Blog

PROJETOS DE ENGENHARIA MULTISSERVIÇOS: como ter uma gestão eficiente para realizar sua obra multifocal com economia?

Projetos de engenharia multisserviços

Projetos de engenharia multisserviços são a solução para obras, reformas e empreendimentos de construção civil complexos, que envolvem áreas como as engenharias elétrica, civil, hidráulica e mecânica.

Uma única obra multisserviços – a reforma completa de uma indústria, por exemplo – pode exigir mudanças na estrutura civil da edificação e alterações no layout industrial que envolvem a instalação elétrica, subestações de energia, mudanças na rede hidráulica e até mesmo a parte de engenharia mecânica, que inclui infraestruturas metálicas, bombas e motores.

Para você coordenar tudo isso, é necessário contar com uma empresa de engenharia multisserviços, como a OMS, que faça o gerenciamento de diferentes projetos ao mesmo tempo, por meio de equipes multidisciplinares com um elevado nível de excelência, compromisso e inovação. Essas características permitem a realização de projetos de alta complexidade.

Para que tudo corra do modo mais ágil, transparente e econômico possível, a gestão de projetos de engenharia multisserviços precisa integrar as várias especialidades em aspectos como:

  • Cálculo dos custos de cada trabalho
  • Gestão dos recursos
  • Coordenação das equipes de mão de obra
  • Análise de riscos das etapas
  • Centralização de informações que permita a você acompanhar todas as etapas do seu empreendimento de modo transparente.

Mas, como articular tudo isso com tranquilidade para que você possa permanecer focado em cuidar bem do seu negócio?

Preparamos este post para lhe ajudar nisso!

Você conhecerá os vários tipos de projetos envolvidos em um empreendimento de engenharia multisserviços.

E saberá quais são as vantagens de investir em um projeto de qualidade, assim como os critérios que precisa seguir para tocar o seu projeto no menor tempo, com a máxima qualidade.

 

Vantagens de investir em um projeto de engenharia multisserviços

 

Além de garantir que seu empreendimento terá maior durabilidade e alta qualidade, inclusive com menores gastos de manutenção no futuro, a execução de um projeto de engenharia multisserviços bem-elaborado reduz consideravelmente os custos da obra.

Para o engenheiro eletricista Henrique Dariva, da OMS Engenharia: “Com a execução de um projeto bem elaborado você diminui 10 a 20% o custo de uma obra, só pela questão de não ter retrabalho”.

O engenheiro explica que o custo de um projeto não chega a 2% do valor de uma obra, enquanto a economia que ele gera é de pelo menos dez vezes esse investimento.

“Fazendo um projeto prévio você evita desperdício de material e de mão de obra, evita dor de cabeça e estresse. Além disso, você tem a lista de materiais prévia e sabe exatamente o que precisa comprar para poder executar o serviço.”

Consequentemente, um projeto de engenharia multisserviços bem gerenciado traz obras mais rápidas e de elevada qualidade.  Além de tranquilidade para você e sua equipe.

 

Quais são os projetos de engenharia que a sua obra multisserviços pode envolver?

 

Projetos de engenharia multisserviços não são comuns apenas na construção de edificações novas. São necessários também em:

Um exemplo bem claro de obra multisserviços é a megarreforma que a OMS realizou para a Copel, maior empresa do Paraná.

Foram mais de 36 mil m² de obras com soluções completas, do piso ao teto, envolvendo reformas civis, hidráulicas e elétricas, todas realizadas por uma só equipe multifocal.

O cliente recebeu um produto de alta qualidade, antes do prazo e sem dores de cabeça, já que precisou lidar com apenas um fornecedor. Confira neste vídeo!

 

 

Como os empreendimentos de engenharia multisserviços que acabamos de ver misturam várias engenharias em uma obra só, isso exige o planejamento e a execução de múltiplos projetos.

Os projetos das várias engenharias incluem o dimensionamento das áreas, a escolha do melhor tipo de tecnologia de acordo com a finalidade da obra, o cálculo da quantidade de materiais que será necessária e de recursos humanos, além da previsão de custos e prazos.

Tudo isso é materializado em uma série de plantas baixas, detalhes e croquis das instalações elétricas, civis, hidráulicas e mecânicas.

Na OMS Engenharia, todos eles são integrados para evitar incompatibilidades entre as diversas engenharias, já que divergências nos projetos gerariam atrasos no canteiro de obras, causando retrabalhos e perdas financeiras.

As diversas plantas são consolidadas em um projeto executivo detalhando como será o passo a passo da obra.

Para ter sucesso em seu empreendimento, é importante que você conheça os diferentes projetos de engenharia que podem fazer parte da sua obra multisserviços. Confira quais são eles!

 

Projeto arquitetônico

 

Num projeto de engenharia multisserviços, a distribuição dos espaços físicos do ambiente a ser construído ou reformado começa pela planta baixa elaborada por um arquiteto.

A planta é a representação gráfica do projeto arquitetônico. Muito além de símbolos e desenhos, esse projeto considera elementos como o objetivo da utilização do imóvel, conforto, iluminação, ventilação e estética do ambiente e da fachada.

Tudo é planejado de modo lógico, pensando na eficiência da cadeia de produção da empresa, indústria ou edifício residencial.

 

Projeto de engenharia civil

 

Enquanto o projeto arquitetônico planeja essencialmente a distribuição dos espaços da edificação, o projeto de engenharia civil dimensiona a infraestrutura necessária para viabilizar o empreendimento.

Isso inclui a definição das tecnologias e dos materiais a serem empregados, cálculos de resistência, além do dimensionamento de pilares, vigas e ferragens para que o concreto e alvenaria suportem as cargas da edificação.

Nos setores comercial e industrial, que são o foco da OMS Engenharia, é comum que obras multisserviços envolvam projetos de engenharia civil com:

  • estruturas de concreto armado, fundações, estruturas metálicas, pavimentação e instalações para drenagem pluvial e da rede hidráulica.

Sempre em sincronia com o projeto arquitetônico, as obras civis multisserviços englobam também toda a parte de alvenaria, paredes, cobertura e telhado, revestimentos e pisos, além da iluminação de fachada e da instalação do mobiliário nas empresas.

 

Projeto de engenharia mecânica

 

É comum que projetos de engenharia multisserviços complexos para indústrias e grandes edifícios incluam o dimensionamento de bombas, motores e infraestruturas metálicas que demandam projetos específicos.

Entre os projetos mecânicos mais comuns que a OMS Engenharia planeja e executa em empreendimentos multifocais estão:

  • elevadores
  • bombas e equipamentos sob pressão
  • tubulações industriais
  • sistemas de ar-condicionado, climatização e ventilação
  • estruturas metálicas utilizadas na engenharia civil, como galpões industriais, plataformas, coberturas e mezaninos.

O projeto de engenharia mecânica indicará os melhores materiais e processos para que estruturas, equipamentos e  sistemas propiciem o melhor desempenho à sua empresa com o menor custo possível de construção e manutenção.

 

Projeto elétrico

 

É uma das especialidades que estão no DNA da OMS Engenharia, já que ela nasceu como empresa de engenharia elétrica e incorporou todas as outras áreas ao longo dos anos, até se tornar expert em engenharia multisserviços.

Praticamente todos os empreendimentos de construção civil multifocais, sejam reformas completas ou construções de edificações a partir do zero, necessitam de um projeto para dimensionar suas instalações elétricas.

Esse projeto pode englobar infraestruturas e componentes como:

A OMS engenharia realiza todos esses projetos elétricos na parte industrial e comercial, tanto isoladamente quanto em projetos de engenharia multisserviços, onde a engenharia elétrica é apenas uma das áreas do empreendimento multifocal. E depois da obra pronta, executa também a manutenção dessas infraestruturas elétricas.

O vídeo a seguir mostra como é executado um grande projeto de reforma elétrica industrial. Não perca!

 

 

Projetos de Instrumentação industrial

 

A instrumentação industrial é cada vez mais empregada em diferentes áreas para aprimorar o controle de qualidade e segurança, elevando a eficiência dos processos produtivos e a padronização dos produtos.

Ela pode ser implementada isoladamente ou em projetos de engenharia multisserviços que envolvem reformas para alteração do layout em indústrias e empresas.

Ocorre mediante a instalação de instrumentos de monitoramento e medição, como: sensores, transmissores dispositivos digitais e elétricos de alarme, entre outros.

Eles monitoram a produção industrial e fornecem dados que permitem a gestão dos processos sem interrupções nas cadeias produtivas.

A OMS Engenharia atua na implementação desses processos que possibilitam a maior automação, elevando o desempenho e a qualidade dos produtos e serviços em empresas e indústrias.

 

Projeto de engenharia hidráulica

 

Um projeto de engenharia multisserviços pode englobar o dimensionamento de infraestruturas hidráulicas de captação, tratamento e distribuição. Além da utilização pelo consumidor, bem como a drenagem dos resíduos, seu tratamento e encaminhamento à rede coletora de esgoto.

Nesse sentido, a OMS Engenharia realiza projetos de engenharia multisserviços que incluem consultorias, obras ou o dimensionamento de estruturas como:

  • Infraestrutura hidráulica predial de indústrias, empresas e edifícios
  • Sistemas industriais hidráulicos de pressão envolvidos na fabricação de produtos
  • Estações elevatórias
  • Reservatórios de abastecimento de água
  • Sistemas de captação e drenagem

 

Consolidando o projeto de engenharia multisserviços

 

Todos os tipos de projetos de engenharia e arquitetura que vimos podem ser realizados separadamente ou, quando o empreendimento necessitar, fazer parte de uma obra multisserviços.

Os projetos das diferentes engenharias são resumidos no projeto básico ou anteprojeto, contendo:

  • Plantas-baixas, da cobertura e da fachada da edificação
  • Dimensões das áreas e cálculos utilizados no planejamento das diferentes infraestruturas
  • Projeto da obra e de detalhes complexos em 3D.

Na OMS Engenharia, depois que o anteprojeto é discutido e aprovado por você, todas as áreas do planejamento da sua obra multifocal são consolidadas no projeto executivo, que norteia as atividades no canteiro de obras.

 

Projeto executivo

 

É um documento feito para os profissionais que executarão as atividades, contendo informações muito mais detalhadas sobre o empreendimento, sobre os materiais que serão utilizados e as técnicas que deverão ser empregadas.

É quase como um manual da obra que inclui:

  • Os cálculos estruturais e as plantas e croquis detalhados;
  • Especificações técnicas sobre os materiais, os equipamentos e as formas de execução;
  • Quantidade dos materiais que serão empregados, além de planilhas de preços e orçamento.

O projeto executivo é complementado pelo memorial descritivo, que amplia o detalhamento da obra por escrito.

 

Memorial descritivo

 

Enquanto os projetos são feitos com símbolos e gráficos, o memorial descritivo é um documento em texto que descreve como será o passo a passo de cada área da obra de engenharia multisserviços.

Ele detalha as atividades que serão realizadas e o modo como serão executadas, incluindo as máquinas e as tecnologias envolvidas nos diferentes processos.

Além disso, o memorial especifica os materiais e insumos que serão necessários em cada etapa.

Com isso, ele já apresenta ao cliente o custo estimado de materiais com a cotação de preços do mercado.

Em projetos de engenharia multisserviços bem gerenciados e integrados, todo esse processo permite realizar compras planejadas em maior quantidade por pedido.

Com isso, a OMS consegue preços mais baixos, o que trará a você economia com os materiais utilizados na obra.

 

Projetos de engenharia multisserviços Foto 2

 

Como ter uma gestão eficiente de projetos de engenharia multisserviços

 

Para que a gestão de um projeto de engenharia multifocal seja bem-sucedida, é essencial que o planejamento, a avaliação financeira e controle dos custos e recursos humanos sejam integrados.

A formação de equipes multifocais que trabalham em conjunto permite que todas as áreas sejam constantemente avaliadas de modo a evitar que uma atrapalhe a outra. Isso reduz incompatibilidades entre as diversas engenharias e entre o projeto e a execução no canteiro de obras.

Esse controle articula as etapas da obra de modo a elevar a eficiência, reduzir custos e aumentar a qualidade. Tudo isso levando em conta aspectos como:

  • Gestão financeira e logística
  • Integração e planejamento de atividades prevendo recursos e antecipando necessidades
  • Avaliação de preços no mercado e comparativos de compra
  • Informações planificadas sobre os tipos de gastos, materiais, recursos humanos, máquinas e outros.
  • Integração dos processos de compras, produção, armazenagem e logística, gestão de pessoal
  • Gestão de qualidade com medições e análises estatísticas.

Na OMS, isso é realizado tanto nos projetos de engenharia multisserviços feitos em programas de computador como o CAD – mais usuais – quanto em plataforma BIM (Building Information Modeling).

A realização de projetos em BIM permite um gerenciamento claro e transparente para os clientes. Ela  se baseia em softwares que conciliam os projetos das várias engenharias em uma só maquete 3D.

Com isso, a visualização da obra fica mais clara, evitando discrepâncias, incompatibilidades e erros. Consequentemente, os projetos em BIM reduzem  retrabalhos e economizam tempo e dinheiro.

Na OMS, tanto os projetos em BIM como em CAD são integrados, permitindo uma visão global do empreendimento. Esse controle articula as etapas da obra de modo a elevar a eficiência, reduzir custos e aumentar a qualidade.

 

Conte com a engenharia multisserviços da OMS: eficiência do zero à obra

 

A atuação em múltiplos segmentos é o foco da OMS Engenharia, que executa projetos elétricos, civis, hidráulicos e mecânicos para indústrias, empresas e grandes condomínios, reunindo tudo o que você precisa do planejamento à execução da sua obra.

engenharia multisserviços  em sistema one stop shop permite que empresas, arquitetos e empreendedores realizem projetos mutifocais  e obras completas contratando um único fornecedor.

Isso traz inúmeras vantagens, como:

  • contar com uma só equipe que possui conhecimento técnico de áreas complementares, possibilitando uma visão global e multidisciplinar de obras e projetos;
  • praticidade na gestão e acompanhamento de obras, já que é preciso lidar com apenas um fornecedor para os mais variados serviços;
  • redução de erros e incompatibilidades, já que os projetos de diferentes áreas são unificados pela mesma equipe;
  • economia de materiais e maior precisão logística;
  • redução do prazo de conclusão da obra.

Com 31 de atuação no mercado nacional, a OMS atente clientes robustos e possui um rol extenso de serviços já realizados em várias regiões do Brasil.

Oferecemos soluções completas, multifocais, eficientes e seguras para proporcionar alta qualidade e durabilidade com redução de custos para os nossos clientes.

→ Conte com a nossa expertise para realizar seu projeto de engenharia multisserviços com segurança e tranquilidade.

Entre em contato com a gente através deste link, por fone ou WhatsApp!

Estamos esperando por você!

Obrigado pela visita e até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *