Blog

OBRAS E REFORMAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL sem estresse?

Obras e reformas de construção

A edificação onde a sua empresa se localiza foi construída para durar muitos anos. Mesmo assim, múltiplos cenários podem pressionar sua corporação a realizar obras e reformas de construção civil.

Agora mesmo, sua indústria ou comércio pode estar passando pelo bom problema do crescimento, necessitando de reforma civil para ampliar ou mesmo construir uma nova planta “do zero”.

Por outro lado, você pode estar planejando uma mudança de endereço, um anexo para aumentar o espaço da empresa ou uma alteração da produção industrial com a aquisição de máquinas que necessitam de novo layout produtivo.

Ou simplesmente estar em uma edificação muito antiga que chegou no limite e precisa de reparos simples ou complexos. Sem contar que o reposicionamento da sua marca pode pedir uma repaginação visual da empresa.

Em todos esses movimentos, você precisará contar com obras e reformas de construção civil adequadas para o seu perfil corporativo.

Não importa se o motivo é o desgaste natural dos materiais, estética ou alteração de função do prédio: sua reforma civil precisa ser muito bem conduzida.

Só assim você conseguirá garantir que ela seja concluída com qualidade e o máximo de economia, dentro dos prazos, com segurança do pessoal envolvido e entregando alta durabilidade.

Mas, como passar por todo esse processo sem estresse e sem perder o foco na administração do seu negócio?

A OMS Engenharia é especialista nisso! Afinal, são mais de 30 anos ajudando empresas que, assim como a sua, já realizaram obras e reformas de construção civil com sucesso.

Por isso preparamos este post: um guia com dicas para você organizar tudo sem dores de cabeça. Clique no índice para ver os conteúdos do post e mãos à obra!

 

Índice do Post - Clique para abrir ou fechar

Como planejar as obras e reformas de construção civil da sua empresa? 

 

Você pode ser o gerente do setor de obras, o proprietário, o gestor de projetos ou o administrador financeiro da empresa.

Não importa, parecerá um desafio coordenar sua obra ou reforma de construção civil, porque essa tarefa envolve stakeholders, finanças, tempo, esforço, planejamento estratégico e, muitas vezes, nenhuma experiência no assunto.

Por isso, seu principal aliado será o conhecimento de alguns aspectos da construção civil que o ajudarão a participar do planejamento de forma ativa e assertiva, atendendo aos objetivos da empresa com uma visão real da obra.

Um planejamento de sucesso dependerá de um bom entrosamento e de um relacionamento transparente com a empresa de engenharia contratada para realizar o serviço (a OMS, claro!). Afinal, vocês trabalharão juntos em todas as etapas do empreendimento.

Então, confira as melhores dicas para planejar sua obra ou reforma de construção civil com tranquilidade. E sem cabelos brancos nem dores de cabeça!

 

1. Defina o que sua empresa necessita

 

O primeiro passo para tocar o seu empreendimento com sucesso é ter uma ideia muito clara dos requisitos que a obra ou reforma civil precisa ter para atender aos objetivos da empresa.

Para isso, reflita não só no presente, mas no futuro. Pense em sobras de infraestrutura e redundâncias de fontes de energia para que a edificação se mantenha atual e sustente as atividades da corporação por muito tempo.

Nesta fase conceitual, quando o planejamento ainda não começou a ser efetivamente projetado, discuta com stakeholders a importância que o empreendimento terá para os planos de negócios da sua corporação a longo prazo.

Com essas decisões em mente, estabeleça com a maior precisão possível os requisitos que você terá que passar ao responsável legal da obra junto à equipe de engenharia contratada.

Para ajudar nisso, comece entendendo bem o tipo de obra ou reforma de construção civil que você planejará. Faça isso lendo as informações a seguir!

 

2. Entenda os tipos de obra e reformas de construção civil

 

Acredite: conhecer os tipos de obras e reformas civis e suas diferentes características vai ajudar você a entender melhor em qual deles a sua corporação se encaixa.

Isso facilitará a elaboração dos requisitos ideais e tornará a etapa inicial do seu empreendimento muito mais clara.

Então, confira os principais tipos de obras e reformas de construção civil!

 

  • Obras e reformas de construção civil para alteração de layout industrial e comercial

 

A remodelação de layout comercial ou industrial envolve a forma como as máquinas, o estoque de produtos, a logística e os diversos setores de empresas e indústrias estão organizados.

O objetivo principal é reposicionar ou substituir máquinas e reorganizar processos para otimizar as linhas de produção.

Isso é feito encurtando distâncias entre o estoque e as máquinas, reduzindo o tempo de execução das tarefas e facilitando a vida dos trabalhadores em termos de ergonomia e conforto.

Para acomodar tudo isso nos espaços ideais, é muito comum que sejam necessárias obras e reformas de construção civil. E elas podem envolver as engenharias elétrica, hidráulica, civil e mecânica para viabilizar essas mudanças.

Muitas vezes, são obras multisserviços que vão de reformas gerais a alterações em um sistema específico da edificação, como a elétrica ou a remodelação das paredes.

Por isso, a grande dica, mais uma vez, é contratar uma empresa de engenharia multisserviços, como a OMS, que cuidará de tudo com uma visão global, sem que você precise lidar com diversos fornecedores.

A mudança de layout se reverte em aumento da produtividade e economia em indústrias, armazéns comerciais, empresas de serviços, supermercados, bancos e hospitais.

→ Leia mais sobre esse tipo de reforma civil a seguir. É só clicar na imagem!

 

Reforma geral para ALTERAÇÃO DE LAYOUT em indústrias e empresas

 

  • Obras e reforma de construção civil estética

 

A reforma civil (ou retrofit) envolve alterações nas condições da edificação para recuperar, aperfeiçoar, modernizar ou ampliar suas condições de uso.

Isso para proporcionar maior eficiência, bem-estar ou mesmo segurança aos usuários e atividades corporativas.

Em muitos casos, obras de reforma civil com foco na estética são essenciais ao branding da marca, envolvendo questões fundamentais para refletir o posicionamento, os valores e a imagem que a sua empresa deseja passar aos clientes.

Em geral, a reforma com finalidade estética envolve alterações não funcionais mais simples para renovar o ambiente corporativo.

As ações vão da pintura, forros e revestimento à alteração na disposição ou troca completa do mobiliário, bem como renovação de banheiros, iluminação, fachada e paisagismo.

→ Aproveite para conhecer as vantagens da decoração de fachadas com iluminação colorida LED-RGB! Clique na imagem!

 

Troque as cores de seu edifício quando quiser com a iluminação de fachadas LED RGB!

 

  • Obras e reformas de construção civil para ampliação de edificações

 

São necessárias quando indústrias, empresas ou condomínios residenciais precisam construir prédios anexos ou acrescentar novos ambientes à planta original.

Nesse cenário, a reforma civil pode envolver obras de  construção de novas áreas que não possuem conexão com a edificação já existente, como prédios e galpões industriais.

Ou ampliar a edificação atual onde sua empresa está instalada, movendo paredes, construindo novos andares ou acrescentando áreas anexas destinadas ao trabalho ou lazer.

 

  • Obras e reformas de construção civil com alteração estrutural

 

São reformas de construção civil mais complexas porque podem envolver a demolição ou a construção de componentes estruturais, como vigas, pilares e lajes.

Essas obras podem ter a finalidade de reduzir, ampliar ou apenas modificar a distribuição interna dos espaços da edificação.

Mas, em qualquer caso, necessitam de estudo e planejamento para redistribuição de cargas sem comprometer a estabilidade e a resistência da estrutura.

Por isso, precisam de projeto e acompanhamento por engenheiro civil que fará a avaliação estrutural da edificação e o estudo de viabilidade da reforma.

Do contrário, no futuro, pode haver acidentes como desabamentos ou problemas como infiltrações, vazamentos, rachaduras em paredes e defeitos no telhado ou outros componentes da edificação.

 

  • Reformas de construção civil parciais

 

Sua reforma / retrofit será parcial quando a sua empresa, indústria ou condomínio precisar de reparos em apenas um ou mais sistemas da edificação.

Alguns exemplos comuns que já atendemos em dezenas de clientes corporativos de todo o Brasil são:

Mesmo envolvendo um aspecto específico da edificação, as reformas parciais devem ser planejadas com projeto e avaliação das condições atuais.

Isso permitirá que você coordene o seu empreendimento sem interferências às rotinas de produção de sua indústria ou empresa.

Um exemplo é a reforma das instalações elétricas que fizemos para esta grande indústria de sorvetes na Região de Curitiba. Confira no vídeo!

 

 

  • Grandes reformas gerais com obras de construção civil multisserviços

 

Ocorrem quando empresas e indústrias querem remodelar totalmente sua sede administrativa, repaginar as edificações de suas unidades ou alterar o layout produtivo reajustando todos os aspectos da corporação.

Geralmente, são obras grandes que envolvem a instalação elétrica e cabeamento estruturado, a hidráulica e a infraestrutura civil, do piso ao teto. Além de dispositivos   como bombas, motores e sistemas de ar-condicionado.

Por isso, são classificadas como obras e reformas de construção civil multisserviços, englobando todas as engenharias utilizadas em empreendimentos multifocais.

Um exemplo é o retrofit da FIEP, que a OMS Engenharia realizou em Santo Antônio da Platina, no Paraná.

Foram 20 mil metros quadrados envolvendo as reformas elétricacivil e de cabeamento estruturado para revitalizar totalmente a escola técnica do SESI/SENAI com soluções como:

 

 

“O destaque dessa obra foi a troca de 5 mil metros quadrados do telhado, que estava bem danificado e prejudicando as atividades do Centro de Educação Profissional do SESI/SENAI/FIEP” – conta o engenheiro Henrique Dariva, da OMS.

Em quatro meses, foram revitalizados os 15 mil metros quadrados da edificação.

Se a sua empresa precisar de obras e reformas de construção civil como esta, aposte na engenharia multisserviços.

Isso porque ela reúne todos as especialidades que você necessitará para o seu empreendimento em um só fornecedor, tornando sua vida muito mais fácil!

Leia mais sobre as reformas multisserviços em nosso post completo sobre o tema. É só clicar na imagem!

 

Megaobras de REFORMA E CONSTRUÇÃO DE INDÚSTRIAS E EMPRESAS? Conte com a engenharia multisserviços!

 

  • Obras de Construção Civil a partir do zero

 

Incluem ações como a construção de prédios administrativos, galpões industriais, subestações e fontes de energia, obras de hidráulica e saneamento.

Ou mesmo a organização dos espaços externos da corporação com estradas, docas para logística e paisagismo.

Na engenharia civil, é realizada toda a parte de fechamento, piso, forro, cobertura, vidraçaria, esquadrias, brise, acabamentos e impermeabilização nas áreas externas da edificação.

Além disso, obras de construção civil para erguer novas edificações envolvem ainda hidráulica, instalação elétrica, e cabeamento estruturado para dados e voz, assim como vários outros sistemas de proteção e bem-estar, como para-raios e ar-condicionado.

Muitas vezes, esses empreendimentos corporativos envolvem desafios complexos e pouco tempo para execução. Foi o caso do novo Centro de Operação de Geração e Transmissão de Energia (COGT) da Copel.

 

  • COGT Copel

 

Implantado pela OMS Engenharia junto à sede administrativa da Companhia de Energia do Paraná, o COGT serve de base para a Copel realizar o controle de toda a geração e transmissão de energia aos paranaenses.

Por isso, precisou de requisitos especiais, como uma sala de crise que possui piso elevado e cabeamento estruturado CAT 6, indicado para ambientes de missão crítica. Além de backup de energia com no-breaksgeradores e subestação elétrica própria para garantir que as operações possam continuar mesmo em caso de um apagão.

A OMS também implantou o Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) da edificação com para-raios ionizante Indelec, que protege inclusive as áreas externas ao COGT.

O empreendimento contou ainda com a instalação de um  sistema de geração de energia solar e do sistema de ar-condicionado.

 “Atuamos desde a fase de elaboração dos projetos até a execução” – conta o engenheiro Osmar Costa, sócio da OMS.

“Foi uma obra muito desafiadora porque o prazo era muito exíguo. O nosso pessoal trabalhou à noite, sábados, domingos e feriados para cumprir o prazo que o cliente solicitou.”

 

Tipo de obra decidido? Veja agora como ela será organizada com base em quatro ações principais que são comuns a todo empreendimento de construção civil!

 

3. Vença o desafio entendendo as ações de sua obra ou reforma civil

 

Grandes projetos podem parecer assustadores, desafios a serem vencidos. Para lidar com isso sem angústia, a melhor estratégia é “conhecer o inimigo”.

No princípio, ele pode parecer gigante. Mas se tornará pequeno se você conhecer as ações que terá de acompanhar junto à empresa de engenharia contratada para realizar o seu empreendimento.

Comece providenciando, com as orientações dela, as autorizações necessárias para a realização do empreendimento. Ou seja: verificando se a obra ou reforma de construção civil que você tem na cabeça pode ser legalmente colocada em prática.

Autorizações permitidas? Agora o segredo para ficar tranquilo é saber os desafios das quatro ações que serão realizadas durante a execução de suas obras e reformas de construção civil.

Assim você e a equipe em campo poderão contornar os pontos fracos, trazendo segurança, economia e qualidade para o seu investimento.

Fique atento, pois algumas dessas quatro ações podem ocorrer em paralelo. Vamos a elas?

 

Ação 1 – Cronograma da obra ou reforma de construção civil

 

É um planejamento essencial ao sucesso de qualquer obra ou reforma de construção civil.

Ele determina quais serão as atividades de cada fase da obra, do projeto à conclusão, prevendo os prazos e os materiais necessários à sua execução.

Nessa etapa, você terá reuniões junto aos profissionais que realizarão o empreendimento para definir e aprovar:

  • Uma lista das atividades que serão realizadas
  • A sequência dessas atividades
  • Os prazos de cada etapa
  • Previsão orçamentária para cada uma delas
  • Organização dos documentos, autorizações legais e dados do empreendimento.

O cronograma é um planejamento que, se for realista e bem-feito, evitará problemas como a desorganização da compra de materiais e atrasos na obra.

Ele pode prever ainda a execução de alguns serviços em paralelo, agilizando a entrega. Mas para que tudo funcione bem, será importante sempre acompanhar o andamento de cada etapa.

Para isso, nada melhor do que contar com uma empresa de engenharia experiente, transparente e de confiança.

 

Ação 2 – Projeto executivo da obra de construção civil

 

Mais do que croquis e plantas baixas, o projeto executivo envolve o planejamento das técnicas e ações, o orçamento e a mão de obra necessários para realizar a obra ou reforma de construção civil.

Para ter sucesso nessa etapa, foque em evidenciar à empresa de engenharia contratada os objetivos e as expectativas que a sua corporação tem em relação ao empreendimento.

O levantamento desses requisitos é fundamental para que a obra ou reforma de construção civil atenda às necessidades de negócio com o melhor custo-benefício para a sua corporação agora e no futuro, evitando investimentos além do necessário.

Saiba mais sobre os projetos de construção civil clicando na imagem a seguir!

 

PROJETOS DE ENGENHARIA MULTISSERVIÇOS: como ter uma gestão eficiente para realizar sua obra multifocal com economia?

 

Ação 3 – Planejamento logístico e gestão de estoques em obras e reformas de construção civil

 

Sua obra ou reforma de construção civil precisará de um plano de logística englobando a organização de recursos, materiais e equipamentos necessários à execução.

O plano deve levar em conta as vias de acesso, as construções vizinhas, o nível de especificidade dos equipamentos e os profissionais envolvidos.

Durante o andamento da obra, a sua equipe de compras ou a empresa de engenharia contratada precisará controlar muito bem a negociação e o estoque dos materiais necessários para cada etapa.

Compras bem planejadas ajudam a reduzir os custos dos insumos. E um estoque em dia, bem-organizado, evita atrasos na execução do cronograma.

 

Ação 4 – Gestão da obra ou reforma de construção civil

 

Seja uma obra a partir do zero ou uma grande reforma, o seu empreendimento necessitará de uma gestão contínua e fiscalização diária das tarefas em execução.

Para que você possa ter tranquilidade nesse processo, é fundamental que a empresa de engenharia contratada seja transparente e forneça relatórios e ferramentas de acompanhamento de todas as áreas da obra ou reforma de construção civil.

Essa parceria estratégica será essencial para garantir o cumprimento do cronograma com os melhores processos e soluções.

A consequência será um empreendimento com alta qualidade e durabilidade, atendendo às necessidades específicas da sua corporação.

 

4. Não tenha medo de “gastar tempo” planejando sua obra ou reforma de construção civil

 

O Brasil, infelizmente, não possui uma cultura de planejamento.

Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral aponta que, aqui, 80% do tempo total de conclusão de uma obra ou reforma de construção civil são utilizados na execução e apenas 20% no planejamento.

Em países mais desenvolvidos, essa proporção é bem diferente. O Japão, por exemplo, “gasta” 40% do tempo para planejar. E a Alemanha, 50%.

Com maior tempo no planejamento e menor tempo na execução, é possível aproximar o valor estimado do valor real do empreendimento.

Pelo contrário, se você começar a sua obra sem um bom planejamento estratégico, terá chances muito maiores de enfrentar problemas como falta de organização, inconformidades, retrabalhos e improvisações no canteiro de obras.

Consequentemente, o cronograma atrasará, a qualidade cairá e os custos aumentarão.

Basta pensar que cada dia a mais no canteiro de obras significa o pagamento de pessoal e equipamentos.

Por isso, conte com uma empresa qualificada, como a OMS, e planeje bem sua obra antes de tudo. Isso se reverterá em redução de custos e muito menos dor de cabeça para você.

 

5. Aposte no projeto para reduzir custos

 

Acredite: projeto não é custo, é redução de custo! Muitas empresas ainda acreditam que começar uma reforma civil ou mesmo obra sem um projeto traz economia.

No entanto, ocorre justamente o contrário. As estatísticas mostram que realizar um projeto prévio reduz os custos de um empreendimento em até 20%.

O gerente-comercial da OMS Engenharia, Henrique Dariva, explica:

“A vantagem econômica está no fato de que o custo de um projeto não representa mais do que 2% de uma obra, e isso para gerar uma economia de 10 a 20%. Então, é algo que se paga totalmente”.

O engenheiro já acompanhou dezenas de empreendimentos multisserviços e constatou na prática que o projeto não é um gasto, e sim investimento.

“A economia acontece porque o projeto reduz incompatibilidades entre o planejamento e o canteiro de obras, evitando retrabalhos que custam caro e atrasam qualquer empreendimento de construção civil” – afirma.

Por isso, projeto e planejamento serão os principais aliados em sua obra ou reforma de construção civil. Mas, como determinar o custo do seu empreendimento?

 

6. Peça um orçamento detalhado

 

O impacto financeiro de obras e reformas de construção civil costuma ser grande em qualquer corporação.

Por isso, você terá enorme tranquilidade fazendo junto à empresa de engenharia contratada uma previsão detalhada de gastos com:

  • Materiais, como azulejos e vidros
  • Insumos como areia, cal e cimento
  • equipamentos, entre eles guinchos e plataformas elevatórias para trabalhos em altura
  • ferramentas
  • mão de obra
  • além de taxas e impostos.

Peça à sua equipe de obras ou à empresa de engenharia contratada que pesquise o mercado e busque fornecedores que oferecem descontos para compras  maiores.

Para que isso seja possível, será necessário planejamento e organização da equipe. E, nisso, a experiência prévia e o capricho da empresa contratada contarão, e muito.

 

7. Saiba o que acontece em uma obra ou reforma de construção civil na prática

 

Isso vai ajudar sua equipe em tudo o que acabamos de falar! Para que você possa ser proativo durante o planejamento, a elaboração do projeto e o acompanhamento de toda a obra, é preciso saber o que acontece em cada etapa.

 

Etapas da execução de obras e reformas de construção civis

 

  1. Projeto / planejamento: tudo começa com as plantas-baixas, croquis, projeto executivo e memorial descritivo das ações a serem realizadas.
  2. Demolições: quando houver, nas reformas, necessitam de estudos de viabilidade em caso de alteração em elementos estruturais.
  3. Infraestrutura básica: escavações para implantação da rede de água e esgoto, fundações, preparação da base da edificação.
  4. Construção civil: nessa fase é realizada a construção de paredes, pilares, vigas, pisos e telhado.
  5. Infraestrutura: as calhas, dutos e elementos de elétrica, hidráulica, mecânica e iluminação vão sendo embutidos ao mesmo tempo em que as paredes são erguidas.
  6. Revestimentos: são feitos após a colocação da infraestrutura, já que esta necessita de grandes cortes e furos nas paredes.
  7. Primeiro acabamento das paredes com chapisco, emboço e reboco.
  8. Forro de gesso rebaixado e embutimento de caixas ou aparelhos de iluminação, que ainda geram pequenos furos e cortes.
  9. Acabamento do revestimento, pintura seladora, aplicação de dry-wall e massa corrida, além de lixamento.
  10. Aplicação do piso, seja de cerâmica ou madeira. Ao mesmo tempo, começa a instalação de bancadas e pedras de marmoraria. São feitos os furos para a instalação de torneiras e peças de hidráulica.
  11. Marcenaria e instalação de mobiliário. Essa etapa é realizada após a marmoraria. Do contrário, a poeira gerada pelo corte de pedras poderia entrar em peças metálicas, como articulação de gavetas, atrapalhando o deslize.
  12. Instalação de rodapés.
  13. Finalização – última demão de pintura, retoques com massa nos rodapés, colocação de espelhos interruptores e detalhes da iluminação, além de cortinas e persianas, spots de lâmpadas e limpeza.

A limpeza pós-obra deve ser feita preferencialmente por pessoal especializado com a utilização de espátulas, lâminas e produtos específicos para cada tipo de material.  Tem a finalidade não só de remover a poeira como restos de rejuntes, pingos de tinta ou massa que possam ter ficado sobre as superfícies.

 

8. Fiscalize cada etapa e exija o cumprimento das normas para obras e reformas de construção civil

 

O acompanhamento in loco, por meio de relatórios ou monitoramento digital, trará segurança para o seu projeto.

Não apenas para garantir que todas as etapas estão sendo cumpridas no prazo, mas para verificar o atendimento a normas de segurança e o padrão de qualidade da obra.

Exija que a empresa de engenharia contratada para realizar sua reforma ou obras de construção civil cumpra as NBRs e NRs.

As NBRs são as normas brasileiras criadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). São como roteiros de construção que garantem a qualidade das edificações. Já as NRs são criadas pelo governo para cuidar da segurança dos trabalhadores envolvidos.

Juntas, as NBRs e as NRs padronizam o trabalho técnico para melhorar o desempenho, a qualidade final e reduzir ou eliminar o risco das atividades envolvidas na construção civil.

 

Entre as principais normas, estão:

 

  • NBR 16280: estabelece os requisitos a serem atendidos em reformas de construção civil.
  • NBR 13.531: orienta a elaboração de projetos de edificações para construções novas e já existentes, descrevendo as etapas a serem seguidas.
  • NBR 6118: estabelece os requisitos para projetos de estruturas de concreto simples, armado e protendido.
  • NBR 6136: para blocos de concreto simples usados em projetos de alvenaria estrutural.
  • NBR 7199: guia os padrões de segurança em projetos, aplicação e execução de vidros, como os temperados e os aramados.
  • NBR 7678: determina os procedimentos individuais e coletivos de segurança e higiene no canteiro de obras.
  • NBR 12.118: determina os padrões de qualidade para blocos vazados de concreto simples para alvenaria.
  • NBR 15.575: determina os critérios para garantir conforto e durabilidade das construções de edificações habitacionais.
  • NR10 / SEP: regulamenta os padrões de segurança para as instalações elétricas.
  • NR35 – Trabalho em altura;
  • Nr33 – trabalho em espaço confinado.

 

É por isso que aqui, na OMS Engenharia, os colaboradores são treinados para seguir as normas no canteiro de obras.

Também passam por cursos práticos para aperfeiçoar técnicas de construção, como revestimentos cerâmicos, dry-wall e leitura de projetos.

Pergunte e pesquise se a empresa de engenharia que você irá contratar respeita as normas e as boas práticas da construção civil!

 

9. Avalie o resultado na entrega da obra

 

Ao final da obra de construção ou reforma civil, sua equipe precisará inspecionar a edificação para se avaliar se  o resultado final ficou como previsto e atendeu às expectativas do projeto.

Mas como avaliar? Tome como base o memorial descritivo, uma parte do projeto que descreve os detalhes da execução da obra.

A partir dele, verifique se a construção ficou de acordo com o projeto, se houve atrasos, os números de ocorrências não planejadas e se o custo bateu com o orçamento.

 

Vistoria

 

Faça uma vistoria verificando o funcionamento de pias, boxes, torneiras, ralos, válvulas chuveiros, registros e outros componentes do sistema de água e esgoto.

Avalie também como ficaram as lâmpadas, interruptores e tomadas. Teste a qualidade da fiação e verifique se a  quantidade de pontos de energia instalados bate com o projeto.

Na parte da infraestrutura arquitetônica, meça os ambientes, verificando se altura e metragem estão conforme o projeto.

Verifique a cor e a textura das paredes, estado de janelas, fechaduras e portas. Observe também pisos e revestimentos, rodapés e forro ou gesso. E avalie como estão os rejuntes de azulejos e se há defeitos em pisos e paredes internas e externas.

Se o trabalho for muito complexo e a sua equipe não puder realizá-lo, você poderá contratar uma equipe independente para avaliar a infraestrutura e os sistemas elétrico e hidráulico.

Algumas variações em relação ao projeto original são comuns, pois soluções mais modernas e com outros preços podem surgir durante o andamento do projeto.

Mas se todos os passos que acabamos de abordar neste guia de planejamento forem seguidos, certamente você ficará feliz com o sucesso do empreendimento.

Tudo pronto, não esqueça agora de seguir as orientações do manual da edificação. E inicie um protocolo de manutenção elétrica e predial civil e hidráulica para conservar sua obra sempre em dia.

 

Como uma empresa de engenharia multisserviços pode te ajudar?

 

Uma empresa de engenharia multisserviços é especializada na realização de empreendimentos multifocais.

Atua como uma construtora, só que expert em cada uma das engenharias em que atua.

É como se fosse uma empresa de engenharia com várias outras empresas dentro: uma de civil, outra de engenharia elétrica, outra especializada em hidráulica e outra de engenharia mecânica.

Isso significa que é preparada para realizar projetos, obras e reformas envolvendo, ao mesmo tempo, as engenharias elétrica, civil, hidráulica e mecânica. Além de prestar serviços complementares, como a instalação de sistemas de ar-condicionado ou redes de cabeamento estruturado para comunicação corporativa.

É o que ocorre, por exemplo, na reforma completa de uma empresa ou indústria. Vimos que um empreendimento de grande porte, como esse, precisa de planejamentos e ações em várias frentes de trabalho.

Afinal, costuma englobar da instalação elétrica e hidráulica à construção de paredes e cobertura, além de forros, revestimento, pisos e acabamentos.

A empresa de engenharia multisserviços coordena todas essas ações multifocais mantendo em seu quadro uma equipe de especialistas nas diversas disciplinas da engenharia.

Essa atuação multifocal é a característica principal de empresas one-stop-shop, que reúnem todas as engenharias.

Veja o exemplo desta grande obra multisserviços de 36,7 mil metros quadrados que fizemos para a Copel em Curitiba. É só clicar no vídeo!

 

 

A engenharia multisserviços, ou “one-stop-shop”, trará a você uma série de vantagens que ajudarão a realizar as obras e reformas de construção civil da sua corporação de forma muito tranquila. Confira quais são elas!

 

Vantagens de uma empresa multisserviços

 

  • Contar com várias especialidades em uma só empresa: isso traz a versatilidade que você precisa para não se preocupar com nada. A empresa faz absolutamente tudo, e é especializada em cada uma das partes da sua obra ou reforma de construção civil.
  • Lidar com apenas um fornecedor: como a empresa multisserviços reúne todas as engenharias e coordena absolutamente tudo na obra, você só terá um fornecedor para tocar sua obra ou reforma de construção civil. E isso será muito mais simples!
  • Facilidade para acompanhar a obra: o trabalho multidisciplinar centralizado em uma só equipe torna a coordenação e a fiscalização dos trabalhos muito mais fácil e organizada.
  • Redução de erros: trabalhar com uma empresa multisserviços possibilita maior alinhamento entre as diversas engenharias, o que reduz incompatibilidades, erros e retrabalhos no canteiro obras.
  • Menos perdas e mais rapidez na entrega: com gestão centralizada, a empresa de engenharia multisserviços eleva o foco e a eficiência na realização de obras e reformas de construção civil. Isso se reverte em maior organização dos trabalhos com redução de custos e rapidez na entrega.
  • A qualidade aumenta: diferentemente de uma construtora comum, a empresa de engenharia multisserviços tem know-how em todas as áreas em que atua. Por isso, consegue desenvolver todas as partes de uma obra com excelência. Literalmente, a qualidade é elevada entregando maior durabilidade ao seu empreendimento.

Com isso, a engenharia multisserviços entrega obras projetadas para durar, que não trarão dores de cabeça aos gestores ao longo dos anos.

Veja mais em nosso post completo sobre empresas engenharia multisserviços. E só clicar na imagem a seguir!

 

EMPRESA DE ENGENHARIA MULTISSERVIÇOS: como ela traz eficiência e economia para o seu empreendimento?

 

Faça sua obra ou reforma civil com a OMS Engenharia

 

Seguindo o conceito “one stop shop”, a OMS é uma empresa de engenharia multisserviços focada em grandes obras e reformas de construção civil para empresas e indústrias.

Realizando seu empreendimento conosco, sua empresa terá à disposição uma equipe multifocal que soluções completas com excelência, do piso ao teto.

E você não precisará lidar com vários fornecedores para realizar seu empreendimento.

Seja ele uma obra a partir do zero, uma reforma completa para ajustar o layout da produção, ou mesmo a manutenção multifocal cuidando de todas as áreas da sua corporação com uma equipe só.

Com essa expertise multifocal, desenvolvida em mais de três décadas de atuação em Santa Catarina, Paraná e no mercado nacional, realizamos grandes obras e reformas de construção civil para clientes como Banco do Brasil, Sumitomo, Grifols, Copel, Fiep, e muitos outros.

Estamos preparados para realizar o seu projeto com o melhor custo-benefício, fornecendo serviços como:

 

 

Fique tranquilo e realize suas obras e reformas de construção civil com segurança, sem estresse e com garantia de que tudo vai dar certo.

Cuidamos de tudo, para você cuidar do seu negócio.

 

→ Então, não perca tempo. Contate a OMS aquiObrigado pela visita e não esqueça de baixar nossos e-books! Até breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *