuidar da parte hidráulica da edificação e uma terceira para realizar toda a adaptação da instalação elétrica ao novo layout.

E uma quarta empresa, especializada em engenharia mecânica, caso você tenha bombas e motores industriais. Sem contar a parte de cabeamento estruturado, ar-condicionado, acabamento, mobiliário e decoração!

Significa que terá que lidar com várias equipes de múltiplos fornecedores, e coordenar tudo isso com diferentes profissionais responsáveis por cada setor da obra. Um problema e tanto para os gestores!

Além disso, dependendo do tipo de contrato, você terá que coordenar ainda a compra dos insumos e materiais utilizados no empreendimento.

Mas numa obra de reforma turn-key, tudo isso muda de figura. Uma única empresa de engenharia contratada fará o projeto e executará toda a infraestrutura.

Isso incluirá obras de engenharia hidráulica em rede esgoto, tubulações e banheiros, bem como de engenharia civil em pisos e revestimentos, paredes e telhado.

Sem esquecer a reforma de toda a parte elétrica. E ela  poderá envolver não apenas a iluminação como as alterações necessárias na infraestrutura de cabos, quadros e circuitos de alimentação. Além de possíveis adequações na entrada de energia ou até a instalação de subestações e geradores.

Por fim, uma só empresa fará todo o acabamento da obra turn-key, cuidando até mesmo da instalação do mobiliário e da decoração da fachada.

E entregando as chaves na sua mão com tudo pronto para os funcionários da sua empresa trabalharem em um ambiente renovado.

 

Tipos de contratos de obras turnkey

 

Numa reforma ou obra de construção turn-key, a empresa de engenharia contratada por você fará o projeto e a execução. Isso incluirá a negociação com fornecedores, a compra de materiais, além do planejamento, administração e realização de todas as áreas da obra.

Para isso, além de coordenar a contratação da mão de obra que executará o serviço, a empresa precisará ter em seu quadro de funcionários profissionais especialistas em gestão e no planejamento de obras, como engenheiros eletricistas, civis, mecânicos e arquitetos.

Este é o tipo de contrato de obra turn-key conhecido como EPC (Engineering, Purchase, Construction / Engenharia, Compra, Construção). Nesse modelo, o fornecedor contratado deve fazer o projeto da obra, comprar os materiais necessários e realizar a parte prática da construção.

Em alguns casos, porém, a empresa de engenharia é contratada apenas para realizar o projeto e a gestão da obra turn-key, coordenando a compra dos materiais e a execução no canteiro de obras sem, no entanto, realizar efetivamente essa parte prática do empreendimento.

É a modalidade de contrato turn-key  EPCM (Engineering, Purchase, Construction Management / Engenharia, Compra, Gerenciamento de Construção).

Ou seja, o contrato EPCM é focado em projeto e gestão, enquanto o EPC cuida também da execução de todas as tarefas no canteiro de obras.

Em ambos os tipos de contrato, sua construção ou reforma turn-key será realizada mediante a estipulação conjunta dos objetivos, do orçamento prévio, prazos e resultados estéticos e funcionais almejados por você.

Isso trará muita tranquilidade para a sua corporação durante o andamento do empreendimento.

Mas, além disso, há vários outros benefícios que sua empresa pode ter ao realizar uma obra em regime turn-key. Confira!

 

Vantagens de realizar reformas e obras turn-key

 

obras e reformas turn key

 

Maior qualidade da obra

 

Quando uma obra de construção, reforma ou readequação de layout industrial é realizada por mais de um fornecedor, podem ocorrer problemas, como acabamentos malfeitos e alterações de qualidade em diferentes partes das obras.

Além disso, são comuns erros gerados pela falta de diálogo entre as equipes, o que gera retrabalhos. Tudo isso eleva os riscos de desperdício e atrasos na entrega do empreendimento.

Mas se o contrato da obra é turn-key, como tudo é centralizado em uma única empresa de engenharia multisserviços, a coordenação de todas as etapas do empreendimento ocorre com maior eficiência e qualidade.

Isso garante, por exemplo, um produto final com visual atraente com ótima estética dos ambientes, elevando a boa imagem da sua empresa.

 

Acompanhamento após a obra turnkey

 

Se, ainda assim, ocorrer algum defeito ou falha na construção ou reforma turn-key, a empresa de engenharia contratada cuida da solução, responsabilizando-se pela garantia dos serviços executados.

É ela quem corrige a instalação ou entra em contato com os fornecedores dos materiais com defeito e soluciona a questão para o cliente.

Esse é mais um fator de tranquilidade para você, que é gestor de um grande projeto corporativo!

 

Redução de riscos

 

Além de estabelecer cláusulas que determinam os critérios de qualidade, prazos e desempenho, o contrato turn-key evita que você tenha que assumir alguns riscos legais.

É a empresa de engenharia contratada que assume a responsabilidade sobre os trabalhadores e fornecedores da obra e reforma turn-key.

Da mesma forma, ela responde pelo correto cumprimento às normas de segurança e qualidade da construção civil.

Com isso, os riscos legais para o cliente diminuem e a fiscalização sobre o cumprimento do contrato é mais simples, como veremos a seguir.

 

Gestão simplificada

 

Numa obra turn-key, não serão necessárias inúmeras reuniões com diferentes fornecedores. Você não precisará cuidar da contratação de equipes e nem das compras.

Como terá apenas uma empresa de engenharia respondendo por toda a obra, será mais fácil lidar com problemas, tomar decisões e acompanhar o andamento de cada etapa.

E você terá apenas um contrato para fiscalizar. Para isso, receberá planilhas, relatórios e prestações de contas, incluindo imagens da obra.

E poderá avaliar se tudo está saindo conforme o contrato com tranquilidade.

 

Maior rapidez nas obras

 

Obras e reformas em regime turn-key são realizadas em tempo mais curto. Muitas são concluídas antes mesmo do prazo combinado.

Isso ocorre porque a gestão de todas as áreas do projeto por uma só empresa possibilita a organização de estratégias que otimizam as tarefas.

As equipes são coordenadas de forma que umas não interfiram no trabalho das outras, já que os gestores de cada parte da obra estão juntos, na mesma empresa, e mantêm diálogo constante.

Até mesmo a compra de produtos pode ser melhor planejada, ocasionando a entrega organizada e com menores custos.

Com todas essas vantagens, você certamente sofrerá menos pressão e ficará mais livre para realizar suas atividades corporativas sem tanta preocupação com a reforma ou construção.

Mas para que essa sinergia entre você e quem executará a obra turn-key seja perfeita, é necessário ter alguns cuidados na hora de contratar.

Confira o que observar no momento de escolher a sua empresa de engenharia!

 

Cuidados e dicas para a sua obra turn key

 

A confiança entre contratante e contratado é fundamental para o sucesso de uma obra de reforma ou construção turn-key.

Para que isso seja possível, você precisará de um fornecedor com expertise comprovada na atuação em um amplo rol de soluções em diversos tipos de engenharia.

Além disso, a transparência e o bom relacionamento serão fundamentais desde o momento de definir as responsabilidades, prazos e custos do contrato à entrega das chaves na sua mão.

Mas você deve estar se perguntando: como escolher a empresa de engenharia certa para a minha obra turnkey?

Algumas dicas importantes podem ajudar. Os critérios de escolha devem ir além do portfólio, passando pela observação de itens como: cumprimento às normas de construção, capacidade técnica e vocação da empresa.

E tudo começa na qualidade do atendimento, que você poderá perceber já no primeiro contato que tiver com a empresa que está buscando. Nesse momento, pergunte e observe os itens a seguir.

 

 1. A empresa de engenharia é especializada em projeto e execução de obras turn-key?

 

Priorize empresas de engenharia que tenham expertise tanto em projeto quanto na execução, possuindo quadro próprio de especialistas para realizá-los.

Essa união entre o planejamento e o canteiro de obras evita vários tipos de inconsistências, erros que poderiam ocorrer por incompatibilidades entre o projeto e a prática.

“Em qualquer projeto, por melhor que esteja, você sempre vai ter adequações na obra. Porém, quando você alia a prática à elaboração de projetos, consegue executar quase que 100% do que foi previsto” – explica Mauro Nascimento Costa, diretor comercial da OMS Engenharia.

A experiência comprovada em aliar o projeto à execução eleva a eficiência das obras turn-key, reduzindo os retrabalhos e a perda de materiais e, consequentemente, os custos e o prazo de entrega.

 

2. Como é a transparência da empresa na gestão da obra turnkey?

 

Certifique-se de que a empresa de engenharia que fará sua obra de construção ou reforma turn-key realiza projetos completos com memoriais descritivos, listas de materiais necessários com cotação de mercado e custos.

A empresa que você irá contratar precisará ser transparente em todas as etapas do empreendimento. Por isso, exija que ela forneça planilhas e relatórios de prestação de contas sobre o andamento das obras, além um canal de comunicação constante.

Com isso, você poderá acompanhar cada etapa do projeto turn-key de forma simples, o que será vital para garantir os resultados esperados.

 

3. A empresa usa tecnologias de ponta e suas obras e reformas turn-key?

 

Para o engenheiro eletricista Henrique Dariva, da OMS Engenharia, a utilização tecnologias de última geração representa economia de tempo e dinheiro.

“Você consegue fazer o mesmo serviço de forma mais rápida e economizando recursos” – diz o especialista.

Mas não é só. A utilização de equipamentos e técnicas de última geração eleva a eficiência e a qualidade das obras.

“Por exemplo, na parte civil, você utiliza uma lixadeira orbital, que lixa e recolhe o pó ao mesmo tempo. Isso proporciona qualidade na obra e tranquilidade para o cliente” – explica Mauro Costa.

Portanto, pesquise e se informe sobre a qualidade dos equipamentos utilizados pela empresa que realizará sua obra turn-key!

 

4. Avalie o portfólio de reformas e obras turn-key!

 

Ao procurar uma empresa de engenharia para realizar sua obra de reforma ou construção turn-key, verifique se ela possui um portfólio com atuação multifocal.

Ou seja, se ela já realizou obras relevantes em todas as áreas envolvidas no seu empreendimento turn-key.

Entre eles estão a parte elétrica (alta e baixa tensão), a parte lógica (cabeamento estruturado, dados, voz e imagem) e a parte de engenharia civil. Bem como obras envolvendo as engenharias de saneamento, hidráulica e mecânica.

 

5. Atendimento às normas

 

Obras turn-key exigem equipes multifocais que trabalhem em acordo às Normas Reguladoras (NR´s) do setor.

Para segui-las, os trabalhadores da construção civil precisam de treinamentos periódicos que garantam excelente execução, sem deixar de lado os cuidados com a parte de segurança da obra e das pessoas envolvidas.

Na OMS Engenharia, por exemplo, as equipes que atuam em campo já passaram por cursos de aperfeiçoamento em tarefas como revestimento cerâmico, dry-wall e leitura de projetos.

Além disso, engenheiros e arquitetos projetistas receberam treinamento na realização de projetos com a tecnologia BIM, que aumenta a eficiência na gestão da obra reduzindo, já na planta, possíveis incompatibilidades. Saiba mais sobre BIM aqui!

Periodicamente, os profissionais de engenharia multisserviços da OMS também passam por atualizações em normas como NR-10 SEP, para atender obras de alta e média tensão, e  operação de plataformas elevatórias utilizadas em ações nas alturas.

→ Leia mais sobre a importância e as vantagens da capacitação da mão de obra na construção civil.

 

6. Priorize empresas de engenharia multisserviços com atuação one-stop-shop

 

Uma empresa de engenharia multisserviços realiza projetos e obras multifocais envolvendo todas as engenharias e soluções necessárias a uma obra turn-key.

Significa que ela tem em sua equipe profissionais de engenharia civil, elétrica, mecânica e hidráulica. Além de arquitetos que podem realizar projetos de mobiliário e decoração.

Ela planeja e realiza também serviços complementares, como a instalação de ar-condicionado e cabeamento estruturado.

Ou, seja, ela possui expertise em soluções completas, do piso ao teto. Isso significa que você consegue resolver todos os detalhes da sua obra de construção ou reforma turn-key “em uma só parada”.

Por isso utilizamos o termo “engenharia one-stop-shop”, que significa que em uma só empresa, você encontra tudo o que precisa para realizar seu empreendimento. (Baixe aqui nosso e-book sobre engenharia one-stop-shop!)

Empresas com essa vocação são perfeitas para realizar obras e reformas turn-key, cuidando de tudo desde o projeto às chaves na sua mão.

É o caso da OMS, empresa de engenharia multisserviços com atuação one-stop-shop que possui larga experiência em projetos e obras turn-key.

Entenda melhor esse conceito multifocal com exemplos práticos!

 

Conheça obras e reformas turn-key da OMS

 

A maior empresa do Paraná, a Copel (Companhia Paranaense de Energia), realizou em 2021 a reforma turn-key completa de quatro blocos de uma de suas unidades em Curitiba.

A OMS Engenharia foi a empresa contratada para realizar as obras, que somaram 36,7 mil m²!

E como tudo foi coordenado e executado pela OMS, a Copel não precisou se preocupar com a compra de insumos, a contratação de mão de obra ou com a organização de equipes.

Muito menos com a contratação de profissionais de diferentes engenharias para cada um dos setores, já que a OMS é uma empresa de engenharia multisserviços que reúne todas as soluções em um só lugar.

As obras da reforma turn-key da Copel contaram com alterações de layout corporativo e reestruturações do piso ao teto. Entre elas:

A Copel recebeu as chaves na mão antes do prazo combinado e com alta qualidade em todos os setores.  Confira este exemplo de obra turnkey mais de perto neste vídeo!

 

 

Reforma turn-key no Banco do Brasil

 

Outro exemplo de obra multisserviços realizada pela OMS Engenharia foi a reforma turn-key do Banco do Brasil. Ela foi executada em 2020 nas agências de Camboriú, Blumenau e São José (Grande Florianópolis), em Santa Catarina.

Além de executar o retrofit elétrico dessas edificações, a OMS viabilizou toda a parte de engenharia civil e hidráulica do projeto, com serviços como:

 

  • Demolição e construção de paredes de alvenaria e instalação de drywall de acordo com o projeto.
  • Instalação de forros.
  • Instalação de luminárias.
  • Reforma de telhados.
  • Implantação da rede de cabeamento estruturado (passagem, certificação e identificação dos pontos, instalação de racks).
  • Instalação de ar-condicionado central e distribuição dos dutos de ar e insufladores.
  • Instalação de elevador para PCD.

 

Soluções completas, do piso ao teto

 

Na agência do Banco do Brasil em Camboriú, o retrofit turn-key completo partiu do esqueleto de uma edificação inacabada. E exigiu o reforço estrutural de vigas e lajes da edificação, bem como a adequação da supraestrutura do prédio.

“Só havia na edificação os pilares e a laje. E a OMS desenvolveu absolutamente tudo que você imaginar, desde erguer as paredes em alvenaria a fazer o calçamento e a parte de águas pluviais e esgoto na área externa de supraestrutura” – conta Osmar Costa, diretor técnico da OMS.

Na laje da edificação, a OMS instalou a cobertura e implantou o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA.

Até mesmo os serviços de acabamento da agência de Camboriú foram realizados pela OMS.

“Fizemos toda a parte interna, incluindo os retoques finais, compra e instalação de móveis e guichês. Tudo que você puder imaginar na parte de engenharia civil e engenharia elétrica nós executamos nessa obra”.

Essa atuação multifocal é possível graças à experiência acumulada frente a grandes projetos de engenharia multisserviços realizados com ampla variedade de soluções.

Conte com a expertise multisserviços da OMS para realizar sua obra ou reforma turnkey!

 

A OMS tem 31 anos de expertise em projetos e obras multisserviços.

Em três décadas de atuação no mercado local e nacional, reuniu um extenso portfólio de obras e reformas turn-key envolvendo diversas engenharias, como elétrica, engenharia de saneamento, civil e hidráulica.

Realizou grandes empreendimentos multifocais para clientes como Copel, Banco do Brasil, Grifols, Sanepar, Volvo, Sumitomo e outros, públicos e privados.

Para isso, possui uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuam em sistema one-stop-shop, reunindo todas as soluções em uma só empresa.

“Estamos preparados para atender empreendimentos arquitetônicos desde a parte de projetos até a instalação da última parede de dry-wall, da última tomada e do último circuito” – explica o engenheiro Henrique Dariva.

Em outras palavras, temos vasta experiência em engenharia multisserviços, entregando soluções comple­tas, do piso ao teto.

Por isso, pode confiar sua reforma ou construção turn-key à OMS. Nós cuidamos da sua obra, para você cuidar do seu negócio!

 

Entre em contato conosco por aqui e realize sua obra e reforma turn-key com tranquilidade. E não esqueça de assinar nosso newsletter para se manter bem-informado, e de baixar nossos e-books.

 

Esperamos ter sido úteis. Obrigado pela visita e até breve!

One thought on “OBRAS E REFORMAS TURN KEY: a maneira mais simples de construir ou reformar sua empresa com um só fornecedor!”

  1. Bom dia, ótima apresentação mas vocês fazem orçamento para todo tipo de obra mesmo de menor porte?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *