Blog

BALANÇO 2023: OMS Engenharia fecha o ano com crescimento em grandes obras corporativas e de saneamento básico

Balanço engenharia elétrica 2023: engenheiros da OMS em obra

Na OMS Engenharia, o ano de 2023 foi marcado pela diversificação intensa no portfólio de obras e soluções de engenharia multisserviços.

Por ser uma empresa one-stop-shop – que reúne as engenharias civil, elétrica, hidráulica, mecânica e de saneamento em um só fornecedor – a OMS expandiu sua atuação multifocal na área corporativa, industrial e de saneamento básico, realizando projetos e obras com soluções completas e focadas no sucesso dos clientes.

“Apesar de enfrentarmos um cenário econômico com altas taxas de juros retraindo o crescimento da construção civil, a OMS teve um salto em volume de negócios com maior valor agregado, apresentando um saldo muito positivo e mantendo a contratação de mão de obra” – conta o diretor técnico da OMS, Osmar Nascimento Costa.

O salto conquistado em valor agregado ocorreu graças à capacidade técnica multifocal da equipe de profissionais da OMS, além da expertise da empresa em planejar e coordenar obras multisserviços envolvendo as mais diversas áreas da construção civil.

“Em 2023, nossa expertise multifocal nos ajudou, mais uma vez, a criar soluções eficientes para atender tanto as necessidades globais quanto  específicas de cada projeto” –  explica o diretor comercial da OMS, Mauro Nascimento Costa.

“Com isso, simplificamos a vida dos nossos clientes, entregando obras com tudo o que eles precisam, dentro do prazo e com muita qualidade”.

O retorno disso foi o aumento no volume de grandes obras, especialmente nos setores de construção e retrofit de prédios administrativos, reforma de agências bancárias, obras de saneamento básico e automação industrial, além dos tradicionais projetos e obras de engenharia elétrica, que estão no core business na OMS desde o seu nascimento.

Veja quais foram os destaques da OMS em 2023 e as tendências da engenharia elétrica e civil multisserviços para 2024!

 

Obras de saneamento básico tiveram alta em 2023

 

Obras de Saneamento Básico da OMS Engenharia: engenheira fotografando obra

 

A participação da OMS Engenharia no setor de projetos e obras de saneamento básico cresceu e se consolidou ainda mais em 2023.

Com experiência robusta na engenharia de saneamento, a OMS realizou projetos importantes na área de automação industrial, além de obras de saneamento público com impacto na ampliação da oferta de água e esgotamento sanitário à população brasileira.

Umas das obras mais relevantes iniciadas em 2023 com a participação da OMS Engenharia é a ampliação do sistema de abastecimento de água no município de Cianorte, no Paraná, onde a Sanepar está instalando uma nova captação no manancial do Rio Ligeiro.

Com a ampliação da captação, a capacidade de produção de água para abastecer os mais de 82 mil moradores da cidade aumentará 60%.

De acordo com a Sanepar, o empreendimento garantirá o abastecimento pelos próximos 20 anos. “A Sanepar investe prevendo atender a demanda atual e futura das cidades, e Cianorte estará com o abastecimento assegurado por pelo menos mais duas décadas”, disse o gerente regional Ezequiel de Souza Ribeiro.

Além de obras para ampliar a captação de água, a ampliação inclui:

  • a instalação de 18,7 mil metros de adutora para transportar a água do Rio Ligeiro até a estação de tratamento da Sanepar;
  • 27,8 mil metros de redes;
  • três estações de bombeamento para melhorar a distribuição de água a todas as regiões de Cianorte.

A previsão é de que o novo sistema de captação de água entre em operação até meados de 2024.

Veja mais sobre as obras da OMS na engenharia de saneamento básico em nosso post completo sobre o tema!

 

ENGENHARIA ELÉTRICA E CIVIL PARA OBRAS DE SANEAMENTO? Escolha a empresa certa!

 

Repaginação 2.0 em reformas de agências bancárias   

 

2023 foi mais um ano de parceria entre a OMS Engenharia e o Banco do Brasil. Foram grandes obras realizadas, incluindo os retrofits completos das agências de Imbituba, Araranguá e Joinville, em Santa Catarina.

O foco dessas reformas multisserviços foi repaginar as agências do BB, adequando-as ao conceito de “ambiência 2.0”.

O conceito inclui a renovação dos pontos de atendimento ao consumidor para acompanhar a evolução tecnológica dos serviços prestados.

“As reformas que a OMS realizou em 2023 proporcionaram um novo modelo de atendimento nas agências do Banco do Brasil. Elas agora entregam mais acessibilidade e conforto para os funcionários e usuários, atendendo a essa nova fase do setor bancário, que é cada vez mais digital” – explica o engenheiro Henrique Dariva, gerente comercial da OMS.

Para possibilitar a adaptação dos pontos de atendimento ao novo padrão de ambiência 2.0, as reformas realizadas pela OMS nas agências do BB incluíram serviços como:

 

  • Recuperação e reforço estrutural.
  • Fechamento em alvenaria, divisórias, drywall.
  • Revestimento e forro.
  • Caixilharia de ferro e alumínio, vidraçaria.
  • Pinturas internas e de fachadas.
  • Pavimentação.
  • Impermeabilização de lajes, paredes e fachadas.
  • Manutenção de telhados e calhas.
  • Serviços de hidráulica em geral.
  • Implantação da rede de cabeamento estruturado (passagem, certificação e identificação dos pontos, instalação de racks).
  • Instalação de ar-condicionado central e distribuição dos dutos de ar e insufladores.
  • Ajustes de acessibilidade e instalação de elevador para pessoas com deficiência.
  • Instalação de luminárias.

 

OMS e BB: 31 anos de parceria

 

A parceria com o BB começou em 1992, quando a OMS tinha apenas dois anos. E evoluiu em termos de tamanho e no escopo dos serviços realizados.

Já são três décadas de projetos e obras multisserviços, principalmente no Paraná e Santa Catarina, sempre acompanhado e propondo soluções para permitir a evolução tecnológica do BB.

2023 foi mais um ano de know-how em soluções para o setor bancário! Veja mais sobre construção e reforma de agências bancárias em nosso post sobre o tema e prepare-se desde já para o ano que vem chegando!

 

REFORMA E MANUTENÇÃO DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS: como realizá-las com eficiência e sem parar o atendimento?

 

Manutenção multisserviços em expansão

 

Outro cliente que reforçou a parceira com a OMS em 2023 foi a Copel, a Companhia Paranaense de Energia.

Desde 2013, a OMS Engenharia presta serviços de manutenção multisserviços à corporação em Curitiba, maior polo da companhia no estado.

E, neste ano, o serviço foi expandido às unidades de Londrina e Maringá, que constituem o segundo maior polo da Copel no Paraná.

Nesses locais, a OMS mantém equipes in loco para atender às demandas diárias de manutenção e acionar a central em caso de ações mais complexas.

A manutenção predial engloba serviços completos de engenharia multisserviços, incluindo elétrica, hidráulica, civil, forro, construções e obras de reforma que sejam necessárias.

Nos últimos anos, a pareceria com a Copel resultou na execução de obras como a construção do COGT da Copel e a megarreforma multisserviços dos 36,7 mil m² realizada na sede da companhia em Curitiba. Confira essa obra no vídeo!

 

 

Um ano de grandes projetos e obras de engenharia elétrica

 

A OMS nasceu em 1990 como empresa de engenharia elétrica e incorporou todas as demais áreas da construção civil ao longo de seus 33 anos de atuação no mercado nacional (especialmente no Paraná e em Santa Catarina).

Essa vocação continuou forte no DNA da empresa em 2023, quando houve um boom em serviços de engenharia elétrica, como:

Cresceu também a instalação de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) e para-raios ionizantes Indelec, que entregam maior área de cobertura, protegendo inclusive as áreas externas das empresas.

A OMS acredita que a alta nos projetos com instalação de  para-raios e SPDA ocorreu devido ao crescimento robusto no número de descargas atmosféricas que atingem o Brasil ano a ano.

De acordo com o Inpe, saltamos de 46 milhões de raios em 2018 para mais de 172 milhões entre janeiro e outubro de 2023. Veja como proteger sua empresa!

 

PARA-RAIOS IONIZANTE INDELEC: por que ele gera maior raio de proteção e cobre áreas externas?

 

Empresa Cidadã

 

A OMS sempre acreditou que as empresas podem fazer mais do que gerar empregos, promovendo o desenvolvimento em suas comunidades.

Por isso, costuma  atuar em ações de responsabilidade social envolvendo os colabores em obras para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, fazendo campanhas ou realizando doções.

Fruto dessas ações, em 2023, a OMS recebeu o título de Empresa Cidadã do Rotary Internacional.

O título é concedido a parceiros do clube que realizam doações anuais direcionadas a projetos de responsabilidade social para ajudar comunidades de todo o Brasil.

“O impacto da participação de uma empresa cidadã nesses projetos de responsabilidade social é enorme. Nossos projetos são direcionados para as áreas de saúde, educação, água e saneamento, proteção do meio ambiente, promoção da paz e desenvolvimento econômico comunitário. Colaborações como essa, da OMS Engenharia, fazem toda a diferença”, afirma o presidente do Rotary Club Bom Retiro, Cleber Dutra Barboza.

Agora, a OMS possui o certificado da ABTRF (Associação Brasileira da The Rotary Foundation) e o selo de empresa cidadã, que passou a ser utilizado na comunicação eletrônica da empresa.

 

 

Oms recebe banner de empresa cidadã

 

O que esperar para 2024?

 

Apesar da instabilidade no cenário global, a tendência de redução dos juros da economia brasileira promete estimular a construção civil no Brasil durante o próximo ano.

O SindusCon-SP projeta um crescimento de 2,9% para o setor em 2024. Mas a OMS Engenharia espera crescer acima desse patamar.

Para isso, a estratégia será fortalecer a atuação multifocal e diversificar ainda mais o portfólio de serviços, mirando grandes obras no setor corporativo, industrial e de saneamento.

“Em 2024, continuaremos alinhados às tendências da construção civil, como a preocupação com a sustentabilidade e a incorporação constante de tecnologias digitais para projetar, monitorar e executar nossas obras nesses setores. Com isso, nossa expectativa é  que este será um ano de crescimento para a OMS e para todos” – afirma o engenheiro Osmar Costa, diretor da empresa.

Com essas boas expectativas, a OMS agradece aos clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores que contribuíram para as grandes obras realizadas em 2023.

Desejamos a todos um Feliz Natal e um excelente 2024! Nos vemos no ano que vem!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *