Blog

BALANÇO OMS 2022: um ano de grandes obras multisserviços

Obras multisserviços

Apesar de ter sido um ano instável, marcado por esforços para a superação da pandemia, eleições, crise política no Brasil e a guerra na Ucrânia impactando o cenário econômico, 2022 foi um ano positivo para o mercado da construção civil.

O PIB do setor acumulou alta de 8,2% de janeiro a setembro, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, CBIC.

Esse indicador mostra que, apesar de todas as dificuldades, o mercado de construção civil teve boas oportunidades de crescimento. E a OMS Engenharia acompanhou essa tendência.

Com aumento no volume de negócios e grandes obras realizadas, a empresa precisou ampliar sua infraestrutura e triplicar a mão de obra para atender à demanda, ultrapassando a marca de 100 colaboradores em seu quadro próprio de funcionários.

“Foi um ano desafiador. 2022 veio para mostrar que só empresas que estão bem preparadas conseguem passar por essas turbulências e, ainda assim, continuar crescendo” – diz o engenheiro eletricista Henrique Dariva, da OMS Engenharia.

 

Solidez na engenharia multisserviços

 

Em 2022, a OMS consolidou seu posicionamento no mercado nacional como empresa de engenharia multisserviços, que oferece soluções completas envolvendo as engenharias elétrica, civil, hidráulica, mecânica e de saneamento.

Focada em projetos e obras que envolvem várias dessas especialidades, a OMS realizou empreendimentos multifocais de grande porte em várias regiões do Brasil, incluindo Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e outras.

Para Henrique Dariva, o que diferencia uma empresa multisserviços como a OMS de uma construtora é a especialização da equipe em todos os setores de um empreendimento.

“A construtora tem o viés de ser forte na parte civil apenas – parte estrutural, parte de fechamento civil – ao passo que uma empresa de engenharia multisserviços é especializada nas várias áreas da engenharia, como mecânica e elétrica, para que possa atender com qualidade todas essas áreas que são exigidas em edificações industriais e comerciais” – explica o engenheiro.

Com essa expertise, o ano foi repleto de obras multifocais que entregaram soluções completas, do piso ao teto, para grandes empresas.

A OMS Engenharia realizou retrofits e reformas totais para clientes robustos, como Banco do Brasil, Copel, Fiep e Sanepar, o que trouxe resultados positivos.

Confira no vídeo o balanço do ano de 2022!

 

Destaques da OMS em 2022

 

Algumas das obras multisserviços realizadas ao longo do ano envolveram edifícios com vários andares, onde a OMS executou toda a parte de recuperação predial e engenharia civil.

Além disso, muitas deles englobaram a reforma de instalações elétricas – especialidade que está no DNA da OMS – e todos os sistemas mecânicos e hidráulicos das edificações.

Outro destaque de 2022 foi a realização de empreendimentos na área de saneamento básico, onde a OMS atua com projetos e obras.

Confira os detalhes sobre as obras que marcaram 2022!

 

Retrofit da FIEP – Santo Antônio da Platina

 

Concluída em  11 de outubro, esta foi mais uma grande obra de engenharia multisserviços , com 20 mil metros quadrados envolvendo as reformas elétrica, civil e de cabeamento estruturado.

Realizada na escola técnica do SESI/SENAI de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, o retrofit contou com:

  • Reforma de instalações elétricas em baixa tensão.
  • Instalação de quadros de distribuição elétrica.
  • Instalações de rede lógica / cabeamento estruturado.
  • Instalação de poste para iluminação.
  • Reforma civil da edificação com pintura, troca de pisos e troca de telhado.

“O destaque dessa obra foi a troca de 5 mil metros quadrados do telhado, que estava bem danificado e prejudicando as atividades do Centro de Educação Profissional do SESI/SENAI/FIEP” – conta Dariva.

Em quatro meses, foram revitalizados os 15 mil metros quadrados da edificação.

“Tivemos um feedback muito bom do cliente, que gostou muito do serviço e nos mandou uma avaliação muito positiva” – completa.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial oferece cursos que capacitam milhares de alunos para a atuação na indústria, garantindo altas taxas de empregabilidade a jovens e adultos em função estratégica para o Sistema FIEP.

 

Construção do COGT Copel em Curitiba

 

Durante o ano de 2022, a OMS realizou a construção do novo Centro de Operação de Geração e Transmissão de Energia (COGT) da Copel.

Implantado no posto KM3, onde fica a sede administrativa da empresa, o novo prédio da Companhia de Energia do Paraná possui importância estratégica para mais de 10 milhões de paranaenses.

Isso porque é no COGT que a Copel realiza o controle de toda a geração e transmissão de energia no estado do Paraná.

Concluída em 04 de outubro, esta obra de engenharia multisserviços teve muitos desafios e pouco tempo para execução.

A OMS realizou toda a parte de engenharia civil e hidráulica, a instalação elétrica, cabeamento estruturado para dados e voz, acabamentos de piso, além de impermeabilização nas áreas necessárias.

A edificação conta com uma sala de crise, que possui piso elevado e cabeamento estruturado CAT 6, indicado para ambientes de missão crítica, além de backup de energia com no-breaks, geradores e subestação elétrica própria para garantir que as operações possam continuar mesmo em caso de um apagão.

De acordo com Moacir Bertol, diretor geral da Copel Geração e Transmissão, o novo COGT irá “aumentar a confiabilidade da operação e garantir as condições necessárias à expansão do parque gerador de energia elétrica e da rede de transmissão nos próximos anos”.

“É um investimento para a Copel permanecer na vanguarda da operação do sistema de geração e transmissão de energia, com plenas condições de desempenhar o trabalho com mais eficiência, qualidade e segurança”, destacou Bertol durante a inauguração do novo COGT.

A OMS também implantou o Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) da edificação com para-raios ionizante Indelec, que protege inclusive as áreas externas ao COGT.

O empreendimento contou ainda com a instalação de um  sistema de geração de energia solar e do sistema de ar-condicionado.

 Na parte de engenharia civil, a OMS realizou toda a parte de fechamento, piso, forro, cobertura, vidraçaria, esquadrias, brise e os acabamentos externos da edificação.

 “Atuamos desde a fase de elaboração dos projetos até a execução” – conta o engenheiro Osmar Costa, sócio da OMS.

“Foi uma obra muito desafiadora porque o prazo era muito exíguo. O nosso pessoal trabalhou à noite, sábados, domingos e feriados para cumprir o prazo que o cliente solicitou. Foi um grande destaque em 2022”.

 

Foto: Copel

 

Reforma multisserviços do BB em Paranaguá

 

Em execução, essa reforma multisserviços total irá revitalizar toda a parte interna de um edifício de 5 pavimentos onde fica a principal agência do Banco do Brasil em Paranaguá, no litoral do Paraná.

Com área total de 4 mil metros quadrados, a obra envolve o retrofit da instalação elétrica e da infraestrutura civil, incluindo forros, piso, pintura, sistema de combate a incêndio e hidrantes, assim como a entrada de energia da edificação.

Para o engenheiro Henrique Dariva, “vencer essa licitação foi muito importante para a OMS poder atender o Banco do Brasil com uma obra fundamental para o município de Paranaguá”.

 

Obras de Saneamento Básico da Sanepar em Ibaiti

 

Em 2022, a OMS não apenas manteve, como elevou sua atuação na engenharia de saneamento, setor em franco desenvolvimento no Brasil.

A equipe da OMS é especialista em projetos elétricos para saneamento básico, que são o suporte à construção de usinas e reservatórios de tratamento de água e esgoto.

E atua também na parte de construção dessas unidades de tratamento, ação que, além da elétrica, envolve as engenharias civil, hidráulica e mecânica.

Uma das obras da OMS Engenharia que se destacaram no setor foi a instalação de uma bomba em um poço com mais de 300 metros de profundidade que irá atender a distribuição de água para a população de Ibaiti, no norte pioneiro do Paraná.

A OMS executou toda a parte de hidromecânica e elétrica para a operacionalização do poço onde foi instalada a bomba de água.

O processo envolveu a descida da bomba, que pesa cerca de 300 kg, além de tubulação, fiação e ligação hidromecânica.

“A operacionalização de poços e obras de saneamento básico envolvem uma dinâmica bem específica para a qual existem poucas empresas capacitadas – explica o engenheiro Henrique Dariva.

“Isso abriu novos horizontes para a OMS dentro da engenharia de saneamento, área em que estamos nos especializando em nosso portfólio.”

Novos rumos que, em 2023, certamente elevarão o crescimento, a confiança e a solidez consolidados junto ao mercado no ano que passou!

 

Mensagem da OMS

 

Para celebrar os bons resultados de 2022, a OMS Engenharia agradece a parceria de seus clientes, fornecedores, funcionários e amigos.

O sucesso neste ano foi conquistado graças à confiança, competência e colaboração de todos que, de alguma forma, fizeram parte desses 12 meses de caminhada.

Deixamos a cada um a nossa singela mensagem: a mais simples de todas, feita com toda a nossa esperança e dita com toda a nossa alma. Clique para vê-la!

 

 

Este é o desejo que a equipe da OMS tem para você neste fim de ano.

Obrigado pela companhia ao longo dos últimos 365 dias e que tenhamos todos um inesquecível 2023!

Feliz Natal e um próspero Ano-Novo!

Equipe OMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *