Blog

Conheça os TIPOS DE REFORMA mais comuns na construção civil e saiba como planejá-las em sua empresa!

tipos de reformas

Empresas e indústrias costumam realizar diferentes tipos de reformas para suprir necessidades que vão de ajustes no layout produtivo à renovação funcional e estética dos ambientes corporativos.

As reformas permitem que as organizações personalizem suas edificações de acordo com as demandas de negócio.

Possibilitam ainda a criação de espaços projetados para elevar a eficiência energética e melhorar a qualidade do trabalho, aumentando o rendimento das equipes e a produtividade em indústrias em empresas.

A dificuldade que muitas corporações enfrentam está em definir o tipo de reforma ideal e planejá-lo de forma a garantir que o empreendimento seja realizado com o menor impacto possível à produtividade.

Afinal, uma empresa não pode paralisar as atividades diárias ou reduzir o ritmo de produção por causa de uma reforma, não é mesmo?

Por outro lado, depende dela para elevar os lucros ou implementar uma nova planta na indústria. Como lidar com isso?

Preparamos este post para ajudar! Você conhecerá os tipos de reforma mais realizados por empresas e indústrias.

E terá o passo a passo para projetar sua reforma de modo que o empreendimento seja realizado com sucesso e tranquilidade, dentro do prazo e com o orçamento estimado. Veja os tópicos no índice e mãos à obra!

 

Os 9 tipos de reformas mais comuns na construção civil

 

1. Reforma de prédios administrativos

 

Esse tipo de reforma é geralmente realizado por corporações que precisam revitalizar edificações antigas, com infraestruturas obsoletas e problemas estruturais que dificultam o crescimento.

Muitas vezes, essas edificações já não comportam os requisitos atuais de elétrica, hidráulica, comunicação, segurança, acessibilidade, eficiência energética e sustentabilidade. Por isso, precisam de uma reforma geral para atualizar os principais sistemas prediais.

Esse tipo de reforma também costuma ser realizado por corporações que desejam elevar sua eficiência atualizando o ambiente de trabalho para os colaboradores.

Nesse sentido, a reforma possibilita configurar novos arranjos produtivos, criando espaços de trabalho adaptados às necessidades.

Reformas gerais de prédios administrativos, comerciais e corporativos geralmente envolvem os três aspectos que veremos a seguir. Confira!

 

  • Reforma de interiores

 

É a repaginação dos espaços internos, com a renovação de ambientes de trabalho, salas técnicas e de reuniões, cozinhas e banheiros.

As empresas frequentemente realizam reformas em seus escritórios para criar espaços de trabalho mais eficientes, modernos e atraentes.

As ações podem envolver a reconfiguração de layouts, a atualização de instalações elétricas, hidráulicas e de tecnologia (como o cabeamento estruturado), a substituição de pisos e a modernização de áreas de descanso e de reunião.

Além de atender a critérios mais modernos de acessibilidade, conforto, iluminação e eficiência energética, a atualização da área interna envolve a personalização estética do ambiente por meio da aplicação de cores, revestimentos e mobiliário.

 

  • Reforma estrutural

 

Em reformas corporativas, são comuns as alterações estruturais envolvendo demolições e alterações nas paredes, vigas e pilares.

Esse tipo de reforma é necessário para corrigir problemas estruturais, como infiltrações e vazamentos, assim como ampliar ou alterar a distribuição dos espaços.

Com isso, é possível criar ambientes mais amplos e funcionais, adequados ao design produtivo da corporação.

 

  • Reforma de fachada e paisagismo

 

Aliado à estética, esse tipo de reforma atende à revitalização da fachada e de áreas externas da edificação corporativa.

As ações da reforma externa podem envolver a correção de desgastes e problemas de infiltração, isolamento de lajes e cobertura ou a correção de problemas em telhados.

Na parte estética, são realizadas pinturas, reparo e aplicação de revestimento, iluminação de fachadas com LED RGB, além da repaginação de jardins, brises, varandas e demais componentes decorativos.

 

Clique aqui para ler nosso posto completo sobre as reformas de prédios administrativos. Ou, se preferir, veja o passo a passo no vídeo!

 

 

2. Reforma industrial para alteração de layouts produtivos

 

É muito comum que as indústrias reformem suas instalações para acomodar novos equipamentos e incluir plantas de produtos.

Esse tipo de reforma costuma envolver reparos de infraestrutura, além de ampliações e construções em uma ampla gama de sistemas da edificação.

Para isso, ela geralmente envolve diferentes engenharias, abrangendo alterações na infraestrutura elétrica, hidráulica, bombas e motores, sistemas de ventilação e iluminação.

A reforma de ambientes industriais também é importante para atender regulamentações ambientais, elevar a eficiência operacional e garantir a segurança dos funcionários.

Clique no link abaixo para ver nosso post completo sobre   reformas para alteração de layout industrial!

 

Reforma geral para ALTERAÇÃO DE LAYOUT em indústrias e empresas

 

3. Reformas de agências bancárias

 

As instituições financeiras possuem um portfólio de serviços em constante evolução.

Por isso, precisam de vários tipos de reformas para adequar suas lojas de varejo e prédios administrativos aos requisitos exigidos por essa mobilidade.

As obras nesse perfil corporativo geralmente envolvem um escopo bem específico que inclui:

  • a atualização de tecnologias de comunicação e cabeamento estruturado;
  • a modernização visual das lojas;
  • acessibilidade por meio de recursos como a adição de elevadores para cadeirantes;
  • sistemas de refrigeração / HVAC;
  • alteração de layout com a remodelagem dos ambientes de trabalho, com maior destaque para as áreas de teleconferências, atendimento personalizado e autoatendimento.

Para suprir essas demandas, as ações podem envolver toda a parte da infraestrutura civil, elétrica e lógica, hidráulica e de HVAC (sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado).

As obras de reforma predial em bancos precisam ser muito bem planejadas e administradas para que os clientes possam continuar acessando os serviços durante todo o tempo.

Veja no link abaixo como planejar e coordenar esse tipo de reforma com sucesso!

 

REFORMA E MANUTENÇÃO DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS: como realizá-las com eficiência e sem parar o atendimento?

  

4. Repaginação de ambientes comerciais

 

Assim como os bancos, empresas de todos os setores frequentemente necessitam de reformas para criar espaços mais modernos e atraentes.

Esse tipo de reforma em ambientes comerciais – que vão de hotéis e centros de logística a grandes corporações – costuma envolver a reconfiguração de layouts.

Ela tem como meta criar espaços que melhorem a qualidade do trabalho para os funcionários e, ao mesmo tempo, cativem clientes, transmitindo a identidade da marca e proporcionando uma experiência agradável.

Geralmente, isso exige a demolição e reconstrução de paredes, a atualização de instalações elétricas e de tecnologia, a substituição de pisos e a modernização das áreas.

As reformas de revitalização corporativa precisam considerar aspectos como layout, iluminação, sinalização e design de interiores para alcançar os objetivos comerciais.

Portanto, elas podem envolver bastante a parte estética, para que a edificação possa transmitir os valores da empresa, atendendo aos padrões de imagem que refletem os pilares do branding de marca.

 

5. Reforma elétrica

 

As grandes reformas elétricas são muito comuns em indústrias que precisam adicionar máquinas ou atualizar instalações de energia antigas que não suportam as cargas atuais.

Esse tipo de reforma também costuma acontecer quando a empresa percebe elevações no consumo de energia, quedas, falhas e oscilações, além do desarme frequente de disjuntores e até curtos-circuitos.

Nesses casos, a reforma elétrica, também conhecida como “retrofit elétrico”, é fundamental para garantir a segurança e o bom funcionamento dos sistemas industriais e corporativos, evitando distúrbios de energia que podem prejudicar os equipamentos, aumentar a conta de luz e reduzir a eficiência dos processos.

O retrofit pode incluir ações como:

 

  • a instalação de subestações de energia;
  • a implantação de quadros de distribuição elétrica com a reorganização dos circuitos;
  • substituição do cabeamento de internet e CFTV antigo por um mais potente;
  • substituição de iluminação antiga por lâmpadas eficientes de LED;
  • instalação de novos pontos de luz, tomadas e interruptores;
  • substituição ou reparo de equipamentos e componentes danificados;
  • avaliação do sistema de aterramento e instalação de para-raios ou sistema completo de proteção contra descargas atmosféricas (SDPA) .

 

→Saiba mais sobre as reformas elétricas neste link!

 

Em empresas e indústrias que não podem sofrer interrupções no abastecimento elétrico, as reformas elétricas são planejadas com a adição de geradores temporários.

Assim, eles suprem a alimentação de energia durante os períodos em que o desligamento da força é necessário para a substituição ou conserto de equipamentos.

Veja como isso acontece clicando no vídeo abaixo, que mostra como a OMS Engenharia realizou o retrofit elétrico de uma indústria de sorvetes sem paralisar a produção nem comprometer os estoques da empresa. Confira!

 

 

6. Reformas de saneamento industrial

 

As soluções que esse tipo de reforma entrega vão da implantação de mecanismos de automação industrial ao aprimoramento dos sistemas de coleta e tratamento de água e resíduos.

Elas são necessárias para o cumprimento de normas ambientais e para a melhoria dos processos.

As automações de saneamento industriais, por exemplo, permitem aos gestores monitorar, controlar e otimizar as operações, ajudando-os a detectar problemas e a tomar decisões para ajustes em tempo real.

Em instalações com motores e bombas, esses sistemas são úteis para proteger, dar partida suave e controlar a velocidade dos equipamentos.

Por outro lado, sua indústria pode precisar de reformas e obras para criar sistemas de captação de água de chuva, estações de tratamento de água e efluentes, redes de distribuição de água e esgoto internas ou para a implantação de medidas de eficiência energética.

Essas obras podem ser realizadas isoladamente ou em conjunto com a reforma geral da indústria. Saiba mais sobre elas clicando na imagem abaixo!

 

ENGENHARIA ELÉTRICA E CIVIL PARA OBRAS DE SANEAMENTO? Escolha a empresa certa!

 

7. Reforma hidráulica

 

A atualização e adequação dos sistemas hidráulicos é fundamental para o funcionamento de diferentes processos industriais.

Geralmente, os sistemas hídricos estão envolvidos na fabricação de produtos e alimentam os equipamentos industriais que dependem de água e pressão para o seu funcionamento.

Sem sistemas hidráulicos funcionais, a fabricação sofre queda de desempenho em seu maquinário,  o que causa redução da produtividade e perdas financeiras.

Nesse aspecto, as reformas de unidades hidráulicas são essenciais para as empresas. Elas servem tanto para garantir a eficiência industrial quanto para reduzir a necessidade de gastar com manutenções corretivas para solucionar problemas.

Aqui, na OMS Engenharia, sempre frisamos que a reforma hidráulica é um investimento. E que ela deve ser seguida imediatamente de um protocolo de manutenção preventiva.

Por isso, não deixe de ler nosso post completo sobre a manutenção hidráulica em indústrias. É só clicar na imagem!

 

MANUTENÇÃO HIDRÁULICA INDUSTRIAL: como é feita, para que serve e quais são os problemas que ela ajuda a evitar?

 

8. Reformas de sustentabilidade e eficiência energética

 

Esses dois tipos de reforma estão alinhados à preocupação das empresas em adotar soluções que reduzam o consumo de água e energia, além de minimizar o impacto ambiental das atividades industriais.

Podem envolver a incorporação de sistemas de captação de água da chuva, o uso de energia solar e soluções que promovam a eficiência energética e a redução do desperdício.

Uma das práticas mais usuais é a implantação de programas de eficiência energética incluindo a substituição de lâmpadas ineficientes e a construção de usinas solares. Veja, na animação abaixo, quanto sua empresa pode economizar com essa solução!

 

 

9. Reformas multisserviços completas

 

Esse é o tipo de reforma que envolve várias engenharias em ações multifocais que podem englobar a estrutura predial, sistemas hidráulicos, infraestrutura elétrica, sistemas de refrigeração, bombas e motores, saneamento e eficiência energética, além de toda a parte de alvenaria, pisos, forros, telhados, dry-wall e acabamentos.

Veja um exemplo no vídeo abaixo!

 

 

Para realizar esse tipo de reforma multifocal que vimos no vídeo, uma solução muito eficiente é contar com uma empresa de engenharia multisserviços,

É o caso da OMS. Uma empresa assim reúne todas as engenharias em um só fornecedor, e possui especialistas em cada uma das áreas envolvidas.

Além da tranquilidade que você tem ao trabalhar com apenas um fornecedor para todas as tarefas, os projetos das diversas áreas são coordenados, evitando incompatibilidades entre os setores e, com isso, reduzindo retrabalhos no canteiro de obras.

O resultado é eficiência: a reforma é realizada dentro do prazo ou mesmo antes, com mais qualidade e economia. Entenda melhor clicando no link!

 

Megaobras de REFORMA E CONSTRUÇÃO DE INDÚSTRIAS E EMPRESAS? Conte com a engenharia multisserviços!

 

Como realizar todos os tipos de reforma de construção civil sem preocupação?

 

Tocar um empreendimento de grande porte, como uma reforma multisserviços corporativa ou o retrofit de uma indústria, pode ser desafiador. Mas, contando com o parceiro certo, tudo sairá bem!

Os passos para conduzir seu projeto com tranquilidade começam na identificação das reais necessidades e metas futuras da organização.

Em seguida, não poupe tempo para planejar e obter orçamentos detalhados.

Quando a execução começar, fiscalize e acompanhe cada etapa. Em geral, uma grande reforma incluirá as fases a seguir.

 

Etapas dos tipos de reformas mais usuais

 

Em obras de construção civil, praticamente todos os tipos de reforma seguem as fases abaixo. Confira o mapa da reforma!

 

Projeto/planejamento: tudo começa com as plantas-baixas, croquis, projeto executivo e memorial descritivo das ações a serem realizadas.

Demolições: quando houver, necessitam de estudos de viabilidade para alteração em elementos estruturais.

Infraestrutura básica: escavações para implantação da rede de água e esgoto, fundações, preparação da base da edificação.

Construção civil: nessa fase é realizada a construção de paredes, pilares, vigas, pisos e telhado.

Infraestrutura: as calhas, dutos e elementos de elétrica, hidráulica, mecânica e iluminação vão sendo embutidos ao mesmo tempo em que as paredes são erguidas.

Revestimentos: são feitos após a colocação da infraestrutura, já que esta necessita de grandes cortes e furos nas paredes.

Primeiro acabamento:  das paredes com chapisco, emboço e reboco.

Forro de gesso rebaixado e embutimento de caixas ou aparelhos de iluminação, que ainda geram pequenos furos e cortes.

Acabamento do revestimento, pintura seladora, aplicação de dry-wall e massa corrida, além de lixamento.

Aplicação do piso, seja de cerâmica ou madeira. Ao mesmo tempo, começa a instalação de bancadas e pedras de marmoraria. São feitos os furos para a instalação de torneiras e peças de hidráulica.

Marcenaria e instalação de mobiliário: essa etapa é realizada após a marmoraria. Do contrário, a poeira gerada pelo corte de pedras poderia entrar em peças metálicas, como articulação de gavetas, atrapalhando o deslize.

Instalação de rodapés.

Finalização: última demão de pintura, retoques com massa nos rodapés, colocação de espelhos interruptores e detalhes da iluminação, além de cortinas e persianas, spots de lâmpadas e limpeza.

 

Clique na imagem abaixo e veja nosso guia para planejar qualquer tipo de reforma de construção civil com sucesso!

 

OBRAS E REFORMAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL sem estresse?

 

Para todos os tipos de reformas na construção civil, conte com a OMS Engenharia!

 

Seja qual for o tipo de reforma que sua organização necessitar, contrate profissionais qualificados para projetá-lo e executá-lo com rapidez, segurança e qualidade.

A OMS é uma grande parceira! Somos uma empresa de engenharia civil em Curitiba com atuação multisserviços. Ou seja, especialistas em projetos e obras envolvendo elétrica, construção civil, hidráulica, engenharia de saneamento, engenharia mecânica e serviços complementares, como instalação de HVAC (sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado).

Com esse portfólio amplo, realizamos desde um serviço específico em uma engenharia – como um laudo de instalação elétrica, uma manutenção hidráulica industrial, um SPDA ou um retrofit elétrico – até a construção de uma empresa ou a reforma geral de uma indústria envolvendo todas as engenharias ao mesmo tempo.

Nosso objetivo é cuidar de tudo na sua obra, para que você possa cuidar bem do seu negócio sem ter que se preocupar em lidar com vários fornecedores.

 

Conheça o portfólio OMS

 

Com 32 anos de atuação em todo o Brasil, atendemos clientes como Sanepar, Copel, Grifols, Sumitomo, Banco do Brasil e muitos outros.

Veja alguns dos serviços que realizamos!

 

 

Não é uma tranquilidade poder realizar todos esses serviços contratando uma empresa só?

Por isso, conte com a OMS Engenharia em qualquer tipo de reforma que a sua corporação necessite realizar!

→ Pronto para começar? Entre em contato conosco por aqui e comece seu projeto agora mesmo.

Esperamos ter ajudado. Obrigado pela visita e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *